Home > Blog da Agatha > Redação Vestibulares > Redação Acafe >

Cidadania



Acafe: Vestibular Inverno 2018

PROPOSTA 1

“Cidadania”, entre os gregos e os romanos, que inventaram o conceito, era a soma dos direitos dos mais privilegiados – dos nobres, por oposição aos plebeus, dos livres, por oposição aos escravos, dos nacionais, por oposição aos estrangeiros. Com um pouco de licença, mas só um pouco, cidadão era quem tinha o direito de oprimir o outro. Na Revolução Francesa “cidadão” virou forma de as pessoas se tratarem umas às outras, assim como no comunismo se tratarão por “camarada”. É um signo de igualdade. No mundo contemporâneo, significa em primeiro lugar nacionalidade, ou seja, cidadão brasileiro é quem pode ter passaporte brasileiro, e em segundo lugar o gozo dos direitos políticos, ou seja, votar e ser votado.

Já no sentido precioso de hoje em dia os significados, ao que parece – nunca se sabe bem – se multiplicam. [...] A palavra partiu-se em mil significados, o que equivale dizer que não tem mais nenhum.

TOLEDO, Roberto Pompeu. Revista Veja, 16 fev. 2000, p. 146. Ensaio.

O conceito de cidadania é uma ideia dinâmica que se renova constantemente diante das transformações sociais, dos contextos históricos e principalmente diante das mudanças de paradigmas ideológicos. A cidadania conhecida na antiguidade clássica não é a mesma cidadania pela qual lutamos hoje e a que aspiramos concretizar nas gerações futuras.

Disponível em:<http://www.politize.com.br/por-que-e-importante-cidadania />. Acesso em: 08 maio 2018.



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UFSC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação UDESC



Redação: Unioeste



Redação: Unioeste



Redação: Unioeste



Redação Acafe



Redação Acafe



Redação Acafe



Relacionado



Relacionado



Redação UEM