Fotografia
Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Fotografia com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fotografia.
01. (UPE) Observe a imagem a seguir:
Ela demonstra uma imbricação entre pintura e fotografia, que é parte integrante da arte do Brasil no século XIX, que teve como movimentos importantes
- Cubismo e Dadaísmo.
- Realismo e Naturalismo.
- Futurismo e Impressionismo.
- Abstracionismo e Surrealismo.
- Romantismo e Pós-Modernismo.
02. (UFGD) Analise a seguir as fotografias de indivíduos da etnia Awá-Guajá, de Sebastião Salgado.
Sobre essas fotografias, é correto afirmar que
- representam uma comunidade extemporânea e imaginária, diferente das comunidades indígenas da atualidade, que já desfrutam de recursos tecnológicos e têm pouco ou nenhum contato com produtos florestais.
- apresentam cenas do cotidiano dos indígenas e revelam a integração entre indivíduo e natureza em áreas habitadas por uma etnia composta por nômades e coletores.
- apresentam a vida dos povos da Amazônia em áreas protegidas pela Funai e denunciam a indiferença governamental em relação à questão indígena.
- mostram o desprezo das comunidades urbanas em relação ao estilo de vida dos indígenas que, desde a chegada dos portugueses em 1500, têm sido vítimas da violência e da aculturação por parte dos europeus.
- revelam uma estética autoral que retrata o elemento humano como coadjuvante e apresenta a natureza exuberante da Amazônia como a real protagonista.
03. (ENCCEJA) Eduardo Nascimento é um fotógrafo de Antonina, uma pacata cidade no litoral paranaense.
Por meio dessa fotografia, o artista
- denuncia a falta de educação de parte da população de sua cidade.
- explora a ironia da cena do cotidiano como tema artístico.
- elege o abandono da cidade como inspiração.
- revela a ausência de pessoas nas cidades.
04. (ENEM 2020)
A obra de Joseph Kosuth data de 1965 e se constitui por uma fotografia de cadeira, uma cadeira exposta e um quadro com o verbete “Cadeira”.
Trata-se de um exemplo de arte conceitual que revela o paradoxo entre verdade e imitação, já que a arte
- não é a realidade, mas uma representação dela.
- fundamenta-se na repetição, construindo variações.
- não se define, pois depende da interpretação do fruidor.
- resiste ao tempo, beneficiada por múltiplas formas de registro.
- redesenha a verdade, aproximando-se das definições lexicais.
05. (Unimontes) Veja a reprodução de duas das fotografias de Sebastião Salgado, da série Os Awá-Guajá:
Comparando as reproduções acima com A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, pode-se afirmar, EXCETO
- Enquanto a celebração da missa e a cruz elevada concentram os olhares na obra de Meirelles, Salgado apresenta o olhar dos Awá-Guajá nos questionando, espectadores externos à cena.
- Enquanto em Salgado há componentes de crítica social, em Meirelles há adesão aos interesses do colonizador.
- A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena.
- Enquanto Salgado descentraliza o olhar mostrando integração entre o homem e o espaço natural, a tela de Meirelles é repartida entre o espaço selvagem e o civilizado.
06. (Enem 2019)
Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na
- apropriação parodística das técnicas e materiais utilizados.
- reflexão acerca dos sistemas de circulação da arte.
- simplificação dos traços da composição pictórica.
- contraposição de linguagens artísticas distintas.
- crítica ao advento do abstracionismo.