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Impressionismo

Lista de 16 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Impressionismo com questões de Vestibulares.


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01. (UEL) Analise a figura e leia o texto a seguir.

Para Edgar Degas, o artista não é um simples receptor, uma tela sobre a qual se projeta uma imagem, ele é um ser empenhado em captar a realidade, em se apropriar do espaço. Em seus quadros, alguns temas se repetem: os gestos rítmicos das bailarinas e as mulheres executando movimentos cotidianos, como pentear-se ou banhar-se.

(Adaptado de: ARGAN, J. C. História da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.104-109.)

Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir.

I. Os impressionistas eram unânimes em relação à compreensão da sensação visual como fenômeno mental.

II. Monet promovia a dissolução visual do mundo em suas telas e Degas voltou-se para um desenho que estrutura a ação no espaço.

III. Degas recorreu, sem preconceitos, à fotografia, e isso é perceptível em seus desenhos e pinturas, sobretudo pelos enquadramentos.

IV. Em Mulher penteando seu cabelo, nota-se a pose complexa, o movimento suspenso capturado em uma etapa do esforço físico e a tensão formulada por linhas e manchas.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

02. (UEL) Observe a figura e leia os textos a seguir.

O impressionismo substituiu o enfoque conceitual da natureza pelo enfoque perceptual, baseado na experiência de fato.

(Adaptado de: DENVIR, B., 1974. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.249.)

Os pintores neoimpressionistas são aqueles que instauraram e, depois de 1886, desenvolveram a técnica de divisão, empregando como meio de expressão a mistura óptica de tons e tintas. Para estes pintores, o ritmo, a medida, o contraste foram conduzidos a esta técnica, atendendo ao seu desejo de um máximo de luminosidade, coloração e harmonia.

(Adaptado de: SIGNAC, P., 1899. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.250.)

A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo e o Neoimpressionismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Exploração de novos parâmetros e concepções a partir das descobertas sobre a fotografia, a óptica, a física e o funcionamento da visão.

( ) Enfoque perceptual que destaca os elementos visuais, como ponto, luz e cor, baseado na experiência visual.

( ) Ênfase nos padrões acadêmicos dos salões oficiais e preferência pela representação naturalista da figura humana.

( ) Recusa dos hábitos de ateliê, como iluminar modelos e começar com o desenho de contornos para depois passar ao claro-escuro e à cor, dando preferência ao trabalho ao ar livre.

( ) Recusa da pesquisa sobre a percepção óptica quanto à decomposição da luz em componentes cromáticos.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, V, F, V, F.
  2. V, F, V, F, V.
  3. V, F, F, F, V.
  4. F, V, F, V, F.
  5. F, F, V, F, V.

03. (UFMS) Sobre o Impressionismo, assinale a alternativa correta

  1. O movimento Impressionista foi representado por Litchtenstein, Edward Hopper e Andy Warhol, artistas franceses do início do século XX.
  2. O movimento Impressionista, chamado de “arte de sensação rápida”, foi assim identificado por suas obras de construções de móbiles.
  3. Com o advento da fotografia, o movimento Impressionista teve que reinventar os modelos de pintura da época, tendo como grandes nomes: Monet, Manet, Renoir, Sisley e Degas.
  4. No movimento Impressionista, a utilização do recurso da impressão serigráfica foi o mais empregado pelos artistas do período.
  5. A pintura Impressionista tinha como característica a cor chapada e sem luminosidade direcional, composta por formas geométricas e orgânicas.

04. (UFG) Analise os quadros.

A comparação entre as pinturas de Renoir e Picasso revela uma mudança fundamental na concepção artística, no início do século XX. Essa mudança pode ser identificada na

  1. ausência de perspectiva, trazendo as figuras representadas para o primeiro plano do quadro.
  2. desconsideração da forma, resultando em uma estética degenerada dos corpos.
  3. recusa na imitação realística das formas, instituindo a representação abstrata das figuras.
  4. utilização do sombreamento, ampliando a percepção acerca dos detalhes pictóricos.
  5. escolha temática das obras artísticas, permeadas pela emoção e pela exploração do universo privado.

