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Genética Molecular e Mutação

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Genética Molecular e Mutação com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Genética Molecular e Mutação .




01. (Enem 2021) A sequência de nucleotídeos do RNA mensageiro presentes em um gene de um fungo, constituída de sete códons, está escrita a seguir

Pesquisadores submeteram a sequência a mutações independentes. Sabe-se que os códons UAG e UAA são terminais, ou seja, indicam a interrupção da tradução.

Qual mutação produzirá a menor proteína?

  1. Deleção de G no códon 3.
  2. Substituição de C por U no códon 4.
  3. Substituição de G por C no códon 6.
  4. Substituição de A por G no códon 7.
  5. Deleção dos dois primeiros nucleotídeos no códon 5.

02. (Enem 2021) A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.

ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan, 1993 (adaptado).

Essa é uma doença hereditária de caráter

  1. recessivo.
  2. dominante.
  3. codominante.
  4. poligênico.
  5. polialélico.

03. (Enem Digital 2020) Fenômenos epigenéticos levam a modificações do DNA e das histonas, que influenciam o remodelamento da cromatina e, consequentemente, a disponibilização ou não de genes para a transcrição.

ARRUDA, I. T. S. Epigenética. Genética na Escola, n. 1, 2015 (adaptado).

Esses fenômenos atuam na

  1. regulação da expressão gênica.
  2. alteração nas sequências de bases.
  3. correção de mutações em determinados genes.
  4. associação dos ribossomos ao RNA mensageiro.
  5. alteração nas sequências dos aminoácidos das histonas

04. (Enem 2018) Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.

Cientificamente esse conceito é definido como

  1. trincas de nucleotídeos que codificam os aminoácidos.
  2. localização de todos os genes encontrados em um genoma.
  3. codificação de sequências repetidas presentes em um genoma.
  4. conjunto de todos os RNAS mensageiros transcritos em um organismo.
  5. todas as sequências de pares de bases presentes em um organismo.

05. (Enem 2018 PPL) Em pacientes portadores de astrocitoma pilocítico, um tipo de tumor cerebral, o gene BRAF se quebra e parte dele se funde a outro gene, o KIAA1549. Para detectar essa alteração cromossômica, foi desenvolvida uma sonda que é um fragmento de DNA que contém partículas fluorescentes capazes de reagir com os genes BRAF e KIAA1549 fazendo cada um deles emitir uma cor diferente. Em uma célula normal, como os dois genes estão em regiões distintas do genoma, as duas cores aparecem separadamente. Já quando há a fusão dos dois genes, as cores aparecem sobrepostas.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 3 out. 2015.

A alteração cromossômica presente nos pacientes com astrocitoma pilocítico é classificada como

  1. estrutural do tipo deleção.
  2. numérica do tipo euploidia.
  3. estrutural do tipo duplicação.
  4. numérica do tipo aneuploidia.
  5. estrutural do tipo translocação.

06. (Enem 2016 PPL) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a alta quantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento. Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que a criança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.

O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?

  1. A célula-ovo sofreu uma alteração genética.
  2. As células somáticas da mãe sofreram uma mutação.
  3. A célula gamética materna que foi fecundada sofreu uma mutação.
  4. As hemácias da mãe que foram transmitidas à criança não eram normais.
  5. As células hematopoiéticas sofreram alteração do número de cromossomos.

07. (Enem 2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A R. R. BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em 22 set 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

  1. produção de indivíduos mais férteis.
  2. transmissão de novas características adquiridas.
  3. recombinação genética na formação dos gametas.
  4. ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
  5. variação do número de cromossomos característico da espécie.

08. (Enem 2012) Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura quı́mica e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbı́voros, estı́mulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).

As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possı́veis porque o material genético do indivı́duo

  1. sofre constantes recombinações para adaptar-se.
  2. muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.
  3. cria novos genes para biossı́ntese de substâncias especı́ficas.
  4. altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.
  5. possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.

09. (Enem 2009) A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

 figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

Depreende-se do modelo que

  1. a única molécula que participa da produção de proteı́nas é o DNA.
  2. o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional.
  3. as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteı́nas.
  4. é possı́vel obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição.
  5. a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.

10. (Enem 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresen- tava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

  1. os genótipos e os fenótipos idênticos.
  2. os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
  3. diferenças nos genótipos e fenótipos.
  4. o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
  5. o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

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