Home > Banco de Questões > Física > Óptica >

Óptica Geométrica

Lista de 11 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Óptica Geométrica com questões de Vestibulares.

Confira as videoaulas, teoria e questões sobre: Óptica.





01. (UFAL) A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes em uma superfície S e os correspondentes raios emergentes:

(UFAL) A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes em uma superfície S e os correspondentes raios emergentes

Essa figura ilustra o fenômeno óptico da:

  1. dispersão.
  2. reflexão difusa.
  3. refração.
  4. difração.
  5. reflexão regular.

02. (FEI) Uma câmara escura de orifício fornece a imagem de um prédio, o qual se apresenta com altura de 5 cm. Aumentando-se de 100m a distância do prédio à câmara, a imagem reduz-se para 4 cm de altura. Qual é a distância entre o prédio e a câmara, na primeira posição?

  1. 100 m
  2. 200 m
  3. 300 m
  4. 400 m
  5. 500 m

03. (Unitau) Dois raios de luz, que se propagam em um meio homogêneo e transparente, interceptam-se em certo ponto. A partir desse ponto, pode-se afirmar que:

  1. os raios luminosos cancelam-se.
  2. mudam a direção de propagação.
  3. continuam propagando-se na mesma direção e sentindo que antes.
  4. propagam-se em trajetórias curvas.
  5. retornam em sentidos opostos.

04. (UECE) Considere uma fibra ótica distendida ao longo de uma trajetória sinuosa. Uma das extremidades recebe luz que, através da fibra, sai pela outra extremidade. Note que a fibra não segue uma trajetória retilínea. Essa aparente violação dos conceitos de ótica geométrica, a respeito da propagação retilínea da luz, pode ser explicada da seguinte forma:

  1. a luz percorre trajetórias retilíneas no interior da fibra, sofrendo múltiplas reflexões na superfície da fibra até a saída.
  2. a luz no interior da fibra somente se propaga se a fibra estiver disposta em linha reta.
  3. a luz no interior da fibra viola os princípios da ótica geométrica.
  4. a luz sofre refrações múltiplas durante sua propagação, havendo apenas uma reflexão total na saída da fibra.

05. (Uema) O edifício monumental, localizado em um shopping de São Luís-mA, iluminado pelos raios solares, projeta uma sombra de comprimento L = 80 m. Simultaneamente, um homem de 1,80 m de altura, que está próximo ao edifício, projeta uma sombra de l = 3,20 m. O valor correspondente, em metros, à altura do prédio é igual a

  1. 50,00
  2. 47,50
  3. 45,00
  4. 42,50
  5. 40,00

06. (UEMG) Em uma aula sobre Gravitação, o professor de Física resolveu escrever um poema e mostrá-lo a seus alunos:

“O Sol e a Lua num balé em torno da Terra.

Ora a Lua está entre o Sol e a Terra.

Ora a Terra está entre o Sol e a Lua.”

Os dois últimos versos desse poema referem-se, respectivamente,

  1. à lua crescente e à lua minguante.
  2. à lua cheia e à lua nova.
  3. à lua nova e à lua cheia.
  4. a uma situação irreal.

07. (UFRRJ) Na figura a seguir, F é uma fonte de luz extensa e A um anteparo opaco. Pode-se afirmar que I, II e III são, respectivamente, regiões de:

  1. sombra, sombra e penumbra.
  2. sombra, sombra e sombra.
  3. penumbra, sombra e penumbra.
  4. sombra, penumbra e sombra.
  5. penumbra, penumbra e sombra.

08. (Fatec) Um objeto y de comprimento 4,0 cm projeta uma imagem y’ em uma câmara escura de orifício, como indicado na figura.

O comprimento de y’ é, em centímetros, igual a:

  1. 2,5
  2. 2,0
  3. 1,8
  4. 1,6
  5. 0,4

09. (IFBA) Um objeto luminoso e linear é colocado a 20 cm do orifício de uma câmara escura, obtendo-se em sua parede do fundo, uma figura projetada de 8 cm de comprimento. O objeto é, então, afastado, sendo colocado a 80 cm do orifício da câmara. O comprimento da nova figura projetada na parede do fundo da câmara é:

  1. 32 cm
  2. 16 cm
  3. 2 cm
  4. 4 cm
  5. 10 cm

10. (EEAR) Um objeto é colocado perpendicularmente ao eixo principal e a 20 cm de uma lente divergente estigmática de distância focal igual a 5 cm. A imagem obtida é virtual, direita e apresenta 2 cm de altura. Quando essa lente é substituída por outra convergente estigmática de distância focal igual a 4 cm e colocada exatamente na mesma posição da anterior, e mantendo-se o objeto a 20 cm da lente, a imagem agora apresenta uma altura de _____ cm.

  1. 2,5
  2. 4,0
  3. 5,0
  4. 10,0

11. (FITS) O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações.

Com base nos conhecimentos sobre a Óptica Geométrica, é correto afirmar:

  1. A correção da hipermetropia é possível através da utilização de uma lente divergente.
  2. O cristalino é a parte frontal do olho e funciona como uma lente divergente, do tipo convexa.
  3. A miopia é a anomalia que consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular e sua correção é feita através do uso de lentes prismáticas.
  4. O estrabismo é uma anomalia da visão que consiste em um afastamento da retina em relação ao cristalino fazendo com que a imagem seja formada depois da retina, tornando-a não nítida.
  5. O astigmatismo consiste no fato de as superfícies que compõem o globo ocular apresentarem diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.





.