Processos Celulares - Resolução
Lista de 27 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Processos Celulares - Resolução (Divisão Celular, Respiração Celular e Fermentação, Fotossíntese e Quimiossíntese e Osmose / Osmorregulação) com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Processos Celulares - Resolução.
01. (Enem 2023) Toxicidade do cianeto
A produção de ATP depende do gradiente de prótons gerado pela cadeia respiratória. Nessas reações, os elétrons provenientes da oxidação do NADH em NAD+ percorrem a cadeia até chegarem a citocromo c oxidase reduzindo o Fe³+ a Fe²+. O oxigênio atua como aceptor final desses elétrons formando água. O cianeto é uma espécie química altamente tóxica que tem grande afinidade pelo Fe³+. Quando células são expostas ao cianeto, ele se liga ao sítio de Fe³+ da citocromo c oxidase, impedindo a sua conversão em Fe²+ e bloqueando a cadeia respiratória.

Esse bloqueio aumenta a concentração celular de
- ATP.
- água.
- NADH.
- dióxido de carbono.
- citocromo c oxidase.
Resposta: C
Resolução:
02. (Enem 2023) Há muito tempo são conhecidas espécies de lesmas-do-mar com uma capacidade ímpar: guardar parte da maquinaria das células das algas que consomem - os cloroplastos - e mantê-los funcionais dentro das suas próprias células, obtendo assim parte do seu alimento. Investigadores portugueses descobriram que essas lesmas-do-mar podem ser mais eficientes nesse processo do que as próprias algas que consomem.
Disponível em: www.cienciahoje.pt. Acesso em: 10 fev. 2015 (adaptado).
Essa adaptação confere a esse organismo a capacidade de obter primariamente
- ácidos nucleicos.
- carboidratos.
- proteínas.
- vitaminas.
- lipídios.
Resposta: B
Resolução:
03. (Enem 2023) Avaliação de substâncias genotóxicas
O ensaio de micronúcleos é um teste de avaliação de genotoxicidade que associa a presença de micronúcleos (pequenos núcleos que aparecem próximo aos núcleos das células) com lesões genéticas. Os micronúcleos são fragmentos de DNA encapsulados, provenientes do fuso mitótico durante a divisão celular.
DIAS. V.M. Micronúcleos em células tumorais: biologia e implicações para a tumorigênese. Dissertação de Mestrado, USP, 2006 (adaptado).
Os micronúcleos se originam dos(as)
- nucléolos
- lisossomos.
- ribossomos.
- mitocôndrias.
- cromossomos.
Resposta: E
Resolução:
04. (Enem 2022) Os ursos, por não apresentarem uma hibernação verdadeira, acordam por causa da presença de termogenina, uma proteína mitocondrial que impede a chegada dos prótons até a ATP sintetase, gerando calor. Esse calor é importante para aquecer o organismo, permitindo seu despertar.
SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).
Em qual etapa do metabolismo energético celular a termogenina interfere?
- Glicólise.
- Fermentação lática.
- Ciclo do ácido cítrico.
- Oxidação do piruvato.
- Fosforilação oxidativa.
Resposta: E
Resolução:
05. (Enem PPL 2024) Animais invertebrados que vivem em regiões de estuário, cujas águas têm grandes variações de salinidade, apresentam estratégias que permitem adaptações a essas variações. Animais que mantêm osmolaridade interna relativamente constante são chamados de osmorreguladores. Já os animais que não controlam ativamente a condição osmótica de seus líquidos corporais, adaptando-se à osmolaridade do ambiente, são chamados de osmoconformadores.
Um pesquisador coletou animais de duas espécies de invertebrados, sendo o Animal A um osmorregulador e o Animal B, um osmoconformador. Ambos foram submetidos, em laboratório, a ambientes aquáticos com diferentes osmolaridades. Em cada situação, foi medida a pressão osmótica interna tanto do Animal A como do Animal B.
O gráfico que representa corretamente os dados obtidos pelo pesquisador é:
Resposta: B
Resolução:
06. (Enem PPL 2023) O esquema representa a etapa fotoquímica da fotossíntese. As moléculas de clorofila e os pigmentos acessórios que compõem os fotossistemas I e II são excitados pela radiação luminosa. A energia dessa excitação retira elétrons das moléculas de clorofila a P680, no Fotossistema II, e de clorofila a P700, no Fotossistema I. Esses elétrons são responsáveis pelo mecanismo de fosforilação do ADP formando ATP e pela redução do NADP+ em NADPH.

O agente redutor primário responsável pela reposição dos elétrons perdidos no Fotossistema II é o(a)
- complexo Fotossistema I.
- complexo de citocromo.
- molécula de água.
- molécula de ADP.
- radiação solar.
