Home > Banco de Questões > Biologia > Animais >Nematelmintos ou Nematódeos

Nematelmintos ou Nematódeos

Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Nematelmintos ou Nematódeos Ascaridíase – o parasita é o Ascaris lumbricoides, Ancilostomíase (amarelão), Filariose ou elefantíase – o parasita é o Wuchereria bancrofti e Bicho-geográfico (Larva migrans cutânea), vermes ancilóstomos etc) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Nematelmintos ou Nematódeos.




01. (UECE) Leia o texto a seguir:

Jeca Tatu, personagem famoso de Monteiro Lobato era um homem que vivia na miséria e que morava perto de um pequeno riacho, no qual ele podia pescar. Sem cultura, ele não cultivava de forma alguma os necessários hábitos de higiene. Era visto pelas pessoas como preguiçoso e alcoólatra. Até que um dia um médico que passava pela sua residência nota sua coloração amarela e sua intensa magreza e decide examinar o caboclo. Jeca Tatu se queixa de muita fadiga e dores corporais e o doutor então, diagnostica a presença de uma enfermidade tecnicamente conhecida como ancilostomose, o famoso amarelão.

Fonte: http://www.infoescola.com/biografias/jeca-tatu/

Sobre a ancilostomose, é correto afirmar-se que

  1. é uma verminose cujas larvas podem se instalar no cérebro, condição conhecida como cisticercose cerebral.
  2. as larvas que atravessam as paredes do intestino delgado se direcionam aos vasos sanguíneos e linfáticos, espalham- se pelo organismo, atingem a faringe, e somente são liberadas juntamente com a tosse ou muco.
  3. os vermes adultos se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia.
  4. a contaminação se dá exclusivamente pela ingestão de ovos do verme, geralmente encontrados no solo, na água, em alimentos e em mãos que tiveram um contato anterior com fezes animais contaminadas.

02. (EMESCAM) Crianças que brincam em parques, descalças e em contato com a areia, podem ser infestadas por um parasita conhecido como “bicho geográfico” que, por não conseguir penetrar na corrente sanguínea, passa a deslocar-se sob a epiderme, provocando lesões de aspecto tortuoso.

Trata-se de uma infestação provocada pelo (a)

  1. Wuchereria bancrofti.
  2. Ancylostoma braziliensis.
  3. Strongyloides stercoralis.
  4. Enterorobius vermicularis.
  5. Trichinella spiralis.

03. (Unichristus) Palestra alerta sobre cuidados com o “bicho geográfico” no Rodeadouro. A ação é uma iniciativa da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, por meio do Departamento de Educação Sanitária. Serão ministradas informações sobre formas de prevenção da larva “migrans” e a forma correta de fazer a manipulação de alimentos. Há mais de 15 dias, amostras da areia da ilha deram resultado positivo para a presença da larva “migrans”. Por isso, a ilha tornou-se imprópria para circulação de pessoas.

Disponível em: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia. Acesso em: 5 mar. 2020.

A matéria informa a respeito de um tipo de parasitose humana causada pela infestação de

  1. ovos de Taenia solium.
  2. larvas de Ancylostoma braziliensis.
  3. ovos de Ascaris lumbricoides.
  4. larvas de Enterobius vermicularis
  5. ovos de Wuchereria bancrofti.

04. (ENEM PPL 2018) Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.

Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?

  1. Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.
  2. Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doença é transmitida pela água contaminada.
  3. Evitar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.
  4. Realizar exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, já que se trata de uma enfermidade hereditária.
  5. Manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, uma vez que a doença está associada ao sedentarismo.

05. (FCM-PB) Antonio da Silva tem 17 anos, é catador de lixo; atualmente se sente desanimado, está sempre cansado e apareceu com um prurido nos pés; a vizinhança comenta que ele está amarelo, parecendo o Jeca Tatu. Antônio procurou o médico da Unidade de Saúde de seu bairro, e após a realização do exame físico e diagnóstico laboratorial foi constatada uma verminose por Ancylostoma duodenale. Qual é a alternativa que designa esse parasita?

  1. Filo Platyhelminthes, que apresenta simetria bilateral, cujo corpo é formado por partes semelhantes às proglótides.
  2. Classe trematoda que reúne platelmintos ectoparasitas e endoparasitas.
  3. Filo Nemathelminthes, que reúne animais triblásticos, com simetria bilateral, corpo cilíndrico, alongado e extremidades afiladas.
  4. Classe cestoda na qual os estágios larvais podem ocorrer em um ou mais hospedeiros, vertebrados ou invertebrados.
  5. Cestóides que são monóicos e digenéticos, isto é, apresentam dois hospedeiros em seu ciclo de vida.

06. (EMESCAM) André foi orientado por seu vizinho a procurar um médico proctologista em virtude de apresentar episódios de intenso prurido (coceira) na região do ânus. Após examinar o paciente, o doutor solicitou que André lhe permitisse utilizar uma fita adesiva diretamente sobre o local afetado pelo prurido e, posteriormente, a examinasse com o auxílio de uma potente lupa. Uma vez realizado o procedimento descrito, o médico constatou a presença de vários ovos de um verme aderido à fita.

Tratava-se do

  1. Ascaris lumbricoides.
  2. Strongyloides stercoralis.
  3. Necator americanus.
  4. Enterobius vermicularis.
  5. Schistosoma mansoni.

07. (FMC) A trajetória das larvas L3 a L5 de Ascaris lumbricoides, nos diferentes compartimentos anatômicos humanos, está melhor indicada pela sequência:

  1. Intestino, fígado, coração, pulmões, traqueia, faringe, laringe, estômago e intestino
  2. Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus
  3. Vasos sanguíneos, coração, fígado, sistema porta hepático e intestino
  4. Intestino, fígado, coração, pulmão, coração, sistema porta hepático, fígado e intestino
  5. Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso

08. (UECE) Os nematoides são vermes de corpo cilíndrico, esguio e alongado, afilado nas extremidades anterior e posterior. Vivem em ambientes de água salgada ou doce, no solo, em órgãos vegetais, ou em tecidos de diferentes tipos de animais. A lombriga, exemplo conhecido de nematoide, não possui

  1. sistema circulatório.
  2. intestino.
  3. simetria bilateral.
  4. sistema digestivo completo.

09. (FCM PB) AVPS, feminina, 27 anos, residente na cidade de Maringá, Paraná; recorreu à médica de família por lesão eritematosa, serpiginosa e pruriginosa no dorso do pé, com três meses de evolução, que terá surgido após viagem às praias de João Pessoa, Paraíba. Pela clínica e contexto epidemiológico diagnosticou-se infecção por larva migrans cutânea ou bicho geográfico, foi medicada com albendazol, com resolução completa da lesão. Baseado nesse caso clínico, responda respectivamente as perguntas, marcando a alternativa CORRETA.

1. Qual é o filo que o parasito pertence?

2. Qual é o gênero do agente etiológico?

3. Como ocorre a infecção pelo bicho geográfico?

  1. Nematelminthes; Wuchereria; as larvas penetram na pele.
  2. Trematoda; Trypanosoma; ingestão de ovos do protozoário.
  3. Platyhelminthes; Tubellaria; ingestão de ovos do helminto.
  4. Platyhelminthes; Taenia sollium; ingestão de cistos do helmintos.
  5. Nematelminthes; Ancylostoma; as larvas penetram na pele.

10. (CESMAC) Considere parasitas humanos de corpo cilíndrico alongado e simetria bilateral, sem cílios ou flagelos, triblásticos com sistema digestório completo. Constitui um representante desse grupo de organismos

  1. Tenia saginata
  2. Schistosoma mansoni
  3. Fasciola hepatica
  4. Echinococcus granulosus
  5. Ascaris lumbricoides

11. (UECE) O Ascaris lumbricoides é causador da verminose mais difundida no mundo: a ascaridíase. Sobre esses vermes, pode-se afirmar corretamente que

  1. possuem coloração que varia entre o branco e o amarelado, corpo liso e brilhante, alongado e achatado.
  2. os machos são maiores do que as fêmeas e apresentam a extremidade posterior do corpo fortemente encurvada para a face ventral.
  3. a intensidade das alterações provocadas independe do número de larvas presente no hospedeiro e mesmo as pequenas infecções causam sintomas graves, como lesões hepáticas e perfuração de órgão, levando à morte.
  4. em consequência de sua elevada prevalência e de sua ação patogênica, esse verme pode ser considerado uma das causas do subdesenvolvimento nutricional de grande parte da população de países subdesenvolvidos.

12. (EMESCAM) Na lombriga (Ascaris lumbricoides) a pressão interna do corpo do animal em repouso é de 70 cm de água e pode atingir cerca de 400 cm de água quando o nematelminto se locomove.

Essas variações de pressão são mantidas, sem dispêndio de energia, porque está presente ao longo do corpo do animal um (a)

  1. cutícula desprovida de elasticidade.
  2. exoesqueleto de quitina.
  3. musculatura circular.
  4. musculatura circular e longitudinal.
  5. musculatura longitudinal.

13. (URCA) Caenorhabditis elegans é uma espécie de nematódeo da família Rhabditidae que mede cerca de 1 mm de comprimento, e vive em ambientes temperados. É um importante modelo para o estudo da biologia do desenvolvimento, devido principalmente ter sido o primeiro animal multicelular a ter seu genoma sequenciado e é ser um excelente organismo modelo para estudos da embriologia, pois é pequeno, de fácil criação, com ciclo de vida curto (do ovo a adulto em aproximadamente quatro dias), apresenta poucas células e sua manipulação genética é relativamente simples.

De forma geral o nematódeo C. elegans possui como principais características embrionárias:

  1. Simetria radial/ triblástico/ pseudocelomado/ protostômio/ ovo oligolécito.
  2. Simetria bilateral/ diblástico/ pseudocelomado/ deuterostômio/ ovo telolécito.
  3. Simetria bilateral/ triblástico/ pseudocelomado/ protostômio/ ovo oligolécito.
  4. Simetria radial/ triblástico/ acelomado/ deuterostômio/ ovo centrolécito.
  5. Simetria bilateral/ diblástico/ celomado/ protostômio/ ovo telolécito.

14. (UEFS) A pele humana é uma das principais vias para a entrada de parasitas causadores de doenças. Algumas dessas doenças são adquiridas pelo contato direto da pele com larvas dos parasitas, outras dependem de insetos que injetam o parasita na pele durante a picada. Doenças que são exemplos dessas duas formas de infecção são, respectivamente,

  1. ancilostomose e filariose.
  2. ascaridíase e febre amarela.
  3. cisticercose e leishmaniose.
  4. oxiurose e malária.
  5. esquistossomose e doença de Chagas.

15. (C.U Unichristus) Para entender o papel da atividade mitocondrial em intervenções que aumentam a longevidade, pesquisadores brasileiros investigaram os efeitos da privação alimentar e da infertilidade induzida na atividade respiratória mitocondrial de nematoides da espécie Caenorhabditis elegans. Nos dois casos, eles observaram aumento da eficiência com a qual as mitocôndrias utilizam lipídios como substrato respiratório, indicando que a capacidade de oxidar lipídios pode ser determinante para maior longevidade.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br/mitocondrias-de-organismos-longevos-sao-mais-eficientes-em-obter-energia-de-lipidios/33584/. Acesso em: 17 jul. 2020.

Nessa pesquisa científica, foi utilizada uma espécie de organismo considerado

  1. eucarionte, unicelular, autotrófico.
  2. procarionte, unicelular, autotrófico.
  3. eucarionte, pluricelular, autotrófico.
  4. procarionte, unicelular, heterotrófico.
  5. eucarionte, pluricelular, heterotrófico

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp