Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Biologia > Doenças Causadas Por Bactérias

Doenças Causadas Por Bactérias

O tema programas de saúde que inclui bactérias, pode conversar com biotecnologia, genética, fisiologia, e até mesmo com atualidades ou linguagens, então é bom se ater ao assunto.

Doenças causadas Procariontes (bactérias)

1. Leptospirose

Leptospirose: Também conhecida como a doença do rato, ela é causada pela Leptospira interrogans, que é transmitida por alimentos, água, alimentos e também por objetos que estejam contaminados pela urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria.

Os sintomas são: Febre alta, dores de cabeça, calafrios pelo corpo, dores nos músculos e articulações.

Um grande contribuinte para a doença são as enchentes, tendo em vista que a água e o esgoto que pode conter urina do rato estão misturados.

Como prevenção, deve-se controlar a quantidade de ratos, além de se investir para melhorar o saneamento básico e as galerias pluviais. Manter o local higienizado para evitar ratos, também é uma medida importante.

Não confunda leishmaniose com leptospirose. A Leptospirose é a doença do rato, e o meme abaixo vai te ajuda a não se esquecer.

Meme sobre a Leptospirose


2. Tuberculose

A Tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), e geralmente a tuberculose compromete os pulmões, porém outros órgãos também podem ser afetados pelo bacilo.

Os sintomas são: tosse persistente, febre, fadiga e emagrecimento, contudo nos casos mais avançados pode ocorrer a hemoptise que é a expectoração com sangue.

A prevenção ocorre pela vacina BCG (bacilo de Calmet-Guérin) que é aplicada durante a infância, além do investimento da qualidade de vida de populações em condições mais baixas, e o tratamento da doença acontece com o uso de antibióticos.

Aqui fica um adendo, do ano de 2009 a 2018, o Ministério da Saúde registrou 80 mil casos de tuberculose, sendo 853 mortes causadas pela doença em pessoas que estão privadas de liberdade.

3. Hanseníase

Hanseníase: A Hanseníase também conhecida como Lepra é transmitida pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae. Essa doença causa lesões pelo corpo, mucosas e também nos nervos.

A doença pode demorar anos para se manifestar, e o seu tratamento tem durante de mais ou menos um ano, e pode ter recuperação total, porém o ideal é o diagnóstico precoce, tendo em vista que o paciente pode ter sequelas físicas.

4. Cólera

A Cólera é causada pelo Vibrio cholerae (vibrião colérico), que é transmitido pela ingestão de água contaminados, ou alimentos contaminados, crus ou mal cozidos.

Sintomas: O vibrião se instala e se reproduz no intestino delgado, ele acaba por produzir substâncias tóxicas que acabam por provocar uma intensa diarreia. Outro sintomas que podem se manifestar são dores no corpo, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Essa doença causa forte desidratação devido a diarreia, podendo a vítima perder até incríveis 2L de líquido por hora, podendo levar a uma rápida insuficiência renal e a morte em até 24 horas.

O Tratamento passa pelo auxílio médico, onde é realizando a reidratação endovenosa com soro e antibióticos. Cabe lembrar que em mais de 90% das pessoas que contraem cólera permanecem assintomáticas, podendo vir a sofrer apenas uma diarréia branda. Contudo ainda podem transmitir o vibrião em um período com cerca de trinta dias. Mesmo que haja vacina, a sua eficácia é baixa (cerca de 50%), além disso, dura por poucos meses, sendo a melhor forma de se evitar a doença, o investimento em higiene e saneamento básico.

5. Tétano

O Tétano é causado pelo Clostridium tetani, que é um anaeróbio obrigatório (são prejudicados pela presença de oxigênio), logo essa bactéria é encontrada no solo, objetos enferrujados como latas.



Superfícies enferrujadas pode transmitir Tétano

A transmissão ocorre quando o Clostridium tetani consegue entra no organismo através de um ferimento na pele ou no caso do parto, quando o instrumento que corta o cordão umbilical não está devidamente esterilizados.

Quando infectado pela bactéria a pessoa pode apresentar desde uma dor de cabeça, febre e contrações musculares.

A prevenção ocorre através da esterilização de equipamentos, e evitando tocar em superfícies enferrujadas sem proteção. A vacinação é o cuidado essencial, além do uso do soro antitetânico quando existe a suspeita do ferimento.

6. Botulismo

O Botulismo é uma intoxicação grave que é provocada pela bactéria patogênica Clostridium botulinum ou por seus esporos, presentes em alimentos contaminados.

Essa bactéria produz uma toxina que vai afetar diretamente o sistema nervoso, e mediante a isso provoca tremores, vômitos, além da fraqueza muscular progressiva, que pode evoluir para paralisia respiratória e morte, caso o infectado não seja tratado.

A sua prevenção passa por preparar os alimentos e conservar alimentos de maneira adequada, e evitando consumir alimentos com mal cheiro, além de se ater as latas estufadas nas prateleiras, que pode ser indício de os microrganismos realizam fermentação dentro, e por sua vez liberando gás carbônico. Outro ponto importante é a maioria dos casos são em comidas caseiras.

Lista de Questões

Vestibulares: Procariontes


As doenças mais cobradas no Enem e Vestibulares

Temas mais cobrados no Vestibular

  1. HIV/AIDS
  2. Febre Amarela
  3. Dengue
  4. Estrutura dos vírus

Temas mais cobrados no Enem

  1. Dengue
  2. Prevenção de doenças
  3. Vacinas
  4. Leishmaniose

Os temas acima apareceram mais uma vez, porém outros 10 foram cobrados uma vez, podendo voltar a aparecer.

O que você precisa saber para se dar bem em programas de saúde no Enem e Vestibulares?

  1. Tratamento e Prevenção
  2. Modo de Transmissão da Doença
  3. Agente Causado
  4. Sintomas Principais

Dicionário de Termos

Epidemia (epi = sobre; demos = povo) é toda e qualquer doença que surge, e se espalha rapidamente dentro de uma determinada região, durante certo período, atingindo determinado número de pessoas em relação ao habitual. O principal exemplo é a gripe, que durante o período de inverno acomete diversas regiões.

Endemia: (en = dentro) tem como diferença para a epidemia a sua duração, que pode se estender por anos uma região. A malária, dengue e tuberculose, por exemplo, são doenças endêmicas presente na região amazônica.

Pandemia: (pân = todo) é o aparecimento fora do comum de uma doença em várias regiões do mundo.

Exemplo:

  1. Peste Negra (1343)
  2. Gripe Espanhola (1580)
  3. Covid-19 (2020)

Patogênico: (pathos = doença; genos = origem) é o organismo que tem a capacidade de causar uma infecção.

Parasita: (para = ao lado; sitos = alimento) são intracelulares obrigatórios, onde o organismo que se hospeda em outro ser, passando a usa para o seu benefício próprio, e causando diversos problemas para o hospedeiro.

Vetor: É o organismo que transmite o agente Patogênico.

Reservatório: É o organismo que pode receber agente infeccioso, porém ele não sofre ações parasitas por parte do organismo.

Referências:

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. São Paulo: Ática, 2013.