Gravitação
Lista de 10 exercícios de Física com gabarito sobre o tema Gravitação com questões da Vestibulares Militares
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Gravitação.
01. (EEAR) A atração gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra vale 3,5.10²² N. A massa da Terra vale 6,0.1024 kg. Considerando que a Terra realiza um movimento circular uniforme em torno do Sol, sua aceleração centrípeta (m/s²) devido a esse movimento é, aproximadamente
- 6,4.102
- 5,8.10-3
- 4,9.10-2
- 2,1.103
Resposta: B
Resolução:
02. (EMESCAM) “A microgravidade, e os benefícios proporcionados por sua aplicação, despontam como uma das mais promissoras atividades de natureza espacial devido ao seu potencial para o desenvolvimento de pesquisas e futuramente de produtos nas áreas da biologia, da biotecnologia, da química, e das ciências agrícolas e dos materiais.”
{http://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/ijespacial_01_microgravidade_p1.pdf}
A microgravidade ou gravidade quase nula pode ser conseguida numa estação espacial em órbita situada a algumas centenas de quilômetros da superfície da Terra.
Sobre essa situação é correto afirmar que:
- O campo gravitacional da Terra decresce com o inverso do quadrado da distância a partir do centro do planeta e assim esse campo é aproximadamente nulo na órbita onde está a estação espacial.
- A estação espacial deve ser colocada exatamente no ponto onde as forças gravitacionais da Terra e da Lua se anulam sobre a estação, de forma que ela fique em equilíbrio e sem aceleração.
- O único jeito de manter a estação espacial em órbita é fazer com que ela tenha a mesma velocidade angular da Terra e assim o astronauta tem a sensação de gravidade nula.
- A estação espacial, além de orbitar a Terra precisa desenvolver uma rotação em torno do seu próprio eixo tal que a força centrífuga anule a gravidade da Terra.
- A estação espacial e tudo que está dentro dela estão constantemente em queda livre em relação à Terra e dentro dela os objetos experimentam microgravidade.
Resposta: E
Resolução:
03. (EFOMM) O fenômeno das marés ocorre devido à diferença da atração gravitacional com a Lua em diferentes pontos da Terra. Uma consequência direta desse fenômeno é a dissipação da energia mecânica do sistema Terra-Lua resultando no aumento da distância da órbita da Lua em torno do nosso planeta. Considere a órbita circular e que esse aumento seja de 4,0 cm ao ano.
Que percentual da energia mecânica do sistema Terra-Lua foi dissipada, ao longo de 1.000.000.000 anos, quando a distância inicial entre os centros da Terra e da Lua era de 400.000 Km?
- 0,9 %
- 1,8 %
- 5,4 %
- 9,1 %
- 18,2 %
Resposta: D
Resolução:
04. (EsPCEx) Consideramos que o planeta Marte possui um décimo da massa da Terra e um raio igual à metade do raio do nosso planeta. Se o módulo da força gravitacional sobre um astronauta na superfície da Terra é igual a 700 N, na superfície de Marte seria igual a:
- 700 N
- 280 N
- 140 N
- 70 N
- 17,5 N
Resposta: B
Resolução:
05. (EN) A aceleração da gravidade ao nível do mar em nosso planeta vale aproximadamente 9,8 m/s².
Na superfície de Plutão, cuja massa é 0,20% da massa da Terra e seu raio 80% menor que o raio da Terra, a aceleração da gravidade, em m/s², será aproximadamente igual a:
- 0,98
- 0,61
- 0,49
- 0,28
- 0,12
Resposta: C
Resolução:
06. (EsPCEx) O campo gravitacional da Terra, em determinado ponto do espaço, imprime a um objeto de massa de 1 kg a aceleração de 5 m/s². A aceleração que esse campo imprime a um outro objeto de massa de 3 kg, nesse mesmo ponto, é de:
- 0,6 m/s²
- 1 m/s²
- 3 m/s²
- 5 m/s²
- 15 m/s²
Resposta: D
Resolução:
07. (EEAR) Uma nave espacial de massa M é lançada em direção à lua. Quando a distância entre a nave e a lua é de 2,0.108 m, a força de atração entre esses corpos vale F. Quando a distância entre a nave e a lua diminuir para 0,5.108 m, a força de atração entre elas será:
- F/8
- F/4
- F/16
- 16F
Resposta: D
Resolução:
08. (EsPCEx) Na superfície da Terra, considerada uma esfera perfeita de raio igual a 6400 km, a aceleração da gravidade é igual a g.
Essa aceleração da gravidade ficará reduzida a g/9 a uma altura, a partir do solo, igual a
- 9600 km.
- 12800 km.
- 16000 km.
- 19200 km.
- 22400 km.
Resposta: B
Resolução:
09. (EN) Analise a figura a seguir.
A figura acima exibe um sistema binário de estrelas, isolado, que é composto por duas estrelas de mesmo tamanho e de mesma massa M. O sistema, estável, gira em torno do seu centro de massa com um período de rotação constante T.
Sendo D a distância entre as estrelas e G a constante gravitacional universal, assinale a opção correta.
- GMT² = 2π²D³; o vetor velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.
- GMT² = 2π²D³; a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia cinética do sistema é conservada.
- GMT² = 2π²D³: a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada.
- 2GMT² = 2π²D³ o vetor velocidade linear de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica do sistema é conservada.
- 2GMT² = 2π²D³; a velocidade angular de cada uma das estrelas em relação ao centro de massa do sistema é constante; a energia mecânica de cada uma das estrelas é conservada.
Resposta: B
Resolução:
10. (EEAR) Dois corpos de massas m1 e m2 estão separados por uma distância d e interagem entre si com uma força gravitacional F. Se duplicarmos o valor de m1 e reduzirmos a distância entre os corpos pela metade, a nova força de interação gravitacional entre eles, em função de F, será
- F/8
- F/4
- 4F
- 8F
Resposta: D
Resolução: