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Hidrocarbonetos

Lista de 10 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Hidrocarbonetos com questões de Vestibulares.


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1. (PUC) Dado: coloração do indicador azul de bromotimol

pH < 6 → 6 solução amarela
6 < pH < 8 → solução verde
pH > 8 → solução azul

Em um béquer foram colocados 20,0mL de solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,10mol/L e algumas gotas do indicador azul de bromotimol. Com auxílio de uma bureta foram adicionados 20,0mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) de concentração 0,10mol/L.

A cada alíquota de 1,0mL adicionada, a mistura resultante era homogeneizada e a condutibilidade da solução era verificada através de um sistema bastante simples e comum em laboratórios de ensino médio.

Uma lâmpada presente no sistema acende quando em contato com um material condutor, como água do mar ou metais, e não acende em contato com materiais isolantes, como água destilada, madeira ou vidro.

A respeito do experimento é correto afirmar que

  1. após a adição de 10,0mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração azul e a lâmpada acende.
  2. após a adição de 10,0mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração verde e a lâmpada não acende.
  3. após a adição de 12,0mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração azul e a lâmpada acende.
  4. após a adição de 12,0mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração amarela e a lâmpada acende.
  5. após a adição de 20,0mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração verde e a lâmpada não acende.

2. (Unesp) Nas estações de tratamento de água, uma das etapas do tratamento para obtenção de água potável consiste na eliminação das impurezas que se encontram em suspensão. Isto é feito produzindo-se hidróxido de alumínio e sulfato de cálcio na superfície da água a ser tratada. O hidróxido de alumínio atua como floculante, arrastando consigo as impurezas sólidas para o fundo do tanque de decantação. Com base nas informações fornecidas, os compostos utilizados nas estações de tratamento de água são:

  1. AlCl3 e NaOH.
  2. Al(NO3) 3 e KOH.
  3. Al2 (SO4) 3 e KOH.
  4. Al2 (SO4) 3 e Na2CO3.
  5. Al2(SO4) 3 e Ca(HCO3)2.

3. (ITA) Um frasco contém uma solução aquosa de brometo de sódio e outro frasco, uma solução aquosa de ácido clorídrico saturada nos gases componentes do ar atmosférico. O conteúdo de cada um dos frascos é misturado e ocorre uma reação química. Qual das opções abaixo contém a equação química que melhor representa a reação acima mencionada?

  1. 2 Cl(aq) + 2 H+(aq) + ½ O2(g) → H2O(l) + Cl2(g)
  2. 4 Br(aq) + O2(g) + 4 H+(aq) → 2 Br2( A ) + 2 H2O( )
  3. Cl(aq) + 3/2 O2(g) + H+(aq) → HClO3(aq)
  4. 2 Br(aq) + 2 H+(aq) → Br2(l) + H2(g)
  5. 2 Cl(aq) + H2O(l) + ½ O2(g) → 2 OH(aq) + Cl2(g)

4. (Unesp) Os exoesqueletos de muitos corais e moluscos são formados em grande parte por carbonato de cálcio. Uma maneira de determinar o teor de cálcio em amostras de conchas consiste em solubilizá-las e separar o cálcio das demais substâncias por precipitação. O precipitado formado é separado por filtração, determinando-se sua massa e encontrando-se seu teor através de cálculos estequiométricos. As equações que descrevem as reações desse processo são:

  1. CaCO3 + 2 HCl → CaCl2 + H2O + CO2
    CaCl2 + 2 NaOH → Ca(OH)2 + 2 NaCl
  2. CaCO3 → CaO + CO2
    CO2 + H2O → H2CO3
  3. CaCO3 + 2 HCl → CaCl2 + H2O + CO2
    CO2 + H2O → H2CO3
  4. Ca(HCO3)2 + 2 HCl → CaCl2 + 2 H2O + 2 CO2
    CaCl2 + 2 NaOH → Ca(OH)2 + 2 NaCl
  5. Ca(HCO3)2 → CaO + 2 CO2 + H2O
    CO2 + H2O → H2CO3

5. (FATEC) Esta questão é baseada no seguinte fragmento (adaptado) do livro A Tabela Periódica, de Primo Levi: Enrico e eu seríamos químicos. Havíamos discutido sobre o que iríamos fazer, agora que tínhamos ‘entrado no laboratório’, mas tínhamos idéias confusas.

Olhei a minha volta. Eis o que faríamos: a eletrólise da água.

Coloquei água em uma cuba, dissolvi uma pitada de sal [cloreto de sódio], coloquei na tina dois vidros de compota vazios com a boca para baixo, procurei dois fios de cobre cobertos de borracha, liguei-os aos pólos da pilha e introduzi a extremidade nos vidros. Das pontas saía uma minúscula procissão de pequenas bolhas.

No dia seguinte, em doce obséquio à teoria, o frasco do catodo estava quase cheio de gás, enquanto que o do anodo estava apenas pela metade.

Considere as seguintes afirmações acerca desse experimento:

O frasco colocado junto ao anodo continha gás hidrogênio. Aproximando-se um palito de fósforo aceso, ocorreria explosão do gás recolhido junto ao catodo.

A transformação ocorrida pode ser representada pela equação global:

2 H+ (aq) + 2 OH- (aq) → 2 H2 (g) + O2 (g).

Dessas afirmações:

  1. apenas II é correta.
  2. apenas I e II são corretas.
  3. apenas I e III são corretas
  4. apenas II e III são corretas.
  5. I, II e III são corretas

6. (Unesp) O gás carbônico gerado pela tripulação na atmosfera artificial de submarinos e espaçonaves deve ser removido do ar e o oxigênio recuperado. O superóxido de potássio, KO2, é utilizado como um purificador de ar porque esse composto reage com gás carbônico e libera oxigênio. A equação química que descreve este fenômeno é:

  1. KO2(s) + CO(g) →KCO2(s) + O2(g).
  2. 4KO2(s) + 2CO2(g) →2KCO2(s) + 3O2(g).
  3. 4KO2(s) + 2CO2(g) →2K2CO3(s) + 3O2(g).
  4. 4KO2(s) + 2CO(g) →2K2CO3(g) + 2O2(g).
  5. 4KO2(s) + CO2(g) →2K2CO2(g) + O2(g).

7. (UEL) Em uma bancada de laboratório encontram-se 4 frascos, numerados de 1 a 4. Cada um deles contém apenas uma das quatro soluções aquosas das seguintes substâncias: nitrato de prata (AgNO3), cloreto férrico (FeCl3), carbonato de sódio (Na2CO3) e ácido clorídrico (HCl), não necessariamente na ordem apresentada. Um estudante, com o objetivo de descobrir o conteúdo de cada frasco realizou alguns experimentos no laboratório de química, à temperatura ambiente, e verificou que:

I. A substância contida no frasco 1 reagiu com a substância contida no frasco 4, produzindo efervescência.

II. A substância contida no frasco 1 não reagiu com a substância contida no frasco 3.

Com base nos dois experimentos realizados, é correto afirmar que os frascos 1, 2, 3 e 4 contêm, respectivamente, soluções aquosas de:

  1. Ácido clorídrico, nitrato de prata, cloreto férrico e carbonato de sódio.
  2. Cloreto férrico, ácido clorídrico, nitrato de prata e carbonato de sódio.
  3. Ácido clorídrico, cloreto férrico, nitrato de prata e carbonato de sódio.
  4. Ácido clorídrico, nitrato de prata, carbonato de sódio e cloreto férrico.
  5. Carbonato de sódio, cloreto férrico, nitrato de prata e ácido clorídrico.

8. (FGV) A equação química:
Na2S + 4H2O2 → Na2SO4 + 4H2O

corresponde ao tratamento que se pode dar a sulfetos encontrados em certos resíduos industriais transformando-os em sulfatos. Nessa reação:

  1. houve oxidação do sulfeto de sódio e redução do peróxido de hidrogênio
  2. houve oxidação do sulfeto de sódio e oxidação do peróxido de hidrogênio
  3. houve redução do sulfeto de sódio e redução do peróxido de hidrogênio
  4. houve redução do sulfeto de sódio e oxidação do peróxido de hidrogênio
  5. não houve nem oxidação, nem redução do sulfeto de sódio e do peróxido de hidrogênio.

9. (UFSCar) Sal de cozinha, cloreto de sódio, é fundamental em nossa alimentação, porque melhora o sabor da comida, mas também participa de importantes processos metabólicos de nosso organismo e, por isso, deve ser consumido com moderação.

Genericamente, uma reação química entre um ácido e uma base leva à formação de um sal e água. Para se obter 100 mL de uma solução 0,1 mol/L de NaCl deve-se misturar

  1. 100 mL de solução aquosa de HCl 0,1 mol/L com 0,4 g de NaOH
  2. 100 mL de solução aquosa de HCl 0,1 mol/L com 100 mL de solução aquosa de NaOH 0,1 mol/L.
  3. 3,65 g de HCl com 4 g de NaOH e juntar 100 mL de água.
  4. 0,365 g de HCl com 0,4 g de NaOH e juntar 200 mL de água.
  5. 0,365 g de HCl com 0,4 mL de NaOH 0,1 mol/L e juntar 100 mL de água.

10. (FATEC) Relatos históricos contam que, durante a Segunda Guerra Mundial, espiões mandavam mensagens com uma “tinta invisível”, que era essencialmente uma solução de nitrato de chumbo. Para tomar a escrita com nitrato de chumbo visível o receptor da mensagem colocava sobre a “tinta invisível” uma solução de sulfeto de sódio, Na2S, bastante solúvel em água e esperava pela reação:
Pb(NO3)2 + Na2S → PbS + 2NaNO3

Com base nas informações, afirma-se que

I. Essa reação formava o nitrato de sódio e sulfeto de chumbo.

II. O sulfeto de chumbo PbS, que precipitava e possibilitava a leitura da mensagem.

III. O sulfeto de chumbo por ser muito solúvel em água possibilitava a leitura da mensagem.

IV. O nitrato de sódio, que precipitava a leitura da mensagem.

È correto o que se afirma em apenas

  1. I e II
  2. II e III
  3. III e IV
  4. I e III
  5. II e IV

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