Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > História > Colonização da América Inglesa

Colonização da América Inglesa

Durante o reinado de Elizabeth I, se criou interesse pelas terras do chamado Novo Mundo. Inicialmente a ideia era obter recursos naturais, porém devido não serem encontradas, a busca passou a ser pela povoação do território.

Treze Colônias britânicas

Formadas por refugiados políticos, pessoas buscando melhores condições de vida, religiosos muitas vezes fugindo de perseguições (protestantes calvinistas), no século XVII já estavam formadas as Treze Colônias britânicas.

Comércio

Ainda estavam entre os colonos, pequenos e médios proprietários, que por sua vez formaram propriedade baseadas no livre trabalho e artesanato, porém muitos colonos em prosseguimento trabalharam em processo de servidão para pagar os custos das suas viagens, financiadas por quem já estava nas terras, contudo eram homens livres.

Na região centro e norte foram aceitas algumas atividades industriais como do algodão, porém eram limitadas para não competirem com a Inglaterra. Mediante a isso, o centro-norte evolui, e passa a vender para o sul.

Plantação de Algodão

Comércio Triangular

Apesar das colônias do norte não terem escravos, eles contribuiram para o processo de escravidão, uma vez que eles exportavam manufaturas, madeira, alimentos como peixe e gado etc., para Antilhas e Caribe (América Central), fazendo a compra de rum e melaço, e usando parte do excedente para trocar por pessoas escravizadas no litoral africano, que por sua vez eram revendidos para as colônias do sul e Antilhas.

Os escravizados eram utilizados nas plantações de algodão (monocultura do sul), que era produto de exportação, e que formou uma camada de ricos proprietários de terras, e comerciantes que faziam os envios de mercadoria para a Europa.

Plantation

Assim como no Brasil, nas colônias dos Estados Unidos existiam a plantation que tinha como características:

Monocultura: Plantação apenas um produto agrícola, no caso o algodão.

Latifúndios: Propriedades de grandes extensões para produção em larga escala.

Sistema Escravista: Mão de obra que trabalha nas plantações, diferente do Brasil, os indigenas não foram escravizados, porém negros africanos, sim.

Mercado Externo: A produção tem como foco o mercado externo, sendo que nesse caso os produtos eram exportados para a metrópole.

Expansão das colônias

A partir de guerras os ingleses conseguiram expandir as suas colônias, após as guerras anglo-holandesas, Nova Amsterdã (Nova Iorque). Na Guerra dos Sete Anos no qual os franceses foram derrotados, e perderam a Nova França.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp



.