Idade Média
Lista de 19 exercícios de História com gabarito sobre o tema Idade Média com questões da UECE.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Idade Média.
01. (UECE 2019) As principais características do Feudalismo são as relações de dependência e fidelidade.
A doação do feudo se concretizava com um juramento por meio do qual o nobre se comprometia a
- proteger e auxiliar militarmente o outro.
- respeitar e amar o seu vassalo.
- pagar o direito de usufruto.
- proporcionar isenção no pagamento de tributos.
Resposta: A
Resolução:
02. (UECE 2018) Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a epidemia que ficou conhecida como “peste negra” que, em sua fase crítica entre 1348 e 1350, causou a morte de pelo menos um terço da população do continente europeu.
( ) Foram proibidos os encontros públicos; as pessoas acometidas pela doença deviam permanecer em suas casas e, em alguns casos, eram expulsas da cidade.
( ) Os funerais públicos foram proibidos; os corpos dos mortos deixaram de ser sepultados nos arredores ou dentro das igrejas e passaram a ser enterrados fora dos muros da cidade.
( ) Vinagre, água de rosas e cravo-da-índia, dentre outros recursos com substâncias aromáticas, eram utilizados como remédios para conter a peste negra.
( ) Médicos, padres e tabeliões, cujo dever profissional deveria ser zelar pelos aspectos sanitários, espirituais e jurídicos, foram proibidos de visitar ou assistir os moribundos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- F, V, F, V.
- V, F, V, F.
- V, V, V, F.
- F, F, F, V.
Resposta: C
Resolução:
03. (UECE 2018) A historiografia recente não aceita mais uma ideia negativa sobre a Idade Média, porque considera essa ideia um juízo de valor do humanismo renascentista que pretendia ligar-se diretamente ao pensamento clássico da antiguidade greco-romana.
Atente ao que se diz a seguir em relação à Idade Média, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Nesse período foram extintas algumas línguas e literaturas.
( ) Ocorreu aumento demográfico causado por maior produtividade.
( ) Houve dinamismo social impulsionado pelos comerciantes e artesãos.
( ) Foram criadas as primeira universidades.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- F, V, V, V.
- V, F, V, F.
- V, V, F, F.
- F, F, F, V.
Resposta: A
Resolução:
04. (UECE 2018) Leia atentamente o seguinte excerto: “Escrita no ambiente da Congregação Romana do Santo Oficio, a Instructio fazia eco às recentes polêmicas de origem tanto católica quanto protestante, bem como à atitude mais do que moderada adotada, nos casos de feitiçaria, pela Inquisição espanhola”.
GINZBURG, C. Os andarilhos do bem: feitiçaria e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. Trad. Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.173.
Atente às seguintes afirmações sobre a Inquisição espanhola:
I. Foi criada por Fernando II de Aragão e Isabel de Castela em 1478 para manter a ortodoxia católica.
II. A Inquisição espanhola não teve precedentes similares na Europa desde o século XII d.C.
III. A abolição da Inquisição espanhola foi aprovada em 1812, mas passou a vigorar definitivamente a partir de 1834, no reinado de Isabel II.
É correto o que se afirma em
- I, II e III.
- I e II apenas.
- II e III apenas.
- I e III apenas.
Resposta: D
Resolução:
05. (UECE 2018) Durante o período medieval, a Igreja Católica, herdeira das tradições romanas, sobressaiu-se como a mais poderosa instituição e grande baluarte da cultura europeia. À medida que avançava e convertia novos povos ao cristianismo, ampliava mais ainda seu poderio espiritual e material, e fundia a cultura romana com a dos povos convertidos. No que se refere ao papel da Igreja Católica na cultura europeia medieval, é correto afirmar que
- a educação formal espalhou-se pela Europa através da Igreja Católica, à qual estavam ligadas as escolas e as universidades medievais.
- a literatura medieval era dominada pelo tema religioso imposto pela Igreja Católica; nesse período não se escreveu sobre nada que nãoestivesse no Livro Sagrado.
- a filosofia escolástica nascida nas universidades católicas opunha-se à fusão da fé cristã com o pensamento racional humanista.
- apesar de controlar a literatura, as artes plásticas ficaram livres de qualquer tipo de cerceamento religioso por parte da Igreja Católica.
Resposta: A
Resolução:
06. (UECE 2015) No ano de 2006, os líderes religiosos, o Papa Católico Bento XVI e o Patriarca Ecumênico Ortodoxo Bartolomeu I, encontraram-se em Istambul, na Turquia. O encontro marcou a reaproximação entre Católicos e Ortodoxos, e renovou os compromissos em continuar o caminho da unidade dos cristãos e o diálogo entre ambas as religiões. A ruptura entre Católicos e Ortodoxos
- ocorreu em 330 com a transferência da capital do Império Romano para Constantinopla.
- foi conduzida pelo Imperador bizantino Justiniano, que governou entre 527 e 565.
- deu-se devido às desavenças entre católicos e o poder imperial, pela cobrança de indulgências.
- aconteceu em 1054 e ficou conhecida como Cisma do Oriente.
Resposta: D
Resolução:
07. (UECE 2015) O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários. Atualmente está em vigor o calendário
- Juliano.
- Gregoriano.
- Hebraico.
- Metônico.
Resposta: B
Resolução:
08. (UECE 2015) Em 1909, em Portugal, vigorava o regime monárquico. A proclamação da República aconteceu no ano seguinte em 1910, quando rebeldes derrubaram o rei Manuel II. No decorrer de mais de uma década predominou a instabilidade, quando em 1926 instaurou-se a longa ditadura militar. Em 1932, assumiu o cargo de primeiro ministro e governou com punhos fortes e inspiração fascista
- Mario Alberto Nobre Lopes Soares cujo governo ficou conhecido como nobreza.
- Francisco Manuel L. de Sá Carneiro cujo governo ficou conhecido como cravismo.
- Pedro Manuel M. Passos Coelho cujo governo ficou conhecido como manuelismo.
- Antônio de Oliveira Salazar cujo governo ficou conhecido como salazarismo.
Resposta: D
Resolução:
09. (UECE 2015) Robin Hood, o herói mítico inglês, era conhecido também como “príncipe dos ladrões”, porque praticava crimes como roubar da nobreza para dar aos pobres no tempo do rei Ricardo Coração de Leão. Segundo a história, ele era um aventureiro muito ágil no uso do arco e flecha, que deixou sua cidade para viver na floresta de Sherwood em companhia de vários amigos. Ali era possível usufruir de liberdade, companheirismo, manter-se distante da opressão dos senhores e das hierarquias do poder monárquico e feudal. Esse personagem representa bem o imaginário medieval em relação à floresta, a contraparte do mundo humano que tem um horizonte inquietante e ambíguo. A importância da floresta no período medieval indica o quanto aquela sociedade dependia economicamente dos recursos disponíveis nesse local. A economia na fase medieval era movimentada pela utilização de
- sementes para o plantio nos campos.
- raízes e frutos para a alimentação.
- madeira para a construção de casas.
- animais de caça para alimentação.
Resposta: C
Resolução:
10. (UECE 2014) A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis daquela que ficou conhecida como a crise do século XIV, na Europa. Como consequência dessa crise ocorrida na Baixa Idade Média,
- o movimento de renascimento urbano foi iniciado e depois interrompido por mais de três séculos, reaparecendo somente na Revolução Industrial do século XVIII.
- os camponeses, que estavam em via de conquistar a liberdade, voltaram a apoiar o sistema feudal por mais alguns séculos, como forma de superar a crise.
- o processo de centralização e concentração do poder político nas mãos dos reis, com o apoio da burguesia, intensificou-se até se tornar absoluto no início da modernidade.
- entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.
Resposta: C
Resolução:
11. (UECE 2014) Era costume submeter o acusado de cometer um crime a um perigo, para ver se era ou não culpado. Por exemplo, colocar sua mão em água fervendo, ou fazê-lo segurar um ferro em brasa dentre outras atrocidades. Acreditava-se que, se inocente, Deus produziria um milagre, não deixando que algum mal acontecesse ao presumível culpado. A Igreja Católica lutou contra e procurou extinguir esse costume que era
- herança do Direito Romano, no qual os acusados não tinham direito a uma defesa baseada em fatos fundamentados.
- uma prática originária dos primeiros cristãos que, apoiados pela Igreja Católica, acreditavam na intervenção divina como única forma de justiça.
- proveniente da tradição bárbara dos povos germânicos, que tinham uma cultura monoteísta desde antes da chegada do cristianismo na Europa.
- uma tradição que, mesmo rejeitada pela Igreja Católica, perdurou na Europa e em outras regiões do mundo até mesmo depois da Idade Média.
Resposta: D
Resolução:
12. (UECE 2013) A partir do século XII, em muitas cidades europeias, foram criadas associações que faziam parte de um sistema particular para organizar a produção e as profissões, bem como regulamentar e tutelar as atividades de pessoas pertencentes a uma mesma categoria profissional. Esse sistema recebeu o nome de
- Unidades de Produção Artesanal.
- Corporações de Ofícios.
- Mestres, Oficiais e Aprendizes.
- União de Construtores e Artesãos.
Resposta: B
Resolução:
13. (UECE 2012) Leia com bastante atenção a “Fórmula de Tours”, relativa ao séc. VIII d.C., que expressa um juramento pelo qual um homem livre se encomendava a um senhor.
“Ao magnífico Senhor [...], eu [...]. Sendo bem sabido por todos quão pouco tenho para me alimentar e vestir, apelei por esta razão para a vossa piedade, tendo vós decidido permitir-me que eu me entregue e encomende ao vosso mundoburdus; o que fiz nas seguintes condições: devereis ajudar-me e sustentar-me tanto em víveres como em vestuário, enquanto vos puder servir e merecer; e eu, enquanto for vivo, deverei prestar-vos serviço e obediência como um homem livre, sem que me seja permitido em toda a minha vida, subtrair-me ao vosso poder e mundoburdus, mas antes deverei permanecer, para todos os dias da minha vida, sob o vosso poder e defesa. Logo, fica combinado que, se um de nós quiser deixar esta convenção, pagará [...] soldos à outra parte e o acordo permanecerá firme. Parece-nos pois conveniente que as duas partes interessadas façam entre si e confirmem dois documentos do mesmo teor, o que assim fizeram.”
Espinosa, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1972.
Esse juramento era proferido em um ritual que fundamentava o sistema feudal. Após proferi-lo, um homem passava a ser
- senhor feudal.
- vassalo de um senhor.
- domínio de um senhorio.
- suserano de um feudo.
Resposta: B
Resolução:
14. (UECE 2012) Os árabes tentaram várias vezes conquistar o império bizantino que resistiu, graças ao seu sistema defensivo bastante eficiente. Incursões à cidade de Constantinopla, capital imperial, não tiveram êxito, fato importante, porque, caso a conquistassem, eles
- teriam acesso à Europa em sua totalidade.
- legitimariam o ensino do cristianismo.
- adotariam a política expansionista bizantina.
- fragmentariam o mundo islâmico.
Resposta: A
Resolução:
15. (UECE 2011) O Corpus Iuris Civilis (Corpo do Direito Civil) é a reunião e atualização de inúmeras leis imperiais romanas compiladas por ordem do imperador romano do Oriente, Justiniano. Obra extensa publicada em 533 d.C. contém noções fundamentais de direito civil. Sobre o Corpus Iuris Civilis, assinale o correto.
- Não obstante o imenso volume da obra, representou a manutenção do ordenamento jurídico do direito romano sem repercussões maiores para o Direito Civil do Ocidente.
- Base da jurisprudência latina, seus princípios jurídicos influenciaram legislações européias, sendo a base de vários códigos civis, inclusive no Brasil.
- Coleção monumental cuja repercussão esteve estritamente ligada ao direito canônico e eclesiástico; uma coleção que constituiu a base estrutural da legislação cristã antiga.
- Este documento reuniu fragmentos de obras de juristas clássicos, entretanto, Justiniano manteve sua posição de teocrata e de representar-se como um porta-voz de Deus.
Resposta: B
Resolução:
16. (UECE 2011) O fim do Império Romano do Ocidente culminou com a conquista da cidade de Roma pelos germânicos, no final do século V d.C. Das terras conquistadas, vários reinos foram criados. Sobre esses reinos é correto afirmar-se que
- apesar de terem sido múltiplos, contaram com centralização política e administrativa conduzida por Meroveu.
- um pacto de auxílio político e militar reuniu os reinos dos visigodos e dos vândalos, criando assim o chamado reino dos ostrogodos.
- foram independentes entre si, tendo como destaque os anglo-saxões, visigodos, suevos, vândalos, ostrogodos e francos.
- a dependência do reino dos francos em relação ao reino dos anglo-saxões culminou na criação de várias cidades.
Resposta: C
Resolução:
17. (UECE 2011) A sociedade feudal foi descrita por meio de poesia épica. Sem muito refinamento e sofisticação, utilizou-se amplamente da virilidade como tema, por meio de personagens masculinos que possuíam qualidades essenciais de um cavaleiro: a bravura, a habilidade com as armas, em especial a espada, a lealdade do cavaleiro em relação ao seu suserano etc. Sobre os poemas épicos medievais é correto afirmar-se que
- são considerados precursores do humanismo porque restituíram ao homem medieval a confiança em si e a liberdade em relação à religião.
- os mais importantes são a Canção de Rolando (francês), o Poema de Cid (espanhol) e a Demanda do Santo Graal (britânico).
- São Tomás de Aquino foi o autor mais importante da épica medieval, compôs inúmeras obras trovadorescas.
- a estética dominante recorre ao grotesco e pressupõe um ideal literário fundamentado em conceitos intelectuais.
Resposta: B
Resolução:
18. (UECE 2010) O capitalismo tem sua origem em meados dos séculos XV e XVI. Desde então, suas formas e mecanismos têm se adaptado às condições políticas, históricas e sociais. Nas opções a seguir, marque a que contém informações FALSAS sobre o capitalismo e seus arranjos.
- No momento histórico atual predomina o capitalismo comercial solidário, modelo que gera riqueza e estimula o comércio entre os países pobres industrializados.
- O capitalismo industrial foi marcado pela primeira e segunda revoluções industriais, tornando a produção industrial uma das maiores fontes de lucro.
- O monopólio capitalista pode ser entendido como a concentração do capital por poucos grupos ou empresas.
- Entre os fundamentos do neoliberalismo econômico está a não-intervenção do Estado na economia, exceto em momentos de crise.
Resposta: A
Resolução:
19. (UECE 2010) Os árabes deixaram traços permanentes na cultura europeia, seja nas artes, seja no campo linguístico. Há inúmeras palavras, em vários idiomas indo-europeus, que são de origem árabe. Por exemplo: álgebra, alquimia, álcool, cifra, zero etc. Sobre a presença dos povos árabes na Europa, assinale o correto.
- Os árabes não conseguiram consolidar seu poder político, criando apenas um relacionamento comercial e de trocas com alguns lugares da Europa.
- Os árabes fundaram um imenso império islâmico, foram tolerantes em relação às populações submetidas e contribuíram para o florescimento das artes.
- As trocas linguísticas entre árabes e europeus foram muito superficiais, dado o curto tempo de contato entre estes povos.
- Em nenhum momento da história humana houve o predomínio dos povos árabes em solo ocidental.
Resposta: B
Resolução: