Home > Banco de Questões > Física > Simulados

Ondulatória III

Simulado com 15 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Ondulatória III com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ondulatória III.




01. (Mackenzie) Um forno microondas possui um magnetron, gerador de ondas eletromagnéticas, cujo comprimento de onda é de 12,0 cm. Sabendo que a velocidade da luz no meio de propagação é 3,00 . 105 km/s, a frequência emitida por este gerador é

  1. 0,25 . 108 Hz.
  2. 3,60 . 108 Hz.
  3. 4,00 . 108 Hz.
  4. 0,25 . 1010 Hz.
  5. 4,00 . 1010 Hz.

02. (UEFS) Ondas sonoras são ondas mecânicas, produzidas pela deformação do meio por onde se propagam. Dependendo da frequência da fonte emissora dessas ondas, elas podem ou não ser detectadas pela orelha humana e pelas orelhas de outros animais. A tabela apresenta as faixas de frequências detectadas por alguns animais.

Considere uma onda sonora propagando-se pelo ar com velocidade de 340 m/s. Se o comprimento de onda dessa onda for igual a 5 mm, dos animais indicados na tabela, ela poderá ser detectada apenas por

  1. morcegos, baleias e golfinhos.
  2. baleias, chimpanzés e cães.
  3. golfinhos, morcegos e gatos.
  4. elefantes, cães e chimpanzés.
  5. morcegos, baleias e elefantes.

03. (Mackenzie) Um feixe de luz apresenta um comprimento de onda igual a 400 nm quando se propaga no vácuo. Ao incidir em um determinado meio X, sua velocidade passa a ser 40% menor que a velocidade de propagação da luz no vácuo. O índice de refração desse meio X e o comprimento de onda do feixe no meio X são, respectivamente,

Dado: velocidade da luz no vácuo igual a 3,0 . 108 m/s.

  1. 4/3 ; 240 nm
  2. 4/3 ; 300 nm
  3. 5/3 ; 240 nm
  4. 5/3 ; 300 nm
  5. 3/2 ; 300 nm

04. (ACAFE) Considere o caso abaixo e marque com V as proposições verdadeiras e com F as falsas.

Ao final do século 19, o Professor físico alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, quando trabalhava em seu laboratório na Baviera, sul da Alemanha, estudando o tubo de raios catódicos, descobriu acidentalmente os raios X. Ciente da importância de sua descoberta, que ele chamou de raios X por não saber realmente do que se tratava, sendo X a incógnita da matemá-tica, Em dezembro de 1895 publicou o artigo o "EINE NEURE ART VON STRAHLEN" (sobre uma nova espécie de raios), onde descreve suas experiências e observações e relata várias proposições.

( ) Os raios X atravessam corpos opacos à luz.

( ) Provocam fluorescência em certos materiais.

( ) Não são defletidos por campos magnéticos.

( ) Os raios X propagam-se em linha reta.

( ) Os raios X propagam-se em uma única direção.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. F - F - F - V - V
  2. V - F - V – F - V
  3. F - V - F - V - V
  4. V - V - V - V - F

05. (UCPEL) Existe vários tipo de instrumentos musicais que, geralmente, são separados pelos tipos de vibrações que emitem som. Por exemplo, temos os instrumentos de corda, como o violão, a harpa e o violino, os quais se caracterizam por apresentarem vibrações causadas pelas cordas fixas em duas extremidades. Ao tocarmos uma corda de um instrumento desse tipo, causamos uma perturbação que se propaga por ela, se refletindo na ponta fixa de um lado e repetindo a reflexão na ponta fixa do outro lado. Assim, por superposição de uma onda na outra, podemos gerar na corda uma onda estacionária. Este tipo de onda é caracterizado por

  1. ser resultado da interferência entre duas ondas com mesma amplitude, mesmo comprimento de onda e mesmo de sentido de propagação.
  2. apresentar amplitude que varia com a posição do elemento da corda, existindo pontos de amplitude nula, chamados nós ou nodos, onde a corda permanece em repouso.
  3. apresentar locais ao longo da corda, chamados de nós ou nodos, onde a amplitude resultante é máxima e a corda permanece em repouso.
  4. apresentar amplitude igual para todos os elementos da corda, pois nesse tipo de onda a amplitude não varia com a posição.
  5. ser o resultado da interferência entre duas ondas com mesmas amplitudes e frequências ligeiramente diferentes, produzindo o fenômeno do batimento.

06. (UCPEL) Em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a olimpíada no Brasil. Estima-se que a cerimônia de abertura dos XXXI Jogos Olímpicos de Verão, no estádio do Maracanã, foi assistida ao vivo pela televisão por mais de 4 bilhões de pessoas em todo mundo. Considerando seus conhecimentos em física, assinale a alternativa correta.

  1. Devido à tecnologia digital, que transforma a velocidade de propagação da onda eletromagnética em um valor infinito, não existe defasagem entre a transmissão e a recepção da imagem. Dessa forma, o que assistimos na televisão está acontecendo ao mesmo tempo no estádio.
  2. Embora a cobertura dos jogos esteja sendo feita em tempo real pelas emissoras, o que assistimos na televisão em certo instante já aconteceu e faz parte do passado para quem está presente no estádio, uma vez que o módulo da velocidade de propagação de uma onda eletromagnética no ar e no vácuo é de alta magnitude, porém finita.
  3. A cobertura dos jogos é feita em tempo real pelas emissoras e tanto quem está no estádio, assistindo ao vivo, quanto quem assiste pela televisão, em casa, observa as mesmas imagens ao mesmo tempo, devido ao fato de que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética no ar e no vácuo ser infinita.
  4. A tecnologia digital, não transforma a velocidade de propagação da onda eletromagnética em um valor infinito, mas eleva este valor de tal maneira que não existe defasagem entre a transmissão e a recepção da imagem. Dessa forma, o que assistimos na televisão está acontecendo ao mesmo tempo no estádio.
  5. Embora a velocidade de uma onda eletromagnética no ar e no vácuo seja finita, o que assistimos na televisão, em certo instante de tempo, é o que o espectador presente no estádio assiste no mesmo instante de tempo.

07. (UFN) A natureza do invisível na Física pode ser observada por múltiplos meios, sejam eles diretos ou indiretos. Essa afirmação oportuniza diferentes formas de mensurar os processos invisíveis ao ser humano, independente do modo como se apresentam em um determinado contexto. Com base nessa argumentação, a questão a seguir consideram eventos relacionados, especialmente, aos dois grandes temas da Física: a Clássica e a Moderna.

Na astronomia, é utilizada a unidade ano-luz para medir distâncias de estrelas, isto é, a distância que a luz atravessa no vácuo em um ano. Um análogo dessa medida é o nanossegundo-luz, a distância que a luz viaja em um bilionésimo de segundo, ou seja, cerca de 30 cm. Os radares usam esse padrão de medida, com as ondas de rádio, para medir distâncias, emitindo e recebendo a onda refletida. Então, quando o display do radar indica 800 nanossegundos-luz, o objeto se encontra aproximadamente a uma distância de

  1. 120 m.
  2. 240 m.
  3. 500 m.
  4. 800 m.
  5. 2400 m.

08. (UEFS) Uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio líquido, sólido ou gasoso, com velocidade que está relacionada com as propriedades do meio em que se propaga. Um tipo de onda muito importante é a onda sonora que pode sofrer vários fenômenos, tais como o Efeito Doppler.

Considerando uma pessoa sentada em uma praça quando se aproxima um carro de som com velocidade de 28,8km/h, emitindo um som de frequência de 522,0Hz e sendo a velocidade do som no ar igual a 340,0m/s, então o comprimento de onda percebido pela pessoa, em mm, é, aproximadamente, igual a

  1. 712
  2. 667
  3. 589
  4. 455
  5. 314

09. (UEA) Em determinadas situações de propagação, ondas conseguem se desviar, contornar obstáculos, se espalhar ou passar por fendas em seu caminho. Esse fenômeno é chamado difração e ocorre quando o comprimento de onda é da mesma ordem de grandeza das dimensões do obstáculo ou da fenda por onde ela passa. Dessa forma, o fenômeno da difração explica o fato

  1. de ser possível, de dentro de um quarto, ouvir uma pessoa falando fora dele, próxima à porta aberta, mesmo não conseguindo vê-la.
  2. da formação de um arco-íris no céu, em determinados dias em que ocorre chuva com sol.
  3. de ser possível ouvir o eco da própria voz quando se grita em um lugar aberto.
  4. da luz propagando-se pelo ar conseguir atravessar a fronteira ar-água e passar a propagar-se pela água de uma piscina.
  5. dos sinais de duas emissoras com frequências parecidas se misturarem, reduzindo a nitidez do som.

10. (UECE) Os parâmetros que caracterizam tanto ondas eletromagnéticas quanto ondas sonoras são:

  1. frequência, velocidade de propagação e comprimento de onda.
  2. velocidade de propagação, comprimento de onda e cor.
  3. comprimento de onda, cor e intensidade.
  4. comprimento de onda, frequência e energia dos fótons.

11. (UECE) Uma corda de 60 cm, em um violão, vibra a uma determinada frequência. É correto afirmar que omaior comprimento de onda dessa vibração, em cm, é

  1. 120.
  2. 60.
  3. 240.
  4. 30.

12. (UFG) Ao afinar um violão, o músico decide dobrar a frequência atual de uma corda específica. De que fator ele deverá alterar a tensão na corda para obter o resultado desejado?

  1. 1/2
  2. √2/2
  3. √2
  4. 2
  5. 4

13. (UEG) As ondas em um oceano possuem 6,0 metros de distância entre cristas sucessivas. Se as cristas se deslocam 12 m a cada 4,0 s, qual seria a frequência, em Hz, de uma boia colocada nesse oceano?

  1. 1,80
  2. 1,50
  3. 1,00
  4. 1,20
  5. 0,50

14. (UFPA) Um homem (observador) assiste sentado a uma corrida de fórmula 1, localizado em uma arquibancada lateral à pista de corrida. O observador tem um aparelho que registra a frequência principal do motor dos carros tanto na aproximação quanto no afastamento. Sabendo-se que a razão entre as frequências na aproximação e no afastamento é 3, pode-se afirmar, nesse caso, que a velocidade do carro de corrida (considerada constante) é, em m/s, igual a:

Dado: a velocidade do som no ar igual a 340 m/s

  1. 170.
  2. 215.
  3. 290.
  4. 315.
  5. 415.

15. (UEM) Dentre os vários tipos de conexão, é possível conectar-se à internet por meio de sinais emitidos por antenas de rádio. A vantagem dessa conexão é dispensar o uso de qualquer fio ou cabo e, devido ao seu longo alcance, o sinal de rádio chega a lugares onde o sinal telefônico ou via cabo não alcança. Utilizando ondas de rádio, é possível realizar transmissões entre localidades distantes entre si com ajuda da ionosfera, que é uma camada da atmosfera composta por íons e plasma ionosférico. Essa transmissão é possível por meio da

  1. reflexão.
  2. refração.
  3. polarização.
  4. interferência.
  5. difração.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp