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Resolução: Coesão Textual

Lista de 13 exercícios de Linguagens com gabarito sobre o tema Coesão Textual com questões do Enem.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Coesão Textual.




01. (Enem 2019) A ciência do Homem-Aranha

Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.

O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.

Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm² do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm²; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.

Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).

Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à

  1. revelação do “sentido-aranha” adquirido pelo super-herói como um sexto sentido.
  2. caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra “querido”.
  3. comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas.
  4. pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.
  5. comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.

Resposta: D

Resolução: A estratégia de progressão do texto utilizada pelo autor é a comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas, que é mencionada no primeiro parágrafo e é o tema principal do texto. A opção D, que menciona a pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas, não está presente no texto. A opção A, que fala da revelação do "sentido-aranha" como um sexto sentido, é mencionada no segundo parágrafo, mas não é uma estratégia de progressão do texto, já que não dá continuidade à ideia principal do texto. As opções B, C e E também não são estratégias de progressão do texto utilizadas pelo autor. Portanto, a resposta correta é D.

02. (Enem 2018) Certa vez minha mãe surrou-me com uma corda nodosa que me pintou as costas de manchas sangrentas. Moído, virando a cabeça com dificuldade, eu distinguia nas costelas grandes lanhos vermelhos. Deitaram-me, enrolaram-me em panos molhados com água de sal – e houve uma discussão na família. Minha avó, que nos visitava, condenou o procedimento da filha e esta afligiu-se. Irritada, ferira-me à toa, sem querer. Não guardei ódio a minha mãe: o culpado era o nó.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Num texto narrativo, a sequência dos fatos contribui para a progressão temática. No fragmento, esse processo é indicado pela

  1. alternância das pessoas do discurso que determinam o foco narrativo.
  2. utilização de formas verbais que marcam tempos narrativos variados.
  3. indeterminação dos sujeitos de ações que caracterizam os eventos narrados.
  4. justaposição de frases que relacionam semanticamente os acontecimentos narrados.
  5. recorrência de expressões adverbiais que organizam temporalmente a narrativa.

Resposta: B

Resolução: A opção correta é a letra B, pois o texto apresenta uma sequência de fatos que são marcados por formas verbais que indicam tempos narrativos variados, como o passado (surrou-me, distinguia, deitaram-me, enrolaram-me), o presente (há uma discussão, condenou, afligiu-se) e o futuro (guardei). Isso contribui para a progressão temática da narrativa, pois permite que os eventos sejam apresentados de forma cronológica e coerente. As outras opções não são indicativas da progressão temática da narrativa, pois não apresentam uma sequência lógica de eventos.

03. (Enem 2017) Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record,1994.

Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão

  1. “a singularidade”.
  2. “tais vantagens”.
  3. “os gabos”.
  4. “Longe disso”.
  5. “Em geral”.

Resposta: D

Resolução: A expressão "Longe disso" introduz um novo aspecto da discussão, ou seja, a ideia de que o narrador não se sentiu ofendido pelas brincadeiras das moças e, ao contrário, achou curiosa essa maneira de falar pelo avesso. Portanto, a resposta correta é a opção D.

04. (Enem 2016) Quem procura a essência de um conto no espaço que fica entre a obra e seu autor comete um erro: é muito melhor procurar não no terreno que fica entre o escritor e sua obra, mas justamente no terreno que fica entre o texto e seu leitor.

OZ, A. De amor e trevas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005 (fragmento).

A progressão temática de um texto pode ser estruturada por meio de diferentes recursos coesivos, entre os quais se destaca a pontuação. Nesse texto, o emprego dos dois pontos caracteriza uma operação textual realizada com a finalidade de

  1. comparar elementos opostos.
  2. relacionar informações gradativas.
  3. intensificar um problema conceitual.
  4. introduzir um argumento esclarecedor.
  5. assinalar uma consequência hipotética.

Resposta: D

Resolução: Os dois pontos introduzem um argumento esclarecedor, explicando a ideia de que a essência de um conto deve ser procurada não entre o autor e sua obra, mas entre o texto e o leitor. Portanto, a opção D é a correta.

05. (Enem 2016) O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?

Não. O riso básico — o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização — nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas — que nós não somos capazes de perceber — e que eles emitem quando estão brincando de "rolar no chão". Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho “Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro", verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

  1. finalidade, porque os danos causados no cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização nos ratos.
  2. oposição, visto que o dano causado em um local específico do cérebro é contrário à vocalização dos ratos.
  3. condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.
  4. consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.
  5. proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.

Resposta: C

Resolução: A oração "Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro" estabelece uma relação de condição com a oração seguinte, "o rato deixa de fazer essa vocalização". Isso ocorre porque o dano no cérebro é apresentado como uma condição para que o rato deixe de fazer a vocalização. Em outras palavras, a ação de deixar de fazer a vocalização é apresentada como dependente de uma determinada condição, que é o dano no cérebro. Por essa razão, a resposta correta é a opção C, "condição".

06. (Enem 2016)

L.J.C.

— 5 tiros?

— É.

— Brincando de pegador?

— É. O PM pensou que…

— Hoje?

— Cedinho.

COELHO, M. In: FREIRE, M. (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

Os sinais de pontuação são elementos com importantes funções para a progressão temática. Nesse miniconto, as reticências foram utilizadas para indicar

  1. uma fala hesitante.
  2. uma informação implícita.
  3. uma situação incoerente.
  4. a eliminação de uma ideia.
  5. a interrupção de uma ação.

Resposta: B

Resolução: As reticências são usadas para indicar uma informação implícita ou não completamente expressa. No miniconto, as reticências são usadas para indicar que o narrador está deixando de fora alguma parte da informação ou que a informação está sendo dada de forma não completa. Isso sugere que o narrador não deseja revelar todos os detalhes da situação ou que esses detalhes não são importantes para a compreensão da história.

07. (Enem PPL 2016) Apesar de

Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e só então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca.

MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011 (adaptado).

Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é

  1. “Gostar daquilo que é gostável é fácil [...]”.
  2. “[...] tudo isso a gente tem em estoque [...]”.
  3. “[...] na hora em que conhece uma pessoa [...]”.
  4. “[...] resolve conquistá-la.”
  5. “[...] para resolver essa encrenca.”

Resposta: A

Resolução: A opção A é a correta, pois o elemento de coesão "Gostar daquilo que é gostável é fácil" antecipa a informação de que a gentileza, o bom humor, a inteligência e a simpatia são características gostáveis que são facilmente apreciadas por pessoas. Isso é indicado pelo uso do verbo "tem" no trecho seguinte, que sugere que essas características já haviam sido mencionadas anteriormente.

08. (Enem PPL 2016) Certa vez, eu jogava uma partida de sinuca, e só havia a bola sete na mesa. De modo que a mastiguei lentamente saboreando-lhe os bocados com prazer. Refiro-me à refeição que havia pedido ao garçom. Dei-lhe duas tacadas na cara. Estou me referindo à bola. Em seguida, saí montando nela e a égua, de que estou falando agora, chegou calmamente à fazenda de minha mãe. Fui encontrá-la morta na mesa, meu irmão comia-lhe uma perna com prazer e ofereceu-me um pedaço: “Obrigado”, disse eu, “já comi galinha no almoço”.

Logo em seguida, chegou minha mulher e deu-me na cara. Um beijo, digo. Dei-lhe um abraço. Fazia calor. Daí a pouco minha camisa estava inteiramente molhada. Refiro-me a que estava na corda secando, quando começou a chover. Minha sogra apareceu para apanhar a camisa.

Não tive remédio senão esmagá-la com o pé. Estou falando da barata que ia trepando na cadeira.

Malaquias, meu primo, vivia com uma velha de oitenta anos. A velha era sua avó, esclareço. Malaquias tinha dezoito filhos, mas nunca se casou com uma mulher que durasse mais de um ano. Agora, sentado à nossa frente, Malaquias fura o coração com uma faca. Depois corta as pernas e o sangue do porco enche a bacia.

Nos bons tempos passeávamos juntos. Eu tinha um carro. Malaquias tinha uma namorada. Um dia rolou a ribanceira. Me refiro a Malaquias. Entrou pela pretoria adentro arrebentando porta e parou resfolegante junto do juiz pálido de susto. Me refiro ao carro. E a Malaquias.

FERNANDES, M. Trinta anos de mim mesmo. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

Nesse texto, o autor reorienta o leitor no processo de leitura, usando como recurso expressões como "refiro-me/me refiro", "estou me referindo", "de que estou falando agora", “digo”, “estou falando da”, “esclareço”, “isto é”. Todas elas são expressões linguísticas introdutoras de paráfrases, que servem para

  1. confirmar.
  2. contradizer.
  3. destacar.
  4. retificar.
  5. sintetizar.

Resposta: D

Resolução: "retificar" é um verbo que significa "corrigir, ajustar ou endireitar algo que está incorreto ou fora do lugar". Por exemplo, você pode retificar uma declaração incorreta que você fez anteriormente, retificar um erro numérico em uma conta ou retificar uma peça de equipamento que está desalinhada. Esse verbo é muito comum em contextos técnicos ou de trabalho, mas também pode ser usado em outros contextos. Exemplos: Eu tive que retificar o relatório que entreguei ao meu chefe, pois havia alguns erros nele. O mecânico precisou retificar a roda do carro para que ela ficasse alinhada corretamente. Depois de perceber que havia cometido um erro na minha declaração de impostos, fui obrigado a retificá-la.

09. (Enem PPL 2016) “Ela é muito diva!”, gritou a moça aos amigos, com uma câmera na mão. Era a quinta edição da Campus Party, a feira de internet que acontece anualmente em São Paulo, na última terça-feira, 7. A diva em questão era a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a “Beyoncé do Pará”. Simpática, Gaby sorriu e posou pacientemente para todos os cliques. Pouco depois, o rapper Emicida, palestrante ao lado da paraense e do também rapper MV Bill, viveria a mesma tietagem. Se cenas como essa hoje em dia fazem parte do cotidiano de Gaby e Emicida, ambos garantem que isso se deve à dimensão que suas carreiras tomaram através da internet — o sucesso na rede era justamente o assunto da palestra. Ambos vieram da periferia e são marcados pela disponibilização gratuita ou a preços muito baixos de seus discos, fenômeno que ampliou a audiência para além dos subúrbios paraenses e paulistanos. A dupla até já realizou uma apresentação em conjunto, no Beco 203, casa de shows localizada no Baixo Augusta, em São Paulo, frequentada por um público de classe média alta.

Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).

As ideias apresentadas no texto estruturam-se em torno de elementos que promovem o encadeamento das ideias e a progressão do tema abordado. A esse respeito, identifica-se no texto em questão que

  1. a expressão “pouco depois”, em “Pouco depois, o rapper Emicida”, indica permanência de estado de coisas no mundo.
  2. o vocábulo “também”, em “e também rapper MV Bill”, retoma coesivamente a expressão “o rapper Emicida”.
  3. o conectivo “se”, em “Se cenas como essa”, orienta o leitor para conclusões contrárias a uma ideia anteriormente apresentada.
  4. o pronome indefinido "isso", em "isso se deve", marca uma remissão a ideias do texto.
  5. as expressões “a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a ‘Beyoncé do Pará'", “ambos” e “a dupla” formam uma cadeia coesiva por retomarem as mesmas personalidades.

Resposta: D

Resolução: O texto trata sobre a participação da cantora Gaby Amarantos e dos rappers Emicida e MV Bill na Campus Party, feira de internet realizada em São Paulo. O sucesso desses artistas na internet é mencionado como o assunto da palestra que eles participaram na feira. Além disso, o texto menciona que eles vieram da periferia e que disponibilizam seus discos de maneira gratuita ou a preços muito baixos, o que ampliou sua audiência além dos subúrbios de São Paulo e do Pará. O texto também menciona que Gaby e Emicida já se apresentaram juntos em um local de shows em São Paulo, frequentado por uma classe média alta. A questão propõe que o leitor identifique qual das opções apresentadas se aplica ao texto. A resposta correta é a opção "D", pois as expressões "a cantora de tecnobrega Gaby Amarantos, a ‘Beyoncé do Pará'", "ambos" e "a dupla" formam uma cadeia coesiva por retomarem as mesmas personalidades mencionadas anteriormente no texto.

10. (Enem PPL 2015)

Da timidez

Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. E como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.

[...]

O tímido tenta se convencer de que só tem problemas com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido, duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes. Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas virarem pó.

VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:

  1. "Se ficou notório por ser tímido" e "[...] então tem que se explicar".
  2. "[...] então tem que se explicar" e "[...] quando as estrelas virarem pó".
  3. "[...] ficou notório apesar de ser tímido [...]" e "[...] mas isto não é vantagem [...]”.
  4. “[...] um estratagema para ser notado [...]” e “Tão secreto que nem ele sabe”.
  5. “[...] como no paradoxo psicanalítico [...]” e “[...] porque só ele acha [...]”.

Resposta: C

Resolução: O texto que você forneceu trata sobre a timidez e seus desafios. Ele começa mencionando que ser um tímido notório é uma contradição, pois o tímido tem medo de ser notado. Em seguida, o autor apresenta algumas reflexões sobre a timidez, como o fato de que ela pode ser um estratagema para chamar atenção e que o tímido se sente como se fosse o centro do Universo e que todos os seus erros serão lembrados para sempre. A questão propõe que o leitor identifique qual das opções apresentadas se aplica ao texto. A resposta correta é a opção "C", pois os elementos "Se ficou notório apesar de ser tímido [...]" e "[...] mas isto não é vantagem [...]” estabelecem uma relação de causa e efeito. O primeiro elemento apresenta uma situação de fato (ser notório apesar de ser tímido) e o segundo elemento apresenta uma consequência dessa situação (não ser uma vantagem).

11. (Enem 2014) Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.

LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.

Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento

  1. “nisso” introduz o fragmento “botar a cara na janela em crônica de jornal”.
  2. “assim” é uma paráfrase de “é como me botarem no colo”.
  3. “isso” remete a “escondia em poesia e ficção”.
  4. “alguns” antecipa a informação “É isso que digo para meus pais”.
  5. “essa” recupera a informação anterior “janela do jornal”.

Resposta: A

Resolução: O texto que você forneceu é uma crônica em que o autor fala sobre a experiência de escrever crônicas para o jornal. Ele menciona que essa é a primeira vez em muitos anos que escreve crônicas, já que antes se escondia atrás da poesia e da ficção. Ele também fala sobre os diferentes tipos de reações que os textos geram, como os que passam despercebidos, os que são compartilhados por outras pessoas e os que são valiosos para ele. O autor também menciona que escrever é uma maneira de calar, mesmo quando parece que está brincando. A questão propõe que o leitor identifique qual das opções apresentadas se aplica ao texto. A resposta correta é a opção "A", pois o elemento "nisso" introduz o fragmento "botar a cara na janela em crônica de jornal". Esse elemento estabelece uma relação de causa e efeito, pois explica por que o autor estava fazendo algo (botar a cara na janela) que ele não fazia há muitos anos.

12. (Enem 2014) Tarefa

Morder o fruto amargo e não cuspir

Mas avisar aos outros quanto é amargo

Cumprir o trato injusto e não falhar

Mas avisar aos outros quanto é injusto

Sofrer o esquema falso e não ceder

Mas avisar aos outros quanto é falso

Dizer também que são coisas mutáveis...

E quando em muitos a não pulsar

— do amargo e injusto e falso por mudar —

então confiar à gente exausta o plano

de um mundo novo e muito mais humano.

CAMPOS, G. Tarefa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

Na organização do poema, os empregos da conjunção “mas” articulam, para além de sua função sintática,

  1. a ligação entre verbos semanticamente semelhantes.
  2. a oposição entre ações aparentemente inconciliáveis.
  3. a introdução do argumento mais forte de uma sequência.
  4. o reforço da causa apresentada no enunciado introdutório.
  5. a intensidade dos problemas sociais presentes no mundo.

Resposta: C

Resolução: O poema que você forneceu trata de atitudes que devem ser tomadas diante de situações difíceis. Ele começa mencionando que é preciso enfrentar essas situações, mas avisar aos outros sobre elas. O poema prossegue enumerando alguns exemplos dessas situações (fruto amargo, trato injusto e esquema falso) e afirmando que elas podem mudar. No final, o poema menciona que, quando essas situações não são mais sentidas por muitas pessoas, a responsabilidade de mudar o mundo para melhor fica com aqueles que estão exaustos. A questão propõe que o leitor identifique qual das opções apresentadas se aplica ao poema. A resposta correta é a opção "C", pois os empregos da conjunção "mas" no poema articulam a introdução do argumento mais forte de uma sequência. A conjunção "mas" é utilizada no poema para introduzir a ideia de que é preciso enfrentar as situações difíceis e avisar aos outros sobre elas. Ela cria uma oposição entre essa atitude e a ideia de se esconder ou não fazer nada diante dessas situações. Além disso, ela funciona como uma transição para a lista de exemplos que vem a seguir (fruto amargo, trato injusto e esquema falso). Portanto, a opção "C" está correta, pois os empregos da conjunção "mas" no poema articulam a introdução do argumento mais forte de uma sequência, que é a necessidade de enfrentar e avisar aos outros sobre as situações difíceis.

13. (Enem 2013) Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.

RODRIGUES. S. Sobre palavras. Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.

Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:

  1. “[...] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
  2. “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe [...]”.
  3. “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
  4. “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper [...]”.
  5. “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”

Resposta: E

Resolução: No texto, a coesão é construída pela retomada de termos e pelo uso de elipse. A elipse do sujeito ocorre quando o sujeito é omitido em uma frase, mas é entendido pelo contexto ou pelo verbo. No caso da opção "E", a frase "Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado" tem o sujeito elidido, mas é entendido que o sujeito é "o segundo" mencionado anteriormente no texto. Portanto, a opção "E" é a resposta correta.

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