Concordância Verbal
Lista de 10 exercícios de Português com gabarito sobre o tema Concordância Verbal com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Concordância Verbal.
01. (UEG) Observe os quadrinhos a seguir.
O sentido dos quadrinhos, e seu consequente efeito cômico, são obtidos a partir do uso
- do tempo verbal do subjuntivo no primeiro quadrinho, o que confere um grau de incerteza à fala da personagem.
- da expressão “como membro da família”, que para Garfield parece significar pessoa digna de muito respeito e carinho.
- do verbo “pensei” no terceiro quadrinho, que sugere desatenção de Garfield em relação ao pedido feito no primeiro quadrinho.
- de “Ok” no segundo quadrinho, pois no terceiro quadrinho a personagem demonstra ter dúvidas sobre o conteúdo da conversa.
- de uma construção adversativa no terceiro quadrinho, que provoca uma reinterpretação do conteúdo verbal do primeiro quadrinho.
Resposta: E
Resolução: O sentido dos quadrinhos e o efeito cômico são obtidos a partir da construção adversativa no terceiro quadrinho, que provoca uma reinterpretação do conteúdo verbal do primeiro quadrinho. Isso acontece porque, no primeiro quadrinho, a personagem fala que quer que Garfield se comporte como um membro da família. No entanto, no terceiro quadrinho, Garfield interpreta essa fala de maneira diferente e alega que, como membro da família, pode fazer o que quiser. Essa interpretação equivocada da fala da personagem é o que confere o efeito cômico aos quadrinhos. Portanto, a opção correta é a letra E.
02. (EEAR) Em qual alternativa a concordância verbal está de acordo com o padrão culto da língua portuguesa?
- Todos sabemos que existe, no passado daquela família tradicional, fatos que ninguém quer relembrar.
- Haviam pessoas no teatro que abandonaram o local antes do término do espetáculo.
- A atitude dos alunos daquelas universidades públicas comoveram os jornalistas.
- Desconheciam-se os motivos pelos quais o marido havia abandonado a família.
Resposta: D
Resolução: A concordância verbal está de acordo com o padrão culto da língua portuguesa na alternativa D, "Desconheciam-se os motivos pelos quais o marido havia abandonado a família". Nessa frase, o verbo "desconheciam" concorda com o sujeito "os motivos", que é um plúral. Além disso, o verbo "havia" concorda com o sujeito "o marido", que é um singular. Portanto, a opção correta é a letra D.
03. (EEAR) Assinale a frase com erro de concordância verbal:
- Que me importavam as questões complexas e extensas?
- Nem a mentira nem o dinheiro o aproximaram de seu pai.
- Não faltará, para a festa de Ana, pessoas que gostem dela.
- Proibiu-se a venda direta e lojas de produtos importados na movimentada avenida.
Resposta: C
Resolução: A frase com erro de concordância verbal é "Não faltará, para a festa de Ana, pessoas que gostem dela". Nessa frase, o verbo "faltará" concorda com o sujeito "Não", que é um negativo. No entanto, o verbo deveria concordar com o sujeito "pessoas", que é um plúral. Portanto, a opção correta é a letra C.
04. (UFAM PSC) Assinale a alternativa em que a concordância está INCORRETA:
- Precisam-se políticos honestos.
- A maioria dos espectadores chegaram cedo.
- Um bando de pombos sobrevoou o telhado da casa.
- Prestou-se aos candidatos as informações solicitadas.
- No mundo há pessoas bastantes para prejudicar a natureza.
Resposta: D
Resolução: A concordância está incorreta na alternativa D, "Prestou-se aos candidatos as informações solicitadas". Nessa frase, o verbo "prestou-se" concorda com o sujeito "se", que é um reflexivo. No entanto, o verbo deveria concordar com o sujeito "informações", que é um plúral. Portanto, a opção correta é a letra D.
05. (ACAFE) Complete as frases, empregando os verbos entre parênteses no tempo certo e adequado ao contexto, e assinale a alternativa correta.
I Se ele ________ sim ao convite, a diretoria poderia reprogramar o evento. (dizer)
II Quando nós __________ a próxima festa de confraternização, contrataremos seus serviços. (fazer)
III Se amanhã os perfumes não ______ nessa caixa, teremos que levar alguns na mala. (caber)
IV Tenho a esperança de que vocês _________ resolver esse problema melhor do que eu. (saber)
- disse-se - faremos - caberem - saibam
- disser - fizéssemos - coubessem - saibam
- dissesse - fizermos - couberem - saibam
- dizer - fazermos - cabessem - saibam
Resposta: C
Resolução: A concordância está correta na alternativa C, nas frases: "Se ele dissesse sim ao convite, a diretoria poderia reprogramar o evento", "Quando nós fizermos a próxima festa de confraternização, contrataremos seus serviços", "Se amanhã os perfumes não couberem nessa caixa, teremos que levar alguns na mala" e "Tenho a esperança de que vocês saibam resolver esse problema melhor do que eu".
Na primeira frase, o verbo "dissesse" está no subjuntivo presente, pois há uma condição hipotética. Na segunda frase, o verbo "fizermos" está no futuro do presente do indicativo, pois se refere a uma ação que ainda não aconteceu. Na terceira frase, o verbo "couberem" está no futuro do pretérito do indicativo, pois se refere a uma ação que ainda não aconteceu. Na quarta frase, o verbo "saibam" está no subjuntivo presente, pois expressa uma esperança ou um desejo. Portanto, a opção correta é a letra C.
06. (UFSM) Assinale a alternativa em que a reescrita de uma das falas no primeiro quadrinho observa a concordância verbal da norma-padrão e mantém a coerência com o teor do texto.
- Por aqui nós, os pedestres, devemos atravessar uma rua!
- Por aqui nós e os pedestres devem atravessar uma rua!
- Por aqui o pessoal e os pedestres deveis atravessar uma rua!
- Por aqui eu, você e os pedestres devem atravessar uma rua!
- Por aqui todos – eu, você, o pedestre – deve atravessar uma rua!
Resposta: A
Resolução: A alternativa correta seria: "Por aqui todos – eu, você, os pedestres – devem atravessar uma rua!". Nesta alternativa, a concordância verbal está de acordo com a norma-padrão e a coerência com o teor do texto é mantida. A primeira alternativa apresenta um erro de concordância verbal, pois o verbo "devemos" está no plural, mas o sujeito "nós, os pedestres" é misto (formado por um pronome pessoal no primeiro pessoa do plural e um substantivo no plural).
A segunda alternativa também apresenta um erro de concordância, pois o verbo "devem" está no plural, mas o sujeito "nós e os pedestres" é misto.
A terceira alternativa apresenta um erro de concordância, pois o verbo "deveis" está no plural, mas o sujeito "o pessoal e os pedestres" é misto.
A quarta alternativa está correta em termos de concordância, mas apresenta uma inconsistência com o teor do texto, pois o falante do primeiro quadrinho está se referindo a si próprio e a outros pedestres, enquanto na quarta alternativa ele inclui o ouvinte na lista de pedestres.
A quinta alternativa está correta tanto em termos de concordância quanto de coerência com o teor do texto, pois inclui todos os envolvidos (falante, ouvinte e pedestres) na ação de atravessar a rua. Portanto, a resposta correta seria:
07. (CN) No que se refere à concordância verbal, observe as frases abaixo.
I- Espera-se muitas novidades no campo da informática educacional este ano.
II- Em todos os países, faz-se muitas promessas aos fabricantes de mídias digitais.
III- Choveram reclamações sobre o novo celular disponibilizado nas lojas do ramo.
IV- Houveram-se muito bem os expositores da Feira de Tecnologia no Anhembi.
Assinale a opção correta.
- Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
- Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Resposta: E
Resolução: As afirmativas III e IV estão corretas em termos de concordância verbal.
A afirmativa III possui concordância verbal correta, pois o verbo "chover" está no singular e concorda com o sujeito "reclamações". Já a afirmativa IV possui concordância verbal correta, pois o verbo "houveram" está no plural e concorda com o sujeito "os expositores". As demais afirmativas apresentam erros de concordância verbal.
A afirmativa I possui erro de concordância, pois o verbo "esperar" está no singular e deveria concordar com o sujeito "novidades", que é no plural.
A afirmativa II possui erro de concordância, pois o verbo "fazer" está no singular e deveria concordar com o sujeito "promessas", que é no plural. Portanto, a resposta correta é a alternativa E
08. (ACAFE) Assinale a frase em que o(s) verbo(s) concorda(m) com o sujeito em pessoa e número.
- Assim que se concluiu a apuração dos votos, verificou-se que 2/3 do eleitorado votaram em branco ou anularam o voto.
- Com toda certeza, algumas coisas erradas haviam, sobretudo diante de algumas indagações que se fazia diante dos resultados inesperados.
- Para diversas obras importantes em Santa Catarina destinou-se recursos no próximo orçamento, mas penso que os recursos não deve chegar a tempo de serem concluídas no até 2018.
- Não se faz mais brincadeiras como no meu tempo de guri; hoje em dia, o que mais se vê é crianças trancadas em casa brincando de videogame, acessando smartphone ou vendo TV.
Resposta: A
Resolução: A primeira alternativa é a única em que o verbo "verificou-se" está concordando corretamente com o sujeito "que 2/3 do eleitorado votaram em branco ou anularam o voto". Nas demais alternativas, os verbos apresentam problemas de concordância, seja em pessoa ou em número.
Na segunda alternativa, o verbo "haviam" está concordando em número com o sujeito "algumas coisas", mas está incorreto em pessoa, pois o sujeito é "algunas coisas", que é do gênero neutro e, portanto, deve concordar com o verbo na terceira pessoa do singular.
Na terceira alternativa, o verbo "destinou-se" está concordando corretamente com o sujeito "recursos", mas o verbo "penso" está concordando em pessoa com o sujeito "eu", que não foi mencionado na frase.
Já na quarta alternativa, o verbo "faz" está concordando em número com o sujeito "brincadeiras", mas está incorreto em pessoa, pois o sujeito é "brincadeiras", que é do gênero neutro e, portanto, deve concordar com o verbo na terceira pessoa do singular.
09. (ACAFE) Assinale a frase em que o(s) verbo(s) concorda(m) com o sujeito em pessoa e número.
- Não se faz mais brincadeiras como no meu tempo de guri; hoje em dia, o que mais se vê é crianças trancadas em casa brincando de videogame, acessando smartphone ou vendo TV.
- Com toda certeza, algumas coisas erradas haviam, sobretudo diante de algumas indagações que se fazia diante dos resultados inesperados.
- Para diversas obras importantes em Santa Catarina destinou-se recursos no próximo orçamento, mas penso que os recursos não deve chegar a tempo de serem concluídas no até 2018.
- Assim que se concluiu a apuração dos votos, verificou-se que 2/3 do eleitorado votaram em branco ou anularam o voto.
Resposta: D
Resolução: As outras alternativas apresentam erros de concordância verbal.
Na primeira alternativa, o verbo "fazer" deveria estar no singular, pois o sujeito é "brincadeiras".
Na segunda alternativa, o verbo "havia" deveria estar no singular, pois o sujeito é "algumas coisas".
Na terceira alternativa, o verbo "destinar" deveria estar no singular, pois o sujeito é "recursos". Portanto, a única alternativa correta é a quarta, na qual o verbo "concluir" está concordando com o sujeito "apuração" em pessoa e número.
10. (UFRR) A exemplo da frase “Fazia horas que procuravam uma sombra.”, assinale a opção que apresenta concordância verbal semelhante de acordo com a norma culta.
- Eles hão de fazer o que eu pedi.
- Choveram pedidos de ingressos para o show.
- Faremos um recital de poesia na próxima sexta-feira.
- Houve problemas no caminho e não chegamos a tempo.
- Recuperaram o tempo perdido ao encontrar o ente querido.
Resposta: D
Resolução: A quarta alternativa apresenta a mesma concordância verbal da frase exemplo, pois o verbo "houve" está no passado e concorda com o sujeito "problemas", que é um plural. As outras alternativas apresentam concordância verbal diferente, com verbos no presente, passado imperfeito ou futuro do presente.