Equações
Simulado de 20 questões de Matemática Com Gabarito para a Fatec, Fuvest, Unesp, Unicamp, Unifesp e Univesp com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Equações.
01. (UNICAMP) A representação decimal de certo número inteiro positivo tem dois algarismos.
Se o triplo da soma desses algarismos é igual ao próprio número, então o produto dos algarismos é igual a
- 10.
- 12.
- 14,
- 16.
02. (FUVEST) O polinômio P(x) = x³ – 3x² + 7x – 5 possui uma raiz complexa ξ cuja parte imaginária é positiva. A parte real de ξ 3 é igual a
- –11
- –7
- 9
- 10
- 12
03. (FUVEST) Um dono de restaurante assim descreveu a evolução do faturamento quinzenal de seu negócio, ao longo dos dez primeiros meses após a inauguração: “Até o final dos três primeiros meses, tivemos uma velocidade de crescimento mais ou menos constante, quando então sofremos uma queda abrupta, com o faturamento caindo à metade do que tinha sido atingido. Em seguida, voltamos a crescer, igualando, um mês e meio depois dessa queda, o faturamento obtido ao final do terceiro mês. Agora, ao final do décimo mês, estamos estabilizando o faturamento em um patamar 50% acima do faturamento obtido ao final do terceiro mês”.
Considerando que, na ordenada, o faturamento quinzenal está representado em unidades desconhecidas, porém uniformemente espaçadas, qual dos gráficos é compatível com a descrição do comerciante?
04. (UNICAMP) Considere as funções f(x) = 3x e g(x) = x3 , definidas para todo número real x. O número de soluções da equação f(g(x)) = g(f(x)) é igual a
- 1.
- 2.
- 3.
- 4.
05. (UNIVESP) Observe uma propriedade muito útil para reduzir cálculos que envolvem logaritmos.
logb a ∙ logc b = logc a, com a, b e c reais tais que a > 0, b > 0 e c > 0, com b ≠ 1 e c ≠ 1
Aplicando essa propriedade sucessivamente, o valor da expressão log916 . log59 . log45 é
- 0
- 1
- 2
- 3
- 4
06. (UNIVESP) Em uma escola que só tem o Ensino Fundamental II (EF2) e o Ensino Médio (EM), o número de alunos do EF2 é o dobro do número de alunos do EM. Cada aluno do EF2 possui exatamente 10 livros didáticos e cada aluno do EM possui exatamente 14 livros didáticos.
Sabendo que o total de livros que os alunos dessa escola possuem é 3 808, o número de alunos dessa escola é
- 112
- 224
- 336
- 448
- 560
07. (FUVEST) O menor número inteiro positivo que devemos adicionar a 987 para que a soma seja o quadrado de um número inteiro positivo é
- 37
- 36
- 35
- 34
- 33
08. (UNIVESP) As soluções da equação de segundo grau x² – 2 = 0, pertencem ao conjunto dos númer
- Naturais.
- Inteiros não naturais.
- Complexos não reais.
- Racionais não inteiros.
- Irracionais.
09. (FUVEST) Uma agência de turismo vendeu um total de 78 passagens para os destinos: Lisboa, Paris e Roma. Sabe‐se que o número de passagens vendidas para Paris foi o dobro do número de passagens vendidas para os outros dois destinos conjuntamente. Sabe‐se também que, para Roma, foram vendidas duas passagens a mais que a metade das vendidas para Lisboa.
Qual foi o total de passagens vendidas, conjuntamente, para Paris e Roma?
- 26
- 38
- 42
- 62
- 68
10. (UNICAMP) A solução da equação na variável real x, logx (x + 6) = 2 , é um número
- primo.
- par.
- negativo.
- irracional.
11. (UNICAMP) Em uma família, cada filha tem o mesmo número de irmãs e irmãos, e cada filho tem um número de irmãs igual ao dobro do número de irmãos.
O número total de filhos e filhas dessa família é igual a
- 11.
- 9.
- 7.
- 5.
12. (UNICAMP) Considere o polinômio cúbico p(x) = x³ + x² − ax − 3 , onde a é um número real. Sabendo que r e −r são raízes reais de p(x) , podemos afirmar que p(1) é igual a
- 3.
- 1.
- -2.
- -4.
13. (FATEC) Entre as tarefas de um professor, está a elaboração de exercícios. Professores de Matemática ainda hoje se inspiram em Diofanto, matemático grego do século III, para criar desafios para seus alunos. Um exemplo de problema diofantino é: “Para o nascimento do primeiro filho, o pai esperou um sexto de sua vida; para o nascimento do segundo, a espera foi de um terço de sua vida. Quando o pai morreu, a soma das idades do pai e dos dois filhos era de 240 anos. Com quantos anos o pai morreu?”
Considerando que, quando o pai morreu, ele tinha x anos, assinale a equação matemática que permite resolver esse problema.
14. (UNESP) Sabe-se que 1 é uma raiz de multiplicidade 3 da equação x5 – 3 · x4 + 4 · x³ – 4 · x² + 3 · x – 1 = 0. As outras raízes dessa equação, no Conjunto Numérico dos Complexos, são
- (– 1 – i) e (1 + i).
- (1 – i)2.
- (– i) e (+ i).
- (– 1) e (+ 1).
- (1 – i) e (1 + i).
15. (FATEC) Um grupo de alunos do curso de Jogos Digitais da FATEC inicia a produção de um jogo. Após 6 horas de trabalho, verificam que conseguiram finalizar apenas 24% do jogo. Para poder concluir o restante dele, esse grupo de estudantes pede ajuda a alguns amigos, conseguindo duplicar o tamanho da equipe.
Assinale a alternativa que apresenta o tempo total de produção do jogo.
- 9 h 30 min
- 9 h 50 min
- 12 h 30 min
- 15 h 30 min
- 15 h 50 min
16. (UNICAMP) Considere o polinômio p(x) = x³ − x² + ax − a, onde a é um número real. Se x = 1 é a única raiz real de p(x), então podemos afirmar que
- a < 0.
- a < 1.
- a > 0.
- a > 1.
17. (UNESP) Sendo x um número real maior que , a área de um retângulo é dada pelo polinômio 3x² + 19x –14. Se a base desse retângulo é dada pelo polinômio x + 7, o quadrado da diagonal do retângulo é expresso pelo polinômio
- 10x² + 26x + 29.
- 10x² + 53.
- 10x² + 65.
- 4x² + 2x + 53.
- 10x² + 2x + 53.
18. (UNESP) O polinômio P(x) = a · x³ + 2 · x + b é divisível por x – 2 e, quando divisível por x + 3, deixa resto – 45. Nessas condições, os valores de a e b, respectivamente, são
- 1 e 4.
- 1 e 12.
- –1 e 12.
- 2 e 16.
- 1 e –12.
19. (UNICAMP) Quarenta pessoas em excursão pernoitam em um hotel. Somados, os homens despendem R$ 2.400,00. O grupo de mulheres gasta a mesma quantia, embora cada uma tenha pago R$ 64,00 a menos que cada homem. Denotando por x o número de homens do grupo, uma expressão que modela esse problema e permite encontrar tal valor é
- 2400x = (2400 + 64x)(40 − x).
- 2400(40 − x) = (2400 - 64x)x.
- 2400x = (2400 − 64x)(40 − x).
- 2400(40 − x) = (2400 + 64x)x.
20. (UNIFESP) Sejam p, q, r as raízes distintas da equação x³ –2x² + x – 2 = 0. A soma dos quadrados dessas raízes é igual a
- 1.
- 2.
- 4.
- 8.
- 9.