Darwinismo e Lamarckismo
Lista de 04 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Darwinismo e Lamarckismo com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Darwinismo e Lamarckismo .
01. (Enem 2016 PPL) Darwin, em viagem às lhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo como tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.
O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de
- mutação.
- adaptação.
- seleção natural.
- recombinação gênica.
- variabilidade genética.
02. (Enem 2012 PPL) Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos
O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?
- A sobrevivência dos mais aptos.
- A origem das variações entre os indivíduos.
- O crescimento exponencial das populações.
- A herança das características dos pais pelos filhos.
- A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.
03. (Enem 2010) Alguns anfı́bios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas caracterı́sticas corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.
Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck.
Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que
- as caracterı́sticas citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
- a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
- o corpo anelado é uma caracterı́stica forte- mente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
- as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterı́stica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.
- as caracterı́sticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.
04. (Enem 2009) Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuı́dos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuı́da ao longo de um gradiente sul- norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.

O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
- a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
- o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
- a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivı́duos com caracterı́sticas distintas.
- a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
- a herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas caracterı́sticas genéticas aos descendentes.