Vetores
Lista de 20 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Vetores com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vetores.
01. (UFMG) Uma pessoa sai para dar um passeio pela cidade, fazendo o seguinte percurso: sai de casa e anda 2 quarteirões para o Norte; dobra à esquerda andando mais 2 quarteirões para Oeste, virando, a seguir, novamente à esquerda e andando mais dois quarteirões para o Sul. Sabendo que cada quarteirão mede 100m, o deslocamento da pessoa é:
- 700m para Sudeste
- 200m para Oeste
- 200m para Norte
- 700m em direções variadas
- 0m
02. (UNIFOR) Três forças, de intensidades iguais a 5 N, orientam-se de acordo com o esquema abaixo.
O módulo da força resultante das três, em newtons, é:
- 2,0
- √5
- √7
- 3,0
- √15
03. (PUC-RJ) Os ponteiros de hora e minuto de um relógio suíço têm, respectivamente, 1 cm e 2 cm. Supondo que cada ponteiro do relógio é um vetor que sai do centro do relógio e aponta na direção dos números na extremidade do relógio, determine o vetor resultante da soma dos dois vetores correspondentes aos ponteiros de hora e minuto quando o relógio marca 6 horas.
- O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 12 do relógio.
- O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 12 do relógio.
- O vetor tem módulo 1 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
- O vetor tem módulo 2 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
- O vetor tem módulo 1,5 cm e aponta na direção do número 6 do relógio.
04. (Inatel) João caminha 3 m para Oeste e depois 6 m para o Sul. Em seguida, ele caminha 11 m para Leste. Em relação ao ponto de partida, podemos afirmar que João está aproximadamente:
- a 10 m para Sudeste
- a 10 m para Sudoeste
- a 14 m para Sudeste
- a 14 m para Sudoeste
- a 20 m para Sudoeste
05. (UNIFOR) A soma de dois vetores de módulos 12N e 18N tem certamente módulo compreendido entre:
- 6 N e 18 N
- 6 N e 30 N
- 12 N e 18 N
- 12 N e 30 N
- 29 N e 31 N
06. (UFC) Analisando a disposição dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura abaixo, assinale a alternativa que contém a relação vetorial correta
- CB + CD + DE = BA + EA
- BA + EA + CB = DE + CD
- EA - DE + CB = BA + CD
- EA - CB + DE = BA - CD
- BA - DE - CB = EA + CD
07. (Mack) Com seis vetores de módulos iguais a 8 u, construiu-se o hexágono regular ao lado. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é
- zero
- 16 u
- 24 u
- 32 u
- 40 u
08. (UFC) A figura adiante mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente e cada quarteirão mede 100 m. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina A, até a casa de sua avó, na esquina B. Dali segue até sua escola, situada na esquina C. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:
- 1800 m e 1400 m.
- 1600 m e 1200 m.
- 1400 m e 1000 m.
- 1200 m e 800 m.
- 1000 m e 600 m.
09. (U.F.São Carlos-SP) Os módulos dos componentes ortogonais do peso P de um corpo valem 120N e 160N. Pode-se afirmar que o módulo de P é:
- 140 N
- 200 N
- 280 N
- 40 N
- 340 N
10. (UFMG) Um barco tenta atravessar um rio de 1,0 km de largura. A correnteza do rio é paralela às margens e ter velocidade de 4,0km/h. A velocidade do barco, em relação à água, é de 3,0km/h perpendicularmente às margens.
Nessas condições, pode-se afirmar que o barco
- atravessará o rio em 12 minutos
- atravessará o rio em 15 minutos
- atravessará o rio em 20 minutos
- nunca atravessará o rio
11. (FESP) Num corpo estão aplicadas apenas duas forças de intensidades 12N e 8,0N. Uma possível intensidade da resultante será:
- 22N
- 3,0N
- 10N
- zero
- 21N
12. (E.F.O. Alfenas-MG) Um móvel realiza um movimento uniforme com uma velocidade de 5 m/s numa circunferência de raio de 2,5 m. A aceleração centrípeta desse móvel tem módulo
- 5 m/s2
- 25 m/s2
- 10 m/s2
- 2,5 m/s2
- 2 m/s2
13. (PUC-MG) Um vetor, de módulo 13,0 m, é decomposto em duas componentes cartesianas perpendiculares entre si. Uma das componentes tem módulo igual a 12,0 m. O módulo da outra compo- nente, em metros, é igual a
- 5,0
- 6,0
- 8,0
- 12,0
- 13,0
14. (UFMS) Em outubro de 2018, na Indonésia, ocorreu um terrível acidente aéreo com um Boeing 737 Max 8 da empresa Lion Air, matando mais de 180 pessoas. O avião decolou do aeroporto com um ângulo de 20° na direção Leste-Oeste, por uma distância de 2 km, e em seguida se deslocou para o norte, por uma distância de 15 km, antes de perder o contato com a torre de comando.
(Dados: sen 20° = 0,34 e cos 20° = 0,94).
Nessa situação, a alternativa que dá, respectivamente, os módulos dos vetores deslocamento resultante nas direções vertical e horizontal é:
- 0,68 km e 14,32 km.
- 0,68 km e 15,12 km.
- 1,8 km e 14,32 km.
- 1,8 km e 16,64 km.
- 1,8 km e 19,25 km.
15. (F.A. Lavras-MG) O movimento retilineo uniformemente acelerado tem as seguintes caracteristicas:
- Aceleração normal nula; aceleração tangencial constante, não-nula e de mesmo sentido que a velocidade.
- Aceleração normal constante, não-nula; aceleração tangencial nula.
- Aceleração normal nula; aceleração tangencial constante, não-nula e de sentido oposto ao da velocidade.
- Aceleração normal constante, não-nula; aceleração tangencial constante, não-nula e de mesmo sentido que a velocidade.
- As acelerações normal e tangencial não são grandezas relevantes no tratamento desse tipo de movimento.
16. (UFRA) De uma particula que executa um movimento circular cuja velocidade tem intensidade constante, pode-se dizer que
- a aceleração tangencial não é nula e a aceleração normal é nula.
- a aceleração normal não é nula e a aceleração tangencial é nula.
- as acelerações normal e tangencial não são nulas.
- as acelerações normal e tangencial são nulas.
- a aceleração tangencial tem intensidade constante e a aceleração normal, variável.
17. (Fesp-SP) Um automóvel trafega com velocidade constante v = 72 km/h. As suas rodas têm diâmetro 0,50m e rodam sem escorregar. Determine a velocidade angular de rotação da roda em relação ao seu eixo.
- 50 rad/s
- 60 rad/s
- 70 rad/s
- 80 rad/s
- 90 rad/s
18. (UNISC-RS) Para representar a força-peso, utilizamos um segmento de reta denominado vetor. Assim, quando da sua representação, a força-peso sempre deve apresentar
- apenas direção.
- intensidade ou módulo, direção e sentido.
- apenas sentido.
- apenas intensidade ou módulo e direção.
- apenas direção e sentido.
19. (UEL) O que acontece com o movimento de dois corpos, de massas diferentes, ao serem lançados horizontalmente com a mesma velocidade, de uma mesma altura e ao mesmo tempo, quando a resistência do ar é desprezada?
- O objeto de maior massa atingirá o solo primeiro.
- O objeto de menor massa atingirá o solo primeiro.
- Os dois atingirão o solo simultaneamente.
- O objeto mais leve percorrerá distância maior.
- As acelerações de cada objeto serão diferentes.
20. (PUCRS) Uma esfera de aço é lançada obliquamente, com pequena velocidade, formando um ångulo de 45 graus com o eixo horizontal. Durante sua trajetória, desprezando-se o atrito com o ar, pode-se afirmar que
- a velocidade é zero no ponto de altura máxima.
- a componente vertical da velocidade mantém-se constante em todos os pontos.
- a componente horizontal da velocidade é variável em todos os pontos.
- o vetor velocidade é o mesmo nos pontos de lançamento e de chegada.
- a componente vertical da velocidade é nula no ponto de máxima altura.