Gabarito: Nova República (1985 - hoje)
Questão: 01 (Enem PPL 2020) No Brasil, após a eclosão da Bossa Nova, no fim dos anos 1950 — quando efetivamente a canção popular começou a ser objeto de debate e análise por parte das elites culturais — desenvolveram-se duas principais vertentes interpretativas da nossa música: a vertente da tradição e a vertente da modernidade, dualismo que não surgiu nesta época e nem se restringe ao tema da produção musical. Desde pelo menos 1922, a tensão entre “tradicional” e “moderno” ocupa o centro do debate político-cultural no país, refletindo o dilema de uma elite em busca da identidade brasileira.
Resposta: C
Fonte: Youtube
Questão: 02 (Enem PPL 2018) Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao (à)
Resposta: D
Fonte: Youtube
Questão: 03 (Enem PPL 2018) Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela
Resposta: A
Resolução: Divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
Fonte: Youtube
Questão: 04 (Enem 2011) O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,
Resposta: E
Resolução: A imagem retrata os “Caras-pintadas”, movimento composto em sua maioria por jovens estudantes que no início do ano de 1992 foram às ruas para protestar contra o governo do presidente Fernando Collor de Mello. O movimento tinha como principais motivações, as denúncias de corrupção no governo e ainda medidas econômicas impopulares como o Plano Collor.
Tal movimento se torna ícone dos protestos e influencia no processo de impeachment de Collor e sua renuncia da presidência em dezembro de 1992.
Fonte: Globo.com
Questão: 05 (Enem 2018) A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo.
Resposta: D
Fonte: Youtube
Questão: 06 (Enem 2016) Batizado por Tancredo Neves de “Nova República”, o período que marca o reencontro do Brasil com os governos civis e a democracia ainda não completou seu quinto ano e já viveu dias de grande comoção. Começou com a tragédia de Tancredo, seguiu pela euforia do Plano Cruzado, conheceu as depressões da inflação e das ameaças da hiperinflação e desembocou na movimentação que antecede as primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos.
Resposta: C
Fonte: Youtube
Questão: 07 (Enem PPL 2015) O diálogo entre os personagens da charge evidencia, no Brasil, a(s)
Resposta: E
Resolução: A charge evidencia o longo período que o Brasil passou sem escolher diretamente o seu presidente por causa da Ditadura Cívico-Militar que durou de 1964 á 1985. A charge também denuncia a alienação do povo brasileiro quanto a situação interna do país já que as notícias internacionais “distraiam” o personagem.
Fonte: Youtube
Questão: 08 (Enem PPL 2012) O arrojado projeto arquitetônico e urbanista da nova capital federal fez com que Brasília fosse, no ano de 1987, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, porque o Plano Piloto de Brasília concretizava os princípios do
Resposta: A
Resolução: A ideologia que motivou a construção de Brasília se deu em torno de uma ideia de desenvolvimentismo, integração e modernização sobretudo.
Fonte: Descomplica
Questão: 09 (Enem 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
Resposta: D
Resolução: O texto da Folha de São Paulo trata da ambiguidade do povo brasileiro que apesar te ter plena noção dos comportamentos éticos e morais corretos não as seguem plenamente. As normas morais calcadas em preceitos criados pelo homem que determina como “como se deve viver” em comunidade.
Essas normas, através do consenso, se materializam em leis em que os homens se submetem. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D. A letra B não pode ser considerada correta, pois as normas morais não são parâmetros idealizados cujo cumprimento é destituído de obrigação.
A obrigatoriedade existe, o homem a pode descumprir ou a burlar, entretanto, sabemos o que é considerado certo e errado. Tanto é assim, que as pessoas podem não fazer, mas reconhecem, tem a noção clara, como está no texto.
Fonte: Globo Educação
Questão: 10 (Enem 2009) Colhe o Brasil, após esforço contínuo dilatado no tempo, o que plantou no esforço da construção de sua inserção internacional. Há dois séculos formularam-se os pilares da política externa. Teve o país inteligência de longo prazo e cálculo de oportunidade no mundo difuso da transição da hegemonia britânica para o século americano. Engendrou concepções, conceitos e teoria própria no século XIX, de José Bonifácio ao Visconde do Rio Branco. Buscou autonomia decisória no século XX. As elites se interessaram, por meio de calorosos debates, pelo destino do Brasil. O país emergiu, de Vargas aos militares, como ator responsável e previsível nas ações externas do Estado. A mudança de regime político para a democracia não alterou o pragmatismo externo, mas o aperfeiçoou.
Resposta: E
Resolução: As ações do Estado brasileiro no último século em relação a sua política externa priorizou a emergência do país no cenário mundial à partir de uma política decisória e autônoma em suas escolhas, diferente daquelas do passado colonial, no qual o Brasil deveria responder aos desejos da metrópole portuguesa.
Fonte: Globo Educação