Home > Blog > Guia de Estudos > Como começar estudar para o Enem

Como começar estudar para o Enem

O nossa mais nova postagem é sobre como preparar para estudar para o Enem, uma dúvida muito comum entre grande parte dos estudantes. Nele você vai aprender os temas cobrados, escolher cronogramas e planos de estudos, aprender usar aplicativos para ter mais produtividade, técnicas de estudos e muito mais. Como começar estudar para o Enem

Tópicos

  • 1. Acompanhar o processo
  • 2. Saber os Temas mais cobrados na prova
  • 3. Cronograma e Plano de Estudos
  • 4. TRI
  • 5. Material de Estudos
  • 6. Listas de Exercícios
  • 8. Método Feynman
  • 9. Ler em voz alta.
  • 10. Formular questões sobre um tema para fixar melhor, e usar para futuras revisões.
  • 11. Mapa mental
  • 12. Post-it
  • 13. Outros
  • 14. Análise SWOT
  • 15. Aprender estudar
  • 16. Revisões
  • 17. Estudando para o Enem
  • 18. Redação

Como preparar para estudar para o Enem?

Se preparar para um vestibular é bem complicado, principalmente para quem nunca fez a prova, ou fez apenas como treineiro , então hoje vamos te ajudar organizar, e entender tudo o que é necessário para se preparar da melhor maneira para o Enem 2020.

Essa postagem será dividida em dois blocos, na primeira vamos abordar os temas, e prover informações básicas que servem para qualquer prova de vestibular, e no segundo bloco nos aprofundar nas especificidades da prova do Enem.

O Enem é a principal porta de entrada para a maior parte das vagas das Universidades Federais e Institutos Federais, e para conseguir a tão sonhada vaga é preciso muito esforço e organização, e hoje a Agatha vai te ajudar.

1. Acompanhar o processo

Assim como outras provas de vestibulares, o Enem tem um edital, porém grande parte dos temas contido nele, não são necessariamente cobrados na prova, contudo é preciso ler outras partes para entender o funcionamento da prova, e não ficar perdido depois.

Ele deve se atentar a todas as datas, que estão disponíveis no site do Inep, e acessar o site mensalmente é fundamental para não perder o período de inscrição ou solicitar a isenção, além de saber as regras da prova.

Site do Inep

2. Saber os Temas mais cobrados na prova

Antes de tudo é muito importante entender que se você já olhou vários materiais na Internet sobre os temas mais cobrados no Enem, deve ter se perguntado o que é realmente mais cobrado, e isso geralmente acontece devido a cada site/plataforma ou cursinho fazer essa contagem de uma forma

  • 1. Levando em conta diferentes períodos
  • 2. Diferentes maneiras de dividir os temas de uma disciplina.
  • 3. A contabilização de provas de segunda ou terceira aplicação etc.

Com o passar dos anos alguns temas acabam sendo menos cobrados, outros mais, e devemos nos ater ao fato de que um tema pouco cobrado em uma ano pode aparecer com mais questões em outro, por isso é bom ficar atento aos temas.

Lista dos temas mais cobrados no Enem por área

3. Cronograma e Plano de Estudos

Um cronograma de estudos basicamente indica os temas que devem ser estudados a cada mês, semana ou dia, e não existe um melhor ou mais completo, e sim aquele que vai atender a sua necessidade como estudante, aqui no site da Agatha nós disponibilizamos vários gratuitos, tanto a versão em PDF para imprimir, como a versão online que tem com sugestões de videoaulas dos melhores professores do YouTube, e centenas de listas de exercícios gratuitas.

Já um plano de estudos vai dizer o que precisa estudar durante a semana, e existe uma coisa que deve ser observada, como serem individuais devemos procurar não o conteúdo que é mais usado, e sim aquile que nós atenda da melhor forma, pois existem muitas variáveis como:

  • 1. Concorrência do curso
  • 2. Peso de alguma matéria.
  • 3. Suas dificuldades.
  • 4. Quantidade de vestibulares que vai prestar.
  • 5. Horário disponível.

Além do mais, algumas pessoas preferem um plano onde ele tem as matérias a serem estudadas com horários fixos, pois elas funcionam melhor assim, seguindo os horários, o que é muito comum em escolas ou para quem faz cursinhos, sendo ideal para quem consegue seguir horário.

Já outras pessoas vão se sentir culpadas e desmotivadas se não conseguir seguir, logo se isso acontecer com você, é mais interesse o plano com duas ou três matérias que devem ser estudadas ao longo do dia (sem hora fixa), ou criar uma meta de matérias para uma semana.

Nessa três opções é importante testar, para entender melhor qual vai se encaixar no seu perfil, ou não sua realidade.

Aqui na Agatha nós disponibilizamos gratuitamente planilhas de estudos para pessoas que estudam durante o dia, ou trabalham, podendo ser facilmente editadas para atender a sua necessidade.

Aqui também vai um dica sobre o aplicativo Trello, ele é usado em todo o planeta, nas mais diversas áreas, inclusive para estudantes onde ele basicamente permite gerenciar muito facilmente as atividades a serem organizadas durante o dia.

No vídeo acima do nosso canal do YouTube ensinamos o básico.

Aqui você pode realizar o download.

Outro aplicativo que pode ajudar bastante é o Agenda do Estudante, nele você pode adicionar os horários da sua planilha, e será notificado dos seus horários ou outras atividades..

Baixar aplicativo

Review do aplicativo Agenda do estudante

4. TRI

Se você vai fazer o seu primeiro Enem então precisa se atentar a Teoria de Resposta ao Item que busca encontrar quem chuta na prova. Imagine a seguinte situação, você e seu colega acertaram a mesma quantidade de questões, porém as notas podem ser diferentes, tendo em vista que quem errou as difíceis e acertou as fáceis terá menos nota de quem errou a difícil, mas acertou a fácil.

Antes da prova, é importante saber se a faculdade que pretende fazer, utilizar peso em alguma matéria. Existem várias formas de saber como no site na instituição de ensino ou em sites como o Quero Bolsa Como começar estudar para o Enem

Se todas as matérias tiverem o mesmo peso a nota seria 800, porém devido aos pesos, a sua nota aqui seria 781,25 pelo o uso da média ponderada.

As matérias que permitem maior qualidade de pontos, ou seja, puxam a nota para cima são a Redação e a Matemática, e depois Ciências da Natureza. Ciências Humanas e por último a linguagem tem notas menos, o que não significa que são menos importantes, pois caso a nota seja muito ruim, pode puxar o restante para baixo.

5. Material de Estudos

Eu sou o tipo de pessoa que não me dou muito bem com PDF, pois tenho o costume com livros físicos, se você é como eu, e não tem condições de comprar, pode procurar um escola pública, e perguntar sobre livros para doação, geralmente as escolas têm livros sobrando, devido elas serem trocados a cada 3 anos.

Outra opção é perguntar seus colegas se ele ou se os irmãos dele tem livros sobrando, ou até mesmo olhar no Marketplace do Facebook, e pesquisar por "doação de livros" e outros temos do gênero

Uma dúvida que pode surgir é sobre a atualização do livro, apesar dos livros de matemática ou ciências da natureza não mudarem tanto, é interessante pegar os com melhor didática ou mais novos, no caso de Ciências Humanas pode ser necessário procurar mais algum conteúdo na internet, principalmente atualidades.

Existem alguns sites com livros didáticos gratuitos, basta clicar que a página vai abrir em uma nova guia.

Nota: No rodapé dos sites de cursinhos pagos geralmente existe uma opção chamada "material gratuito", podendo ser uma opção.

6. Listas de Exercícios

Um ponto muito importante é a realização de questões, hoje nós temos diversos sites, tanto pagos (ou com limitações), além dos gratuitos.

Aqui no site da Agatha nós disponibilizamos gratuitamente tanto on-line (centenas de questões), como em PDF (uma quantidade ainda reduzida), questões principalmente do Enem divididas por área, além de vestibulares em geral, porém existem diversos outros sites na internet para todos os gostos.

Acessar as listas

7. Técnica Pomodoro

Outro pontos são as técnicas, ou seja, ações que vão permitir mais produtividade para os seus estudos, a principal delas é a Técnica Pomodoro , onde você pode dividir o seu estudos em períodos de 25 minutos focado, e com 5 de descanso, sendo ideal para quem não consegue se concentrar.

No vídeo abaixo do nosso canal do Youtube você aprende usar o aplicativo para gerenciar essa tarefa.

8. Método Feynman

Como começar estudar para o Enem
  • 1. Escolha um assunto
  • 2. Anote tudo o que sabe, e depois tente ensinar para outra pessoa.
  • 3. Entenda as suas falhas, e faltas de conhecimento naquela matéria.
  • 4. Estude novamente
  • 5. Simplificar os conteúdo para explicar de maneiras mais simples.

Aqui a ideia é testar o que facilita o seu aprendizado, os meu preferidos são:

9. Ler em voz alta.

É bem parecido com a ideia do Método Feynman, onde depois de estudar, tento me explicar o conteúdo quando estou deitado, ou fazendo qualquer outra atividade que permita fazer isso (limpar a casa etc), a diferença aqui é que geralmente não tenho pessoas para explicar esse conteúdo.

10. Formular questões sobre um tema para fixar melhor, e usar para futuras revisões.

Na época de escola um professor de geografia adorava passar a seguinte atividade: Ele mandava abrir o livro, e formular questões de um número x de páginas. Na época ninguém gostava, porém hoje percebo que é uma ótima técnica, que inclusive pode ser aplicada para aprender qualquer teoria.

11. Mapa mental

Mapas mentais são interessantes, no meu caso usei em biologia, principalmente para aprender citologia, nesse caso serve um adendo, muita gente perde horas desenhando, então é importante pensar se você tem tempo disponível para realizar essa atividade, desde que não prejudique as outras.

Quais opções tenho aqui?

  • 1. Fazer o download de mapas prontos de redes sociais como a do Instagram ou Pinterest.
  • 2. Entrar no grupo do facebook de mapas mentais Resumos & Mapas Mentais
  • 3. Caso não encontre o desejado, faça mapas mais simples.

12. Post-it

O papel adesivo são aqueles pequenos cartões que você cola na parede ou em um quadro, caso não queira comprar, pode reaproveitar folhas e fazer os seus próprios.

Algumas das suas funções são:

  • 1. Servir como lembrete de atividades.
  • 2. Traçar metas, e ver quais foram concluídas.
  • 3. Entender os conteúdos mais importantes.
Como começar estudar para o Enem

13. Outros

Existem outras formas bem legais de aprender:

  • 1. Aplicativo que usam a gamificação (aprender brincando e jogando)
  • 2. Podcast
  • 3. Assistir filmes
  • 4. Músicas e séries culturais e educativas etc

14. Análise SWOT

Antes de entrar no próximo tópico gostaria de falar sobre a análise SWOT, ela é muito usada porém empresas que querem encontrar pontos fortes e fracos, porém assim como o aplicativo do Trello, pode ser usada na educação, com ela você saberá mais facilmente onde está bem, e onde precisa melhorar.

Para saber mais no wikipédia

15. Aprender estudar

Na escola não aprendemos estudar, e sim estudar para a prova ou para passar, e nesse pontos podemos ter vários problemas, quando comecei o Projeto Agatha a ideia era simplesmente falar sobre esse como aprender estudar ou ter mais produtividade, então siga a lista com as principais dúvidas de estudantes na hora de estudar, e acesse o que acredita que pode te auxiliar.

Os fatores que atrapalham a concentração nos estudos

Como criar cronograma de estudos

Como estudar de forma mais produtiva

Como organizar os estudos de forma mais eficaz

Por onde começar estudar

Técnica Pomodoro: O quê é, e como usar

16. Revisões

Não adianta estudar, e não revisar. Aqui entra mais um aplicativo, o RevisApp, onde é possível agendar revisões com base na curva do aprendizado, que foi criada por um psicólogo Alemão. As revisões consistem em revisar no dia ou no próximo, após três, sete, quinze, trinta dias, sessenta etc ou seja, é proporcional para relembrar aquele conteúdo, e evitar o descarte do cérebro.

Falando em evitar descarte de informação pelo cérebro, tem algo bem legal sobre isso, no momento não lembro onde li ou ouvir, porém é muito interessante estudar ou revisar conteúdos antes de dormir, e o motivo é que o cérebro vai apagar várias informações, e como aquele conteúdo é o último antes do sono, e está mais fresco, vai naturalmente ficar na sua cabeça. Para turbinar mais o seu estudo, é muito interessante revisar, fazer exercícios ou estudar esse mesmo conteúdo que pegou antes de dormir, pois assim seu cérebro vai entender o quão importante esse conteúdo é.

17. Estudando para o Enem

Já falamos sobre várias coisas que pode ser aplicadas a qualquer vestibular, porém vamos nos ater e focar no Exame Nacional do Ensino Médio.

A prova do Enem se comparada a outras é muito mais fácil, e abrange menos conteúdos, só que nos dias das provas, o tempo é relativamente curto, e é preciso um ótima preparação, tais como:

  • 1. Realizar questões passadas.
  • 2. Mini simulados.
  • 3. Simular a prova, levando em conta os mesmos fatores do dia da prova.

Então a dica aqui é tirar o domingo no mesmo horário da prova, e fazer dentro do tempo perdido, isso vai ajudar tanto na preparação para gabaritar a prova em si quanto para diminuir a pressão psicológica e a ansiedade que são fatores que vão possibilitar o erro de questões fáceis no dia da prova.

18. Redação

A redação é extremamente importante para elevar a sua nota, e vamos listas alguns bons canais.