Cubismo
Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cubismo com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cubismo.
O movimento artístico do cubismo surgiu no século XX, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.
O marco inicial do cubismo é o quadro "Les demoiselles d'Avignon" (1907), de Picasso.
Na obra (que apareceu duas vezes no Enem) fica bem clara as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo.
Na maior parte das questões sobre o Cubismo cobradas no Enem são relacionadas as obras do Pablo Picasso. Além dele já apareceram artistas como o francês Fernand Léger, e o brasileiro Vicente do Rego Monteiro.
1. (Enem 2019)
Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
- reciclagem da matéria-prima original.
- complexidade da combinação de formas abstratas.
- perenidade dos elementos que constituem a escultura.
- mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
- fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.
2. (Enem PPL 2017)
PICASSO, P. Guitar, Sheet Music, and Glass, Fall. Papel colado, guache e carvão, 48 x 36,5 cm. McNay Art Museum, San Antonio, Texas, 1912.
(FOSTER, H. et al. Art since 1900: Modernism, Antimodernism,Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004)
Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:
- dispensa a representação da realidade.
- agrega elementos da publicidade em suas composições.
- valoriza a composição dinâmica para representar movimento.
- busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma.
- explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.
3. (Enem PPL 2016)
(PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907)
A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:
- produção de máscaras ritualísticas africanas.
- rituais de fertilidade das comunidades celtas.
- festas profanas dos povos mediterrâneos.
- culto à nudez de populações aborígenes.
- danças ciganas do sul da Espanha
4. (Enem 2015)
(Máscara senufo, Mati. Madeira e fibra vegetal. Acervo do MAE/USP)
As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:
- preservação da proporção.
- idealização do movimento.
- estruturação assimétrica.
- sintetização das formas.
- valorização estética.
5. (Enem 2014)
Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:
- uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
- uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
- um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
- uma referência temporal, “sempre”, referindose à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
- uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.
6. (Enem 2012) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX.
(Picasso, O. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907)
Essa nova tendência se caracteriza pela:
- pintura de modelos em planos irregulares.
- mulher como temática central da obra.
- cena representada por vários modelos.
- oposição entre tons claros e escuros.
- nudez explorada como objeto de arte.
7. (Enem PPL 2011) Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora
- a forma robótica dada aos operários, privilegiando os aspectos triangulares.
- as formas retilíneas e mecanizadas, sem valorização da questão espacial.
- a força da máquina na vida do trabalhador pelo jogo de formas, luz/sombra.
- os recursos oriundos de um mesmo plano visual para dar sentido a sua proposta.
- as formas delicadas e sutis, para humanizar o operário da indústria têxtil.
8. (Enem PPL 2011) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.
Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro:
- demonstrou irreverência ao retratar a cena bíblica.
- optou por fazer uma escultura minimalista, diferentemente de Michelangelo.
- estava preocupado em retratar detalhes da cena.
- deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelangelo.
- reproduziu o estilo da famosa obra de Michelangelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.
9. (Enem PPL 2011) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:
- abordagem sentimentalista do homem.
- imagem plana para expressar a industrialização.
- aproximação impossível entre máquina e homem.
- uniformidade de tons como crítica à industrialização.
- mecanização do homem expressa por formas tubulares.
10. (Enem 2011)
O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalandose no MoMA, de onde sairia apenas em 1981.
Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:
- painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
- horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
- uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
- esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
- uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.