Resposta: C
Resolução:
07. (Enem PPL 2022) Diferentemente da respiração aeróbica, alguns microrganismos realizam processos catabólicos que levam à obtenção de moléculas orgânicas de interesse comercial, conforme ilustrado. O conhecimento dessas vias metabólicas é importante, por exemplo, para a fabricação de produtos alimentícios.
Esses processos de fermentação têm em comum a
- liberação de gases.
- descarboxilação do ácido.
- participação de procariontes.
- oxidação completa do substrato.
- formação de produtos metabolizáveis.
Resposta: E
Resolução:
08. (Enem PPL 2022) Em um sistema hipotético mantido sob iluminação, estão presentes uma célula autotrófica e uma célula heterotrófica.Aesse sistema são fornecidos água, glicose e gás oxigênio, sendo esse último na forma de 18O2.
Ao final de um período de 24 horas, a análise dos compostos presentes nesse sistema permitirá a detecção do isótopo no(a)
- água produzida na respiração.
- piruvato produzido na glicólise.
- etanol produzido na fermentação.
- glicose produzida na fotossíntese.
- gás carbônico produzido no ciclo de Krebs.
Resposta: A
Resolução:
09. (Enem PPL 2022) Um dos fármacos usados como quimioterápico contra o câncer é a colchicina. Ela age como um bloqueador da divisão celular, intervindo na polimerização dos microtúbulos, formadores das fibras do fuso acromático, inibindo, assim, o crescimento do tumor.
A colchicina age no tratamento do câncer, pois
- inibe a atividade das mitocôndrias, diminuindo a produção de ATP.
- bloqueia a síntese proteica, o que impede a polimerização dos microtúbulos.
- impede a polimerização do fuso, que promove a condensação da cromatina nuclear.
- causa a despolimerização de proteínas do fuso, impedindo a separação das células-filhas no final da mitose.
- promove a despolimerização das fibras do fuso, impossibilitando a separação dos cromossomos na divisão.
Resposta: E
Resolução:
10. (Enem PPL 2021) Uma informação genética (um fragmento de DNA) pode ser inserida numa outra molécula de DNA diferente, como em vetores de clonagem molecular, que são os responsáveis por transportar o fragmento de DNA para dentro de uma célula hospedeira. Por essa biotecnologia, podemos, por exemplo, produzir insulina humana em bactérias. Nesse caso, o fragmento do DNA (gene da insulina) será transcrito e, posteriormente, traduzido na sequência de aminoácidos da insulina humana dentro da bactéria.
LOPES, D. S.A. et al. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, 2012 (adaptado).
De onde podem ser retirados esses fragmentos de DNA?
- Núcleo.
- Ribossomo.
- Citoplasma.
- Complexo golgiense.
- Retículo endoplasmático rugoso.
Resposta: A
Resolução:
11. (Enem 2021) Organismos autótrofos e heterótrofos realizam processos complementares que associam os ciclos do carbono e do oxigênio. O carbono fixado pela energia luminosa ou a partir de compostos inorgânicos é eventualmente degradado pelos organismos, resultando em fontes de carbono como metano ou gás carbônico. Ainda, outros compostos orgânicos são catabolizados pelos seres, com menor rendimento energético, produzindo compostos secundários (subprodutos) que podem funcionar como combustíveis ambientais.
O processo metabólico associado à expressão combustíveis ambientais é a
- fotossíntese.
- fermentação.
- quimiossíntese.
- respiração aeróbica.
- fosforilação oxidativa.
Resposta: B
Resolução:
12. (Enem 2020) Em uma aula sobre metabolismo energético, foi apresentado um experimento clássico realizado por Engelmann. Um recipiente contendo bactérias aeróbias e uma alga verde filamentosa foi submetido à iluminação de uma fonte de luz, representada pelo microespectro. Após a explicação, um aluno esquematizou na lousa o resultado do referido experimento.
Considerando a figura, a faixa do microespectro em que a alga possui maior taxa de realização fotossintética é a do:
- Anil.
- Verde.
- Violeta.
- Amarelo.
- Vermelho.
Resposta: E
Resolução:
13. (Enem 2020) Em uma pesquisa estão sendo testados cinco quimioterápicos quanto à sua capacidade antitumoral. No entanto, para O tratamento de pacientes, sabe-se que é necessário verificar também o quanto cada composto agride células normais. Para o experimento, partiu-se de cultivos de células tumorais (colunas escuras na figura) e células normais (colunas claras) com o mesmo número de células iniciais. Dois grupos-controle não receberam quimioterápicos: controle de células tumorais (CT) e de células normais (CN). As colunas I, II, III, IV e V correspondem aos grupos tratados com os cinco compostos. O número de células viáveis após os tratamentos está representado pelas colunas.
Qual quimioterápico deve ser escolhido para tratamento desse tipo de tumor?
- I
- II
- III
- IV
- V
Resposta: B
Resolução:
14. (Enem 2018) Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no fígado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagon tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea.
Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo
- realizar a fermentação lática.
- metabolizar aerobicamente a glicose.
- produzir aminoácidos a partir de ácidos graxos
- transformar ácidos graxos em glicogênio.
- estimular a utilização do glicogênio.
Resposta: E
Resolução:
15. (Enem 2017 PPL) A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico. Quando a luz incide sobre certas substâncias, libera elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica. Uma célula fotovoltaica é composta por uma placa de ferro recoberta a por uma camada de selênio e uma película transparente se de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo ouro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para a e te. o selênio, fechando o circuito e formando uma corrente tre elétrica de pequena intensidade.
DIAS, C. B. Célula fotovoltaica. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).
O processo biológico que se assemelha ao descrito é
- fotossíntese.
- fermentação.
- quimiossíntese.
- hidrólise de ATP.
- respiração celular.
Resposta: A
Resolução:
16. (Enem 2017 PPL) Para estudar os cromossomos, é preciso observá-los no momento em que se encontram no ponto máximo de sua condensação. A imagem corresponde ao tecido da raiz de cebola, visto ao microscópio, e cada número marca uma das diferentes etapas do ciclo celular.
Qual número corresponde à melhor etapa para que esse estudo seja possível?
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
Resposta: C
Resolução:
17. (Enem 2017) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares.
Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons.
Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado).
O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a
- utilização de água.
- absorção de fótons.
- formação de gás oxigênio.
- proliferação dos cloroplastos.
- captação de dióxido de carbono.
Resposta: B
Resolução:
18. (Enem 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
- Núcleo.
- Mitocôndria.
- Peroxissomo.
- Complexo golgiense.
- Retículo endoplasmático.
Resposta: B
Resolução:
19. (Enem 2016 PPL) O paclitaxel é um triterpeno poli-hidroxilado que foi originalmente isolado da casca de Taxus brevifolia, árvore de crescimento lento e em risco de extinção, mas agora é obtido por rota química semissintética. Esse fármaco é utilizado como agente quimioterápico no tratamento de tumores de ovário, mama e pulmão. Seu mecanismo de ação antitumoral envolve sua ligação à tubulina interferindo com a função dos microtúbulos.
KRETZER, I. F. Terapia antitumoral combinada de derivados do paclitaxel e etoposídeo associados à nanoemulsão lipídica rica em colesterol - LDE. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
De acordo com a ação antitumoral descrita, que função celular é diretamente afetada pelo paclitaxel?
- Divisão celular.
- Transporte passivo.
- Equilíbrio osmótico.
- Geração de energia.
- Síntese de proteínas.
Resposta: A
Resolução:
20. (Enem 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.
Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
- Núcleo.
- Mitocôndria.
- Peroxissomo.
- Complexo golgiense.
- Retículo endoplasmático.
Resposta: B
Resolução:
21. (Enem 2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
SANDES, A R. R. BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em 22 set 2015 (adaptado).
O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.
Essa troca de segmentos é determinante na
- produção de indivíduos mais férteis.
- transmissão de novas características adquiridas.
- recombinação genética na formação dos gametas.
- ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
- variação do número de cromossomos característico da espécie.
Resposta: C
Resolução:
22. (Enem 2016 - 3ª aplicação) A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.
Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em
- migração.
- duplicação.
- condensação.
- recombinação.
- reestruturação.
Resposta: A
Resolução:
23. (Enem 2013) Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento criam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilı́brio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossı́ntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfı́cie do solo onde elas caı́ram.
A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será
- menor, pois haverá consumo de O2 durante a decomposição dessas árvores.
- maior, pois haverá economia de O2 pela ausência das árvores mortas.
- maior, pois haverá liberação de O2 durante a fotossı́ntese das árvores jovens.
- igual, pois haverá consumo e produção de O2 pelas árvores maduras restantes.
- menor, pois haverá redução de O2 pela falta da fotossı́ntese realizada pelas árvores mortas.
Resposta: A
Resolução:
24. (Enem 2013) Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polı́meros comestı́veis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polı́meros secretados no meio de cultura?
- I
- II
- III
- IV
- V
Resposta: A
Resolução:
25. (Enem 2013) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteı́nas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteı́nas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteı́nas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
- Lisossomo.
- Mitocôndria.
- Peroxissomo.
- Complexo golgiense.
- Retı́culo endoplasmático.
Resposta: B
Resolução:
26. (Enem 2011) A produção de soro antiofı́dico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponı́vel em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
- febre alta e constante.
- redução de imunidade.
- aumento da pressão arterial.
- quadro de leucemia profunda.
- problemas no transporte de oxigênio.
Resposta: E
Resolução:
27. (Enem 2010) Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricı́feros, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponı́vel em:http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr. 2010 (adaptado).
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos loricı́feros?
- S e CH4
- S e NO−3
- H2 e NO−3
- CO2 e CH4
- H2 e CO2
Resposta: B
Resolução: