Triângulo Retângulo

Gabarito de Matemática sobre o tema Triângulo Retângulo com questões de Vestibulares.


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01. (PUC) Em uma aula prática de Topografia, os alunos aprendiam a trabalhar com o teodolito, instrumento usado para medir ângulos. Com o auxílio desse instrumento, é possível medir a largura y de um rio. De um ponto A, o observador desloca-se 100 metros na direção do percurso do rio, e então visualiza uma árvore no ponto C, localizada na margem oposta sob um ângulo de 60°, conforme a figura abaixo.

Nessas condições, conclui-se que a largura do rio, em metros, é

  1. 100√3 3
  2. 100√3 2
  3. 100√3
  4. 50√3 3
  5. 200

Resposta: C

Resolução:

02. (FUVEST) No quadrilátero a seguir, BC = CD = 3 cm, AB = 2 cm, A D C = 60o e A B C = 90o.

A medida da soma dos lados do quadrilátero é:

  1. 11
  2. 12
  3. 13
  4. 14
  5. 15

Resposta: B

Resolução:

03. (IFSP) O transporte alternativo é uma maneira de locomover-se usando um meio diferente dos mais tradicionais. A bicicleta é um exemplo disso. Em alguns lugares, ela é usada porque é mais barata, como no interior do Brasil e em países como a Índia e China. Outras pessoas escolhem andar de bicicleta por uma questão ideológica, porque elas não agridem o meio ambiente e não causam tantos transtornos quanto os carros. Usando uma bicicleta, uma pessoa sai do ponto A e dirige-se ao ponto B. O percurso, dado em km, representado pelos segmentos AC, CD e DB está esboçado no gráfico abaixo.

Considerando √2 = 1,4 assinale a alternativa que apresenta a distância percorrida pela pessoa do ponto A ao ponto B.

  1. 56 km
  2. 21 km
  3. 20 km
  4. 15 km
  5. 10 km

Resposta: A

Resolução: Observe que ambos os segmentos CE e ED medem 15 km. Utilizando o teorema de Pitágoras, calcularemos o comprimento do segmento CD:

CD2 = 152 + 152

CD2 = 225 + 225

CD2 = 450

CD = √450

Simplificando √450 pelo processo de fatoração, obtemos:

√450 = √(2·32·52) = 3·5√2 = 15·√2 = 15·1,4 = 21

Para descobrir a distância percorrida entre os pontos A e B, basta somar os comprimentos dos segmentos AC, CD e DB:

AC + CD + DB = 15 + 21 + 20 = 56 km

4. (UEL) Um engenheiro fez um projeto para a construção de um prédio (andar térreo e mais 6 andares), no qual a diferença de altura entre o piso de um andar e o piso do andar imediatamente superior é de 3,5m. Durante a construção, foi necessária a utilização de rampas para transporte de material do chão do andar térreo até os andares superiores. Uma rampa lisa de 21m de comprimento, fazendo ângulo de 30º com o plano horizontal, foi utilizada. Uma pessoa que subir essa rampa inteira transportará material, no máximo, até o piso do:

  1. 2º andar.
  2. 3º andar.
  3. 4º andar.
  4. 5º andar.
  5. 6º andar.

Resposta: B

Resolução:

Logo altura máxima = 21 x 0,5 = 10,5

Sabendo-se que cada andar tem 3,5 metros

10,5/3,5=3

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