Escherichia Coli
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Escherichia Coli com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Escherichia Coli.
01. (UEA) Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli, Acinetobacter baumannii e Enterobacter cloacae são algumas espécies de micro-organismos procariontes que podem proliferar mais no verão e causar infecção hospitalar. Eles são os principais seres vivos envolvidos em infecções urinárias e gastrointestinais nos pacientes em ambiente hospitalar.
Para eliminar essas espécies de micro-organismos, indica-se o uso de
- antirretrovirais.
- larvicidas.
- antimicóticos.
- vermífugos.
- antibióticos.
Resposta: E
Resolução: Essas espécies são bactérias, ou seja, procariontes. O tratamento para infecções bacterianas é feito com antibióticos, que inibem ou matam bactérias. As demais opções se referem a tratamentos para vírus (antirretrovirais), fungos (antimicóticos), vermes (vermífugos) ou insetos (larvicidas), e não têm ação sobre bactérias.
02. (UDESC) “Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.
- Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.
- Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.
- As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.
- Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.
- Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.
Resposta: D
Resolução: Essa alternativa está incorreta porque bactérias são unicelulares e procariontes, não pluricelulares nem eucariontes. Elas não possuem núcleo verdadeiro nem organelas membranosas. As demais afirmativas estão corretas sobre metabolismo, classificação e morfologia bacteriana.
03. (UEMS) A Escherichia coli faz parte do grupo dos coliformes e é a espécie bacteriana preferencialmente pesquisada para aferir a qualidade bacteriológica da água doce e dos alimentos.
A razão da escolha desta espécie se deve porque
- é exclusivamente anaeróbia.
- sua presença na água ou nos alimentos indica a possibilidade da presença de organismo patogênico.
- se reproduz somente na água.
- ocorre exclusivamente nas fezes de jacarés.
- sua detecção em água ou alimento é simples e é identificada visualmente.
Resposta: B
Resolução: A E. coli é uma bactéria encontrada no intestino de animais e humanos. Sua presença em água ou alimentos indica contaminação fecal, podendo estar associada a patógenos perigosos. Por isso, ela é usada como indicador de contaminação microbiológica.
04. (UEFS) Uma flora rica, a maioria de bactérias inofensivas, reside no cólon humano, contribuindo para aproximadamente 1/3 do peso seco das fezes. Um habitante é a Escherichia coli, o organismo favorito de pesquisas dos biólogos moleculares Visto que a E. coli é muito comum nos sistemas digestivos humanos, a sua presença em lagos e riachos é um indicador da contaminação por esgotos não tratados. Dentro do intestino, a E. coli e outras bactérias vivem do material orgânico não absorvido [...]. Algumas dessas bactérias produzem vitaminas, como a biotina, a vitamina K e o ácido fólico.
(CAMPBELL, 2010, p. 231).
A partir do texto, considerando-se aspectos morfológicos e fisiológicos do sistema digestório e com base nos seus conhecimentos, é correto afirmar
- As vitaminas absorvidas no intestino grosso atuam catalisando as reações.
- A E. coli, organismo procarionte, mantém com o ser humano uma alelobiose intraespecífica harmônica.
- Na porção do sistema digestório em que há um grande teor de E. coli, ocorre intensa absorção hídrica por osmose.
- As bactérias encontradas no sistema digestório humano localizam-se, preferencialmente, em seu imenso ceco.
- A expressão do potencial biótico de bactérias, como a E. coli, reflete o baixo teor de compostos orgânicos disponíveis para a sua nutrição.
Resposta: C
Resolução: A E. coli se localiza principalmente no intestino grosso, onde ocorre absorção de água por osmose. Isso é uma função importante dessa porção do intestino. As outras alternativas contêm erros conceituais (como “alelobiose” ou localização errada no ceco).
05. (EMESCAM) Os cientistas descobriram que a bactéria Escherichia coli, quando tratada com uma solução contendo íons Ca2+ ou Mn2+, torna-se suscetível a captar moléculas de DNA exógeno, na forma de plasmídeos, quando, então, é denominada de célula competente.
O fenômeno descrito denomina-se
- recombinação gênica.
- clonagem.
- transformação.
- seleção gênica.
- ligação gênica.
Resposta: C
Resolução: O processo descrito é chamado de transformação bacteriana, que ocorre quando uma bactéria absorve DNA do meio externo, geralmente plasmídeos. Isso é facilitado pela adição de íons que tornam a célula “competente” para absorver DNA. É um mecanismo usado em engenharia genética.
06. (ENEM PPL 2012) Um estudo modificou geneticamente a Escherichia coli, visando permitir que essa bactéria seja capaz de produzir etanol pela metabolização do alginato, açúcar presente em grande quantidade nas algas marrons. A experiência mostrou que a bactéria transgênica tem capacidade de obter um rendimento elevado na produção de etanol, o que pode ser aplicado em escala industrial.
Combustível de algas. Revista Pesquisa Fapesp, ed.192, fev. 2012 (adaptado).
O benefício dessa nova tecnologia, em comparação às fontes atuais de produção de etanol, baseia-se no fato de que esse modelo experimental
- aumentará a extensão de área continental cultivada.
- aumentará a captação de CO2 atmosférico.
- facilitará o transporte do etanol no final da etapa produtiva.
- reduzirá o consumo de água doce durante a produção de matéria-prima.
- reduzirá a contaminação dos mares por metais pesados.
Resposta: D
Resolução: A tecnologia mencionada utiliza algas marrons como fonte de matéria-prima para a produção de etanol. Ao contrário da cana-de-açúcar ou milho, as algas não precisam ser cultivadas em solo agrícola nem irrigadas com água doce, pois crescem em ambientes marinhos. Isso representa uma grande economia de água doce, recurso cada vez mais escasso e essencial para outros usos. Portanto, reduz o consumo de água doce na produção de etanol, o que justifica a alternativa correta ser a letra D.
07. (UFU) A Escherichia coli é o micro-organismo mais estudado por cientistas no mundo todo, não somente pela importância de seu combate pelos órgãos promotores da saúde pública, devido às doenças intestinais causadas por essa bactéria, mas, fundamentalmente, porque a Escherichia coli é muito utilizada em técnicas de engenharia genética.
Na técnica do DNA recombinante, a Escherichia coli é amplamente utilizada devido
- à facilidade de manipulação em laboratório do DNA cromossômico dessa bactéria não patogênica.
- à incorporação de enzimas de restrição específicas para o genoma da Escherichia coli, que não podem ser utilizadas em outro material genético.
- à presença do plasmídeo bacteriano, ao qual são incorporados genes de interesse econômico ou médico que passam a se expressar nas bactérias geneticamente modificadas, acarretando a produção de proteínas específicas.
- ao fato de ser o único micro-organismo no mundo com o genoma mapeado, o que facilita seu estudo por parte dos pesquisadores.
Resposta: C
Resolução: A Escherichia coli é amplamente utilizada na técnica do DNA recombinante principalmente devido à presença de plasmídeos, que são pequenas moléculas circulares de DNA extracromossômico. Esses plasmídeos podem ser modificados para receber genes de interesse, e quando inseridos na E. coli, permitem a produção de proteínas específicas, como a insulina humana. Por isso, a letra C é a correta, pois descreve com precisão essa aplicação biotecnológica.
08. (UFVJM) “A Alemanha estabeleceu nesta sexta-feira uma força-tarefa nacional, na corrida para conter a disseminação de uma bactéria mortal, para encontrar a fonte de uma cepa altamente tóxica da bactéria Escherichia coli que matou 18 pessoas -- 17 na Alemanha e uma na Suécia -- e disparou um alarme mundial... Os alemães estão sendo orientados a não comer saladas cruas. As autoridades sanitárias disseram ter registrado 199 novos casos da cepa rara e altamente tóxica da infecção nos últimos dois dias. Desde o primeiro caso, detectado em 1º de maio, 1.733 pessoas já se infectaram com a bactéria...”
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06
Sobre este tema, ASSINALE a alternativa INCORRETA.
- A higienização dos alimentos é de extrema importância para evitar a proliferação de bactérias e o surgimento de doenças.
- O surto é causado por uma cepa da bactéria Escherichia coli que tem várias características que a tornam mais virulenta e produtora de toxicinas.
- A Escherichia coli é uma bactéria dificilmente encontrada no intestino de humanos e de animais, por isso tal evento desperta tanta preocupação.
- Os principais sintomas da doença provocada pela cepa da Escherichia coli são cólicas abdominais severas, diarreia, podendo aparecer também vômitos e febre.
Resposta: C
Resolução: A alternativa C está incorreta porque afirma que a Escherichia coli é dificilmente encontrada no intestino de humanos e animais, o que não é verdade. Essa bactéria faz parte da microbiota intestinal normal de humanos e outros animais. Porém, algumas cepas patogênicas, como a E. coli O157:H7, podem causar doenças graves. Assim, o erro da alternativa C justifica ela ser a única incorreta e, portanto, a resposta da questão.
09. (UPE) Leia o texto a seguir:
“...certos microrganismos continuam a causar preocupação. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde em 114 países indicou que a resistência de bactérias a antibióticos é atualmente um fenômeno global. De acordo com o relato, várias espécies, incluindo Escherichia coli, que causa diarreias, Streptococcus pneumonia e Neisseria gonorrhea, adquiriram resistência a antibióticos.”
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/06/16/aliancas-com-os-microbios/ Acesso em: julho 2015.
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA proposição sobre as bactérias e o aumento da variabilidade genética, possibilitando a resistência aos antibióticos.
- Bactérias doadoras podem transferir DNA para uma receptora por meio de conjugação, na qual ocorre contato celular.
- Bactérias que possuem a capacidade de captar e incorporar DNA disperso no meio sofrem transdução.
- Bactérias têm grande poder de reprodução, pois, em poucas horas, sob condições adequadas, uma única célula pode gerar milhares de clones por mitose.
- Fagos contendo fragmento de DNA bacteriano e resultantes da lise de uma célula podem infectar outra bactéria por transformação, e esta passa a ter nova constituição genética.
- Plasmídeos ou cromossomos são transferidos livremente, entre bactérias, em um ambiente com nutrientes e antibióticos.
Resposta: A
Resolução: A conjugação bacteriana é um processo no qual há transferência direta de material genético (geralmente plasmídeos) de uma bactéria doadora para uma receptora através do contato físico, frequentemente mediado por um pili sexual. Esse processo aumenta a variabilidade genética entre bactérias e pode espalhar genes de resistência a antibióticos, o que está alinhado com o texto da questão. Por isso, a letra A está correta.
10. (UESB) As bactérias que provocam a maior parte dos casos de envenenamento alimentar nos Estados Unidos podem, algumdia, ser responsáveis por grande parte do combustível para transporte do país. Pesquisadores utilizaram ferramentas da biologia sintética para manipular Escherichia coli, bactéria intestinal comum, de forma que ela possa digerir vegetação para produzir biodiesel e outros hidrocarbonetos.
(BIOCOMBUSTÍVEL, 2010. p.15 ).
Com relação à produção de bactérias produtoras de biodiesel, pode-se afirmar que esse processo é possibilitado pela
- manipulação dos aminoácidos que compõem as proteínas produzidas naturalmente pelas bactérias.
- introdução de ácidos graxos em meio de cultura a fim de aumentar o suprimento energético necessário às bactérias, para o desenvolvimento de funções mais especializadas.
- manipulação dos nucleotídeos que compõem o ácido desoxirribonucleico das bactérias para possibilitar que passem a produzir novas enzimas degradativas.
- alteração dos componentes fosfolipídicos de membrana celular para acentuar a absorção de celulose e consequente digestão efetuada por essas bactérias.
- redução da composição de carboidratos que formam a célula bacteriana visando alterar vias metabólicas essenciais à sua sobrevivência.
Resposta: C
Resolução: Para transformar E. coli em uma fábrica de biodiesel, os cientistas usam a engenharia genética para alterar seu DNA (ácido desoxirribonucleico), ou seja, manipulam os nucleotídeos. Assim, as bactérias passam a produzir novas enzimas capazes de degradar biomassa vegetal e transformar seus componentes em biocombustíveis. Essa técnica é uma aplicação da biologia sintética. Portanto, a alternativa C está correta, pois explica com precisão o processo envolvido.