Expressões Algébricas

Gabarito de Matemática sobre o tema Expressões Algébricas com questões de Vestibulares.


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01. (FATEC) Amanda resolveu complementar seu orçamento doméstico como motorista por aplicativo. Como já possui um automóvel inscreveu-se numa plataforma em que o valor cobrado do passageiro por viagem depende basicamente de três fatores:

• o valor fixo de R$ 2,00 cobrado no início de qualquer viagem;

• o valor de R$ 0,26 por minuto de viagem;

• o valor de R$ 1,40 por quilômetro rodado.

Além disso, Amanda sabe que

• a plataforma do aplicativo retém um quarto do valor pago pelo passageiro;

• terá um custo de combustível no valor de R$ 0,28 por quilômetro rodado.

Suponha que ela realizará apenas viagens de 5 km, com duração de 10 minutos cada.

Considerando que Amanda deseja receber mensalmente o valor líquido mínimo de R$ 2.190,00, o menor número de viagens mensais, como motorista de aplicativo, que Amanda precisa fazer é

  1. 280
  2. 300
  3. 320
  4. 340
  5. 360

Resposta: B

Resolução:

02. (Fuvest) Uma treinadora de basquete aplica o seguinte sistema de pontuação em seus treinos de arremesso à cesta: cada jogadora recebe 5 pontos por arremesso acertado e perde 2 pontos por arremesso errado. Ao fim de 50 arremessos, uma das jogadoras contabilizou 124 pontos.

Qual é a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados dessa jogadora?

  1. 12
  2. 14
  3. 16
  4. 18
  5. 20

Resposta: B

Resolução:

03. (UEFS) Gabriela possuía uma quantia, em reais, que correspondia a 21/25 do que possuía sua irmã Heloísa. No dia das crianças, cada uma dessas irmãs ganhou R$ 20,00 e, com isso, Gabriela passou a ter o correspondente a 22/25 da quantia de sua irmã. A diferença entre as quantias que essas irmãs possuem é igual a

  1. R$ 9,30.
  2. R$ 9,60.
  3. R$ 9,90.
  4. R$ 10,20.
  5. R$ 10,50.

Resposta: B

Resolução:

04. (FGV-SP) Sendo x, y e z números reais tais que y/z = 7 e x/y = 3, o valor de x-y/y-z é igual a

  1. 5/4
  2. 4/3
  3. 3/2
  4. 5/3
  5. 7/3

Resposta: E

Resolução:

05. (ESPM) Em uma família, sabe-se que três filhos fazem curso de inglês, dois praticam natação e só um deles faz as duas atividades. As mensalidades do curso de inglês e da natação são, respectivamente, R$ 240,00 e R$ 180,00 por pessoa. A despesa total dessa família apenas com essas atividades dos filhos é de:

  1. R$ 1 500,00
  2. R$ 1 080,00
  3. R$ 1 210,00
  4. R$ 1 380,00
  5. R$ 1 460,00

Resposta: B

Resolução: A despesa total dessa família é de R$ 1.080,00, logo, a alternativa B está correta.

Temos que três filhos fazem curso de inglês. Como o curso de inglês tem uma mensalidade de R$ 240,00, temos que isso custa um total de:

Inglês = 3 x 240

Inglês = R$ 720,00

Dois dos filhos fazem natação e como a natação tem uma mensalidade de R$ 180,00, temos que isso custa um total de:

Natação = 2 x 180

Natação = R$ 360,00

Como só um dos filhos fazem as duas atividades, podemos verificar que o mesmo já foi contabilizado nos cálculos anteriores, assim, o custo total é de:

720 + 360 = R$ 1.080,00

06. (UECE) Se m, p e q são as raízes da equação 6x³ – 11x² + 6x – 1 = 0, então o resultado da divisão da soma m + p + q pelo produto m.p.q é

  1. 13.
  2. 11.
  3. 17.
  4. 15.

Resposta: B

Resolução:

07. (UECE) O termo independente de x no desenvolvimento da expressão algébrica (x² – 1)³.(x² + x + 2)2 é

  1. – 4.
  2. 4.
  3. – 8.
  4. 8.

Resposta: A

Resolução:

08. (UFRR) O valor da expressão (a+b)²- (a-b)² para a = 25 e b=b0 é 1000. Podemos afirmar que o valor de b0 é:

  1. 12
  2. 0
  3. 5
  4. 40
  5. 10

Resposta: E

Resolução: Basta substituir na equação.

(25+b)²-(25-b)²=1000

(625+50b+b²)-(625-50b+b²)=1000

625+50b+b²-625+50b-b²=1000

100b=1000

b=1000/100

b=10

09. (PUC-RS) A expressão | x – a | < 16 também pode ser representada por

  1. x – a < 16
  2. x + a > 16
  3. – a – 16 < x < a + 16
  4. – 16 + a < x < a + 16
  5. x – a < – 16 ou x – a >0

Resposta: D

Resolução: Já que está sendo considerado que o módulo é menor que alguma coisa, precisamos organizar a conta dessa forma:

-16 < | x - a | < 16

Agora só passar o A para cada lado e pronto

-16 + a < |x| < 16 + a

10. (UDESC) Se n é um número inteiro, então a quantidade de números racionais da forma 2n/3n + 15, que são estritamente menores que 7/13, é:

  1. 21
  2. 25
  3. 20
  4. infinita
  5. 27

Resposta: B

Resolução: (2n)/(3n+15) < 7/13

(2n)/(3n+15) - 7/13 < 0

(5n - 105)/(39n + 195) < 0

Tirando as raízes das equações:

5n - 105 = 0

5n = 105

n = 21

39n + 195 = 0

39n = -195

n = -5

Fazendo o estudo dos sinais, chega-se que:

S = {n ∈ ℤ | -5 < n ≤ 21}

De -4 a 21 temos 25 números inteiros.

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