Urbanização
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Urbanização com questões de Vestibulares.
01. (UEMA) Leia o texto e analise a imagem para responder à questão.
O mapa apresenta a área de abrangência da futura megalópole e algumas das cidades afetadas por esse processo.

Às vezes não é mais possível saber onde é a divisa entre duas cidades, porque elas se desenvolvem tão juntas que acabam parecendo uma só. Isso acontece porque a população vai crescendo e os espaços vazios vão sendo ocupados. [...] Porém ela pode causar problemas, como quando uma construção começa em uma cidade e termina em outra.
Esse fenômeno no Brasil é tão intenso que tende a consolidar, até o ano 2050, uma megalópole entre duas capitais metropolitanas brasileiras.
O fenômeno e as cidades a que o texto se refere são, respectivamente, denominados
02. (UECE) Atente ao seguinte excerto: “O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade”.
Monteiro, Carlos Augusto de Figueiredo Teoria e Clima Urbano, um projeto e seus caminhos Clima Urbano. Ed Contexto. São Paulo. 2009. p.14.
Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que
03. (FGV-SP) As opções a seguir apresentam transformações recentes do espaço urbano de São Paulo, à exceção de uma. Assinale-a.
04. (USP) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização. Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole.
Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar
05. (FGV-RJ) A mobilidade urbana envolve aspectos socioeconômicos relativos ao modo de vida nas cidades: o acesso aos meios de transporte para o trajeto casa-trabalho e aos serviços de saúde, educação, cultura e lazer. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a questão da mobilidade urbana é agravada pela forma de ocupação e organização do espaço.

Sobre o problema da mobilidade urbana na RMRJ, com base no mapa, NÃO é correto afirmar:
06. (UEA) Observe o mapa, que aborda o processo de crescimento horizontal que une alguns municípios.

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o nome desse processo e a sua denominação segundo a legislação brasileira.
07. (UEA) Que a capital do Amazonas é uma cidade quente, moradores e visitantes de Manaus já constataram. Nem todos, no entanto, sabem explicar o motivo de tanta “quentura”. Moradores mais antigos afirmam que a temperatura vem aumentando nos últimos anos. Nos bairros Chapada, Dom Pedro e Alvorada a temperatura chega a ficar até 8 graus acima das demais, segundo estudo.
(http://d.emtempo.com.br. Adaptado.)
O fenômeno que explica a “quentura” de Manaus é
08. (UECE) O conceito de risco geológico pode ser expresso como uma situação de perigo, perda ou dano ao homem e suas propriedades, em razão da possibilidade de ocorrência de processos geológicos, induzidos ou não. Constituem áreas onde o risco geológico é maior os locais caraterizados por
09. (UFRN) Na década de 1980, no cenário da urbanização do território brasileiro, as cidades pequenas, e sobretudo as médias, passaram a apresentar índices mais elevados de crescimento que as grandes concentrações citadinas. Um dos fatores relacionados a esse contexto é a
10. (UEG) A urbanização brasileira é caracterizada pela