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Idade Média

Lista de 19 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Média com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Média.




01. (Enem 2021) Nem guerras, nem revoltas. Os incêndios eram o mais frequente tormento da vida urbana no Regnum Halicum. Entre 880 e 1080, as cidades estiveram constantemente entregues ao apetite das chamas. A certa altura, a documentação parece vencer pela insistência do vocabulário, levando até o leitor mais critico a cogitar que os medievais tinham razão ao tratar aqueles acontecimentos como castigos que antecediam o julgamento final. Como um quinto cavaleiro apocalíptico, o incêndio agia ao feitio da peste ou da fome: vagando mundo afora, retornava de tempos em tempos e expurgava justos e pecadores num tormento derradeiro, como insistiam os textos do século X. O impacto acarretado sobre as relações sociais era imediato e prolongava-se para além da destruição material. As medidas proclamadas pelas autoridades faziam mais do que reparar os danos e reconstruir a paisagem: elas convertiam a devastação em uma ocasião para alterar e expandir não só a topografia urbana, mas as práticas sociais até então vigentes.

RUST L. D Uma calamidade nssciável Rev. Bras. Mist. n 72, mmo-ago 2016 (adaptado)

De acordo com o texto, a catástrofe descrita impactava as sociedades medievais por proporcionar a

  1. correção dos métodos preventivos e das regras sanitárias.
  2. revelação do descaso público e das degradações ambientais.
  3. transformação do imaginário popular e das crenças religiosas.
  4. remodelação dos sistemas políticos e das administrações locais.
  5. reconfiguração dos espaços ocupados e das dinâmicas comunitárias.

02. (Enem 2021) Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.

VAUCMEZ. A A espiritualidade da idade Média Ocidental, séc. VIN-XIS Lisboa Estampa. 1999

O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)

  1. senhores feudais.
  2. movimentos heréticos.
  3. integrantes das Cruzadas.
  4. corporações de ofícios.
  5. universidades medievais.

03. (Enem Digital 2020) Constantinopla, aquela cidade vasta e esplêndida, com toda a sua riqueza, sua ativa população de mercadores e artesãos, seus cortesãos em seus mantos civis e as grandes damas ricamente vestidas e adornadas, com seus séquitos de eunucos e escravos, despertaram nos cruzados um grande desdém, mesclado a um desconfortável sentimento de inferioridade.

RUNCIMAN, S. A Primeira Cruzada e a fundação do Reino de Jerusalém. Rio de Janeiro: Imago, 2003 (adaptado).

A reação dos europeus quando defrontados com essa cidade ocorreu em função das diferenças entre Oriente e Ocidente quanto aos(às)

  1. modos de organização e participação política.
  2. níveis de disciplina e poderio bélico do exército.
  3. representações e práticas de devoção politeístas.
  4. dinâmicas econômicas e culturais da vida urbana.
  5. formas de individualização e desenvolvimento pessoal.

04. (Enem 2019) A cidade medieval é, antes de mais uma sociedade da abundância, concentrada num pequeno espaço em meio a vastas regiões pouco povoadas. Em seguida, é um lugar de produção e de trocas, onde se articulam o artesanato e o comércio, sustentados por uma economia monetária. É também centro de um sistema de valores particular, do qual emerge a prática laboriosa e criativa do trabalho, o gosto pelo negócio e pelo dinheiro, a inclinação para o luxo, o senso da beleza. E ainda um sistema de organização de um espaço fechado com muralhas, onde se penetra por portas e se caminha por ruas e praças e que é guarnecido por torres.

LE GOFE 1.; SCHMITT, 1.€. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, 2006.

No texto, o espaço descrito se caracteriza pela associação entre a ampliação das atividades urbanas e a

  1. emancipação do poder hegemônico da realeza.
  2. aceitação das práticas usurárias dos religiosos.
  3. independência da produção alimentar dos campos.
  4. superação do ordenamento corporativo dos ofícios.
  5. permanência dos elementos arquitetônicos de proteção.

05. (Enem 2019) O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tomaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em

  1. promoção de atos ecumênicos.
  2. fomento de orientação bíblicas.
  3. apropriação de cerimônias seculares.
  4. retomada de ensinamentos apostólicos.
  5. ressignificação de rituais fundamentalistas.

06. (Enem 2017) Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).

O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do(a)

  1. crescimento do trabalho escravo.
  2. desenvolvimento da vida urbana.
  3. padronização dos impostos locais.
  4. uniformização do processo produtivo.
  5. desconcentração da estrutura fundiária.

07. (Enem LIBRAS 2017) Entre o século XII e XIII, a recrudescência das condenações da usura é explicada pelo temor da Igreja ao ver a sociedade abalada pela proliferação da usura, quando muitos homens abandonam sua condição social, sua profissão, para tornarem-se usuários. No século XIII o papa Inocêncio IV teme a deserção dos campos, devido ao fato de os camponeses terem se tornado usurários ou estarem privados de gado e de instrumentos de trabalho pertencentes aos possuidores de terras, eles próprios atraídos pelos ganhos da usura. A atração pela usura ameaça a ocupação dos solos e da agricultura e traz o espectro da fome.

LE GOFF, J. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004 (adaptado).

A atitude da Igreja em relação à prática em questão era motivada pelo interesse em

  1. suprimir o debate escolástico.
  2. regular a extração de dízimos.
  3. diversificar o padrão alimentar.
  4. conservar a ordem estamental.
  5. evitar a circulação de mercadorias.

08. (Enem 2015) No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média — no Ocidente — nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial — digamos modestamente artesanal — que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual - esse homem só aparecerá com as cidades.

LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.

O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a)

  1. apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato.
  2. relação entre desenvolvimento urbano e divisão do trabalho.
  3. importância organizacional das corporações de ofício.
  4. progressiva expansão da educação escolar.
  5. acúmulo de trabalho dos professores e eruditos.

09. (Enem 2015) Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das sociedades. Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro a dezembro. Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo

  1. cíclica, marcada pelo mito arcaico do eterno retorno.
  2. humanista, identificada pelo controle das horas de atividade por parte do trabalhador.
  3. escatológica, associada a uma visão religiosa sobre o trabalho.
  4. natural, expressa pelo trabalho realizado de acordo com as estações do ano.
  5. romântica, definida por uma visão bucólica da sociedade.

10. (Enem 2015) A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

  1. Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.
  2. Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.
  3. Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.
  4. Controlar a exploração econômica / unificação monetária.
  5. Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

11. (Enem PPL 2015)

TEXTO I

Não é possível passar das trevas da ignorância para a luz da ciência a não ser lendo, com um amor sempre mais vivo, as obras dos Antigos. Ladrem os cães, grunhem os porcos! Nem por isso deixarei de ser um seguidor dos Antigos. Para eles irão todos os meus cuidados e, todos os dias, a aurora me encontrará entregue ao seu estudo.

BLOIS, P. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

TEXTO II

A nossa geração tem arraigado o defeito de recusar admitir tudo o que parece vir dos modernos. Por isso, quando descubro uma ideia pessoal e quero torná-la pública, atribuo-a a outrem e declaro: — Foi fulano de tal que o disse, não sou eu. E para que acreditem totalmente nas minhas opiniões, digo: — O inventor foi fulano de tal, não sou eu.

BATH, A. Apud PEDRERO SÁNCHEZ, M. G. História da Idade Média: texto e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000.

Nos textos são apresentados pontos de vista distintos sobre as mudanças culturais ocorridas no século XII no Ocidente. Comparando os textos, os autores discutem o(a)

  1. produção do conhecimento face à manutenção dos argumentos de autoridade da Igreja.
  2. caráter dinâmico do pensamento laico frente à estagnação dos estudos religiosos.
  3. surgimento do pensamento científico tradição teológica cristã.
  4. desenvolvimento do racionalismo crítico ao opor fé e razão.
  5. contrução de uma saber teológico científico.

12. (Enem 2014) Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraíso com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais.

Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de

  1. refinar o gosto dos cristãos.
  2. incorporar ideais heréticos.
  3. educar os fiéis através do olhar.
  4. divulgar a genialidade dos artistas católicos.
  5. valorizar esteticamente os templos religiosos.

13. (Enem PPL 2014) Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: "Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas", como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.

FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004

A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)

  1. importância das cidades comerciais.
  2. integração entre a cidade e o campo.
  3. dinamismo econômico da Igreja cristã
  4. controle da atividade comercial pela nobreza feudal.
  5. ação reguladora dos imperadores durante as trocas comerciais.

14. (Enem PPL 2013) Queixume das operárias da seda

Sempre tecemos panos de seda

E nem por isso vestiremos melhor [...]


Nunca seremos capazes de ganhar tanto

Que possamos ter melhor comida [...]


Pois a obra de nossas mãos

Nenhuma de nós terá para se manter [...]


E estamos em grande miséria

Mas, com os nossos salários, enriquece aquele para

quem trabalhamos


Grande parte das noites ficamos acordadas

E todo o dia para isso ganhar


Ameaçam-nos de nos moer de pancada

Os membros quando descansamos


E assim, não nos atrevemos a repousar.

CHRÉTIEN DE TROYES apud LE GOFF. J. Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70, 1992.

Tendo em vista as transformações socioeconômicas da Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, o texto apresenta a seguinte situação:

  1. Uso da coerção no mundo do trabalho artesanal.
  2. Deslocamento das trabalhadoras do campo para as cidades.
  3. Desorganização do trabalho pela introdução do assalariamento.
  4. Enfraquecimento dos laços que ligavam patrões e empregadas.
  5. Ganho das artífices pela introdução da remuneração pelo seu trabalho.

15. (Enem 2012) Na França, o rei Luı́s XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra Na França, o rei Luı́s XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra

  1. a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
  2. a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
  3. o vı́nculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder polı́tico.
  4. o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
  5. a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo polı́tico adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.

16. (Enem 2011) Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das caracterı́sticas da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.

DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

  1. o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
  2. a migração de camponeses e artesãos.
  3. a expansão dos parques industriais e fabris.
  4. o aumento do número de castelos e feudos.
  5. a contenção das epidemias e doenças.

17. (Enem 2009) A Idade Média é um extenso perı́odo da História do Ocidente cuja memória é construı́da e reconstruı́da segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse perı́odo vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

  1. a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
  2. o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concı́lio Vaticano II.
  3. a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
  4. o fortalecimento polı́tico de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.
  5. a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

18. (Enem PPL 2009) As imagens nas figuras a seguir ilustram organizações produtivas de duas sociedades do passado.

  1. o agrarismo romano e o escravismo grego.
  2. a pecuária romana e a agricultura escravista grega.
  3. a maquinofatura medieval e a pecuária na Antiguidade.
  4. a agricultura escravista romana e o feudalismo medieval.
  5. o feudalismo medieval e a agricultura familiar no Antigo Egito.

19. (Enem 2008) A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

  1. o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
  2. a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
  3. a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
  4. houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
  5. o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.

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