História Contemporânea III
Lista de 20 exercícios de História com gabarito sobre o tema História Contemporânea (A Era Napoleônica e Congresso de Viena, independência das côlonias da América espanhola e do Haiti, rebeliões liberais, nacionalismo e unificações, expansão do imperialismo e o neocolonialismo), com questões do Enem.
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01. (Enem 2020) O fenômeno histórico conhecido como “tráfico de coolies” esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.
SANTOS, M A Migrações e trabalho sob contrato no século XIX. História, n. 12, 2017.
A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:
- Oferta de contrato formal.
- Origem étnica dos grupos de trabalhadores.
- Conhecimento das tarefas desenvolvidas.
- Controle opressivo das vidas dos indivíduos.
- Investimento requerido dos empregadores.
Resposta: D
Resolução:
02. (Enem Digital 2020) O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por
- reduzir a autoridade do clero.
- instaurar a censura da imprensa.
- controlar a organização judiciária.
- suspender as pensões da nobreza.
- desrespeitar a propriedade privada.
Resposta: A
Resolução:
03. (Enem Digital 2020) Na primeira bica abasteciam os negros, forros e cativos, os mulatos e os índios; na segunda, os moiros das galés, e os da primeira bica, quando fosse necessário; a terceira e quarta estavam reservadas aos homens e moços brancos; na quinta enchiam as mulheres pretas e na sexta, as mulheres e moças brancas. A quem infringisse esta ordem eram aplicados severos castigos — açoitamento com baraço e pregão, ao redor do Chafariz, sendo de cor; 2 000 réis de multa e três dias de cadeia, sendo branco o prevaricador.
CAETANO, J. O. Chafarizes de Lisboa. Lisboa: Distri, 1991.
A organização dos consumidores nos chafarizes públicos de Lisboa no século XVI, descrita no texto, expressava a
- escassez de recursos hídricos.
- reprodução de distinções sociais.
- prevenção da transmissão de doenças.
- obsolescência das técnicas de fornecimento.
- ineficiência da cobertura de serviços estatais.
Resposta: B
Resolução:
04. (Enem Digital 2020) A década que se segue ao fim da guerra constitui praticamente uma continuação desta com a acomodação difícil de seus resultados. A ruptura do sistema internacional com a Revolução Soviética, a ascensão dos Estados Unidos, o recuo da Europa e o início da contestação anticolonial marcam uma década que para muitos foi de pessimismo e para alguns de ilusão, que bruscamente se encerra com a quebra da bolsa de Nova Iorque. Com a crise de 1929 terá início a preparação de uma nova guerra mundial.
VIZENTINI, P. G. F. Primeira Guerra Mundial. Porto Alegre: UFRGS, 2006 (adaptado).
Os eventos mencionados no texto contribuíram fortemente para a ascensão de regimes propensos a um novo conflito armado, pois
- perturbaram a dinâmica de equilíbrio demográfico.
- dificultaram a adesão a ideologias de viés socialista.
- favoreceram a ascensão de grupos anarquistas ao poder.
- corroeram a crença na legitimidade das democracias liberais.
- deterioraram a confiança no salvacionismo dos exércitos nacionais.
Resposta: D
Resolução:
05. (Enem PPL 2020) A divisão representada do território alemão refletia um contexto geoestratégico de busca por
- espólio de guerra.
- áreas de influência.
- rotas de navegação.
- controle do petróleo.
- monopólio do comércio.
Resposta: B
Resolução:
06. (Enem 2019) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral da ONU na Resolução 217-A, de 10 de dezembro de 1948, foi um acontecimento histórico de grande relevância. Ao afirmar, pela primeira vez em escala planetária, o papel dos direitos humanos na convivência coletiva, pode ser considerada um evento inaugural de uma nova concepção de vida internacional.
LAFER, C. Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). In: MAGNOLI, D. (Org.) História da paz. São Paulo: Contexto, 2008.
A declaração citada no texto introduziu uma nova concepção nas relações internacionais ao possibilitar a
- superação da soberania estatal.
- defesa dos grupos vulneráveis.
- redução da truculência belicista.
- impunidade dos atos criminosos.
- inibição dos choques civilizacionais.
Resposta: B
Resolução:
07. (Enem 2019) No sistema capitalista, as muitas manifestações de crise criam condições que forçam a algum tipo de racionalização. Em geral, essas crises periódicas têm o efeito de expandir a capacidade produtiva e de renovar as condições de acumulação. Podemos conceber cada crise como uma mudança do processo de acumulação para um nível novo e superior.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005 (adaptado).
A condição para a inclusão dos trabalhadores no novo processo produtivo descrito no texto é a
- associação sindical.
- participação eleitoral.
- migração internacional.
- qualificação profissional.
- regulamentação funcional.
Resposta: D
Resolução:
08. (Enem 2019) Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídos pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: “deixa queimar, pena que não foi a casa”, “podemos nos aquecer agora”; “nós só queríamos algumas batatas; há um fogo ótimo para cozinhá-las”.
HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).
A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:
- Restrição da propriedade privada.
- Expropriação das terras comunais.
- Imposição da estatização fundiária.
- Redução da produção monocultora.
- Proibição das atividades artesanais.
Resposta: B
Resolução:
09. (Enem 2019) A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha Elizabeth I, ele reincide e saqueia as castas do Chile e do Peru antes de regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses, assim nasce o primeiro entreposto inglês ultramarino.
FERRO, M. História das colontzações. Das colonizações às indepeadências. Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
A tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o meio encontrado para
- restabelecer o crescimento da economia mercantil.
- conquistar as riquezas dos territórios americanos.
- legalizar a ocupação de possessões ibéricas.
- ganhar a adesão das potências europeias.
- fortalecer as rotas do comércio marítimo.
Resposta: B
Resolução:
10. (Enem 2019) Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal.
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado).
A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a)
- ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais.
- alienação ideológica, que justifica as ações individuais.
- cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas.
- segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos.
- enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos.
Resposta: D
Resolução:
11. (Enem 2018) Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões.
Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).
O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)
- busca da neutralidade política.
- estímulo à competição comercial.
- subordinação à potência hegemônica.
- elasticidade das fronteiras geográficas.
- compartilhamento de pesquisas científicas.
Resposta: C
Resolução:
12. (Enem 2018) O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.
ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.
No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
- aproximação entre inovação e saberes antigos.
- conciliação entre revelação e metafísica platônica.
- vinculação entre escolástica e práticas de pesquisa.
- separação entre teologia e fundamentalismo religioso.
- contraposição entre clericalismo e liberdade de pensamento.
Resposta: E
Resolução:
13. (Enem 2018) A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar.
A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu. DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).
O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do (a)
- surgimento do monasticismo guerreiro, ocasionado pelas cruzadas.
- descentralização do poder eclesiástico, produzida pelo feudalismo.
- alastramento da peste bubônica, provocado pela expansão comercial.
- afirmação da fraternidade mendicante, estimulada pela reforma espiritual.
- criação das faculdades de medicina, promovida pelo renascimento urbano.
Resposta: A
Resolução:
14. (Enem PPL 2018) Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).
Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque
- teve-se ciência de lugares outrora ignorados.
- foram modificadas fronteiras e relações interestatais.
- utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.
- tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.
- tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.
Resposta: A
Resolução:
15. (Enem PPL 2018) A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:
- Burguesia e trabalhadores assalariados.
- Igreja e corporações de ofício.
- Realeza e comerciantes.
- Campesinato e artesãos.
- Nobreza e artífices.
Resposta: A
Resolução:
16. (Enem PPL 2018) Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?
MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.
Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para
- inibir a ascensão da burguesia.
- evitar a destruição da natureza.
- combater o domínio do capital.
- eliminar a intolerância religiosa.
- superar o atraso tecnológico.
Resposta: C
Resolução:
17. (Enem 2017) O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno - o único que é importante -, pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos làvradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.
CROUZET, M. Os Estados perante a crise. ln: História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).
Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam
- flexibilizar as regras do mercado financeiro.
- fortalecer o sistema de tributação regressiva.
- introduzir os dispositivos de contenção creditícia.
- racionalizar os custos da automação industrial mediante negociação sindical.
- recompor os mecanismos de acumulação econômica por meio da intervenção estatal.
Resposta: E
Resolução:
18. (Enem 2017) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.
HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)
- poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
- alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
- política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
- aliança estratégica com países produtores de petróleo, como' Kuwait e lrã.
- incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Resposta: A
Resolução:
19. (Enem 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.
SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).
A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)
- ataque feito pelos japoneses à base militar americana de Pearl Harbor.
- desencadeamento da Guerra Fria e de novas rivalidades entre nações.
- morte de milhões de soldados nos combates da Segunda Guerra Mundial.
- execução de judeus e eslavos presos em guetos e campos de concentração nazistas.
- lançamento de. bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelas forças norte-americanas.
Resposta: D
Resolução:
20. (Enem 2017) Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins F ontes, 1997 (adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?
- A relação entre liberdade e autonomia do Liberalismo.
- A independência entre poder e moral do Racionalismo.
- A convenção entre cidadãos e soberano do Absolutismo.
- A dialética entre indivíduo e governo autocrata do Idealismo.
- A contraposição entre bondade e condição selvagem do Naturalismo.
Resposta: A
Resolução: