Expressões Algébricas
Gabarito de Matemática sobre o tema Expressões Algébricas com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Expressões Algébricas.
01. (FATEC) Amanda resolveu complementar seu orçamento doméstico como motorista por aplicativo. Como já possui um automóvel inscreveu-se numa plataforma em que o valor cobrado do passageiro por viagem depende basicamente de três fatores:
• o valor fixo de R$ 2,00 cobrado no início de qualquer viagem;
• o valor de R$ 0,26 por minuto de viagem;
• o valor de R$ 1,40 por quilômetro rodado.
Além disso, Amanda sabe que
• a plataforma do aplicativo retém um quarto do valor pago pelo passageiro;
• terá um custo de combustível no valor de R$ 0,28 por quilômetro rodado.
Suponha que ela realizará apenas viagens de 5 km, com duração de 10 minutos cada.
Considerando que Amanda deseja receber mensalmente o valor líquido mínimo de R$ 2.190,00, o menor número de viagens mensais, como motorista de aplicativo, que Amanda precisa fazer é
- 280
- 300
- 320
- 340
- 360
Resposta: B
Resolução:
02. (Fuvest) Uma treinadora de basquete aplica o seguinte sistema de pontuação em seus treinos de arremesso à cesta: cada jogadora recebe 5 pontos por arremesso acertado e perde 2 pontos por arremesso errado. Ao fim de 50 arremessos, uma das jogadoras contabilizou 124 pontos.
Qual é a diferença entre as quantidades de arremessos acertados e errados dessa jogadora?
- 12
- 14
- 16
- 18
- 20
Resposta: B
Resolução:
03. (UEFS) Gabriela possuía uma quantia, em reais, que correspondia a 21/25 do que possuía sua irmã Heloísa. No dia das crianças, cada uma dessas irmãs ganhou R$ 20,00 e, com isso, Gabriela passou a ter o correspondente a 22/25 da quantia de sua irmã. A diferença entre as quantias que essas irmãs possuem é igual a
- R$ 9,30.
- R$ 9,60.
- R$ 9,90.
- R$ 10,20.
- R$ 10,50.
Resposta: B
Resolução:
04. (FGV-SP) Sendo x, y e z números reais tais que y/z = 7 e x/y = 3, o valor de x-y/y-z é igual a
- 5/4
- 4/3
- 3/2
- 5/3
- 7/3
Resposta: E
Resolução:
05. (ESPM) Em uma família, sabe-se que três filhos fazem curso de inglês, dois praticam natação e só um deles faz as duas atividades. As mensalidades do curso de inglês e da natação são, respectivamente, R$ 240,00 e R$ 180,00 por pessoa. A despesa total dessa família apenas com essas atividades dos filhos é de:
- R$ 1 500,00
- R$ 1 080,00
- R$ 1 210,00
- R$ 1 380,00
- R$ 1 460,00
Resposta: B
Resolução: A despesa total dessa família é de R$ 1.080,00, logo, a alternativa B está correta.
Temos que três filhos fazem curso de inglês. Como o curso de inglês tem uma mensalidade de R$ 240,00, temos que isso custa um total de:
Inglês = 3 x 240
Inglês = R$ 720,00
Dois dos filhos fazem natação e como a natação tem uma mensalidade de R$ 180,00, temos que isso custa um total de:
Natação = 2 x 180
Natação = R$ 360,00
Como só um dos filhos fazem as duas atividades, podemos verificar que o mesmo já foi contabilizado nos cálculos anteriores, assim, o custo total é de:
720 + 360 = R$ 1.080,00
06. (UECE) Se m, p e q são as raízes da equação 6x³ – 11x² + 6x – 1 = 0, então o resultado da divisão da soma m + p + q pelo produto m.p.q é
- 13.
- 11.
- 17.
- 15.
Resposta: B
Resolução:
07. (UECE) O termo independente de x no desenvolvimento da expressão algébrica (x² – 1)³.(x² + x + 2)2 é
- – 4.
- 4.
- – 8.
- 8.
Resposta: A
Resolução:
08. (UFRR) O valor da expressão (a+b)²- (a-b)² para a = 25 e b=b0 é 1000. Podemos afirmar que o valor de b0 é:
- 12
- 0
- 5
- 40
- 10
Resposta: E
Resolução: Basta substituir na equação.
(25+b)²-(25-b)²=1000
(625+50b+b²)-(625-50b+b²)=1000
625+50b+b²-625+50b-b²=1000
100b=1000
b=1000/100
b=10
09. (PUC-RS) A expressão | x – a | < 16 também pode ser representada por
- x – a < 16
- x + a > 16
- – a – 16 < x < a + 16
- – 16 + a < x < a + 16
- x – a < – 16 ou x – a >0
Resposta: D
Resolução: Já que está sendo considerado que o módulo é menor que alguma coisa, precisamos organizar a conta dessa forma:
-16 < | x - a | < 16
Agora só passar o A para cada lado e pronto
-16 + a < |x| < 16 + a
10. (UDESC) Se n é um número inteiro, então a quantidade de números racionais da forma 2n/3n + 15, que são estritamente menores que 7/13, é:
- 21
- 25
- 20
- infinita
- 27
Resposta: B
Resolução: (2n)/(3n+15) < 7/13
(2n)/(3n+15) - 7/13 < 0
(5n - 105)/(39n + 195) < 0
Tirando as raízes das equações:
5n - 105 = 0
5n = 105
n = 21
39n + 195 = 0
39n = -195
n = -5
Fazendo o estudo dos sinais, chega-se que:
S = {n ∈ ℤ | -5 < n ≤ 21}
De -4 a 21 temos 25 números inteiros.