Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog da Agatha > Redação Vestibular > Redação UERJ

Cidade maravilhosa – Para Quem?

Proposta de Redação UERJ 2017

No quadro de Augustus Earle, pintado em 1822, percebe-se o espanto do personagem de cartola com a beleza do Rio de Janeiro de então. No entanto, a expressão “cidade maravilhosa”, para designar a cidade do Rio de Janeiro, surgiria nos jornais apenas por volta do ano de 1900.

Em 1994, o jornalista Zuenir Ventura publicou o livro Cidade partida, com sua reportagem sobre a vida de moradores da favela de Vigário Geral, palco de uma chacina no ano anterior. Na introdução ao livro, ele diz: “na verdade, durante este século, desde a reforma de Pereira Passos e passando pelos planos Agache e Doxiadis, a opção foi sempre pela separação, senão pela simples segregação. A cidade civilizou-se e modernizou-se expulsando para os morros e periferias seus cidadãos de segunda classe. O resultado dessa política foi uma cidade partida”

Com base na imagem, nos textos desta prova e em suas reflexões, escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema:

Cidade maravilhosa – para quem?

Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à redação, que deve ser escritainteiramente com caneta e não deve ser assinada



Redação UERJ



Redação UERJ



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem



Redações Enem