Gabarito: República Velha
Questão: 01 (Enem PPL 2020) Sendo função social antes que direito, o voto era concedido àqueles a quem a sociedade julgava poder confiar sua preservação. No Império, como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência de alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, os praças de pré, os membros de ordens religiosas.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 02 (Enem Digital 2020) O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 03 (Enem Digital 2020) Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 04 (Enem Digital 2020) Chamando o repórter de “cidadão”, em 1904, o preto acapoeirado justificava a revolta: era para “não andarem dizendo que o povo é carneiro. De vez em quando é bom a negrada mostrar que sabe morrer como homem!”. Para ele, a vacinação em si não era importante — embora não admitisse de modo algum deixar os homens da higiene meter o tal ferro em suas virilhas. O mais importante era “mostrar ao governo que ele não põe o pé no pescoço do povo”.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 05 (Enem 2016) As camadas dirigentes paulistas na segunda metade do século XIX recorriam à história e à figura dos bandeirantes. Para os paulistas, desde o início da colonização, os habitantes de Piratininga (antido nome de São Paulo) tinham sido responsáveis pela ampliação do território nacional, enriquecendo a metrópole portuguesa com o ouro e expandindo suas possessões. Graças à integração territoral que promoveram, os bandeirantes eram tidos ainda como fundadores da unidade nacional. Representavam a lealdade à província de São Paulo e ao Brasil.
Resposta: D
Questão: 06 (Enem 2014) O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.
Resposta: B
Resolução: A citação expressa a estratégia politica no sentido de atrair o apoio das oligarquias regionais.
Campos Sales lançou duas grandes políticas: A política do Café com Leite e a Política dos Governadores.
A primeira unia SP e MG no controle do governo federal, e a última, estabelecia um pacto de não interferência e apoio entre governo estadual e federal.
Fonte: Youtube
Questão: 07 (Enem 2014) A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
Resposta: D
Fonte: Youtube
Questão: 08 (Enem PPL 2013) No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.
Resposta: B
Fonte: Youtube
Questão: 09 (Enem PPL 2013) O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como
Resposta: A
Fonte: Youtube
Questão: 10 (Enem PPL 2011) Antes de tomar posse no seu cargo, ainda na Europa, Rio Branco agira no sentido de afastar o perigo imediato do Bolivian Syndicate, empresa estadunidense, e propusera a compra do território do Acre. Recusada essa ideia, propôs o Governo brasileiro a troca de territórios e ofereceu compensação, como a de favorecer, por uma estrada de ferro, o tráfego comercial pelo rio Madeira, entendendo-se diretamente com o Bolivian Syndicate.
Resposta: E
Resolução: Durante a primeira metade do século XX não somente foram explorados os territórios da África e da Ásia, mas as garras do imperialismo se estendiam para as Américas novamente, no entanto agora o imperialismo vinha do mesmo lado do Atlântico, os Estados Unidos pretendiam expandir e manter seus negócios nos vizinhos americanos já que estes tinham uma economia muitíssimo mais industrializada do que os países primário exportadores no restante da América.
Questão: 11 (Enem 2011) Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final.
Resposta: C
Resolução: As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas
Questão: 12 (Enem 2011) “Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.”
Resposta: E
Resolução: O coronelismo constituiu-se em uma prática sociopolítica comum no Brasil durante o período da República Velha, ou Primeira República (1989-1930) e causou um grande fortalecimento das oligarquias, assim como da opressão da população através do domínio dos coronéis, que deram origem ao nome da prática.
Neste período, o país era predominantemente agrário. E o coronelismo surge a partir do domínio de poucos fazendeiros, ou coronéis, na maioria das terras, e desse modo, eles exerciam grande poder no controle local.
Eles asseguravam o controle do voto da comunidade local, ou seja, camadas inferiores da sociedade, o conhecido “voto de cabresto”, para os seus candidatos escolhidos em esferas locais, estaduais e federais, que lhes ofereciam favores em troca dos votos. Muitas vezes, não bastasse a influência, a violência também era utilizada.
Questão: 13 (Enem PPL 2010) Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata, liderada por João Cândido, e descrita na música, foi
Resposta: D
Resolução: É correta a alternativa D, tendo a Revolta da Chibata sido uma revolta de homens livres e ocorrida já no contexto da República Velha, tendo como principal objetivo acabar com os castigos físicos e outras formas de tratamento indigno que os marinheiros (em sua maioria negros ou mestiços) sofriam.
A Revolta começou como um motim dos marinheiros do Minas Gerais, na época o navio de guerra mais poderoso de todas as Marinhas da América do Sul, que assassinaram alguns de seus oficiais, tomaram o controle do navio e ameaçaram disparar contra prédios do governo se medidas não fossem tomadas para acabar com as injustiças sofridas no navio.
Questão: 14 (Enem PPL 2009) Na primeira República, uma grande parcela da população brasileira vivia na mais extrema miséria, ou seja, convivia com os baixos salários, sem terras, devido à concentração fundiária, e explorada pelos coronéis. Uma forma de reação era a organização da população por meio de movimentos sociais, tendo alguns caráter messiânico, e outros sendo caracterizados como banditismo social. Os movimentos messiânicos misturavam misticismo, revolta e política.
Resposta: A
Resolução: É correta a alternativa A, embora deva-se ressaltar que a verdadeira ameaça representada por Conselheiro não era contra o Governo Federal, mas sim contra os latifundiários locais.
Conselheiro, ao reunir em seu arraial um grande número dos camponeses locais, estabeleceu uma sociedade onde a propriedade privada das terras havia sido abolida, onde a República não era, por razões religiosas, reconhecida e que oferecia uma alternativa aos camponeses da região, que deixaram de ser explorados pelos latifundiários e se mudaram em massa para Canudos.
Questão: 15 (Enem PPL 2009) Leia o fragmento sobre as manifestações musicais da sociedade brasileira no início da República apresentado a seguir.
Resposta: D
Resolução: No início da República até o século XIX as influências que constituíram a música brasileira vinham de Portugal, como a popular e a erudita, logo após vieram contribuições africanas nos ritmos instrumentos e danças.
As manifestações musicais populares em alguns casos faziam críticas aos costumes da época e eram alvo de preconceito
Na passagem dos séculos XIX para XX a música popular começou a ganhar sonoridades tipicamente brasileiras através do frevo, samba e choro.
Ela passou a ganhar uma identidade própria e novas referências ganhado o respeito de elites e consolidação de gêneros como sama, rock, bossa nova, forró, baião, entre outros.
Questão: 16 (Enem 2006) No principio do século XVII, era bem insignificante e quase miserável a Vila de São Paulo. João de Laet davalhe 200 habitantes, entre portugueses e mestiços, em 100 casas; a Câmara, em 1606, informava que eram 190 os moradores, dos quais 65 andavam homiziados*.
Resposta: D
Resolução: Desenvolvimento sucessivo da economia mineradora, cafeicultora e industrial no Sudeste.