Home > Banco de Questões > Biologia > Simulados

Biotecnologia e Genética III

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Biotecnologia e Genética com questões de Vestibulares.



01. (UNESP) Um homem de genótipo AaBb em arranjo cis teve um filho com uma mulher duplo-homozigótica dominante para estes genes autossômicos. O gene A está distante 8 unidades de recombinação (UR) de B.

Há menor probabilidade de o genótipo dessa criança ser

  1. AaBB ou AaBb.
  2. AABB ou AABb.
  3. AABB ou AaBB.
  4. AABb ou AaBb.
  5. AABb ou AaBB.

02. (UNESP) O heredograma mostra os tipos sanguíneos do sistema ABO de alguns familiares de João e de Maria.

A probabilidade de João e Maria terem uma criança com o mesmo tipo sanguíneo da mãe de Maria é

  1. 1/8.
  2. 1/2.
  3. 1/4.
  4. 1/16.
  5. 1/32.

03. (FATEC) Atualmente existem exames pré-natais não invasivos capazes de detectar anomalias cromossômicas nos embriões humanos a partir da décima semana de gestação apenas com a análise de uma amostra de sangue materno, do qual é recolhido DNA fetal diluído.

Suponha que uma mulher tenha se submetido a um desses exames durante a gravidez, e que o resultado do laboratório tenha indicado que o feto tem exatamente um par de cromossomos 13, exatamente um par de cromossomos 18, exatamente um par de cromossomos 21, apenas um cromossomo X e nenhum cromossomo Y.

Contando apenas com esses dados, o laudo do exame deve ser o de que o bebê, quando nascer, apresentará sexo biológico

  1. feminino e síndrome de Turner.
  2. feminino e síndrome de Klinefelter.
  3. masculino e síndrome de Edwards.
  4. masculino e síndrome de Down.
  5. masculino e síndrome de Patau.

04. (FGV-SP) O padrão genético da cor da pelagem na raça bovina Shorthorn é um exemplo de codominância cujos dois alelos autossômicos envolvidos na pigmentação do pelo se manifestam no heterozigoto, denominado ruão. Os homozigotos apresentam a cor da pelagem vermelha ou branca.

Um criador dessa raça, ao cruzar um casal de animais cuja pelagem é do tipo ruão, em três gestações subsequentes, obteve, em cada gestação, uma fêmea com pelagem vermelha.

A probabilidade de repetição idêntica desses resultados nas próximas três gestações seguidas, a partir dos mesmos animais reprodutores, é de

  1. 1/16.
  2. 1/24.
  3. 1/128.
  4. 1/512.
  5. 1/4096.

05. (UFT) Gregor Mendel realizou os experimentos primordiais da genética. Em um dos experimentos, Mendel fez o cruzamento de duas plantas de ervilha de linhagens puras, uma possuía sementes lisas com traço dominante e a outra possuía sementes rugosas com traço recessivo. Quais fenótipos foram observados nas plantas das gerações F1 e F2, e em quais proporções?

  1. F1: 100% de plantas com sementes lisas. F2: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas.
  2. F1: 100% de plantas com sementes lisas. F2: 50% de plantas com sementes lisas e 50% de plantas com sementes rugosas.
  3. F1: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas. F2: 100% de plantas com sementes lisas.
  4. F1: 75% de plantas com sementes lisas e 25% de plantas com sementes rugosas. F2: 50% de plantas com sementes lisas e 50% de plantas com sementes rugosas.

06. (FGV-SP) 1. A tecnologia para modificar geneticamente o mosquito Aedes aegypti utiliza dois genes: o primeiro, chamado tVAN, aumenta a produção de uma proteína na larva que, quando acumulada, morre antes de virar mosquito. O outro é o DisRed2, que permite identificar os insetos modificados usando uma luz específica, de modo que se consiga diferenciá-los dos mosquitos selvagens.

