Home > Banco de Questões > Química >

Tabela Períodica

Questões de 03 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Tabela períodica com questões do Enem.

Confira a teoria da matéria de Tabela Períodica.





1. (Enem 2018) Na mitologia grega, Nóbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

  1. terem elétrons no subnível f.
  2. serem elementos de transição interna.
  3. pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
  4. terem seus elétrons mais externos dos níveis 4 e 5, respectivamente.
  5. estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.

2. (Enem 2017) No ar que respiramos existem os chamados “gases Inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).

Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?

  1. Densidade.
  2. Condutância.
  3. Eletronegatividade.
  4. Estabilidade nuclear.
  5. Temperatura de ebulição.

3. (Enem 2009) Os núcleos dos átomos são constituı́dos de prótons e nêutrons, sendo ambos os principais responsáveis pela sua massa. Nota-se que, na maioria dos núcleos, essas partı́culas não estão presentes na mesma proporção. O gráfico mostra a quantidade de nêutrons (N) em função da quantidade de prótons (Z) para os núcleos estáveis conhecidos.

Os núcleos dos átomos são constituı́dos de prótons e nêutrons, sendo ambos os principais responsáveis pela sua massa. Nota-se que, na maioria dos núcleos, essas partı́culas não estão presentes na mesma proporção.

O antimônio é um elemento quı́mico que possui 50 prótons e possui vários isótopos - átomos que só se diferem pelo número de nêutrons. De acordo com o gráfico, os isótopos estáveis do antimônio possuem

  1. entre 12 e 24 nêutrons a menos que o número de prótons.
  2. exatamente o mesmo número de prótons e nêutrons.
  3. entre 0 e 12 nêutrons a mais que o número de prótons.
  4. entre 12 e 24 nêutrons a mais que o número de prótons.
  5. entre 0 e 12 nêutrons a menos que o número de prótons.





Voltar ao topo
.