Química: Enem PPL 2024
Lista de 11 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Química: Enem PPL 2024 com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Química: Enem PPL 2024.
01. (Enem PPL 2024) O longo tempo que polímeros levam para serem degradados tem gerado problema de acúmulo de resíduos sólidos. A fim de contornar essa situação, têm sido propostos novos polímeros biodegradáveis que apresentam grupos ésteres hidrolisáveis, facilitando a assimilação desses polímeros pelos microrganismos.
Qual unidade monomérica representa o polímero melhor assimilado pelos microrganismos?
02. (Enem PPL 2024) O politereftalato de etileno (PET) é um polímero muito utilizado na confecção de embalagens para vários produtos industriais, gerando grande quantidade de resíduos no lixo urbano. Como sua degradação é muito lenta no meio ambiente, faz-se necessário o uso de diferentes técnicas de reciclagem desse material. O PET é bastante susceptível à reciclagem química, que se baseia em submeter o polímero a uma reação química, para transformá-lo em outros compostos orgânicos, como exemplificado pelo esquema.

- hidrólise.
- eterificação.
- esterificação.
- neutralização.
- transesterificação.
03. (Enem PPL 2024) O titânio é encontrado na natureza em minerais, dos quais o rutilo (TiO2) está presente na principal mina do Brasil, localizada no Rio Grande do Norte. Para obtenção do titânio metálico, o TiO2 é submetido a duas operações industriais. A primeira consiste na cloração, produzindo tetracloreto de titânio, conforme a equação:
TiO2 + 2 Cl2 + 2 CO TiCI4 + 2 CO2
A segunda operação consiste na redução do tetracloreto de titânio, utilizando magnésio metálico:
2 Mg + TiCl4 2 MgCl2 + Ti
Considere as massas molares:
Cl = 35,5 g/mol ; Ti = 48 g/mol .
Qual a massa de gás cloro necessária para produzir 480 kg de titânio metálico?
- 179 kg
- 359 kg
- 480 kg
- 710 kg
- 1 420 kg
04. (Enem PPL 2024) Um laboratório farmacêutico desenvolveu um anestésico tópico, em forma de creme, destinado à aplicação na pele de pacientes a serem submetidos a pequenas intervenções dermatológicas. As nanocápsulas são feitas de um polímero 100% biodegradável, dotadas de paredes semipermeáveis, e têm um núcleo oleoso que contém os princípios ativos prilocaína e lidocaína. O nanoanestésico é responsável pelo transporte e entrega dos princípios ativos à região desejada do organismo.

A utilização dessas nanocápsulas implica o(a)
- diminuição do tempo de vida do fármaco, pela migração do medicamento da epiderme para a hipoderme.
- facilidade de sua absorção na epiderme, pela interação do núcleo oleoso com a camada de gordura da pele.
- acréscimo da concentração dos princípios ativos do anestésico na epiderme, ampliando sua região de atuação.
- utilização de uma maior quantidade do creme, para manter a eficiência da droga mesmo com a miniaturização da cápsula.
- aumento do transporte e da absorção dos princípios ativos, à medida que elas se degradam ao migrarem da epiderme para a derme.
05. (Enem PPL 2024) Atualmente, temos um número considerável de alternativas de fontes primárias de energia: geotérmica, maremotriz, biomassa, nuclear e eólica. Essas são usadas para obtenção de energias secundárias, como a energia elétrica.
Disponível em: www.energiasdomundo.com.br. Acesso em: 24 nov. 2014 (adaptado).
Qual fonte primária permite obter essa energia secundária por processos químicos?
- Eólica.
- Nuclear.
- Biomassa.
- Maremotriz.
- Geotérmica.
06. (Enem PPL 2024) O ácido sulfúrico é uma das principais substâncias produzidas industrialmente no mundo. O esquema apresenta, de forma simplificada, as etapas de sua produção.

Em qual etapa ocorre a conversão química do enxofre (S) para o seu maior estado de oxidação?
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
07. (Enem PPL 2024) Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, desenvolveram um dessalinizador-pilha.
O invento se mostrou muito promissor para dessalinizar água do mar, empregando eletrodos com bismuto e titânio em suas composições. Para realizar a dessalinização, o dispositivo funciona por eletrólise, conforme a figura. No descarregamento do dispositivo ocorre o processo inverso, que permite reaproveitar a energia, como em uma pilha.

Durante a dessalinização da água por eletrólise ocorre a formação de
- BiOCl no ânodo.
- H2 (g) no cátodo.
- Bi no polo positivo.
- O2 (g) no polo negativo.
- Na3 Ti2 (PO4)3 no ânodo.
08. (Enem PPL 2024) A hipertensão arterial é um problema de saúde que se agrava pelo crescente consumo de sal rico em sódio. O consumo máximo diário recomendado pelo Ministério da Saúde é de, aproximadamente, 5 g de NaCl. No entanto, os brasileiros consomem em média 12 g desse sal por dia. Por isso, a indústria lançou no mercado o chamado sal light, que apresenta um teor reduzido de cloreto de sódio. Sua composição é cerca de 50% de NaCl e 50% de KCl, em massa.
Massas molares:
Na = 23 g/mol; Cl = 35,5 g/mol; K = 39 g/mol
Pesquisa de orçamentos familiares: análise do consumo alimentar pessoal no Brasil. Disponível em: www.biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 27 nov. 2019 (adaptado).
Ainda que os brasileiros consumam apenas sal light, a massa de sódio ingerida em excesso será mais próxima de
- 0,4 g.
- 1,0 g.
- 1,4 g.
- 2,8 g.
- 3,5 g.
09. (Enem PPL 2024) Na lavagem a seco, um solvente é considerado efetivo para limpeza de roupas quando evita o encolhimento dos tecidos, evapora facilmente e dissolve manchas lipofílicas, como óleos, ceras e gorduras em geral, por apresentar polaridade similar.
BORGES, L.; MACHADO, P. F. L. Lavagem a seco. Química Nova na Escola, n. 1, fev. 2013.
Qual estrutura molecular representa o solvente mais efetivo na lavagem a seco de roupas?
10. (Enem PPL 2024) É comum o álcool ser mencionado como combustível ecologicamente correto, pois, durante sua queima, o ciclo biogeoquímico do carbono apresenta balanço de massa igual a zero. No entanto, o processo de produção da cana-de-açúcar, matéria-prima empregada na indústria sucroalcooleira, faz uso de adubação para melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produção. Dentre os principais nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) que possuem balanço positivo no ciclo biogeoquímico, o nitrogênio é um que merece mais atenção ambiental. Sabe-se que boa parte do nitrogênio ativo desses fertilizantes encontra-se na forma dos íons NH4+ e NO3−. Por intemperismo e percolação, esses compostos lixiviam para o solo, contaminando rios e lagos.
CARDOSO, A. A.; MACHADO, C. M. D.; PEREIRA, E. A. Biocombustível, o mito do combustível limpo. Química Nova na Escola, n. 28, maio 2008 (adaptado).
O método de adubação mencionado tem como uma de suas consequências a
- elevação da alcalinidade das águas naturais.
- redução de nutrientes disponíveis, que afeta a vida aquática.
- proliferação de grandes quantidades de algas nos cursos d’água.
- retenção de íons nitrato e amônio nos solos, que diminui suas solubilidades.
- multiplicação de espécies nativas, que mantém o equilíbrio trófico do ecossistema natural.
11. (Enem PPL 2024) O uso excessivo de embalagens plásticas ocasionou um aumento na quantidade de resíduos plásticos descartados no meio ambiente. Para minimizar o impacto causado pelo acúmulo desses resíduos, pode-se empregar alguns procedimentos:
I. Incineração;
II. Reciclagem;
III. Acondicionamento em aterros sanitários;
IV. Substituição por plásticos biodegradáveis;
V. Substituição por plásticos oxibiodegradáveis.
Do ponto de vista ambiental, o procedimento adequado para solucionar o problema de acúmulo desses materiais é
- incinerar, pois isso reduz a quantidade de resíduos sólidos, e os gases liberados nesse processo não são poluentes.
- reciclar, pois o plástico descartado é utilizado para a produção de novos objetos, e isso evita a síntese de maior quantidade de matéria-prima.
- utilizar plásticos biodegradáveis, uma vez que a matéria-prima é de fonte renovável e a produção desses materiais é simples e de baixo custo.
- dispensar em aterros sanitários, já que esses locais são dimensionados para receber uma grande quantidade de resíduos e sua capacidade não se esgota rapidamente.
- substituir por plásticos oxibiodegradáveis, visto que, ao serem descartados, são rapidamente assimilados pelos microrganismos e não se acumulam no meio ambiente.