Home > Banco de Questões > História > Brasil República

Brasil República

Lista de 11 exercícios de História com gabarito sobre o tema Brasil República com questões da Unesp.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Brasil República.




01. (UFRR 2019) Só por exploração eleitoral se poderia dizer que o Dr. Getúlio Vargas, na presidência da República, se desinteressará da política defensora dos preços do café. Com sinceridade que o caracteriza e a convicção de quem não sabe faltar a compromissos, ele já afirmou de modo inequívoco e público que, na execução dessa política, sua atitude coincidirá inteiramente com as diretrizes e com a atuação que a mentalidade paulista, com inteiro acerto, tem ditado aos seus dirigentes.

Fonte: Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Diário Nacional, 22-8-1929 apud FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930 – Historiografia e História, São Paulo: Companhia das Letras, 16. Ed., p. 128.

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta o evento internacional que gerou graves consequências no Brasil, como o fim da política do café com leite e a Revolução de 1930.

  1. O fim da Primeira Guerra Mundial.
  2. A ascensão do Nazismo na Alemanha.
  3. A quebra da Bolsa de Nova Iorque.
  4. O fracasso da Liga das Nações.
  5. A Revolução Bolchevique

02. (UFRR 2016) Sobre a Primeira República do Brasil é correto afirmar:

  1. o Brasil manteve-se neutro na Primeira Guerra, não oferecendo seus préstimos e homens para lutar nesse conflito;
  2. a Questão do Acre significou a derrota dos interesses brasileiros para a ambição territorial dos bolivianos;
  3. ao longo da Primeira República, os governos se opuseram definitiva e fortemente aos Estados Unidos;
  4. teve-se o surto de industrialização em todo Brasil;
  5. a Revolta da Armada (1893-1894) foi um movimento que opôs a Marinha ao Exército, com a eclosão da força naval contra a continuidade do governo de Floriano Peixoto.

03. (UFRR 2016) Sobre a ditadura civil/militar brasileira instituí da em 1964,pode-se afirmar que:

  1. o executivo federal era ocupado por militares que não tinham seus mandatos legitimados pelo voto direto;
  2. ao longo do período dos governos militares as liberdades individuais e de imprensa foram respeitadas;
  3. no plano externo, os governos militares se associaram de forma firme à extinta União Soviética;
  4. nos governos militares, a prática de torturas não existia e os direitos humanos eram completamente respeitados;
  5. ao final do ciclo dos governos militares a inflação encontrava-se em índices muito baixos.

04. (UFRR 2014) Em 2013 chegaram aos cinemas do Brasil os longas “Somos tão jovens” e “Faroeste Caboclo”, inspirados pela obra de Renato Russo e sua banda, Legião Urbana. Conhecido por sua poética em que, não raro, aparecem os temas de protesto, Renato é o responsável pelos versos seguintes:

“[...] vamos celebrar nosso governo/Nosso Estado que não é Nação [...]/ Vamos celebrar os preconceitos e o voto dos analfabetos [...]/Vamos celebrar nossa bandeira, nosso passado de absurdos gloriosos, [...] Vamos cantar juntos o Hino Nacional...”

Perfeição, In: O descobrimento do Brasil, 1993.

Refletindo sobre a história de nosso país e a crítica elaborada por Renato Russo no trecho, pode-se afirmar, exceto:

  1. O autor faz referência a lutas em que parcelas da população foram duramente reprimidas pelo Estado Brasileiro, como a Vitória do Exército na Guerra de Canudos.
  2. A letra de Perfeição aponta, em certo momento, para a diferença entre Estado e Nação.
  3. De acordo com a data de produção da canção, pode-se interpretar que a chamada “vamos cantar juntos o Hino Nacional” seja uma referência do autor ao sucesso dos protestos realizados em todo o Brasil e que culminaram com o fim do governo Collor de Melo.
  4. O voto dos analfabetos, apesar de ter sido um ponto importante da Reforma Eleitoral proposta por João Goulart em 1963, só foi aprovado, no Brasil, pela Constituição de 1988.
  5. A canção apresentada traz um sentimento de esperança apoiado no nacionalismo ufanista, por ter sido produzida em contexto diferente das canções de protesto dos anos de 1960.

05. (UFRR 2013) A trama das seis da tarde na Rede Globo de Televisão “Lado a Lado” aborda pedaços da história através de fatos relevantes no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro.

A trama de Laura (Marjorie Estiano) e Isabel (Camila Pitanga) tem conquistado o público a cada capítulo. Jovens batalhadoras, cada uma ao seu modo, estão separadas há seis anos, desde que a vida deu uma virada para ambas: Isabel foi fazer carreira artística em Paris, na França, e Laura se divorciou de Edgar (Thiago Fragoso). Já o destemido Zé Maria (Lázaro Ramos) se lançou em mais uma causa.

Desiludido com o fim do romance com Isabel, o então barbeiro decidiu se tornar marinheiro e sair por esses mares. Logo se insurgiu contra as maldades praticadas pelo capitão e tripulação do navio aos marujos negros. Por se revoltar contra os maus tratos, Zé Maria levou 100 chibatadas. Ele, então, apoiado por amigos, se engaja na luta por melhores condições de trabalho na Marinha,

já iniciada por outro marinheiro. Numa união com negros de outras embarcações, os navios apontam para a cidade do Rio de Janeiro e ameaçam bombardear a capital. A população se apavora e o governo não tem outra saída a não ser ceder às exigências que são feitas.”

Correio Braziliense, 20.11.2012

Tendo em mente os acontecimentos dos primeiros anos do século XX no Brasil, julgue as assertivas abaixo identificando a alternativa correta:

  1. o presidente Hermes da Fonseca teve seu mandato marcado por tensões sociais e políticas como a Guerra de Canudos, a Revolta do Juazeiro, a Revolta dos Fuzileiros Navais e a Guerra do Contestado, todas entre 1910 e 1914;
  2. as hierarquias sociais fruto de anos da lógica escravocrata deram elementos fundamentais para a Guerra do Contestado que correspondeu a uma revolta armada de integrantes da Marinha que estavam descontentes com as condições precárias de trabalho. Esse é um dos momentos crucias e representativos da luta pela cidadania na Segunda República;
  3. em época de Olímpiadas e Copa do Mundo, no Brasil, e, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, a história nos remete ao processo de modernização pelo qual a cidade em questão sofrera nos tempos do prefeito Pereira Passos, sem esquecer das iniciativas de Osvaldo Cruz de erradicar a febre amarela e a varíola no governo de Rodrigues Alves;
  4. a chamada Política dos Governadores, instituída a partir do governo de Campos Salles, caracterizava-se por permitir que a escolha do Presidente da República fosse resultado de um consenso entre os governadores;
  5. a anexação do território, que hoje corresponde ao estado do Acre pelo Brasil, teve toda uma carga simbólica para o ideário nacional, pois Rio Branco, o Barão, foi tido como um herói nacional, ao anexar a extensão territorial em questão sem precisar de recursos bélicos nesse contencioso com o Equador.

06. (UFRR 2013) “Esclarecer os casos de torturas, mortes, desaparecimentos, ocultação de cadáveres, identificando e tornando públicas as estruturas, os locais, as instituições e as circunstâncias relacionadas aos crimes contra os direitos humanos”. Não haverá revanche. Ou seja, os torturados não vão torturar os torturadores. A Comissão da Verdade não pode ir além nem pode ficar aquém de suas obrigações legais. Entretanto, ao expor as atrocidades da ditadura, que desmancham a ideia de um país cordial, dará aos brasileiros o direito de se manifestar livremente e responder ao seguinte quesito: os torturadores merecem anistia ou devem ser julgados segundo as leis?”

Revista Carta Capital, 19.05.2012.

Sobre o período que compreende os anos de 1964 e 1985, é correto afirmar que:

  1. o Movimento conhecido como “Diretas Já” de 1984 tinha como objetivo principal retomar a ferramenta democrática do voto na escolha popular dos representantes dos poderes estaduais e municipais inviabilizada desde o AI-1;
  2. o General João Figueiredo assume a presidência da república para dar estabilidade sociopolítica e continuidade ao processo de controle inflacionário bem sucedido, proposto e implementado por seu antecessor;
  3. com um perfil popular e sempre presente em eventos, o General Ernesto Geisel é lembrado pelo sucesso das medidas econômicas de seu tempo. Importante marcar o crescimento do produto interno do país (PIB) como consequência da positiva conjuntura internacional;
  4. os filmes “O que é isso, Companheiro?” e “Zuzu Angel” são iniciativas cinematográficas que retratam um momento em que a Lei da Anistia é elemento central, pois forneceu a todos, de modo irrestrito, esclarecimento sobre desaparecidos políticos e retorno ao país daqueles que independente do motivo estavam mundo afora;
  5. depois do movimento que derrubou João Goulart, o Brasil passou a viver anos em que a repressão era institucionalizada e passou a suspender as garantias constitucionais que defendiam os indivíduos, além disso, medidas afetaram, especialmente, membros de universidades brasileiras que eram vistos e tidos como subversivos e inimigos do sistema.

07. (UFRR 2012) O Território Federal do Rio Branco, renomeado Território Federal de Roraima em 1962, foi criado no governo de Getúlio Vargas. Sobre isso é INCORRETO afirmar.

  1. a criação dos Territórios Federais se baseou na idéia de que era necessário povoar e dar segurança às fronteiras nacionais;
  2. o Território Federal do Rio Branco foi criado em 1943, juntamente com os de Guaporé, Amapá, Iguaçu e Ponta Porã;
  3. mesmo após a sua criação, o Território Federal do Rio Branco continuou subordinado politicamente e administrativamente ao estado do Amazonas;
  4. durante o seu período de existência, de 1943 a 1988, o Território Federal de Roraima teve todos os seus governadores indicados pelo Presidente da República;
  5. o primeiro governador do Território Federal do Rio Branco elaborou um Plano Quinquenal, no qual estava definida a estrutua administrativa da nova unidade federativa.

08. (UFRR 2009) “Deve-se à Constituição de 1988 a construção de um período democrático sem paralelo na história do País”, depoimento do ex-relator e senador da Carta Bernardo Cabral. Desde que ela entrou em vigor, o Brasil teve eleições nas datas previstas, quem ganhou tomou posse e encerrou seu mandato sem ter sofrido tentativas de golpe- e isso, com voto universal, de mulheres, analfabetos e maiores de 16 anos, é algo absolutamente inédito.”

(Revista Isto É; 08 de outubro de 2008)

A Constituição de 1988 foi batizada pelo presidente da Assembléia Constituinte Ulysses Guimarães de:

  1. Constituição Democrática
  2. Constituição Cidadã
  3. Constituição Liberal
  4. Constituição Cristã
  5. Constituição Comunitária

09. (UFRR 2009) Após aprovação no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 09 de setembro deste ano, a Lei que amplia a licença - maternidade. A Lei amplia o prazo da licença:

  1. De um para seis meses
  2. De dois para quatro meses
  3. De quatro para seis meses
  4. De três para sete meses
  5. De quatro semanas para seis semanas

10. (UFRR 2009) Na última década do século XIX e nas duas primeiras do século XX aconteceram duas grandes revoltas populares no Brasil: a Guerra de Canudos (1893-1897), no sertão da Bahia, e a Guerra do Contestado (1912-1916), em Santa Catarina. Segundo a historiografia, ambos os movimentos estavam inseridos no quadro geral do início da República Velha e tiveram como causas a concentração fundiária, a marginalização social, a pobreza e a miséria. Assinale a afirmativa correta.

  1. As duas revoltas foram rebeliões contra o governo e suas lideranças pregavam as idéias do socialismo.
  2. Ambos os movimentos tiveram um cunho religioso e foram comandados por líderes messiânicos.
  3. Ambas aconteceram em regiões pobres e abandonadas e contaram com o apoio de algumas lideranças políticas locais.
  4. Os dois movimentos se disseminar am por uma vasta região e não tiveram uma base geográfica fixa.
  5. Apesar da severa repressão, em ambos os casos os revoltosos atingiram parte expressiva de seus objetivos.

11. (UFRR 2009) No dia 20 de novembro deste ano foi divulgado que dos 36 bandidos identificados como envolvidos diretamente ao assalto do Banco Central, ocorrido em 2005, quatro morreram e 26 foram p resos. Entre os presos, um ex-prefeito do município de Boa Viagem. O roubo foi calculado em R$ 164 milhões. As investigações continuam. O delegado Antônio Celso, responsável pelo inquérito afirmou para a imprensa que o crime é considerado o segundo maior roubo já registrado no mundo. O assalto mencionado acima foi no Banco Central de:

  1. São Paulo.
  2. Recife.
  3. Brasília.
  4. Fortaleza.
  5. Porto Alegre.