Região Centro-Oeste
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Região Centro-Oeste com questões de Vestibulares.
01. (UFRS) As alternativas a seguir contém afirmações relacionadas com a formação de solos, com o seu manejo e com a sua conservação. Assinale a alternativa incorreta.
- O solo da região Centro-Oeste do Brasil apresenta formação de concreções lateríticas devido à alternância sazonal das chuvas que ocorrem no clima tropical com estação seca.
- O plantio direto é uma técnica inadequada à conservação do solo, pois diminui os teores de matéria orgânica, favorecendo a compactação do solo e, consequentemente, a erosão do mesmo.
- Quanto mais pesados forem os implementos e máquinas agrícolas utilizados em um terreno, maior será a compactação do solo.
- O uso excessivo de adubos químicos pode levar ao empobrecimento do solo e à consequente queda da produtividade.
- Os solos da Floresta Amazônica são pobres em nutrientes, devido à intensa lixiviação, dispondo, porém, de uma cobertura vegetal em decomposição que contribuiu com a matéria orgânica necessária à realimentação da mata.
02. (FUVEST-SP) Considere as afirmações a seguir, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.
I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.
II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.
III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.
Está CORRETO o que se afirma em:
- I, apenas.
- II, apenas.
- III, apenas.
- I e II, apenas.
- I, II e III.
03. (UNESP) Brasília simbolizou na ideologia nacional-desenvolvimentista o "futuro do Brasil", o arremate e a obra monumental da nação a ser construída pela industrialização coordenada pelo Estado planificador, pela ação das "forças do progresso" (aquelas voltadas para o desenvolvimento do "capitalismo nacional"), que paulatinamente iriam derrotar as "forças do atraso" (o imperialismo, o latifúndio e a política tradicional, demagógica e "populista").
(José William Vesentini. A capital da geopolítica, 1986.)
Segundo o texto, a construção de Brasília deve ser entendida
- como uma tentativa de limitar a migração para o Centro do país e de reforçar o contingente de mão de obra rural.
- dentro de um conjunto de iniciativas de caráter liberal, que buscava eliminar a interferência do Estado nos assuntos econômico-financeiros.
- dentro do rearranjo político do pós-Segunda Guerra Mundial, que se caracterizava pelo clima de paz nas relações internacionais.
- dentro de um amplo projeto de redimensionamento da economia e da política brasileiras, que pretendia modernizar o país.
- como um esforço de internacionalização da economia brasileira, que provocaria aumento significativo da exportação agrícola.
04. (Fatec-SP) Os cerrados brasileiros são formados por árvores com aspecto xeromórfico, com árvores tortuosas e espaçadas, com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea e pilosa, muitas vezes lembrando a caatinga arbustiva densa, da região do semiárido nordestino.
ROSS, J. (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996 (Adaptação).
O fator que pode explicar tal semelhança fisionômica entre os dois tipos de vegetação é:
- a baixa umidade nos solos do Cerrado, com árvores com menor capacidade de captar e armazenar água do ambiente.
- a baixa fertilidade natural dos solos do Cerrado, em geral muito ácidos, pobres em cálcio e nutrientes em geral.
- a vigência de um clima tropical seco e de altitude no Cerrado, responsável por invernos mais chuvosos e verões mais quentes e secos.
- o uso intensivo das queimadas como fator de manejo e controle do Cerrado, para eliminação de gramíneas.
- o extenso desmatamento do domínio dos cerrados para a produção de soja e gado, tornando a região mais seca.
05. (UFSM) A ocupação da região Centro-Oeste baseou-se na pecuária de corte que abastecia os grandes mercados consumidores da região Sudeste. Na década de 1970, a introdução de novas tecnologias valorizou as áreas de cerrado, até então consideradas impróprias para a agricultura em função da elevada acidez de seus solos. No começo da década de 1980, muitos agricultores do Sul e Sudeste migraram para o Centro-Oeste atraídos pela disponibilidade de terras virgens e baratas. Surgiram as chamadas fronteiras agrícolas, e vastas áreas foram incorporadas à dinâmica da economia brasileira.
Fonte: TAMDJIAN, J.O.; MENDES, I.L. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço - ensino médio. São Paulo: FTD, 2005. p.175. (adaptado)
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a região Centro-Oeste, é correto afirmar que as atividades agropecuárias desenvolvidas nessa região se caracterizam por
- apresentar um paradoxo: por um lado, os cultivos têm sido mais produtivos e menos danosos ao meio ambiente, graças ao emprego de tecnologia; por outro lado, a expansão do cultivo de soja e da pecuária bovina ameaça de extinção várias espécies do ecossistema dos cerrados.
- estar marcada por um processo de destruição da Mata Atlântica, a qual, inicialmente, com o cultivo do café e, posteriormente, com o advento do pró-álcool e a geração de energia combustível, cedeu espaço para o cultivo da cana-deaçúcar.
- contrastar cenários com atividades tradicionais em um ecossistema recoberto pela Caatinga onde são praticadas atividades de subsistência ao lado de grandes plantações comerciais cultivadas com modernos sistemas de irrigação.
- apresentar como formas de produção não só uma agricultura itinerante muito danosa ao meio ambiente, como também uma agricultura comercial baseada no grande latifúndio, onde a principal produção é a pecuária bovina de corte de tipo extensivo, que, muitas vezes, é utilizada para legitimar a posse de terras.
- apresentar, em um ecossistema recoberto por vegetação de campos, uma pecuária semiextensiva com destaque para a criação de bovinos e ovinos, cujos rebanhos são continuamente aprimorados com raças europeias.
06. (PUC–RJ) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos.
(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006).
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.
- Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
- () Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
- () Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
- () Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
- () Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.
07. (UFPI) A região Centro-Oeste ocupa cerca de 19% do território brasileiro. Considerando seus principais ecossistemas, pode-se assinalar como totalmente CORRETOS os da alternativa:
- Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
- Pantanal, Floresta Amazônica e Pantanal.
- Cerrado, Floresta Amazônica e Pantanal.
- Floresta de Araucária, Mata Atlântica e Cerrado.
- Caatinga, Cerrado e Floresta de Araucária.
08. (UNICAMP) A soja é a principal cultura agrícola do Brasil em volume e em geração de renda e ocupa hoje uma área de mais de 21 milhões de hectares. Em 2008, foram produzidas 57,2 milhões de toneladas do grão, com valor bruto de R$ 51,5 bilhões
(Focus: Visão do Brasil – Desafios e oportunidades para a produção de soja sustentável no Brasil. www.visaobrasil.org, 04/2010).
A soja
- apresenta uma tendência de crescimento de produção no Brasil em médias e pequenas propriedades da região Sul, onde os produtores tendem a ganhar competitividade com o avanço tecnológico.
- com o amplo desenvolvimento das culturas pelo altíssimo investimento do governo em novas e baratas tecnologias, está despontando como melhor produção agrícola da história do país.
- dada a dimensão da área onde é cultivada no Centro-Oeste, é considerada uma cultura que tem impacto positivo na criação intensiva de empregos agrícolas.
- tem como principal produtora a região Sul do Brasil, que se beneficiou com a melhoria da infraestrutura regional.
- tem os custos de produção para os produtores do Centro-Oeste mais elevados que na região Sul, pois os centros consumidores e os portos estão a grandes distâncias.
09. (UEL) Assinale a afirmativa que corretamente descreve aspectos da localização e da hipsometria do Pantanal:
- O complexo do Pantanal localiza-se entre as bordas dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba e o sulco do rio Parana, com altitudes que variam entre 200 e 300 metros.
- A planície do complexo Pantanal constitui terreno de deposição muito antiga, de origem marítima, sendo uma área de depressão costumeiramente chamada de "depressão pantaneira", com altitudes que variam de 0 a 100 metros.
- A planície aluvional do complexo do Pantanal tem altitudes que variam entre 500 e 600 metros, sendo uma área de enorme extensão de colinas tabuliformes e baixos platôs arenosos, situados entre as bordas da Chapada do Araripe e do Planalto da Borborema.
- Situado entre as Chapadas dos Parecis e a Serra dos Carajás, o complexo Pantanal constitui terreno sedimentar de diversos ciclos de erosão, pontilhados de serras e morros isolados, com altitudes que variam de 400 a 500 metros.
- O complexo do Pantanal é uma planície aluvional localizada entre as bordas do Planalto Central e Meridional Brasileiro e da Bacia rio Paraguai, com altitudes que variam entre 100 e 200 metros, sendo a mais típica e homogênea das grande planícies.
10. (PUCPR) Em 21 de abril de 2010, Brasília completou 50 anos. Sobre isso, pode-se considerar que:
I. As cidades satélites deveriam ter sido criadas de forma planejada e somente após o Plano Piloto terem sido ocupados, o que foi desvirtuado já na primeira década. Atualmente as cidades satélites comportam aproximadamente 80% da população do Distrito Federal, e apresentam índices de renda e educação menores que os de Brasília.
II. Brasília é um marco na organização do espaço regional e urbano, pois é a primeira cidade planejada do Brasil. O projeto modernista de Lúcio Costa divide a cidade em setores ocupacionais. Desde o seu planejamento, constatou-se que o Distrito Federal não poderia ter vocação industrial ou turística. Seria somente a capital administrativa do país.
III. A construção de Brasília representa um marco importante na ocupação do centro-oeste brasileiro. A partir dos anos de 1960, construíram-se grandes rodovias as quais passaram a ligar a região ao restante do país, o que impulsionou a ocupação (da região) e a transformação do cerrado em área de grande produção agropecuária.
Está(ão) correta(s):
- Somente o enunciado I.
- Somente os enunciados I e II.
- Somente os enunciados II e III.
- Somente os enunciados I e III.
- Todos os enunciados