05. (UEM) O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no final do século XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s).

  1. 01) A pintura impressionista postulava uma nova concepção do espaço, sem o uso da “perspectiva científica” renascentista.
  2. 02) Os impressionistas tiveram um sucesso imediato, tendo os pintores deste movimento recebido vários prêmios da Academia Francesa de Belas Artes.
  3. 04) Uma explicação para o uso do termo impressionista é o fato de, durante muitos anos, os pintores deste movimento terem representado apenas crepúsculos.
  4. 08) Um dos pintores impressionistas mais conhecidos é Claude Monet.
  5. 16) O uso dos pigmentos e a pintura ao ar livre são duas características marcantes do Impressionismo.

06. (UESP) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:

  1. procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.
  2. seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana.
  3. firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses
  4. negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens.
  5. tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia.

07. (UFU) No final do século XVIII e durante o século XIX, a cultura europeia sofreu importantes transformações, sobretudo no campo da pintura e da literatura. A respeito deste contexto, podemos afirmar que

I - o Romantismo, marcado pela emoção, pelo sentimento e pela individualidade, criticava as regras acadêmicas e propunha a liberdade de expressão e a espontaneidade, nele se destacando o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo.

II - o Realismo pretendia realizar uma volta ao classissismo e ao barroco, retratando a imponência das fábricas, a riqueza das cidades e o progresso da civilização, por meio do avanço tecnológico, nele se destacando os pintores Pablo Picasso e Eugene Delacroix.

III - os seguidores do Impressionismo defendiam uma reprodução da realidade conforme as impressões recolhidas pelos sentidos, enfatizando o uso da luz e das cores, nele se destacando os pintores Monet e Renoir.

IV- o Naturalismo, cujos maiores representantes foram Charles Dickens e Dostoievski, promovia a identidade nacional e a valorização da cultura burguesa, em contraposição ao multiculturalismo pregado pelos realistas.

Assinale a alternativa correta.

  1. Apenas I e III são corretas.
  2. Apenas I e IV são corretas.
  3. Apenas III e IV são corretas.
  4. Apenas II e III são corretas.

08. (UFSM) Leia atentamente o texto a seguir:

O que provocou esta revolução da mancha de cor? Não o sabemos e o próprio Manet decerto não lhe previu as implicações. Tudo leva a crer que ele sentiu a urgência de criar um novo estilo como resposta ao desafio da fotografia. O “lápis da natureza”, inventado um quarto de século antes, confirmara a verdade objetiva da perspectiva renascentista, mas estabelecera um nível de representação exata a que nenhuma imagem feita à mão poderia aspirar. Era preciso salvar a pintura da competição com a máquina fotográfica.

(JANSON, 1996, p. 356).

Refletindo sobre a relação entre a invenção da fotografia e a pintura moderna, analise as afirmações.

I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições etc.

II. Apesar dos esforços dos artistas para reinventar a pintura no século XX, a invenção da fotografia e, posteriormente, do cinema faz com que a pintura seja gradualmente aposentada e torne-se inexpressiva na Arte Moderna.

III. Por ser apenas um meio de reprodução mecânica da realidade, não podemos classificar a fotografia como uma forma de arte propriamente dita.

É correto o que se afirma apenas em:

  1. I
  2. II
  3. III
  4. I e II

09. (UFSCAR) A pintura apresentada ("Banheira", Edgar Degas, 1886) pode ser considerada uma obra impressionista

  1. pela rigidez dos movimentos dos traços e construção vertical das formas.
  2. pela presença de um corpo nu expressando a dignidade e o poder humano.
  3. pela cópia mecânica da vida cotidiana e simultânea alteração da realidade.
  4. pelo esforço de reduzir a luz, manter os traços retos, os contornos grossos e o sabor primitivo da vida.
  5. pela preocupação com a luminosidade e sua incidência nas formas e o valor atribuído à beleza e à própria arte.

10. (UESPI) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas:

  1. Procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais.
  2. Seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana.
  3. Firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses
  4. Negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens.
  5. Tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia.

11. (UEL) Texto IV

É impossível não partilhar a sensação de excitação, autoconfiança e orgulho que empolgava os que viveram a época quando a estrada de ferro ligou pela primeira vez o Passo de Calais ao Mediterrâneo e quando os trilhos percorreram o caminho do Oeste norte-americano, o subcontinente indiano na década de 1860 e o interior da América Latina na década de 1870. Como podemos negar a admiração por estas tropas de choque da industrialização que construíram tudo isso e que deixaram seus ossos ao longo de cada milha de trilhos?

(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric J. A era do capital. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 74.)

Texto V

Essa Maria Fumaça é devagar quase parada Ô seu foguista, bota fogo na fogueira Que essa chaleira tem que estar até sexta-feira Na estação de Pedro Osório, sim senhor Se esse trem não chega a tempo vou perder meu casamento Atraca, atraca-lhe carvão nessa lareira Esse fogão é que acelera essa banheira...

(KLEITON e KLEDIR. Maria Fumaça. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2009.)

Com base na figura 2 e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir:

I. Monet foi um artista que, embora utilizando a fotografia, pouco proveito tirou da representação naturalista.

II. Na pintura impressionista o tema deve ser coerente e completo sob o ponto de vista da unidade compositiva.

III. Para Monet, pintar as ferrovias significava representar a atmosfera luminosa que as caracterizava.

IV. Enquanto a arte acadêmica valorizava os grandes temas históricos e mitológicos, os pintores impressionistas adotavam fatos da vida cotidiana.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

12. (Enem 2010) Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a

  1. retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
  2. usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
  3. retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
  4. usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
  5. usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.

13. (PUC-PR) Observe a imagem abaixo.

O quadro Bal du moulin de la Gallette, de Auguste Renoir, é um dos símbolos do Impressionismo.

Ao retratar uma cena do cotidiano parisiense no final do século XIX, Renoir também retratou um período histórico da Europa que ficou conhecido como

  1. Os Trinta Gloriosos.
  2. O Longo Século XIX.
  3. O Breve Século XX.
  4. A Era das Revoluções.
  5. Belle Époque.

14. (Unichristus) A Catedral de Rouen, importante cidade da França, começou a ser erguida no final do século XII e é uma das mais belas construções góticas francesas. Nas imagens anteriores, ocorre uma variação das cores e da aparência da fachada da catedral.

A causa dessa variação é a mudança da luz: Monet, pintor impressionista, fez as pinturas em diferentes momentos do dia, comprovando sua ideia de que

  1. as cores da natureza e dos objetos expostos ao ar livre se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
  2. as formas dos elementos da natureza e a textura das coisas se alteram de acordo com a luz solar e a temperatura do local.
  3. os elementos da natureza podem ser representados em três formas geométricas: esfera, cone e cilindro.
  4. a deformação das coisas de forma caricatural evidencia os aspectos idealizados da natureza.
  5. a imprecisão das imagens representa os sentimentos mais íntimos do ser humano.

15. (Unichristus) A obra Almoço na relva, de Manet, é inovadora primeiramente pelo clima de realidade que apresenta, pois os personagens da tela eram pessoas conhecidas da sociedade parisiense e não seres lendários como nas obras renascentistas. Em segundo lugar, pela composição elaborada que a obra apresenta.

O interessante dessa composição é o sistema de

  1. fragmentação imagética.
  2. ausência de perspectiva.
  3. geometrização dos personagens.
  4. triângulos que se inter-relacionam.
  5. repetição exaustiva de personagens.

16. (UNICENTRO) Em busca de um avanço naturalista nas suas obras, os artistas Degas, Renoir e Monet passaram a explorar novas composições artísticas, que resultaram no estilo denominado Impressionismo.

Esses artistas impressionistas passaram a

  1. usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
  2. retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
  3. retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
  4. usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.
  5. usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.

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