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Pré-História

Lista de 05 exercícios de História com gabarito sobre o tema Pré-História com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Pré-História.




01. (Enem 2020) A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

KI-ZERBO, J A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org) História geral da África, |: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

  1. transmissão dos saberes acumulados.
  2. expansão da propriedade individual.
  3. ruptura da disciplina hierárquica.
  4. surgimento dos laços familiares.
  5. rejeição de práticas exógenas.

02. (ENEM PPL 2019) Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.

PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

  1. sintetizam os ensinamentos da catequese.
  2. enfatizam os esforços de colonização.
  3. tipificam os sítios arqueológicos.
  4. relativizam os registros oficiais.
  5. substituem as narrativas orais.

3. (Enem PPL 2015) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

  1. pendularismo.
  2. nomadismo.
  3. êxodo rural.
  4. transumância.
  5. sedentarismo.

4. (Enem 2009) A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

  1. o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
  2. a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
  3. aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
  4. os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
  5. a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

5. (Enem 1999) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

  1. 365 anos.
  2. 460 anos.
  3. 900 anos.
  4. 10.000 anos.
  5. 460.000 anos.

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