Home > Blog > Biologia > Lipídios

Lipídios

Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água, contudo solúveis em solventes orgânicos (acetona, álcool, éter, clorofórmio, benzeno, tolueno etc). Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.


Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água (ésteres de ácido graxo + álcool) contudo solúveis em solventes orgânicos (acetona, álcool, éter, clorofórmio, benzeno, tolueno etc). Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.

O lipídios mais conhecidos são os óleos e gorduras, que pode ser encontrado em diversos alimentos tais como abacate, coco na parte de vegetais e frutos, e na parte animal no leite e seus derivados.

As funções dos lipídios

Os lipídios são insolúveis na água, e podem ser armazenados em forma mais concentrada que os glicídios. A reserva energética é produzida quando os animais se alimentam, sendo geradas tanto da gordura, como do excesso de glicídio ingerido que acaba por se transformar em gordura.

A gordura ao se depositar nas células adiposas ou adipócitos que são células como função de armazenar gorduras e regulagem da temperatura corporal, acabam por dificultar a passagem do calor, pois o mesmo tem dificuldade de atravessar a gordura, ou seja, atua como isolante térmico, que é de extrema importância para animais que vivem em climas frios, como por exemplo, o Urso polar ou a Foca.


O Urso Polar tem a sua gordura como isolante térmico

Assim como as proteínas, os lipídios auxiliam na formação da Membrana plasmática. Já no caso envolvendo o tecido nervoso, camadas de membranas superpostas atuam como isolante elétrico de impulsos nervosos, devido conter lipídio.

Outros lipídios também formam hormônios esteróides, como a testosterona, progesterona e estradiol, além do transporte de vitaminas lipossolúveis, tais como a A, D, E e K.

Tipos de lipídios

Ácido Graxo

Os Ácidos Graxos são ácidos carboxílicos com cadeia carbônica longa, e com mais de 12 carbonos. O termo gordura por vezes está relacionado a ácido graxos, porém as gorduras não são formadas apenas pelas moléculas, mas pela junção do ácido graxo a uma molécula de glicerol.

Ácidos Graxos Saturados e Insaturados


Ácidos Graxos Saturados (gorduras) não possuem duplas ligações, além de serem sólidos quando em temperatura ambiente.

São ricas em Ácidos Graxos Saturados as gorduras de:

Origem animal: porcos, bois, galinha e gema de ovos.

Origem vegetal: Folha de palmeira, óleo de coco etc

Ácidos Graxos Insaturados (óleos) possui uma ou mais ligações, e tende a ser líquidos à temperatura ambiente.

Um óleo (insaturado) pode ser convertido gordura (saturado), passando de líquido para sólido, um exemplo disso é a margarina que é produzida a partir de óleos vegetais. Ao se adicionado átomos de hidrogênio as suas moléculas, acontece uma quebra das ligações duplas. Esse processo químico é a hidrogenação, porém é apenas parcial deixando a margarina pastosa. Contudo em determinados tipos as ligações duplas são mantidas, e a consistência pastosa é obtida pelo uso de produtos químicos.


Cubos de Margarina

Ácidos Graxos Essenciais

O ácido linolênico (ômega 6) está presente em grandes quantidade tanto na soja, quanto no milho.

O ácido linoleico (ômega 3) está presente em vegetais de folha verdes, com no caso do óleo de linhaça, e animal nos óleos de peixes marinho.

Ácidos Graxos Cis

É o tipo de gordura que o nosso organismo aproveita ao absorver, e são encontradas na gordura de origem vegetal, contudo ao reagir com o oxigênio, elas passar a ser um gordura saturada.

Gorduras Trans

É utilizada em produtos industrializados (batata frita, sorvete, salgadinhos de pacote) com o intuito de tanto prolongar a sua validade, quanto melhorar a sua consistência. Uma bolacha de doce, por exemplo, ficaria mucha muito rapidamente em contato com o oxigênio sem a gordura trans.

Lipídios Simples

Os Glicerídeos são formados pela junção de um álcool chamado glicerol, ácidos graxos (que é um ácido de longa cadeia com mais de doze átomos de carbono), pode haver de uma a três moléculas de ácido graxo ligadas no glicerol, sendo que no caso de três moléculas, o composto tem o nome e triglicerídeos. Os Glicídios também são os lipídios mais disponíveis nos alimentos, tais como leite, queijo, ovos, banha, e óleos vegetais.

Cerídeos

Os cerídeos é o grupo ao qual as ceras pertencem. Nele podemos encontrar a cera da orelha humana (anteriormente chamado de ouvido), favo da abelha e cera da palmeira carnaúba (também conhecida carnaubeira e carnaíba)

A cera da orelha atua na proteção contra os genes, já dos vegetais formam camadas de proteção evitando a perda de água. Lembrando que a proteção também pode ser constituídas por polissacarídeos como a cutina e suberina.


Favo de Mel

Esteróides ou esteróis

Apesar de não serem necessariamente ácidos graxos, os esteroides ou esteróis têm cadeias associadas aos lipídios, com as quais têm características em comum.

O grupo dos esteroides englobam

  1. Corticosteróides que são hormônios da glândula suprarrenal (responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona.)
  2. Colesterol (presente na membrana da célula animal e usado na síntese dos hormônios sexuais e outros esteróides),
  3. Sais biliares do fígado
  4. Vitamina D
  5. Hormônios Sexuais

Lipídeos Complexo

Fosfolipídios, ou fosfoglicerídeos

Os fosfolipídios ou fosfoacilgliceróis, possuem uma molécula nitrogenada e ácido fosfórico, assim como álcool e ácido graxo.

O ácido fosfórico perde prótons no processo de ionização, e ganha carga elétrica negativa. Já a molécula nitrogenada ganha os prótons e passa a ter carga elétrica positiva. O fosfolipídio fica com uma região polar e uma apolar (onde estão os ácidos graxos).

HDL e LDL

As lipoproteínas são moléculas que são formadas por proteínas e lípidos, e que tem como função o transporte de colesterol e triglicerídeos pelo plasma do sangue.

Existem classificações em quilomícrons (Qm):

  1. lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL)
  2. lipoproteínas de densidade intermediária (IDL)
  3. lipoproteínas de baixa densidade (LDL)
  4. lipoproteínas de alta densidade (HDL)


HDL e LDL são lipoproteínas que possibilitam a circulação do colesterol em nosso corpo.

O HDL que é a menor e mais densa das lipoproteínas é produzida no intestino e fígado. E é considerado o colesterol bom é que pode ser encontrado no azeite, por exemplo, é importante no transporte reverso do colesterol onde ele remove todo o excesso de tecidos periféricos, e ainda redireciona o colesterol para o fígado. Apesar de ser considerado saudável, o seu excesso está relacionado a pedra na vesícula.


O Abacate é uma fruta rica em gordura insaturada.

O LDL é mais abundante no organismo, além de maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando diretamente ligada ao risco de doenças cardiovasculares.

Um exemplo é a aterosclerose que é um doença que vai evoluindo, e tem como característica o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, que acontece devido altas concentrações de LDL, que pode ocasionar inflamações e formação de placas denominadas ateromas.

Já as grandes lesões pode impedir a passagem do fluxo sanguíneo devido ao fato de diminuírem a largura do vaso, formando assim, coágulos e trombos, e que pode levar ao infarto.


O Big Mac tem 85 mg de colesterol e a McOferta contém 175 mg de colesterol.

Extração e Refino de Óleo da Semente de Algodão

Lista Geral de Questões

Vestibular: Lipídios

Referências:

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.