2. A fábrica tem capacidade de produzir 60 milhões de mosquitos por semana, e funciona como um grande criadouro. Tem uma área para a produção de ovos que serão modificados geneticamente. Esses ovos passam por etapa de eclosão, viram larvas, formam casulos até chegarem à fase de mosquito. Em todas essas etapas, eles são alimentados. O processo dura cerca de 14 dias, quando apenas os mosquitos machos são, enfim, liberados.

(http://epoca.globo.com. Adaptado)

Os parágrafos 1 e 2 foram retirados de uma notícia a respeito de uma metodologia de combate ao Aedes aegypti por meio da soltura de mosquitos machos gerados em larga escala em laboratório.

Tais parágrafos fazem referência, respectivamente,

  1. ao mapeamento genético e à metamorfose total desses mosquitos.
  2. às mutações induzidas e à metamorfose parcial desses mosquitos.
  3. à tecnologia do DNA recombinante e ao desenvolvimento indireto dos mosquitos
  4. à seleção artificial e ao desenvolvimento direto desses mosquitos.
  5. à genética de populações e à ausência de metamorfose dos mosquitos.

07. (UFRGS) Em agosto de 2018, foi divulgada, na revista Nature, a descoberta de um fóssil híbrido entre duas espécies humanas já extintas. Trata-se do fóssil de uma garota de 13 anos, de mãe neandertal e pai denisovano que viveu há 50 mil anos.

Sabendo-se que o DNA das duas espécies, bem como o da garota híbrida, foi sequenciado, considere as afirmações abaixo.

I - A garota pode ser considerada um híbrido, pois apresenta genes típicos de cada uma das espécies na mesma proporção.

II - A mãe era neandertal, conforme evidenciado pelas mitocôndrias da garota.

III- O pai era denisovano, conforme evidenciado pelo cromossomo Y do fóssil híbrido.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas III.
  3. Apenas I e II.
  4. Apenas II e III.
  5. I, II e III.

08. (PUC-PR) Leia a seguir.

O fenótipo “falta de cauda” nos gatos Manx é produzido por um alelo letal. Uma única dose do alelo Manx no genótipo interfere gravemente no desenvolvimento normal da coluna, resultando na falta de cauda nos animais heterozigotos. A dose dupla do gene produz uma anomalia tão grave que durante o desenvolvimento intrauterino o embrião não sobrevive.

Considere uma fêmea heterozigota que foi cruzada com machos de mesmo genótipo. Após vários cruzamentos, ela deu à luz vinte e quatro filhotes.

Qual o número esperado de filhotes machos e sem cauda entre esses descendentes?

  1. 4.
  2. 8.
  3. 12.
  4. 16.
  5. 18.

09. (UFRGS) Nas galinhas, existe um tipo de herança ligada ao cromossomo sexual que confere presença ou ausência de listras (ou barras) nas penas. Galos homozigotos barrados (ZB ZB) foram cruzados com galinhas não barradas (Zb W), resultando em uma F1 de galos e galinhas barradas. Considerando uma F2 de 640 aves, a proporção fenotípica esperada será de

  1. 480 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 80 galinhas barradas.
  2. 80 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 480 galinhas barradas.
  3. 40 galos barrados, 80 galinhas não barradas e 520 galinhas barradas.
  4. 320 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 160 galinhas barradas.
  5. 160 galos barrados, 160 galinhas não barradas e 320 galinhas barradas.

10. (UDESC) No incêndio que atingiu o norte de Portugal, 42 pessoas morreram e centenas ficaram feridas, embora os corpos das vítimas fatais ficassem queimados e irreconhecíveis, foi possível preparar, a partir de fragmentos de tecidos, amostras de DNA nuclear e DNA mitocondrial de todas vítimas. Entre as vítimas que faleceram no incêndio, estavam dois filhos do sexo masculino de mães diferentes de um mesmo pai que não morreu no incêndio. Usando a análise de DNA para a determinação da paternidade dos filhos, assinale a afirmação correta:

  1. DNA mitocondrial do pai com o DNA mitocondrial das vítimas.
  2. DNA nuclear do cromossomo Y do pai com DNA nuclear do cromossomo Y das vítimas.
  3. DNA mitocondrial do pai com o DNA nuclear do cromossomo Y das vítimas.
  4. DNA nuclear do cromossomo Y do pai com o DNA mitocondrial das vítimas.
  5. DNA nuclear do cromossomo X do pai com o DNA nuclear das vítimas.

11. (UEMG) Na espécie humana, as mutações denominadas cromossômicas, como a aneuploidia, são consequências de não disjunções na meiose e podem originar a

  1. distrofia muscular de Duchenne.
  2. hemofilia.
  3. síndrome de Down.
  4. adrenoleucodistrofia.

12. (UFPR) Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem:

  1. 9 pretos – 3 marrons – 4 albinos.
  2. 9 pretos – 4 marrons – 3 albinos.
  3. 3 pretos – 1 albino.
  4. 1 preto – 2 marrons – 1 albino.
  5. 3 pretos – 1 marrom.

13. (URCA) A Síndrome de Down é um distúrbio genético presente em 1 a cada 800 nascimentos, com alta prevalência em humanos. Foi reconhecida pela vez primeira na década de 1860 pelo médico britânico John Langdon Down, porém, até o século XX, crianças nascidas com as alterações eram mortas ou abandonadas. Alguns anos após, pesquisadores mapearam os dois primeiros genes relacionados à alteração que resulta na ocorrência da Síndrome de Down. Ainda assim, as causas para a deficiência intelectual notificada em alguns casos ainda não foram completamente compreendidas. Percebeu-se, entretanto, que a aparente incapacidade dos portadores da síndrome poderia ser superada com maiores incentivos e cuidados.

Sobre a alteração cromossômica da Síndrome de Down, pode-se afirmar:

  1. a alteração ocorre devido à deleção parcial ou total do cromossomo X
  2. as pessoas com Síndrome de Down têm 47 cromossomos no corpo
  3. ocorre quando há um cromossomo X a mais, tornando-se XXY
  4. a síndrome de Down pode ser chamada de Trissomia 18
  5. a trissomia no par de cromossomos 13 também ocasiona a Síndrome de Down.

14. (UFPR) A microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados é o método mais amplamente utilizado para a produção de camundongos transgênicos. Esse método consiste na injeção de uma solução de DNA contendo o transgene de interesse no pronúcleo de um óvulo recém-fertilizado. Os óvulos são então transferidos para os ovidutos de uma fêmea, onde se desenvolvem. Considerando a técnica de microinjeção pronuclear de óvulos fertilizados, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O transgene será expresso nas células somáticas e germinativas dos indivíduos transgênicos.

( ) A expressão do transgene ocorrerá pela tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do transgene.

( ) O transgene será transmitido para a descendência do camundongo transgênico de forma mendeliana.

( ) O camundongo transgênico produzirá descendentes com o código genético modificado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo

  1. F – V – F – F.
  2. V – V – F – V.
  3. V – F – V – V.
  4. V – V – V – F.
  5. F – F – V – V.

15. (UFN) "Nas diversas populações de uma espécie, os indivíduos apresentam diferentes combinações de alelos, que surgem por mutações ocorridas em sua história evolutiva".

(Amabis; Martho, 2013, p.357)

Essa mutação é uma alteração no(a)_________ que pode resultar na síntese ou mudança de uma__________. Se uma mutação ocorre em uma célula_________, ela é herdável e pode ser transmitida de uma geração para outra.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.

  1. gene - proteína - reprodutiva
  2. célula - enzima - reprodutiva
  3. cromossomo - proteína - somática
  4. gene - enzima - somática
  5. célula - proteína - reprodutiva





.