Home > Blog > História > Persas

Persas

A Pérsia ficava na região leste da Mesopotâmia, na extensão do planalto do Irã, entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico. Em dado momento a região era habitada por alguns povos, entre eles os medos que desde o século VIII a.C já tinha um exército forte e bem estruturado, e que devido a isso obrigaram os Persas a pagarem altas tributações.

A Pérsia ficava na região leste da Mesopotâmia, na extensão do planalto do Irã, entre o mar Cáspio e o golfo Pérsico. Em dado momento a região era habitada por alguns povos, entre eles os medos que desde o século VIII a.C já tinha um exército forte e bem estruturado, e que devido a isso obrigaram os Persas a pagarem altas tributações. Isso permeou até o rebelião liderada pelo príncipe persa Ciro em que ele conseguiu a tomada da região, e a unificação do povos, se tornando o primeiro rei persa. O império criado por Ciro, o Grande durou cerca de duzentos anos.

Economia

Inicialmente a principal atividade era a agricultura, porém com o expansionismo militar houve o acúmulo de riquezas, além da criação de uma moeda que se unido ao desenvolvimento de estradas, contribuiu bastante como o desenvolvimento do comércio.


O Dárico era uma moeda de ouro com cerca de 8,4 gramas comum no Império Aquemênida, desde a sua introdução pelo rei Dario I, a qual lhe deu o nome de si mesmo. O ouro usado nas moedas era de alta qualidade com uma pureza de 95,83% Ela tinha a imagem do rei persa armado com um arco e flecha. Fonte: Wikipédia


Ciro ficou mais de vinte anos o poder, e promoveu a expansão do império em direção à Ásia Menor, conquistando a região da Lídia, e o seu domínio chegou a englobar parte do Oriente Médio, como a Síria e Fenícia.

No ano de 539 a.C Ciro libertou os judeus que estavam cativos da Babilônia, ordenando que Nabucodonosor permitisse que os cativos retornassem a sua terra. Esse foi uns dos pontos que marcaram o seu governos, pois havia a tolerância e respeito às culturas dos povos que foram conquistas.

O sucessor do Ciro foi o seu filho Cambises, que governou apenas de 529 a.C a 522 a.C, e após a sua morte, Dario I tomou o poder com o apoio dos nobres, tendo em vista que Cambises não deixou qualquer herdeiro.

Imperador Dario

Ele foi um dos mais poderosos imperadores da antiguidade, e um grande marco foram as construções de engenharia, dentre elas as estradas que ligavam cidade do império como Susa, Persépolis e Pasárgada.

Como intuito de combater as revoltas dos povos dominados, houve a criação das províncias (satrapias), onde cada uma tinha os seus governadores (altos funcionários chamados de os sátrapas) que tinham a responsabilidade de cuidar da sua região.

Também foi desenvolvido um sistema unificado de impostos que abrangia as satrapias (províncias), feita por controle de moedas chamadas de dárico.


Escultura de Pedra da Coluna de Um Grifo em Persepolis


O Declínio dos Persas

Dario I tinha grandes ambições no que tange a tomada da Grécia, porém no ano de 490 a.C eles acabaram sendo derrotadas pelas cidades gregas que se uniram com a liderança de Atenas. Além disso o seu Xerxes tentou por vezes vencer os Gregos, porém não obtiveram êxito. Essas campanhas têm o nome de Guerras Greco-Pérsicas.

Além da derrota para o Gregos, e da perda de soldados, houve uma exponencial aumento de golpes, revoltas e complôs políticos, passando assim a ser muito mais difícil manter o império, sendo concretizado em 330 a.C quando Imperador Alexandre da Macedônia tomou o império que era comandado por Dario III.


Ruínas antigas em Persepolis


Lista de Questões

Persas nos Vestibulares

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.