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Dadaísmo

Lista de 12 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Dadaísmo com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Dadaísmo.




01. (UEL) Leia o texto e observe a imagem a seguir. No contexto da Primeira Guerra Mundial, surgiu o dadaísmo, um movimento antiartístico, antiliterário, antipoético, contra a beleza eterna, a harmonia, a objetividade, a eternidade dos princípios, as leis da lógica, a imobilidade do pensamento e a favor da liberdade desenfreada do indivíduo, da espontaneidade, do aleatório, da anarquia contra a ordem, da imperfeição contra a perfeição.

(Adaptado de: MICHELI, M. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p.131-137.)

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o dadaísmo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) O dadaísmo tem uma base positivista tanto quanto o surrealismo.

( ) No processo de criação dadaísta, se é que se trata de criação, o verbo “criar” foi substituído pelo verbo “montar”.

( ) O caráter antiartístico das colagens dadaístas constituía um modelo estético baseado no acaso.

( ) Para o dadaísmo, o gesto provocativo era mais importante do que a obra.

( ) O movimento dadá, por ser favorável à sociedade burguesa, foi contra a arte que a questionava.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, F, V, V, F.
  2. V, F, F, F, V.
  3. F, V, V, F, V.
  4. F, V, F, V, F.
  5. F, F, V, V, V.

02. (UEL) Leia o texto e analise as figuras 28 e 29 a seguir.

A partir do impressionismo, a arte paulatinamente se afastou dos seus cânones renascentistas, do compromisso de uma representação fidedigna do mundo, com as pinturas e esculturas se ocupando não em fabricar duplos da realidade, mas em afirmar as suas próprias realidades.

(Adaptado de: FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. p.15.)

Com base no texto e nas figuras, considere as afirmativas a seguir.

I. O ready-made de Marcel Duchamp e o móbile de Calder, pelos materiais empregados, implicam formas tridimensionais impressionistas.

II. Em Porta-Garrafas, Duchamp realiza o processo de apropriação e recontextualização de um objeto cotidiano, ação que influenciou a arte contemporânea.

III. O movimento é de fundamental importância na construção não figurativa de Calder, sendo esse artista um dos precursores da arte cinética.

IV. Tanto no trabalho de Calder quanto no de Duchamp, os procedimentos utilizados correspondem à tradição da escultura acadêmica. Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  2. Somente as afirmativas II e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

03. (UNESP) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

  1. a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
  2. a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
  3. o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
  4. a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
  5. o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

04. (FIP-Moc)

Obra de Marcel Duchamp, criada no contexto da 1a Guerra Mundial

Fonte: https://www.google.com/search?q=roda+de+bicicleta+marcel+duchamp&source

A imagem expressa:

  1. crise dos velhos valores e padrões e busca de um olhar crítico sobre objetos de consumo.
  2. fascínio pelo advento das novas tecnologias e exaltação ao progresso industrial capitalista.
  3. desencanto com a Guerra e busca de explicações religiosas para o mundo contemporâneo.
  4. apego ao passado e tentativa de resgatar funções específicas dos objetos.
  5. sacralização e funcionalidade da arte, próprias da Belle Époque europeia.

05. (UEL) Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

  1. O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.
  2. O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.
  3. O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.
  4. O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.
  5. O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão no absurdo e na irracionalidade.

06. (UNCISAL) Em 1921, o artista Man Ray apresenta ao mundo sua obra “Cadeau” (Presente) que se torna uma das obras mais emblemáticas do movimento dadaísta, visto que esta escultura traz a seguinte característica:

  1. a resignificação ilógica de objetos cotidianos.
  2. a reinterpretação racional de objetos cotidianos.
  3. a retratação geométrica de objetos cotidianos.
  4. a representação reacionária de objetos cotidianos.
  5. a retratação tecnicista de objetos cotidianos.

07. (Enem PPL 2021) Produzida em 1919, a obra O crítico de arte, de Hausmann, utiliza procedimentos de composição que revelam a

  1. visão satírica do artista em relação às convenções da arte burguesa.
  2. necessidade de reconhecimento social de uma nova estética.
  3. valorização da vanguarda artística pelo mercado de arte.
  4. beleza da arte em meio às turbulências do pós-guerra.
  5. fragilidade da formação acadêmica dos novos artistas.

08. (Enem PPL 2017) Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em

TEXTO II

Ao ser questionado sobre seu processo de criação de ready-mades, Marcel Duchamp afirmou:

— Isto dependia do objeto; em geral, era preciso tomar cuidado com o seu look. E muito difícil escolher um objeto porque depois de quinze dias você começa a gostar dele ou a detestá-lo. E preciso chegar a qualquer coisa com uma indiferença tal que você não tenha nenhuma emoção estética. A escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto.

CABANNE, P. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1987 (adaptado).

Relacionando o texto e a imagem da obra, entende-se que o artista Marcel Duchamp, ao criar os ready-mades, inaugurou um modo de fazer arte que consiste em

  1. designar ao artista de vanguarda a tarefa de ser o artífice da arte do século XX.
  2. considerar a forma dos objetos como elemento essencial da obra de arte.
  3. revitalizar de maneira radical o conceito clássico do belo na arte.
  4. criticar os princípios que determinam o que é uma obra de arte.
  5. atribuir aos objetos industriais o status de obra de arte.

09. (Enem 2014, 3ª aplicação) A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. A imagem da obra O gigante acéfalo:

  1. explora elementos sensoriais para explicar a racionalidade do pós-guerra.
  2. recria a realidade para combater os padrões estéticos da época.
  3. organiza as formas geométricas para inovar as artes visuais.
  4. representa as experiências individuais de exaltação.
  5. utiliza a sensibilidade para retratar o drama humano.

10. (UEL) A obra “Roda de Bicicleta”, de Marcel Duchamp, de 1913, inaugurou a proposta de readymade, utilizando objetos prontos, não construídos pelo artista, na produção da obra de arte.

Com base na imagem da obra de Duchamp e nos conhecimentos sobre Arte Moderna, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o movimento artístico do qual a obra faz parte.

  1. Fauvismo
  2. Dadaísmo
  3. Pop Art
  4. Futurismo
  5. Op Art

11. (Unichristus) A obra anterior exemplifica a arte dadaísta.

Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e sugeriam que ela fosse apenas o resultado

  1. da geometrização dos objetos, das pessoas e dos animais, gerando uma ruptura com a arte que buscava reproduzir a natureza.
  2. da valorização do mundo dos sonhos e da loucura, buscando uma arte totalmente vinculada ao mundo real.
  3. da representação de alguns aspectos da realidade com excesso de realismo, criando, portanto, uma arte que reproduz fielmente a realidade.
  4. do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos ao acaso.
  5. da grande valorização da velocidade e da vida moderna. Isso é evidenciado por meio de uma arte nitidamente acadêmica.

12. (Enem 2020) TEXTO I

SILVEIRA, R. In absentia, 1983. Instalação, 17ª Bienal de São Paulo. Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: set. 2016 (adaptado).

TEXTO II

O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). AO transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma critica radical ao sistema da arte.

Disponível em: www. bienaLorg.br Acesso em: * set. 2016 (adaptado)

A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que

  1. as formas de criticar obras do passado se repetem.
  2. a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
  3. as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
  4. o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
  5. o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.

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