Sistema Circulatório
Lista de 05 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Sistema Circulatório com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Sistema Circulatório .
01. (Enem 2022) Diversas substâncias são empregadas com a intenção de incrementar o desempenho esportivo de atletas de alto nível. O chamado doping sanguíneo, por exemplo, pela utilização da eritropoietina, é proibido pelas principais federações de esportes no mundo. A eritropoietina é um hormônio produzido pelos rins e figado e sua principal ação é regular o processo de eritropoiese. Seu uso administrado intravenosamente em quantidades superiores aquelas presentes naturalmente no organismo permite que o individuo aumente a sua capacidade de realização de exercícios físicos.
Esse tipo de doping está diretamente relacionado ao aumento da
- frequência cardíaca.
- capacidade pulmonar.
- massa muscular do indivíduo.
- atividade anaeróbica da musculatura.
- taxa de transporte de oxigênio pelo sangue.
02. (Enem PPL 2024) As lhamas que vivem nas montanhas dos Andes da América do Sul têm hemoglobinas geneticamente diferenciadas de outros mamíferos que vivem ao nível do mar, por exemplo. Essa diferenciação trata-se de uma adaptação à sua sobrevivência em altitudes elevadas onde o ar é rarefeito.
Disponível SCHMIDT-NIELSEN, K. Fisiologia animal: adaptação ao meio ambiente. São Paulo: Santos, 2002.
A adaptação desses animais em relação ao seu ambiente confere maior
- afinidade pelo O2 , maximizando a captação desse gás.
- capacidade de tamponamento, evitando alterações de pH no sangue.
- afinidade pelo CO2 , facilitando seu transporte para eliminação nos pulmões.
- velocidade no transporte de gases, aumentando a eficiência de troca gasosa.
- solubilidade de gases no plasma, melhorando seu transporte nos tecidos.
03. (Enem 2019) A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.
MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).
Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de
- lipídios, para aumento do gasto calórico.
- ATP, para aumento da síntese hormonal.
- oxigênio, para aumento da produção de ATP.
- proteínas, para aumento da massa muscular.
- vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos
04. (Enem 2013) A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano.
No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionavaos em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguı́neo permanecia vazio após esse processo (H-O)

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguı́nea e
- pressão arterial.
- válvulas venosas.
- circulação linfática.
- contração cardı́aca.
- transporte de gases.
05. (Enem 2011) Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que.
- o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguı́nea.
- o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguı́nea.
- a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
- o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
- a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.