Convergência, Mimetismo e Seleção Sexual
Lista de 04 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Convergência, Mimetismo e Seleção Sexual com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Convergência, Mimetismo e Seleção Sexual .
01. (Enem 2024) O Cerrado e a Amazônia abrigam grande número de serpentes popularmente conhecidas como cobras-corais. Na Amazônia predominam as corais-verdadeiras, que são peçonhentas, enquanto no Cerrado prevalecem as falsas-corais, que não possuem peçonha. Essas espécies apresentam um padrão de coloração muito semelhante. Essa similaridade traz uma vantagem tanto para as corais falsas como para as verdadeiras.
FRANÇA, F. G. R. [...] serpentes corais em ambientes campestres, savânicos e florestais da América do Sul. Brasília: UnB, 2008 (adaptado).
Nas fotografias, são apresentados exemplos dessas serpentes: uma coral-verdadeira e uma falsa-coral.

Qual é a vantagem dessa similaridade para as falsas-corais?
- Facilita a captura de presas.
- Diminui a competição por recursos.
- Possibilita a geração de indivíduos híbridos.
- Reduz a possibilidade de sofrerem predação.
- Otimiza o encontro de parceiros reprodutivos.
02. (Enem 2022) Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:
Espécie 1 - As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.
Espécie 2 - As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d'água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.
Espécie 3 - As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície das folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d'água e aí se desenvolvem até a eclosão.
Espécie 4 - As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.
Os padrões descritos evidenciam que
- as fêmeas influenciam o comportamento dos machos.
- o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento.
- o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo.
- o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes.
- o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.
03. (Enem PPL 2022) Em muitos animais, machos e fêmeas da mesma espécie apresentam diferenças morfológicas ou comportamentais evidentes. Um exemplo clássico de dimorfismo sexual é o caso do pavão, em que o macho possui cauda vistosa e penas coloridas, as quais estão ausentes nas fêmeas. Em outras espécies, os machos possuem chifres, garras ou dentes maiores do que as fêmeas, e utilizam essas estruturas em combates físicos para defender territórios e ter acesso a fêmeas coespecíficas e receptivas.
Esse padrão de dimorfismo evolui porque
- desenvolve-se no processo direcional de deriva genética.
- as fêmeas sofrem menor pressão seletiva total do ambiente.
- machos e fêmeas coespecíficos são fenotipicamente distintos.
- a seleção sexual favorece o sucesso reprodutivo individual de machos dimórficos.
- o material genético de machos dimórficos é mais susceptível a mutações gênicas.
04. (Enem 2021) O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3, e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).

NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T. Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus. In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2021.
Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).
Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos
- originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.
- passaram por mutações similares a esses organismos.
- observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
- resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
- sobrevivem às pressões seletivas com esses comportamentos