Home > Blog > Física > Terceira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton

Terceira Lei de Newton

A primeira lei de Newton, como vimos, afirma que um objeto pode manter seu estado de movimento se o conjunto das forças que atua sobre ele for nulo. Acontece que a aplicação de uma força está relacionada à existência de dois corpos que podem estar ou não em contato. Afinal, força é o resultado da interação entre dois corpos, um que aplica e outro que recebe esta força.

Em um seriado exibido na televisão dois garotos relembravam uma briga entre eles. Depois de tanto conversarem amistosamente começaram a discutir:

– Você lembra daquele soco que te dei no nariz?

– Que soco?

– Aquele que eu te dei e fiz, até, sair sangue do seu nariz!

– Ah... Aquele... Mas não foi você que me deu um soco no nariz, mas foi eu quem deu uma narigada na sua mão!

Se você respondeu que os dois garotos estavam certos, acertou.

Se você respondeu que apenas o primeiro estava certo, o objetivo desta aula é explicar por que os dois estavam corretos.

Em seus estudos, Isaac Newton percebeu que a toda força aplicada sobre um corpo, este correspondia aplicando sobre o primeiro uma outra força, chamada por ele de reação. Essa lei, também conhecida como lei da ação e reação, é hoje chamada de terceira lei de Newton. O enunciado da terceira lei diz que: A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.

Nesta figura (Figura 6.1) temos o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando elas se colidem, ambas exercem forças uma sobre a outra, e após o choque cada uma segue seu caminho. Como as forças são grandezas vetoriais, tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários (bolinha A dirige-se à esquerda e a bolinha B, à direita).

A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias. Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A.

Caracterizando a terceira lei

Analise as situações abaixo:

Sabemos que força é fruto da interação, ou seja, uma força atuante em um corpo representa a ação que este corpo recebe de outro corpo. Newton percebeu que toda ação estava associada a uma reação, de forma que, numa interação, enquanto o primeiro corpo exerce força sobre o outro, também o segundo exerce força sobre o primeiro. Assim, em toda interação teríamos o nascimento de um par de forças: o par ação-reação.

Quando consideramos a terceira lei de Newton, não podemos esquecer que as forças de ação e reação:

• estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos;

• têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome (o nome da interação);

• atuam sempre em corpos diferentes, logo, não se equilibram.

Observe nas figuras abaixo os seguintes pares ação-reação de algumas interações:

Observando todos estes sistemas que constituem ação e reação você pode voltar à questão que abriu esta aula. De fato você acerta o martelo com a mesma força que o acerta, o problema é que o martelo não sente dor!

Resumo

Nesta aula você aprendeu que quando dois corpos se tocam a interação entre eles pode se explicada por meio da Terceira Lei de Newton. Por meio desta lei estudamos o comportamento das forças que dois corpos trocam quando estão em contado. Quando um martelo bate em um prego, por exemplo, a força feita pelo martelo é igual e contrária à força feita pelo prego sobre o martelo.

Lista Geral de Questões

Terceira Lei de Newton

Referências:

WILLIAN DA SILVA, Adriano; MARIA DOS SANTOS, Angela; BURKARTER, Ezequiel. Física I. Curitiba-PR: Instituto Federal do Paraná, 2011.