Home > Banco de Questões > Física > Simulados

Hidroestática

Simulado com 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Hidroestática com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Hidroestática.




1. (Unimep-SP) Uma esfera oca de ferro possui uma massa de 760 g e um volume total de 760 cm3. O volume da parte oca é de 660 cm3. Assim sendo, a massa específica do ferro é igual a:

  1. 1 g/cm3
  2. 6,6 g/cm3
  3. 7,6 g/cm3
  4. 1,15 g/cm3
  5. 5,5 g/cm3

2. (UFPA) Do trapiche da vila do Mosqueiro, Maria observou um caboclo pescando em uma canoa. A explicação para o fato de a canoa flutuar é que o empuxo recebido pela canoa é:

  1. igual ao volume deslocado
  2. igual ao peso da canoa
  3. maior que o peso da canoa
  4. menor que o peso da canoa
  5. igual ao dobro do peso da canoa

3. (UFSM-RS) Na superfície da Terra, um certo corpo flutua dentro de um recipiente com um líquido incompressível. Se esse sistema for levado à Lua, onde a aceleração gravitacional é menor, o corpo:

  1. submerge, atingindo o fundo do recipiente
  2. flutua, porém com uma porção maior submersa
  3. flutua com a mesma porção submersa
  4. flutua, porém com uma porção menor submersa
  5. submerge completamente, mas sem atingir o fundo do recipiente

4. (Cesupa-PA) Para preparar um remédio, um farmacêutico necessita de 32 g de uma solução líquida. Como sua balança está avariada, ele verifica em uma tabela que a densidade da solução é 0,8 g/cm³ e, recorrendo a um simples cálculo, conclui que os 32 g da solução poderiam ser obtidos medindo-se um volume de…

  1. 40 cm³
  2. 32 cm³
  3. 16 cm³
  4. 8 cm³
  5. 4 cm³

5. (UFPI) Um objeto, quando completamente mergulhado na água, tem um peso aparente igual a três quartos de seu peso real. O número de vezes que a densidade média desse objeto é maior que a densidade da água é:

  1. 4
  2. 2
  3. 1
  4. 1 2
  5. 1 4

6. (Cefet-PR) Considere as afirmações sobre eventos mecânicos

I – Descontando o atrito caixote/piso é tão fácil arrastar um caixote de 30 kg na Terra quanto na Lua.

II – Um cubo maciço de ferro exerce, em sua base de apoio, uma pressão p. Dobrando-se suas dimensões, a pressão ficará igual a 2p.

III – A pressão exercida por um líquido em repouso no fundo do recipiente que o contém, é independente do tipo de líquido considerado.

  1. somente I
  2. somente I e II
  3. somente II
  4. somente II e III
  5. I, II e III

7. (PUC-SP) Uma prancha de isopor, de densidade 0,20 g/cm3, tem 10 cm de espessura. Um menino de massa 50 kg equilibra-se de pé sobre a prancha colocada numa piscina, de tal modo que a superfície superior da prancha fique aflorando à linha d’água. Adotando densidade da água = 1,0 g/cm3 e g = 10 m/s2, a área da base da prancha é, em metros quadrados, de aproximadamente:

  1. 0,4
  2. 0,6
  3. 0,8
  4. 1,2
  5. 1,6

8. (UFRJ) Um bloco de gelo em forma de paralelepípedo, com altura h, flutua na água do mar. Sabendo que as bases do bloco permanecem horizontais, que 15 cm de sua altura estão emersos e que as densidades do gelo e do líquido são respectivamente 0,90 e 1,03, em relação à água, o valor de h é:

  1. 62 cm
  2. 85 cm
  3. 119 cm
  4. 133 cm
  5. n.d.a

9. (PUC) Estudando a pressão em fluidos, vêse que a variação da pressão nas águas do mar é proporcional à profundidade h. No entanto, a variação da pressão atmosférica quando se sobe a montanhas elevadas, não é exatamente proporcional à altura. Isto se deve ao seguinte fato:

  1. A aceleração gravitacional varia mais na água que no ar.
  2. A aceleração gravitacional varia mais no ar que na água.
  3. O ar possui baixa densidade.
  4. O ar possui baixa viscosidade.
  5. O ar é compressível

10. (EFOA-MG) Um balão de volume constante e massa m eleva-se na atmosfera. Sabendo-se que a densidade do ar atmosférico diminui com o aumento da altura e desconsiderando os efeitos da variação da temperatura e movimento do ar atmosférico, pode-se afirmar que:

  1. O balão subirá, mantendo-se em torno de uma altura onde o empuxo sobre ele é igual ao seu peso.
  2. O balão subirá indefinidamente até escapar da atmosfera terrestre, em razão do aumento do empuxo sobre ele à medida que sobe
  3. O balão subirá até uma determinada altura e voltará a descer até a posição inicial, devido à ação da gravidade.
  4. O balão subirá até uma determinada altura e voltará a descer até a posição inicial, em razão da variação do empuxo à medida que se move no ar.
  5. O balão subirá indefinidamente até escapar da atmosfera terrestre, em razão da não variação do empuxo sobre ele à medida que sobe

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp