Home > Banco de Questões > Física > Simulados

Dinâmica I

Simulado com 15 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Dinâmica I com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Leis de Newton, Estática, Trabalho e Energia e Impulso e Quantidade de Movimento.




01. (UERJ) Observe no gráfico a variação, em newtons, da intensidade da força F aplicada pelos motores de um veículo em seus primeiros 9s de deslocamento.

Nesse contexto, a intensidade do impulso da força, em N.s, equivale a:

  1. 1,8 × 104
  2. 2,7 × 104
  3. 3,6 × 104
  4. 4,5 × 104

02. (UFRGS) Na figura abaixo, duas forças de intensidade FA = 20 N e FB = 50 N são aplicadas, respectivamente, a dois blocos A e B, de mesma massa m, que se encontram sobre uma superfície horizontal sem atrito. A força FB forma um ângulo θ com a horizontal, sendo sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8.

A razão aB/aA entre os módulos das acelerações aB e aA, adquiridas pelos respectivos blocos B e A, é igual a

  1. 0,25.
  2. 1.
  3. 2.
  4. 2,5.
  5. 4.

03. (UECE) As grandezas físicas escalares são expressas apenas pelo seu valor numérico e unidade de medida. As grandezas físicas vetoriais além do valor numérico e unidade de medida, para serem expressas, necessitam de direção e sentido.

Com base nisso, assinale a opção que corresponde a uma grandeza física de natureza vetorial.

  1. massa
  2. energia
  3. temperatura
  4. força

04. (UFT) Um caminhão transporta um transformador em sua carroceria a uma velocidade constante de 70km/h. Confiante na elevada massa do transformador, o motorista não efetuou a amarração correta da carga. Ao passar por uma curva, o transformador acabou caído, dificultando a passagem dos demais veículos, como pode ser observada na foto que segue.

Desprezando a força de arrasto do ar e com base nos conhecimentos da Física é CORRETO afirmar que o transformador caiu devido:

  1. à aceleração de translação produzida pelo caminhão.
  2. à tendência do corpo de continuar se movimentando em linha reta.
  3. à reação da força normal que a carroceria vai exercer sobre o transformador.
  4. à ação de uma força centrípeta provocada pelo atrito do piso da carroceria com a base do transformador.

05. (UEMA) Entre as suas contribuições para a Ciência, Newton descreveu as Leis do Movimento e da Gravitação Universal.

Analise as três situações do nosso cotidiano para responder à questão.

Uma pessoa, ao caminhar sobre o chão, exerce uma força sobre ele.

Um jogador, ao chutar uma bola, exerce uma força sobre ela em direção ao gol.

Uma pessoa, ao empurrar o carro sobre uma pista, exerce uma força sobre ele.

Agora, analise a explicação do ponto de vista de Isaac Newton.

O físico inglês Isaac Newton enunciou três leis que descrevem, de forma satisfatória, as causas dos movimentos: a primeira lei, lei da inércia; a segunda lei, lei fundamental da dinâmica; a terceira lei, lei da ação e da reação. Segundo Newton,“A chave para o entendimento dos diferentes tipos de movimentos que um corpo pode realizar está nas forças que atuam sobre ele” As forças podem ser classificadas em forças de interação e força de contato.

Fonte: http://escoladigital.org.br/as-leis-de-newton-no-nosso-dia-adia sa

Considerando as três situações do cotidiano e a explicação do cientista, a terceira lei de Newton é a seguinte:

  1. Um corpo sob ação de uma força adquire uma aceleração. O valor da força que atua no corpo é diretamente proporcional à aceleração que a ele produz.
  2. Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, a menos que nele seja aplicado um conjunto de forças, fazendo-o mudar seu estado inercial.
  3. Dois corpos atraem-se mutuamente sempre com forças de intensidade F diretamente proporcionais ao produto de suas massas M e m e, inversamente proporcionais, ao quadrado da distância que os separa.
  4. Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá desse uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que aplicou em B.
  5. A trajetória das órbitas dos planetas em torno do Sol é elíptica, estando o mesmo posicionado num dos focos da elipse.

06. (UFJF) A mecânica clássica, ou mecânica newtoniana, permite a descrição do movimento de corpos a partir de leis do movimento.

A primeira Lei de Newton para o Movimento, ou Lei da Inércia, tem como consequência que:

  1. Se um determinado objeto se encontrar em equilíbrio, então nenhuma força atua sobre ele.
  2. Se um objeto estiver em movimento, ele está sob ação de uma força e, assim que essa força cessa, o movimento também cessa.
  3. Se a soma das forças que agem num objeto for nula, ele estará com velocidade constante ou parado em relação a um referencial inercial.
  4. Se um objeto se deslocar com velocidade constante, em nenhuma hipótese ele pode ser descrito como estando parado.
  5. Se um objeto estiver com velocidade constante em relação a um referencial inercial, a soma das forças que atuam sobre ele não é nula.

07. (UFPR) O Sistema Internacional de Unidades (SI) tem sete unidades básicas: metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A), mol (mol), kelvin (K) e candela (cd). Outras unidades, chamadas derivadas, são obtidas a partir da combinação destas. Por exemplo, o coulomb (C) é uma unidade derivada, e a representação em termos de unidades básicas é 1 C = 1 A.s. A unidade associada a forças, no SI, é o newton (N), que também é uma unidade derivada. Assinale a alternativa que expressa corretamente a representação do newton em unidades básicas.

  1. 1 N = 1 kg.m/s².
  2. 1 N = 1 kg.m2/s².
  3. 1 N = 1 kg/s².
  4. 1 N = 1 kg/s.
  5. 1 N = 1 kg.m².

08. (UFMS) A equipe de construtores dos motores da equipe Ferrari, participante da competição de Fórmula 1 (F-1), já está pensando no mundial de 2020. Nessa semana, estava no circuito de Baku no Azerbaijão, fazendo testes de potência dos motores na segunda maior reta (plana) da temporada, com 2,2 km. O teste consistia em entrar na reta com velocidade constante V = 240 km/h. Os engenheiros mediram que as resultantes das forças de resistência ao movimento do carro vermelho tinham uma intensidade de 9,9 KN.

Eles aferiram então que a potência do motor desenvolvida nesse período foi de aproximadamente:

  1. 750.000 W.
  2. 660.000 W.
  3. 500.KW.
  4. 2.376 J.
  5. 750 KJ.

09. (UFT) Um bloco de massa 3 kg, inicialmente em repouso, desliza sem atrito de A para B a partir de uma rampa de altura 5 m, conforme a figura que segue. Ao atingir o ponto B o bloco é desacelerado e percorre uma distância de 10 m até parar no ponto C. Desprezando a resistência do ar, o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e a superfície, do ponto B até o ponto C, é:

(Adote: g = 10 m/s²)

  1. 0,4
  2. 0,5
  3. 0,6
  4. 0,7

10. (UERJ) Um carro de automobilismo se desloca com velocidade de módulo constante por uma pista de corrida plana. A figura abaixo representa a pista vista de cima, destacando quatro trechos: AB, BC, CD e DE.

A força resultante que atua sobre o carro é maior que zero nos seguintes trechos:

  1. AB e BC
  2. BC e DE
  3. DE e CD
  4. CD e AB

11. (FMU-SP) A velocidade que deve ter um corpo que descreve uma curva de 100 m de raio, para que fique sujeito a uma força centrípeta numericamente igual ao seu peso, é

Obs.: Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s².

  1. 31,6 m/s
  2. 1 000 m/s
  3. 63,2 m/s
  4. 9,8 m/s
  5. 630,4 m/s

12. (Unitau-SP) Um corpo de massa 1,0 kg, acoplado a uma mola, descreve uma trajetória circular de raio 1,0 m em um plano horizontal, sem atrito, à razão de 30 voltas por segundo. Estando a mola deformada de 2,0 cm, pode-se afirmar que sua constante elástica vale:

  1. π² N/m
  2. π . 10 N/m
  3. pπ² . 10² N/m
  4. π² . 103 N/m
  5. 1,8π² . 105 N/m

13. (UEPB) Um corpo de 4 kg descreve uma trajetória retilínea que obedece à seguinte equação horária: x = 2 + 2t + 4t², onde x é medido em metros e t em segundos.

Conclui-se que a intensidade da força resultante do corpo em newtons vale:

  1. 16
  2. 64
  3. 4
  4. 8
  5. 32

14. (FGV-SP) Um automóvel de 1 720 kg entra em uma curva de raio r = 200 m, a 108km/h. Sabendo que o coeficiente de atrito entre os pneus do automóvel e a rodovia é igual a 0,3, considere as afirmações:

I – O automóvel está a uma velocidade segura para fazer a curva.

II – O automóvel irá derrapar radialmente para fora da curva.

III – A força centrípeta do automóvel excede a força de atrito.

IV – A força de atrito é o produto da força normal do automóvel e o coeficiente de atrito.

Baseado nas afirmações acima, verifique:

  1. Apenas I está correta.
  2. As afirmativas I e IV estão corretas.
  3. Apenas II e III estão corretas.
  4. Estão corretas I, III e IV.
  5. Estão corretas II, III e IV.

15. (MACK-SP) Regulamos num dia frio e ao nível do mar um relógio de pêndulo de cobre. Este mesmo relógio, e no mesmo local, num dia quente deverá:

  1. não sofrer alteração no seu funcionamento
  2. adiantar
  3. atrasar
  4. aumentar a freqüência de suas oscilações
  5. n.d.a.

Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp