Home > Banco de Questões > Física > Simulados

Dinâmica III

Lista de 15 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Dinâmica com questões de Vestibulares.



01. (UFJF) Nas cobranças de faltas em um jogo de futebol, uma bola com massa de 500 gramas pode atingir facilmente a velocidade de 108 km/h.

Supondo que no momento do chute o tempo de interação entre o pé do jogador e a bola seja de 0,15 segundos, podemos supor que a ordem de grandeza da força que atua na bola, em newton, é de:

  1. 100
  2. 101
  3. 102
  4. 103
  5. 104

02. (UECE) Um dos modelos para representar a dinâmica vertical de automóveis é conhecido como “quarto de carro”. Nesse modelo, há as seguintes aproximações: a elasticidade do pneu é representada por uma mola vertical (mola P) com uma das extremidades em contato com o solo; o pneu é representado por uma massa presa a essa mola na outra extremidade; a carroceria é aproximada por uma massa verticalmente acima do pneu e conectada a este por uma segunda mola (mola S) que representa a suspensão do carro. Para simplificar ainda mais, adotaremos um modelo de carro sem amortecedor.

Com o carro parado em uma via horizontal, nessa aproximação, as molas P e S permanecem

  1. com seus comprimentos oscilando em fase uma com a outra.
  2. comprimidas.
  3. distendidas.
  4. com seus comprimentos oscilando fora de fase uma com a outra.

03. (UFJF) Para subir pedalando uma ladeira íngreme, um ciclista ajusta as marchas de sua bicicleta de modo a exercer a menor força possível nos pedais. Assim ele consegue pedalar com muito menos esforço, porém ele é obrigado a dar muitas voltas no pedal para um pequeno deslocamento e demora mais tempo para chegar ao topo.

Com o procedimento de trocar de marchas, podemos afirmar que o ciclista:

  1. aumenta o trabalho realizado pela força gravitacional.
  2. diminui a potência aplicada aos pedais.
  3. diminui a sua energia potencial.
  4. aumenta a sua energia cinética.
  5. aumenta seu momento linear.

04. (UECE) Considere duas rampas de acesso, uma curta (C) e outra longa (L), que ligam o primeiro andar ao térreo de um prédio. A diferença de altura entre o primeiro andar e o térreo, independente da rampa usada, é a mesma. A rampa C tem menor extensão que a rampa L. Assim, a rampa L, por ter maior extensão, tem menor inclinação, o que a torna mais confortável na subida.

Caso um móvel seja arrastado do primeiro andar para o térreo, o trabalho realizado pela força de atrito entre o móvel e o piso, em módulo,

  1. é maior, caso seja usada a rampa menos inclinada.
  2. é maior, caso seja usada a rampa mais inclinada.
  3. não depende da inclinação da rampa; depende apenas da diferença de altura entre o primeiro andar e o térreo.
  4. é nula, pois a força de atrito não realiza trabalho.

05. (UDESC) Analise as proposições com relação às leis de Newton.

I. A massa de um corpo é uma grandeza escalar que quantifica a inércia desse corpo.

II. Os estados naturais de um corpo são o repouso e o movimento retilíneo uniforme.

III. Uma força impressa a um corpo modifica o seu estado natural, somente alterando o módulo de sua velocidade.

IV. A lei da ação e reação se refere a forças que são aplicadas a um mesmo corpo.

V. Para toda força aplicada por um corpo A sobre um corpo B, existe uma força de módulo igual e sentido contrário aplicada pelo corpo B sobre o corpo A.

Assinale a alternativa correta

  1. Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
  2. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  3. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  4. Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  5. Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

06. (UECE) Considere duas massas iguais penduradas por uma corda flexível e inextensível que passa por uma polia presa ao teto.

Desconsiderando-se todos os atritos, de modo que as massas possam subir ou descer livremente, e considerando, nesse arranjo, a situação em que uma das massas está subindo com velocidade constante, é correto afirmar que o módulo da soma vetorial dos momentos lineares das massas é

  1. o dobro do módulo do momento linear de uma das massas.
  2. o triplo do módulo do momento linear de uma das massas.
  3. zero.
  4. igual ao módulo do momento linear de uma das massas.

07. (UDESC) Os blocos de massa m1 e m2 estão conectados por um fio ideal, que passa por uma polia ideal, como mostra a Figura 2. Os blocos, que possuem a mesma massa de 4,0kg, são liberados do repouso com m1 a meio metro da linha horizontal. O plano possui inclinação de 30º com a horizontal. Todas as forças de atrito são desprezáveis.

Assinale a alternativa que corresponde ao valor aproximado do tempo para m1 atingir a linha horizontal.

  1. 0,32s
  2. 0,16s
  3. 0,63s
  4. 0,95s
  5. 0,47s

08. (UECE) Considere um sistema de unidades hipotético em que p seja a unidade de medida de momento linear e m a unidade de medida de massa, e que ambas sejam unidades fundamentais.

Nesse sistema, a unidade de medida de energia potencial seria

  1. p.
  2. p²/m.
  3. m.
  4. p/m.

09. (UECE) Considere uma locomotiva puxando vagões sobre trilhos. Em um primeiro trecho da viagem, é aplicada uma força de 1 kN aos vagões, que se deslocam a 10 m/s. No trecho seguinte, é aplicada uma força de 2 kN e a velocidade é 5 m/s. A razão entre a potência no trecho inicial e no segundo trecho é

  1. 1.
  2. 50.
  3. 1/2.
  4. 2.

10. (UECE) Considere um sistema massa mola cuja massa pode se deslocar horizontalmente sobre uma mesa também horizontal e com atrito. Assuma que a mola esteja inicialmente comprimida. No início da observação do sistema a massa está em repouso e passa a se deslocar sob a ação da mola. Imediatamente antes de se deslocar, a massa sofre ação da força de atrito estática até iniciar o movimento, depois passa a sofrer ação da força de atrito dinâmica até que a massa pare. Note que o sistema perde energia na forma de calor e que a força de atrito estática, na iminência do deslizamento, é maior que a dinâmica.

Assim, é correto afirmar que, em módulo, o trabalho realizado pela força de atrito estático é

  1. zero.
  2. maior que o realizado pela força de atrito dinâmica.
  3. menor que o realizado pela força de atrito dinâmica.
  4. igual ao realizado pela força de atrito dinâmica.

11. (UENP) Em um filme, o protagonista salta de uma ponte diretamente sobre um pequeno barco abaixo, que continua a mover-se sem alteração alguma na sua velocidade. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a Lei da Física que está sendo violada, nessa situação.

  1. Conservação do Momento Linear.
  2. Princípio da Inércia.
  3. Princípio de Arquimedes.
  4. Primeira Lei da Termodinâmica.
  5. Segunda Lei da Termodinâmica

12. (UEA) Determinado objeto de massa M está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal e para movê-lo com uma aceleração constante de intensidade a, é preciso exercer sobre ele uma força resultante horizontal de intensidade F. Dessa forma, para imprimir a um outro corpo de massa 3M, parado sobre a mesma superfície, uma aceleração constante de intensidade 5a, será necessário exercer sobre ele uma força resultante horizontal de intensidade

  1. 4F.
  2. 5F.
  3. 2F.
  4. 8F.
  5. 15F.

13. (UFRGS) A figura abaixo representa duas esferas, 1 e 2, de massas iguais a m, presas nas extremidades de uma barra rígida de comprimento L e de massa desprezível. O sistema formado é posto a girar com velocidade angular constante em torno de um eixo, perpendicular à página, que passa pelo ponto P.

Sendo vi a velocidade tangencial da esfera i (i=1,2) e Fi a força centrípeta nela resultante, as razões v1/v2 e F1/F2 entre os módulos dos respectivos vetores são, nessa ordem,

  1. 1/3 e 1/2.
  2. 1/2 e 1/4.
  3. 1/2 e 1/2.
  4. 1/2 e 3/2.
  5. 3/2 e 1/2.

14. (UECE) Em 20 de julho de 1969, passados 50 anos, o homem pôs os pés em solo lunar. A movimentação de naves espaciais como a Apolo 11, que fez o transporte rumo à lua, é feita pela expulsão de gases do foguete em uma direção e movimento da nave na direção oposta.

Há uma lei de conservação envolvida nesse modo de deslocamento que é denominada lei de conservação

  1. da energia potencial.
  2. da energia elástica.
  3. do momento de inércia.
  4. do momento linear.

15. (UFRGS) Considere as três afirmações abaixo.

I - Em qualquer processo de colisão entre dois objetos, a energia cinética total e a quantidade de movimento linear total do sistema são quantidades conservadas.

II - Se um objeto tem quantidade de movimento linear, então terá energia mecânica.

III- Entre dois objetos de massas diferentes, o de menor massa jamais terá quantidade de movimento linear maior do que o outro.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I.
  2. Apenas II.
  3. Apenas III.
  4. Apenas I e II.
  5. I, II e III.





.