Resolução: Cubismo
Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cubismo com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cubismo.
O movimento artístico do cubismo surgiu no século XX, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
O marco inicial do cubismo é o quadro "Les demoiselles d'Avignon" (1907), de Picasso.
Na obra (que apareceu duas vezes no Enem) fica bem clara as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo.
Na maior parte das questões sobre o Cubismo cobradas no Enem são relacionadas as obras do Pablo Picasso. Além dele já apareceram artistas como o francês Fernand Léger, e o brasileiro Vicente do Rego Monteiro.
1. (Enem 2019)
Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
- reciclagem da matéria-prima original.
- complexidade da combinação de formas abstratas.
- perenidade dos elementos que constituem a escultura.
- mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
- fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.
Resposta: D
Resolução: Na obra "Cabeça de touro", o artista utiliza material descartado e o transforma em objeto de arte, alterando sua funcionalidade original e integrando os objetos de maneira criativa e original. Isso pode ser uma forma de chamar a atenção para o problema do excesso de lixo e desperdício na sociedade e incentivar a reflexão sobre o consumo e o impacto ambiental das nossas atividades. Além disso, a transformação do material descartado em objeto de arte pode também ser uma forma de ressignificar esses objetos e dar-lhes novas possibilidades de uso e significado.
2. (Enem PPL 2017)
PICASSO, P. Guitar, Sheet Music, and Glass, Fall. Papel colado, guache e carvão, 48 x 36,5 cm. McNay Art Museum, San Antonio, Texas, 1912.
(FOSTER, H. et al. Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004)
Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:
- dispensa a representação da realidade.
- agrega elementos da publicidade em suas composições.
- valoriza a composição dinâmica para representar movimento.
- busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma.
- explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.
Resposta: E
Resolução: A obra de Pablo Picasso descrita na informação acima foi produzida utilizando características do cubismo, um movimento artístico que surgiu no início do século XX e que se caracterizou pelo uso de sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos em suas criações.
O cubismo foi um movimento revolucionário na história da arte, pois inovou os padrões estéticos da época e influenciou profundamente outras correntes artísticas posteriores. Picasso foi um dos principais expoentes do cubismo, junto com Georges Braque, e juntos eles desenvolveram uma nova forma de representar a realidade, baseada na análise dos objetos e da natureza de uma forma mais abstrata e geométrica.
3. (Enem PPL 2016)
(PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907)
A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:
- produção de máscaras ritualísticas africanas.
- rituais de fertilidade das comunidades celtas.
- festas profanas dos povos mediterrâneos.
- culto à nudez de populações aborígenes.
- danças ciganas do sul da Espanha
Resposta: A
Resolução: A obra "Les desmoiselles d'Avignon" de Pablo Picasso é considerada um marco inicial do movimento cubista, mas também apresenta elementos do Primitivismo, um movimento artístico que surgiu no século XX e se caracterizou pelo interesse pelas manifestações culturais de grupos étnicos "primitivos", como os africanos, os oceânicos e os indígenas americanos. O Primitivismo valorizava a arte e a cultura desses grupos, considerando-as mais autênticas e próximas da natureza humana do que as formas de arte e cultura da Europa ocidental. Na obra "Les desmoiselles d'Avignon", Picasso recorre à produção de máscaras ritualísticas africanas como uma forma de se inspirar e incorporar elementos dessas manifestações culturais em sua arte.
4. (Enem 2015) As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:
(Máscara senufo, Mati. Madeira e fibra vegetal. Acervo do MAE/USP)
- preservação da proporção.
- idealização do movimento.
- estruturação assimétrica.
- sintetização das formas.
- valorização estética.
Resposta: D
Resolução: As formas plásticas presentes nas produções artísticas africanas foram uma fonte de inspiração para muitos artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, que buscavam renovar e questionar os padrões estéticos tradicionais. Essas formas plásticas levaram a algumas proposições artísticas revolucionárias, conhecidas como vanguardas, que buscavam romper com as convenções estéticas e explorar novas possibilidades de criação. As máscaras africanas, em particular, foram um elemento importante para esses artistas, pois representavam a sintetização de formas, ou seja, a simplificação e a redução das formas a elementos essenciais e sintéticos. Isso permitiu aos artistas explorar novas possibilidades de composição e representação, e foi um dos elementos que contribuiu para a criação de novas linguagens artísticas.
5. (Enem 2014) >Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto.
Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
- uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
- uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
- um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
- uma referência temporal, “sempre”, referindose à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
- uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.
Resposta: E
Resolução: Na charge criada pelo chargista Iotti, o intertexto é utilizado de maneira criativa para estabelecer um diálogo entre a obra "Guernica" de Pablo Picasso e a charge ela mesma. Na cena reconstruída pela charge, é dado destaque à figura do carro, elemento introduzido pelo autor para criar essa conexão com o contexto do trânsito brasileiro. Além disso, a linguagem verbal também contribui para estabelecer esse diálogo, ao explorar uma expressão polissêmica, "quadro dramático", que se refere tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito no Brasil. Isso mostra como o intertexto pode ser utilizado de maneira criativa e eficaz para criar novas conexões e estabelecer diálogos entre diferentes obras e contextos.
6. (Enem 2012) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX.
(Picasso, O. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907)
Essa nova tendência se caracteriza pela:
- pintura de modelos em planos irregulares.
- mulher como temática central da obra.
- cena representada por vários modelos.
- oposição entre tons claros e escuros.
- nudez explorada como objeto de arte.
Resposta: A
Resolução: O quadro "Les Demoiselles d'Avignon" (1907), de Pablo Picasso, é considerado um marco na história da arte moderna, pois representou o rompimento com a estética clássica e o início de uma nova tendência na arte do século XX. Essa nova tendência, conhecida como cubismo, se caracterizou pela pintura de modelos em planos irregulares, ou seja, pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos e pela sobreposição desses elementos em diferentes planos. O cubismo também se caracterizou pelo uso de cores vibrantes e pela explorão da luz e da sombra de maneira mais abstrata. "Les Demoiselles d'Avignon" foi um dos primeiros quadros a explorar essas características e foi fundamental para o desenvolvimento do cubismo como movimento artístico.
7. (Enem PPL 2011) Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora
- a forma robótica dada aos operários, privilegiando os aspectos triangulares.
- as formas retilíneas e mecanizadas, sem valorização da questão espacial.
- a força da máquina na vida do trabalhador pelo jogo de formas, luz/sombra.
- os recursos oriundos de um mesmo plano visual para dar sentido a sua proposta.
- as formas delicadas e sutis, para humanizar o operário da indústria têxtil.
Resposta: C
Resolução: Fernand Léger foi um artista francês envolvido com o movimento cubista, que se caracterizou pelo uso de formas geométricas, como cones, esferas e cilindros, para representar a realidade de maneira mais abstrata e sintética. A obra apresentada pelo artista explorou o tema da Revolução Industrial e do pós I Guerra Mundial, representando o homem e a sua relação com a máquina. A força da máquina na vida do trabalhador foi explorada através do jogo de formas, luz e sombra, criando uma composição dinâmica e expressiva. O uso de formas geométricas e a abstração da realidade foram elementos fundamentais para a criação de uma linguagem artística nova e inovadora pelo cubismo.
8. (Enem PPL 2011) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.
Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro:
- demonstrou irreverência ao retratar a cena bíblica.
- optou por fazer uma escultura minimalista, diferentemente de Michelangelo.
- estava preocupado em retratar detalhes da cena.
- deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelangelo.
- reproduziu o estilo da famosa obra de Michelangelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.
Resposta: D
Resolução: Vicente do Rego Monteiro foi um pintor brasileiro que participou da Semana de Arte Moderna, evento que marcou o início do modernismo no Brasil. Assim como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos para suas obras, mas adotou um estilo peculiar e diferente do artista italiano. Em vez de seguir os traços europeus típicos de Michelangelo, o artista brasileiro deu aos personagens traços cubistas, ou seja, fragmentou e desconstruiu as formas de maneira geométrica e explorou a sobreposição de planos em sua composição. Isso mostra como o artista soube se inspirar em um tema tradicional e ao mesmo tempo criar uma linguagem artística inovadora e própria.
9. (Enem PPL 2011) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:
- abordagem sentimentalista do homem.
- imagem plana para expressar a industrialização.
- aproximação impossível entre máquina e homem.
- uniformidade de tons como crítica à industrialização.
- mecanização do homem expressa por formas tubulares.
Resposta: B
Resolução: As vanguardas europeias foram movimentos artísticos que surgiram no início do século XX e que se caracterizaram por explorar novas possibilidades de criação e por romper com os padrões estéticos tradicionais. Entre esses movimentos, podemos citar o cubismo, que se caracterizou pela exploração de formas geometrizadas e pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos. O quadro "Soldados jogando cartas" explora esses conceitos vanguardistas ao utilizar uma imagem plana para expressar a industrialização, fragmentando e desconstruindo as formas de maneira geométrica e explorando a sobreposição de planos em sua composição. Isso mostra como o cubismo foi capaz de criar uma linguagem artística inovadora que refletia as transformações sociais e culturais da época.
10. (Enem 2011)
O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalandose no MoMA, de onde sairia apenas em 1981.
Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:
- painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
- horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
- uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
- esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
- uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.
Resposta: A
Resolução: Pablo Picasso foi um dos mais importantes pintores do século XX e sua obra "Guernica" é um dos seus trabalhos mais famosos e valorizados. Essa obra foi criada como um protesto contra o ataque aéreo à pequena cidade basca de Guernica e foi exposta no Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorrendo depois toda a Europa e chegando aos Estados Unidos, onde ficou instalada no MoMA até 1981. "Guernica" é uma obra cubista, ou seja, adota as características estéticas do cubismo, que se caracteriza pela fragmentação e desconstrução da forma em elementos geométricos e pela sobreposição de planos. Na obra, Picasso utiliza elementos plásticos identificados pelo painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade e colocando-se em plano frontal ao espectador. Isso cria uma linguagem artística inovadora e expressiva, capaz de transmitir de maneira eficaz o protesto do artista contra a violência e a destruição.