Home > Banco de Questões > Química > Química: Enem 2016 - 3.ª Aplicação



Química: Enem 2016 - 3.ª Aplicação

Lista de 16 exercícios de Química com gabarito sobre o tema Química: Enem 2016 - 3.ª Aplicação com questões do Enem.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Química: Enem 2016 - 3.ª Aplicação .




01. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) O descarte do óleo de cozinha na rede de esgotos gera diversos problemas ambientais. Pode-se destacar a contaminação dos cursos-d'água, que tem como uma das consequências a formação de uma película de óleo na superfície, causando danos à fauna aquática, por dificultar as trocas gasosas, além de diminuir a penetração dos raios solares no curso hídrico.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Qual das propriedades dos óleos vegetais está relacionada aos problemas ambientais citados?

  1. Alta miscibilidade em água.
  2. Alta reatividade com à água.
  3. Baixa densidade em relação à água.
  4. Baixa viscosidade em relação à água.
  5. Alto ponto de ebulição em relação à água.

02. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno – derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)

  1. maior resistência que os materiais biodegradáveis apresntam em relação aos comuns.
  2. escassez das matérias-primas derivadas do petróleo para produção das sacolas comuns.
  3. custo consideravelmente menor das sacolas biodegradáveis em relação ao das sacolas comuns.
  4. maior capacidade de produção das sacolas biodegradáveis, já que as fontes podem ser renováveis.
  5. rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.

03. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) As águas dos oceanos apresentam uma alta concentração de íons e pH entre 8,0 e 8,3. Dentre esse íons estão em equilíbrio as espécies carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-), representado pela equação química:

HCO3- (aq) ⇌ CO32- (aq) + H+ (aq)

As águas dos rios, ao contrário, apresentam concentrações muito baixas de íons e substâncias básicas, com um pH em torno de 6. A alteração significativa do pH das águas dos rios e oceanos pode mudar suas composições químicas, por precipitação de espécies dissolvidas ou redissolução de espécies presentes nos sólidos suspensos ou nos sedimentos.

A composição dos oceanos é menos afetada pelo lançamento de efluentes ácidos, pois os oceanos

  1. contêm grande quantidade de cloretode sódio.
  2. contêm um volume de água pura menor que o dos rios.
  3. possuem pH ácido, não sendo afetados pela adiação de outros ácidos.
  4. têm a formação dos íons carbonato favorecida pela adição de ácido.
  5. apresentam um equilíbrio entre os íons carbonato e bicarbonato, que atuam como sistema-tampão.

04. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Atualmente, soldados em campo, seja em treinamento ou em combate, podem aquecer suas refeições, prontas e embaladas em bolsas plásticas, utilizando aquecedores químicos, sem precisar fazer fogo. Dentro dessas bolsas existe magnésio metálico em pó e, quando o soldado quer aquecer a comida, ele coloca água dentro da bolsa, promovendo a reação descrita pela equação química:

Mg (s) + 2 H2O (l) → Mg(OH)2 (S) + H2 (g) + 350 kJ

O aquecimento dentro da bolsa ocorre por causa da

  1. redução sofrida pelo oxigênio, que é uma reação exotérmica.
  2. oxidação sofrida pelo magnésio, que é uma reação exotérmica.
  3. redução sofrida pelo magnésio, que é uma reação endotérmica.
  4. oxidação sofrida pelo hidrogênio, que é uma reação exotérmica.
  5. redução sofrida pelo hidrogênio, que é uma reação endotérmica.

05. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Climatério é o nome de um estágio no processo de amadurecimento de determinados frutos, caracterizado pelo aumento do nível da respiração celular e do gás etileno (C2H4). Como consequência, há o escurecimento do fruto, o que representa a perda de muitas toneladas de alimentos a cada ano.

É possível prolongar a vida de um fruto climatérico pela eliminação do etileno produzido. Na indústria, utiliza-se o permanganato de potássio (KMn04) para oxidar o etileno a etilenoglicol (HOCH2CH2OH), sendo o processo representado de forma simplificada na equação:

2KMnO4 + 3C2H4 + 4H2O → 2MnO2 + 3HOCH2CH2OH + 2KOH

O processo de amadurecimento começa quando a concentração de etileno no ar está em cerca de 1,0 mg de C2H4 por kg de ar.

As massa molares dos elementos H, C, O, K e Mn são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol, 16 g/mol, 39 g/mol e 55 g/mol.

A fim de diminuir essas perdas, sem desperdício de reagentes, a massa mínima de KMnO4 por kg de ar é mais próxima de

  1. 0,7 mg.
  2. 1,0 mg.
  3. 3,8 mg.
  4. 5,6 mg.
  5. 8,5 mg.

06. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Para comparara eficiência de diferentes combustíveis, costuma-se determinar a quantidade de calor liberada na combustão por mol ou grama de combustível. O quadro mostra o valor de energia liberada na combustão completa de alguns combustíveis.

As massas molares dos elementos H, C e O são iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente.

ATKIN, P. Princípios de química. Porto Alegre: Bookman, 2007 (adaptado).

Qual combustível apresenta maior liberação de energia por grama?

  1. Hidrogênio.
  2. Etanol.
  3. Metano.
  4. Metanol.
  5. Octano.

07. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) A telefonia móvel no Brasil opera com celulares cuja potência média de radiação é cerca de 0,6 W. Por recomendação do ANSI/IEEE, foram estipulados limites para exposição humana à radiação emitida por esses aparelhos. Para o atendimento dessa recomendação, valem os conselhos: segurar o aparelho a uma pequena distância do ouvido, usar fones de ouvido para as chamadas de voz e utilizar o aparelho no modo viva voz ou com dispositivos bluetooth. Essas medidas baseiam-se no fato de que a intensidade da radiação emitida decai rapidamente conforme a distância aumenta, por isso, afastar o aparelho reduz riscos.

COSTA, E. A. F. Efeitos na saúde humana da exposição aos campos de radiofrequência. Disponível em: www.ced.ufsc.br. Acesso em: 16 nov. 2011 (adaptado).

Para reduzir a exposição à radiação do celular de forma mais eficiente, o usuário deve utilizar

  1. fones de ouvido, com o aparelho na mão.
  2. fones de ouvido, com o aparelho no bolso da calça.
  3. fones bluetooth, com o aparelho no bolso da camisa.
  4. o aparelho mantido a 1,5 cm do ouvido, segurado pela mão.
  5. o sistema viva voz, com o aparelho apoiado numa mesa de trabalho.

08. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 ºC:

  1. Butano, etanol e metano.
  2. Etanol, metanol e octano.
  3. Metano, metanol e octano.
  4. Metanol e metano.
  5. Octano e butano.

09. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) As emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2, a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16g/mol, repectivamente. Em uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15 km de percurso.

Considerando que o conteúdo de carbono em um litro dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a

  1. 24 kg.
  2. 33 kg.
  3. 40 kg.
  4. 88 kg.
  5. 147 kg.

10. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) A obtenção de energia por meio da fissão nuclear do 235U é muito superior quando comparada à combustão da gasolina. O calor liberado na fissão do 235U é 8 x 1010 J/g e na combustão da gasolina é 5 x 104 J/g.

A massa de gasolina necessária para obter a mesma energia na fissão de 1 kg de 235U é da ordem

  1. 103 g.
  2. 104 g.
  3. 105 g.
  4. 106 g.
  5. 109 g.

11. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) A água consumida na maioria das cidades brasileiras é obtida pelo tratamento da água de mananciais. A parte inicial do tratamento consiste no peneiramento e sedimentação de partículas maiores. Na etapa seguinte, dissolvem-se na água carbonato de sódio e, em seguida, sulfato de alumínio. O resultado é a precipitação de hidróxido de alumínio, que é pouco solúvel em água, o qual leva consigo as partículas poluentes menores. Posteriormente, a água passa por um processo de desinfecção e, finalmente, é disponibilizada para o consumo.

No processo descrito, a precipitação de hidróxido de alumínio é viabilizada porque

  1. a dissolução do alumínio resfria a solução.
  2. o excesso de sódio impossibilita sua solubilização.
  3. a oxidação provocada pelo sulfato produz hidroxilas.
  4. as partículas contaminantes menores atraem essa substância.
  5. o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino.

12. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Combustíveis automotivos têm sido adulterados pela adição de substâncias ou materiais de baixo valor comercial. Esse tipo de contraverção pode danificar os motores, aumentar o consumo de combustível e prejudicar o meio ambiente. Vários testes laboratoriais podem ser utilizados para identificar se um combustível está ou não adulterado. A legislação brasileira estabelece que o diesel, obtido do petróleo, contenha certa quantidade de biodiesel. O quadro apresenta valores de quatro propriedades do diesel, do biodiesel e do óleo vegetal, um material comumente utilizado como adulterante.

Com base nas informações apresentadas no quadro, quais são as duas propriedades que podem ser empregadas tecnicamente para verificar se uma amostra de diesel comercial está ou não adulterada com óleo vegetal?

  1. Densidade e viscosidade.
  2. Teor de enxofre e densidade.
  3. Viscosidade e teor de enxofre.
  4. Viscosidade e poder calorífico.
  5. Poder calorífico e teor de enxofre.

13. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) A busca por substâncias capazes de minimizar a ação do inseto que ataca as plantações de tomate no Brasil levou à síntase e ao emprego de um feromônio sexual com a seguinte fórmula estrutural:

Uma indústria agroquímica necessita sintetizar um derivado com maior eficácia. Para tanto, o potencial substituto deverá preservar as seguintes propriedades estruturais do feromônio sexual: função orgânica, cadeia normal e a isomeria geométrica original.

A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual obtido industrialmente é:

14. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Um bafômetro simples consiste em um tubo contendo uma mistura sólida de dicromato de potássio em sílica umedecida com ácido sulfúrico. Nesse teste, a detecção da embriaguez por consumo de álcool se dá visualmente, pois a reação que ocorre é a oxidação do álcool a aldeído e a redução do dicromato (alaranjado) a cromo (III) (verde) ou cromo (II) (azul).

A equação balanceada da reação química que representa esse teste é

  1. Cr2O72− (aq) + 2 H+ (aq) + 3 CH3–CH2–OH (g) → 2 Cr2+ (aq) + 4 H2O (l) + 3 CH3–COOH (g)
  2. Cr2O72− (aq) + 8 H+ (aq) + 3 CH3–CH2–OH (g) → 2 Cr3+ (aq) + 7 H2O (l) + 3 CH3–CHO (g)
  3. CrO42− (aq) + 2 H+ (aq) + 3 CH3–CH2–OH (g) → Cr3+ (aq) + 4 H2O (l) + 3 CH3–CHO (g)
  4. Cr2O72− (aq) + 8 H+ (aq) + 3 CH3–CHO (g) → 2 Cr3+ (aq) + 4 H2O (l) + 3 CH3–COOH (g)
  5. CrO42− (aq) + 2 H+ (aq) + 3 CH3–CHO (g) → Cr2+ (aq) + H2O (l) + 3 CH3–COOH (g)

15. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) A crescente produção industrial lança ao ar diversas substâncias tóxicas que podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques para filtração por materiais porosos, ou para dissolução em água ou solventes orgânicos de baixa polaridade, ou para neutralização em soluções ácidas ou básicas. Um dos poluentes mais tóxicos liberados na atmosfera pela atividade industrial é a 2,3,7,8-tetraclorodioxina.

Esse poluente pode ser removido do ar pela passagem através de tanques contendo

  1. hexano.
  2. metanol.
  3. água destilada.
  4. ácido clorídrico aquoso.
  5. hidróxido de amônio aquoso.

16. (Enem 2016 - 3.ª Aplicação) Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pelas legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise.

Essa metodologia de análise pode ser usada porque o (a)

  1. água da solução salina interage com a gasolina da mistura, formando duas fases, uma delas de álcool puro.
  2. álcool contido na gasolina interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina pura.
  3. gasolina da mistura sob análise interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de álcool puro.
  4. água da solução salina interage com o álcool da mistura, formando duas fases, uma delas de gasolina com o sal.
  5. álcool contido na gasolina interage com o sal da solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina mais água.

Cadastrar Atividades

Os Dados Ficam Salvos Em Seu Navegador Até o Envio; Apenas os Comentários São Editáveis











Tempo de Estudo



Número de Questões



Número de Acertos






Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp