Home > Blog > História do Brasil > Guerra dos Emboabas

Guerra dos Emboabas

Antecedentes

Após a descoberta do ouro na região das Minas Gerais, cerca de 50 mil pessoas foram para a região, passando a serem chamados de "emboabas", um termo pejorativo. Sendo que os bandeirantes por terem chegado primeiro, se achavam no direito sobre o ouro.

Apesar de buscarem ouro nas mesmas regiões, emboabas e paulistas não se uniam, sendo que cada um tinha um líder, do lado paulista o ex-bandeirante Manuel de Borba Gato, já no lado emboaba o lider era o portugues Manuel Nunes Viana, que era proprietário de lucrativas minas. Outra causa do confronto foi a alta dos alimentos, além da sua limitação e alta demanda.

Os emboabas, a partir de 1707, passam a realizar contra os paulistas excursões militares para diminuir o seu domínio. Já em novembro de 1708, os emboabas lançam um ataque contra os paulistas em um distrito de Ouro Preto, na Capitania de Minas Gerais, expulsando assim os bandeirantes.

Ouro Preto nos dias de hoje

Principal batalha

Em uma região próxima de Tiradentes, Minas Gerais, chamada de Capão da Traição, aconteceu a derradeira batalha, após os paulistas serem contidos em uma tentativa de expulsar moradores de uma região, foram perseguidos pelos emboabas. Devido a aproximação, os paulistas buscaram fazer uma emboscada, porém o tiro saiu pela culatra, os emboabas sitiaram o lugar para que os paulistas se rendessem pela fome e sede

Devido a isso, os paulistas se renderam, em função a promessa de Amaral Coutinho de que pouparia as vidas dos paulistas caso entregassem as armas, o resultado foi uma chacina com mais ou menos 300 mortes.

Após a derrota, os paulistas foram para a região do Mato Grosso e Goiás em busca de metais preciosos.

Estátua em Caeté (MG) inscrita proclamando que só a Guerra dos Emboabas poderia salvar os interesses da paz e da justição nas Minas Gerais, em nome de Nunes Viana, ex-governador das Minas.

Consequências

As consequências foram a criação da Capitania das Minas de Ouro que tinha como intuito organizar a exploração dos metais, além da melhoria da fiscalização e administração, além da criação de impostos como o quinto, que cobrava 20% da quantidade de ouro extraído.

Pintura na forma de ex-voto representando a Guerra dos Emboabas, Autor desconhecido. Século XVIII - Bahia, Domínio público.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.