Química: Enem PPL 2023
Lista de 09 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Química: Enem PPL 2023 com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Química: Enem PPL 2023.
01. (Enem PPL 2023) Lavar a seco significa lavar por meio de fluido ou solvente não aquoso, isto é, trata-se de um processo que limpa sem utilizar a água. Dessa forma, apesar de o nome ser lavagem a seco, o processo deixa o que está sendo lavado molhado pelo solvente utilizado, o qual poderá ser facilmente evaporado ao final do processo. Entre 1850 e 1940, foram empregados na lavagem a seco alguns hidrocarbonetos e organoclorados líquidos, como os que estão representados a seguir, entre os quais apenas um se mostrou seguro por não ser inflamável, em função da sua menor quantidade de ligações C―H.

Pela análise das estruturas químicas, o solvente que se mostrou seguro é o
- hexano.
- canfeno.
- benzeno.
- iso-octano.
- tricloroetileno.
Resposta: E
Resolução:
02. (Enem PPL 2023) O odor desagradável de peixe deve-se principalmente a compostos orgânicos que contêm um grupo amino (R―NH2), em que R representa um grupo alquil. Um chefe de cozinha experimental dispõe, em seu laboratório, de cinco soluções aquosas, dentre as quais deve escolher uma para eliminar o odor de peixe, por meio da neutralização do grupo amino. Suponha que a molécula responsável pelo odor é a metilamina (CH3NH2, Kb = 5,5 × 10−4). O quadro apresenta dados de acidez/basicidade de algumas espécies químicas.

Qual substância deve ser escolhida pelo chefe de cozinha?
- NaClO
- NaHCO3
- CH3COOH
- NaCl
- CH3CH2OH
Resposta: C
Resolução:
03. (Enem PPL 2023) Os agentes lacrimogêneos são espécies químicas capazes de provocar forte irritação das vias aéreas superiores e dos olhos. Até o final da década de 1960, a cloroacetofenona (CA) foi a substância mais utilizada com essa finalidade. Uma forma de descontaminar a pele exposta à CA consiste em lavá-la com uma solução aquosa de determinado sal, o qual reagirá com a CA, conforme a reação representada
Qual destes compostos pode ser usado para fazer essa descontaminação?
- NaCH3COO
- NaHCO3
- NaHSO3
- Na2SO4
- NaOH
Resposta: B
Resolução:
04. (Enem PPL 2023) Lentes fotocrômicas escurecem em ambientes externos com alta incidência de luz ultravioleta (UVA), conforme ilustrado. Uma vez na sombra, as lentes se tornam claras novamente.
Em lentes fotocrômicas de plástico, são utilizados corantes orgânicos pertencentes à família dos indenonaftopiranos. Quando o corante fotocrômico (Estrutura 1) é exposto à alta incidência de radiação UVA, uma ligação química é quebrada. A molécula então se rearranja, transformando-se em uma espécie que absorve radiação de comprimento de onda maior (Estrutura 2), fazendo com que a lente escureça.
O escurecimento desse tipo de lente ocorre porque as moléculas de indenonaftopirano
- polimerizam, pela alta incidência de radicais.
- tautomerizam, pela reação no grupo enol.
- polarizam a luz, pela alta energia da luz UVA absorvida.
- oxidam, pela conversão do grupo éter em uma carbonila.
- dispersam a luz, pela ampliação do tamanho da molécula.
Resposta: D
Resolução:
05. (Enem PPL 2023) Com o objetivo de demonstrar a transferência de energia de um sistema para outro, um professor solicitou a seus alunos que determinassem o calor de combustão de alguns alimentos e, para auxiliar nessa tarefa, forneceu um quadro que apresenta cinco alimentos identificados por números e seus respectivos calores de combustão.
Posteriormente, entregou uma amostra de 0,5 g de um alimento indeterminado a um dos estudantes, que realizou o seguinte procedimento experimental: colocou 4 mL de água em um tubo de ensaio e mediu a temperatura, encontrando 20 °C. Em seguida, o estudante queimou o alimento recebido, abaixo do tubo de ensaio contendo a água, o que elevou a temperatura da água para 50 °C. Considere que, nas condições do experimento, a perda de calor para o ambiente é desprezível e o calor específico da água e sua densidade são, respectivamente, 1 cal/(g °C) e 1 g/mL.
Qual alimento do quadro o estudante recebeu do professor?
- I
- II
- III
- IV
- V
Resposta: D
Resolução:
06. (Enem PPL 2023) Na produção do politereftalato de etileno, o PET, utiliza-se como reagente o para-dimetilbenzeno, também chamado de para-xileno, que deve ter alta pureza. No entanto, o para-xileno obtido do petróleo possui contaminação dos seus isômeros orto-xileno e meta-xileno, cujas estruturas são apresentadas na figura. No quadro, são listadas as temperaturas de fusão e ebulição desses três isômeros.

Qual processo de separação permite a purificação desse reagente?
- Destilação simples.
- Cristalização simples.
- Destilação fracionada.
- Extração líquido-líquido.
- Solidificação fracionada.
Resposta: E
Resolução:
07. (Enem PPL 2023) Na formulação de detergentes sintéticos, são encontradas diversas substâncias que possuem ação específica. Entre essas substâncias, estão os tensoativos aniônicos, dos quais o dodecilbenzenossulfonato de sódio é o mais comum em detergentes para cozinha.
O dodecilbenzenossulfonato de sódio é um tensoativo em razão da presença
- do íon Na+ hidrofílico e pela porção sulfonato lipofílica.
- das porções sulfonato hidrofílica e dodecilbenzeno lipofílica.
- da porção benzenossulfonato, que possui característica lipofílica.
- do íon Na+, que possui tanto característica hidrofílica quanto lipofílica.
- do dodecilbenzeno, que possui tanto característica hidrofílica quanto lipofílica.
Resposta: B
Resolução:
08. (Enem PPL 2023) Um carro sedã apresenta tipicamente 200 kg de alumínio distribuídos pelo chassi, motor e cabine. Uma amostra de bauxita, principal fonte natural do metal, é composta por 50% em massa de óxido de alumínio (Al2O3). Considere a massa molar do alumínio (Al) igual a 27 g mol−1 e a do oxigênio (O) igual a 16 g mol−1.
A massa de bauxita que deve ser empregada para produzir o alumínio usado na fabricação de um carro desse modelo é mais próxima de
- 378 kg.
- 400 kg.
- 637 kg.
- 756 kg.
- 1 512 kg.
Resposta: D
Resolução:
09. (Enem PPL 2023) Ácido nítrico é um importante reagente usado no preparo de nitrato de amônio, NH4NO3, um fertilizante nitrogenado. Industrialmente, o ácido nítrico é obtido a partir da reação da amônia com gás oxigênio, um processo que ocorre em três etapas, todas exotérmicas.
Etapa 1: 4 NH3 (g) + 5O2 (g) → 4 NO (g) + 6 H2O (l)
Etapa 2: 2NO (g) + O2 (g) → 2 NO2 (g)
Etapa 3: 3NO2 (g) + H2O (l) → 2 HNO3 (aq) + NO (g)
Na primeira etapa, forma-se NO, o qual reage com mais oxigênio formando NO2, um óxido ácido, que reage com a água formando HNO3 e NO. O composto NO é, portanto, um subproduto da reação. É importante o seu reaproveitamento, senão ele pode ser liberado para o ambiente, onde reagirá com o oxigênio, formando NO2.
ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).
O procedimento que permite diminuir a quantidade formada do subproduto NO é aumentar a
- pressão de oxigênio, na etapa 1.
- concentração de NO2, na etapa 3.
- quantidade de amônia, na etapa 1.
- quantidade de oxigênio, na etapa 2.
- temperatura dos reagentes, na etapa 1.
Resposta: D
Resolução: