Home > Banco de Questões > Química > Química: Enem PPL 2017



Química: Enem PPL 2017

Lista de 15 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Química: Enem PPL 2017 com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Química: Enem PPL 2017 .




01. (Enem PPL 2017) O avanço científico e tecnológico da física nuclear permitiu conhecer, com maiores detalhes, o decaimento radioativo dos núcleos atômicos instáveis, desenvolvendo-se algumas aplicações para a radiação de grande penetração no corpo humano, utilizada, por exemplo, no tratamento do câncer.

A aplicação citada no texto se refere a qual tipo de radiação?

  1. Beta.
  2. Alfa.
  3. Gama.
  4. Raios X.
  5. Ultravioleta.

02. (Enem PPL 2017) Alguns profissionais burlam a fiscalização quando adicionam quantidades controladas de solução aquosa de hidróxido de sódio a tambores de leite de validade vencida. Assim que o teor de acidez, em termos de ácido lático, encontra-se na faixa permitida pela legislação, o leite adulterado passa a ser comercializado. A reação entre o hidróxido de sódio e o ácido lático pode ser representada pela equação química:

CH3CH(OH)COOH (aq) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COONa (aq) + H2O (l)

A consequência dessa adulteração e o(a)

  1. aumento do pH do leite.
  2. diluição significativa do leite.
  3. precipitação do lactato de sódio.
  4. diminuição da concentração de sais.
  5. aumento da concentração dos íons H+.

03. (Enem PPL 2017) As lâmpadas fluorescentes apresentam vantagens como maior eficiência luminosa, vida útil mais longa e redução do consumo de energia. Contudo, um dos constituintes dessas lâmpadas é o mercúrio, que apresenta sérias restrições ambientais em função de sua toxicidade. Dessa forma, as lâmpadas fluorescentes devem passar por um processo prévio de descontaminação antes do descarte ou reciclagem do material. O ideal é que nesse processo se tenha o menor impacto ambiental e, se possível, o mercúrio seja recuperado e empregado em novos produtos.

DURÃO JR., W. A.; WINDMÓLLER, C. C. A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes. Química Nova na Escola, n. 28, 2008 (adaptado).

Considerando os impactos ambientais negativos, o processo menos indicado de descontaminação desse metal presente nas lampadas seria o(a)

  1. encapsulamento, no qual as lâmpadas são trituradas por via seca ou úmida, o material resultante é encapsulado em concreto e a disposição final do resíduo é armazenada em aterros.
  2. lixiviação acida, com a dissolução dos resíduos sólidos das lâmpadas em ácido (HNOS), seguida de filtração e neutralização da solução para recuperar os compostos de mercúrio.
  3. incineração, com a oxidação das lâmpadas junto com o lixo urbano em altas temperaturas, com redução do material sólido e lançamento dos gases e vapores para a atmosfera.
  4. processo térmico, no qual o resíduo é aquecido em sistema fechado para vaporizar o mercúrio e em seguida ocorre o resfriamento para condensar o vapor e obter o mercúrio elementar.
  5. separação por via química, na qual as lâmpadas são trituradas em sistema fechado, em seguida aditivos químicos são adicionados para precipitação e separação do mercúrio.

04. (Enem PPL 2017) Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, poluentes prejudiciais as plantas e aos animais. Um desses poluentes reage quando em contato com o gás oxigênio e a agua da atmosfera, conforme as equações químicas:

Equação 1: 2 S02 + O2 → 2 S03

Equação 2: S03 + H2O → H2SO4

De acordo com as equações, a alteração ambiental decorrente da presença desse poluente intensifica o(a)

  1. formação de chuva ácida.
  2. surgimento de ilha de calor.
  3. redução da camada de ozônio.
  4. ocorrência de inversão térmica.
  5. emissão de gases de efeito estufa.

05. (Enem PPL 2017) No Brasil, os postos de combustíveis comercializavam uma gasolina com cerca de 22% de álcool anidro. Na queima de 1 litro desse combustível são liberados cerca de 2 kg de CO2 na atmosfera. O plantio de árvores pode atenuar os efeitos dessa emissão de CO2. A quantidade de carbono fixada por uma árvore corresponde a aproximadamente 50% de sua biomassa seca, e para cada 12 g de carbono fixados, 44 g de CO2 são retirados da atmosfera. No brasil, o plantio de eucalípto (Eucalyptus grandis) é bem difundido, sendo que após 11 anos essa árvore pode ter a massa de 106 kg, dos quais 29 kg são água.

Uma única árvore de Eucalyptus grandis, com as características descritas, é capaz de fixar a quantidade de CO2 liberada na queima de um volume dessa gasolina mais próxima de

  1. 19 L.
  2. 39 L.
  3. 71 L.
  4. 97 L.
  5. 141 L.

06. (Enem PPL 2017) A bauxita, composta por cerca de 50% de AI2O3, é o mais importante minério de alumínio. As seguintes etapas são necessárias para a obtenção de alumínio metálico:

1. A dissolução do AI2O3 (s) é realizada em solução de NaOH (aq) a 175 ºC, levando à formação da espécie solúvel NaAI(OH)4 (aq).

2. Com o resfriamento da parte solúvel, ocorre a precipitação do AI(OH)3 (s).

3. Quando oAI(OH)3 (s) é aquecido a 1 050 ºC, ele se decompõe em AI2O3 (s) e H2O.

4. AI203 (s) é transferido para uma cuba eletrolítica e fundido em alta temperatura com auxílio de um fundente.

5. Através da passagem de corrente elétrica entre os eletrodos da cuba eletrolítica, obtém-se o alumínio reduzido no cátodo.

As etapas 1, 3 e 5 referem-se, respectivamente, a fenômenos:

  1. Químico, físico e físico.
  2. Físico, físico e químico.
  3. Físico, químico e físico.
  4. Químico, físico e químico.
  5. Químico, químico e químico.

07. (Enem PPL 2017) O ferro metálico é obtido em altos-fornos pela mistura do minério hematita (d-Fe203) contendo impurezas, coque (C) e calcário (CaCO3), sendo estes mantidos sob um fluxo de ar quente que leva a queima do coque, com a temperatura no alto-forno chegando próximo a 2 000 ºC. As etapas caracterizam o processo em função da temperatura.

No processo de redução desse metal, o agente redutor é o

  1. C.
  2. CO.
  3. CO2.
  4. CaO.
  5. CaCO3.

08. (Enem PPL 2017) O hidrocarboneto representado pela estrutura química a seguir pode ser isolado e partir das folhas ou das flores de determinadas plantas. Além disso, sua função é relacionada, entre outros fatores, a seu perfil de insaturações.

Considerando esse perfil específico, quantas ligações pi a molécula contém?

  1. 1
  2. 2
  3. 4
  4. 6
  5. 7

09. (Enem PPL 2017) Em algumas regiões brasileiras, é comum se encontrar um animal com odor característico, o zorriIho. Esse odor serve para a proteção desse animal, afastando seus predadores. Um dos feromônios responsáveis por esse odor é uma substância que apresenta isomeria trans e um grupo tioI ligado à sua cadeia.

A estrutura desse feromônio, que ajuda na proteção do zorriIho, é

10. (Enem PPL 2017) Os polímeros são materiais amplamente utilizados na sociedade moderna, alguns deles na fabricação de embalagens e filmes plásticos, por exemplo. Na figura estão relacionadas as estruturas de alguns monômeros usados na produção de polímeros de adição comuns.

Dentre os homopolímeros formados a partir dos monômeros da figura, aquele que apresenta solubilidade em água é

  1. polietileno.
  2. poliestireno.
  3. polipropileno.
  4. poliacrilamida.
  5. policloreto de vinila.

11. (Enem PPL 2017) A absorção e o transporte de substâncias tóxicas em sistemas vivos dependem da facilidade com que estas se difundem através das membranas das células. Por apresentar propriedades químicas similares, testes laboratoriais empregam o octan-1-ol como modelo da atividade das membranas. A substância a ser testada é adicionada a uma mistura bifásica do octan-1-ol com agua, que e agitada e, ao final, é medido o coeficiente de partição octan-1-ol:agua (Koa):

Koa = Coct Ca

em que Coct e a concentração da substância na fase do octan-1-ol, e Ca a concentração da substância na fase aquosa.

Foram avaliados cinco poluentes de sistemas aquáticos: benzeno, butano, eter dietíIico, fluorobutano e metanol.

O poluente que apresentou Koa tendendo a zero é o

  1. éterdietílico.
  2. fluorobutano.
  3. benzeno.
  4. metanol.
  5. butano.

12. (Enem PPL 2017) Pesquisadores avaliaram a qualidade da água potável distribuída em cidades brasileiras. Entre as várias substâncias encontradas, destacam-se as apresentadas no esquema. A presença dessas substâncias pode ser verificada por análises químicas, como uma reação ácido-base, mediante a adição de hidróxido de sódio.

Apesar de não ser perceptível visualmente, por causa das condições de diluição, essa análise apresentara resultado positivo para o(a)

  1. cafeína.
  2. atrazina.
  3. triclosan.
  4. benzo[a]pireno.
  5. dipirona sódica.

13. (Enem PPL 2017) Os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo e o gás natural, geram um sério problema ambiental, devido à liberação de dióxido de carbono durante o processo de combustão. O quadro apresenta as massas molares e as reações de combustão não balanceadas de diferentes combustíveis.

Considerando a combustão completa de 58 g de cada um dos combustíveis listados no quadro, a substância que emite mais CO2 é o

  1. etano.
  2. butano.
  3. metano.
  4. propano.
  5. acetileno.

14. (Enem PPL 2017) Um estudante construiu um densímetro, esquematizado na figura, utilizando um canudinho e massa de modelar. O instrumento foi calibrado com duas marcas de flutuação, utilizando água (marca A) e etanol (marca B) como referências.

Em seguida, o densímetro foi usado para avaliar cinco amostras: vinagre, leite integral, gasolina (sem álcool anidro), soro fisiológico e álcool comercial (92,8 ºGL).

Que amostra apresentará marca de flutuação entre os limites A e B?

  1. Vinagre.
  2. Gasolina.
  3. Leite integral.
  4. Soro fisiológico.
  5. Álcool comercial.

15. (Enem PPL 2017) Sabendo-se que as enzimas podem ter sua atividade regulada por diferentes condições de temperatura e pH, foi realizado um experimento para testar as condições ótimas para a atividade de uma determinada enzima. Os resultados estão apresentados no gráfico.

Em relação ao funcionamento da enzima, os resultados obtidos indicam que o(a)

  1. aumento do pH leva a uma atividade maior da enzima.
  2. temperatura baixa (10 º
  3. e o principal inibidor da enzima.
  4. ambiente basico reduz a quantidade de enzima necessária na reação.
  5. ambiente básico reduz a quantidade de substrato metabolizado pela enzima.
  6. temperatura ótima de funcionamento da enzima é 30 ºC, independentemente do pH.

Cadastrar Atividades

Os Dados Ficam Salvos Em Seu Navegador Até o Envio; Apenas os Comentários São Editáveis











Tempo de Estudo



Número de Questões



Número de Acertos






Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp