UFU 2025.2: Prova Completa
Prova Completa da UFU 2025.2: Prova Completa com gabarito.
Biologia
01. (UFU 2025.2) Sobre o sistema reprodutor feminino e o ciclo menstrual, são feitas as seguintes asserções.
I. Uma criança do sexo feminino, ao nascer, apresenta um grupo de células chamadas ovócitos em início de meiose que estão presentes no interior de folículos ovarianos e apresentam 46 cromossomos.
II. No início de cada ciclo menstrual, ocorre um aumento nas taxas de todos os hormônios, exceto o FSH, que só aumenta no momento da ovulação, quando deve haver estimulação do folículo.
III. No momento da ovulação, por volta do décimo quarto dia do ciclo menstrual, as taxas de LH e estrógeno estão altas, enquanto as taxas de FSH estão baixas.
IV. Para que a ovulação ocorra, é necessário que todos os hormônios estejam com suas taxas baixas, exceto a progesterona, que mantém o endométrio preparado para a nidação.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS.
- I e IV.
- II e III.
- II e IV.
- I e III.
02. (UFU 2025.2) No DNA (Ácido Desoxirribonucleico), estão presentes bases nitrogenadas púricas (Adenina e Guanina) e pirimídicas (Timina e Citosina), que se ligam entre si. O quadro a seguir traz informações sobre o percentual das bases pirimídicas de dois organismos distintos X e Y.

Assinale a alternativa em que os percentuais da base Citosina, do organismo X, e da base Timina, do organismo Y, estão CORRETOS, respectivamente.
- 13,8 e 21,4
- 27,6 e 42,7
- 36,2 e 28,6
- 63,8 e 71,4
03. (UFU 2025.2) Sobre os tecidos animais são feitas as seguintes asserções.
I. Quando ocorre um corte na pele, os fibroblastos migram para a região danificada e produzem muitas fibras colágenas que promovem o fechamento do corte.
II. Revestem externamente o corpo, protegendo o organismo contra a penetração de agentes externos e contra seu desgaste pelo atrito. Esses tecidos também são capazes de absorver alimentos no intestino.
III. O corpo celular possui muitos ribossomos livres, além de complexo golgiense e retículo granuloso bem desenvolvidos. Suas células apresentam vários prolongamentos, mas, em geral, um deles é mais longo que os outros.
As asserções I, II e III referem-se a quais tecidos, respectivamente?
- Conjuntivo, epitelial e nervoso.
- Epitelial, conjuntivo e muscular.
- Nervoso, muscular e epitelial.
- Muscular, nervoso e conjuntivo.
04. (UFU 2025.2) Suponha que os espermatozoides e os óvulos de uma espécie com 2n=44 foram formados por mitose e se uniram formando zigotos. Quantos cromossomos teriam esses zigotos? Se esses zigotos pudessem se desenvolver e originar novos indivíduos e se esses novos indivíduos formassem novos gametas por mitose e originassem novos zigotos, quantos cromossomos teriam esses novos zigotos?
Assinale a alternativa que responde de forma CORRETA aos dois questionamentos, respectivamente.
- 22 e 44
- 44 e 88
- 88 e 176
- 22 e 176
05. (UFU 2025.2) Os colobíneos, incluindo colobos, os lângures, os macacos-narigudos e os macacos-dourados, são principalmente arborícolas e com alimentação predominantemente folívora, apresentando molares mais afiados e com cúspides mais altas, além de um estômago complexo destinado à fermentação de fibras vegetais. Na subfamília Colobinae estão os únicos primatas em que existe um estômago complexo, com três ou quatro câmaras, em que um microbioma digere as paredes celulares de vegetais, antes que o alimento siga para a câmara do estômago rica em lisozima. Encontra-se aqui um exemplo de adaptações que se assemelham com os ruminantes, tanto morfofisiológicas do estômago quanto na sequência de aminoácidos de suas lisozimas.
ROCHA, C. A. M. Sobre os macacos e outros primatas. Genética na escola, v.19, n.2, 2024. p. 102-112. (Adaptado).
O texto exemplifica um caso de:
- irradiação adaptativa.
- evolução convergente.
- oscilação genética.
- órgãos homólogos.
06. (UFU 2025.2) O filme “O óleo de Lorenzo” se baseia em fatos da década de 1980, envolvendo Lorenzo Odone, diagnosticado aos seis anos com adrenoleucodistrofia (ALD) em sua forma cerebral, condição genética neurodegenerativa muito grave. A ALD tem um padrão de herança, sendo causada por variantes patogênicas no gene ABCD1. Na Figura 1, temos um heredograma mostrando a segregação da variante causal em ABCD1 na família de Lorenzo.

Com base nas informações dadas, são feitas as asserções a seguir.
I. O risco de Kenisa ter uma criança com a doença é de 25% para cada gestação futura.
II. A ALD tem padrão de herança recessiva ligada ao X.
III. As futuras irmãs de Lorenzo terão o mesmo genótipo das tias Deidre e Kenisa e manifestarão a doença, transmitindo a variante para a geração seguinte.
IV. Todas as tias de Lorenzo são heterozigotas para a variante, o que significa 50% de chance de transmitila para prole.
Estão CORRETAS apenas as asserções.
- I e III.
- II e IV.
- I e II.
- III e IV.
07. (UFU 2025.2) Os quadros I, II, III e IV apresentam os principais eventos (secreção, digestão, absorção e motilidade) que ocorrem em cada seção do trato gastrointestinal humano, conforme o alimento vai seguindo através dele.

Quais os quadros que apresentam equívocos nos eventos de secreção, digestão, absorção e motilidade, respectivamente?
- I – II – IV e III
- III – I – II e IV
- IV – III – II e I
- II – IV – III e I
08. (UFU 2025.2) Os anfíbios são conhecidos por serem sensíveis a mudanças de temperatura, radiação solar e poluentes.
Eles têm a pele permeável, o que significa que as substâncias do ar e da água entram com facilidade.
Pesquisadores/as interessados/as em conhecer a resistência de alguns representantes de espécies de anfíbios em ambiente contaminado por arsênio, que está presente de forma natural em Ouro Preto (MG) e em todo o Quadrilátero Ferrífero, construíram um experimento. Coletaram espécies existentes tanto no Quadrilátero Ferrífero, rico em arsênio, quanto em uma reserva de mata fechada no Espírito Santo (ES), livre de arsênio na água, e recolheram microrganismos da pele dos anfíbios. Os/as pesquisadores/as esterilizaram as peles de rãtouro, obtidas em ranário, e aplicaram quatro tratamentos diferentes às suas faces externas: bactérias tolerantes a arsênio da pele de anfíbios do Quadrilátero Ferrífero, bactérias presentes nos animais da reserva não contaminada e dois controles – um livre de bactérias e outro apenas com Escherichia coli, que não costuma habitar a pele, conforme apresentado na figura a seguir.

Os resultados do experimento apoiam qual hipótese?
- A tolerância da microbiota do Quadrilátero Ferrífero ao arsênio é inversamente proporcional à permeabilidade do poluente, contaminando os anfíbios.
- A resistência das bactérias ao arsênio é estendida ao seu hospedeiro, protegendo-o, em algum nível, da intoxicação.
- O arsênio diminui a qualidade de proteção do microbioma cutâneo dos anfíbios do Quadrilátero Ferrífero, abrindo possibilidade de invasão de outros patógenos.
- A exposição gradual ao arsênio altera a composição das espécies de bactérias, tornando a microbiota menos combativa ao poluente
FILOSOFIA
09. (UFU 2025.2) Rousseau apresenta, no texto abaixo, elementos que introduzem a desigualdade entre os homens no estado de natureza.
Os homens até então errantes pelos bosques, depois de adquirirem uma situação mais fixa, aproximam-se lentamente [...] Uma vizinhança permanente não pode deixar de engendrar, afinal, alguma ligação entre diversas famílias. Jovens de diferentes sexos moram em cabanas vizinhas, o relacionamento passageiro, exigido pela natureza, traz logo outro não menos doce e mais permanente, pelo convívio mútuo. [...] Adquirem insensivelmente idéias de mérito e de beleza que produzem sentimentos de preferência. À força de se verem, já não podem passar sem se ver novamente. Um sentimento terno e doce insinua-se na alma e, à menor oposição, torna-se um furor impetuoso: o ciúme desperta com o amor; a discórdia triunfa, e a mais doce das paixões recebe sacrifícios de sangue humano. [...] Cada qual começou a olhar os outros e a querer ser olhado por sua vez, e a estima pública teve um preço. Aquele que cantava ou dançava melhor; o mais belo, o mais forte, o mais hábil ou o mais eloqüente passou a ser o mais considerado, e foi esse o primeiro passo para a desigualdade e para o vício ao mesmo tempo; dessas primeiras preferências nasceram, de um lado a vaidade e o desprezo, do outro a vergonha e o desejo; e a fermentação causada por esses novos germes produziu por fim compostos funestos à felicidade e à inocência.
Rousseau, J.J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p.210-211.
Considerando o texto acima e como Rousseau compreende o estado de natureza, é INCORRETO afirmar que
- a constituição de associações humanas introduz nos indivíduos o desejo de ser melhor do que os outros.
- a origem da desigualdade se deve exclusivamente a quem por primeiro tomou algo comum como sua propriedade.
- sem associações humanas constituídas, seres humanos viveriam em um estado de inocência, sem a necessidade de regras legais e morais.
- o surgimento da inveja e do ciúme estabelece o vício e o fim da inocência na medida em que a desconfiança se instala entre as pessoas.
10. (UFU 2025.2) Simone de Beauvoir, em “O segundo sexo”, apresenta a seguinte constatação.
Libertar a mulher é recusar encerrá-la nas relações que mantém com o homem [...] É quando for abolida a escravidão de uma metade da humanidade e todo o sistema de hipocrisia que implica, que a “divisão” da humanidade revelará sua significação autêntica e que o casal humano encontrará sua forma verdadeira.
Beauvoir, S. O segundo sexo: a experiência vivida. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967. p. 500.
Considere o texto acima e como a autora compreende o papel da mulher e assinale a alternativa INCORRETA.
- A mulher terá liberdade e se assumirá como sujeito apenas ao recusar qualquer relação com o homem.
- O papel social da mulher não é resultado da constituição de seu corpo, mas de relações sociais que lhe conferem um papel inferior ao do homem.
- A inferioridade em que a mulher historicamente foi colocada se deve ao fato de sua identidade estar determinada pela relação que tem com o homem.
- A consciência da feminilidade não se dá à mulher por ela ser fêmea de uma espécie, mas por estar inserida como membro de uma sociedade.
11. (UFU 2025.2) Na Apologia de Sócrates, Platão apresenta como teria sido a defesa que Sócrates fez em relação às acusações que sofreu. É nesse contexto que a passagem abaixo se insere.
Terrível seria se, na verdade, pudesse alguém com justiça levar-me a tribunal por não acatar os deuses e desprezar o oráculo e temer a morte, julgando ser sabedor sem o ser. Pois temer a morte, homens, não é mais do que julgar ser sábio sem o ser, porque é julgar saber o que se não sabe. Pois ninguém sabe o que é a morte, ninguém sabe se não será o maior dos bens para o homem, mas temem-na como se soubesse que era o maior dos males. Ora, não será a mais censurável das ignorâncias julgar saber o que não sabe? Talvez nisso eu difira da maioria dos homens e, se dissesse que em qualquer coisa era mais sábio, seria nisso, pois, não sabendo o bastante sobre o Hades, nem, por isso, julgo saber.
Platão, Apologia de Sócrates (29a-c). Lisboa: Casa da Moeda, 1993. p.83.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA.
- A ignorância socrática, por consistir em saber que nada sabe, resulta em um saber mais amplo do que o saber proferido por quem acha que sabe.
- Sócrates diz que não teme a morte, porque ela, na medida em que não é um mal, seria um bem.
- O temor da morte é um ato de ignorância na medida em que só se pode temer o que se julga ser um mal, embora não seja possível saber o que ocorre após a morte.
- A decisão de condenar Sócrates à morte revela a ignorância dos juízes, que acreditam, sem saber, que a morte é uma punição.
12. (UFU 2025.2) Aristóteles, na “Ética a Nicômaco”, entende que a prudência exerce um papel necessário na determinação das ações moralmente virtuosas. Considere as seguintes afirmações sobre a prudência na filosofia moral de Aristóteles.
I. Consiste na compreensão do dever moral.
II. Determina, por deliberação, qual é o meio-termo para uma ação.
III. Envolve a compreensão correta das circunstâncias do agente.
IV. Delibera os modos e meios para alcançar e promover um fim prático.
V. Pode ser aplicada a qualquer ação, mesmo as moralmente reprováveis.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções VERDADEIRAS.:
- I, II e IV
- II, III e IV
- II, IV e V
- I, III e V
13. (UFU 2025.2) David Hume apresenta a seguinte distinção entre pensamentos ou ideias e impressões:
Podemos aqui dividir todas as percepções da mente em duas classes ou espécies que se distinguem por seus diferentes graus de força e vivacidade. As que são menos fortes e vivazes são comumente denominadas pensamentos ou idéias [...] Entendo pelo termo impressão, portanto, todas as nossas percepções mais vívidas, sempre que ouvimos, ou vemos, ou sentimos, ou amamos, ou odiamos, ou desejamos ou exercemos nossa vontade. E impressões são distintas das idéias, que são as percepções menos vívidas, das quais estamos conscientes quando refletimos sobre quaisquer umas das sensações ou atividades já mencionadas. [...] para expressar-me em linguagem filosófica, todas as nossas idéias, ou percepções mais tênues, são cópias de nossas impressões, ou percepções mais vívidas.
HUME, D. Investigações sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo: Unesp, 2004. p.34-36.
Com base no texto acima e na distinção entre ideia e impressão, é CORRETO afirmar que
- ideias ou pensamentos empregados em artes ficcionais, como sobre seres fantásticos, não podem ser cópias de impressões, pois esses seres não existem.
- as ideias e impressões originam-se da percepção humana, mas a compreensão do tempo e do espaço está presente no ser humano desde seu nascimento.
- pela percepção, temos impressões das relações de causalidade entre os fatos que ocorrem no mundo.
- a operação do pensamento pode ocorrer independentemente do que possa existir em alguma parte do mundo.
14. (UFU 2025.2) Marx e Engels, em A Ideologia Alemã, apresentam a relação entre os pensamentos e a posse dos meios de produção nos seguintes termos.
Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes; em outras palavras, a classe que é o poder material dominante numa determinada sociedade é também o poder espiritual dominante. A classe que dispõe dos meios da produção material dispõe também dos meios da produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles aos quais são negados os meios de produção intelectual está submetido também à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão ideal das relações materiais dominantes; eles são essas relações materiais dominantes consideradas sob forma de idéias, portanto a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as idéias de sua dominação.
MARX, K.; ENGELS, F., A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.48.
Sobre a relação entre os pensamentos e a posse dos meios de produção, é INCORRETO afirmar que
- a posse dos meios de produção intelectual pela classe dominante permite a ela controlar todos os pensamentos de uma época.
- sistemas filosóficos, jurídicos representam os pensamentos da classe dominante e, portanto, os seus interesses.
- pessoas pertencentes à classe não dominante reproduzem o pensamento dominante que expressa a relação de classes a que estão submetidas.
- os valores morais e políticos da classe dominante de uma época são apresentados como valores universais e abstraídos das circunstâncias materiais de sua origem.
15. (UFU 2025.2) No texto abaixo, Maquiavel usa uma analogia para apresentar a relação entre virtù e fortuna.
Comparo a fortuna a um desses rios impetuosos que, quando se iram, alagam as planícies, derrubam as árvores e as casas, arrastam terras de um lado para levar a outro: todos fogem deles, todos cedem a seu ímpeto sem poder detê-los em parte alguma. Mesmo assim, nada impede que, quando os tempos estão calmos, os homens tomem providências, construam barreiras e diques, de modo que, quando a cheia se repetir, ou os rios fluem por um canal, ou seu ímpeto não seria nem tão licencioso nem tão danoso. O mesmo acontece com a fortuna, que demonstra sua potência onde não encontra uma virtù ordenada, pronta para resistir-lhe, e volta seu ímpeto para onde sabe que não erguidos diques nem barreiras para contê-la. Maquiavel, N. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 121-122
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que descreve FALSAMENTE a relação entre virtù e fortuna.
- A virtù diz respeito à capacidade que o príncipe deve ter de antecipar e lidar com as circunstâncias problemáticas para seu governo.
- A fortuna é caracterizada por sua imprevisibilidade e, tendo ganhado força, o livre-arbítrio humano não é capaz de controlá-la.
- O sucesso do governante repousa na sua virtù, que lhe permite conhecer as leis que regem a fortuna.
- A virtù do príncipe não é concebida como uma qualidade moral e a fortuna não favorece esse príncipe.
16. (UFU 2025.2) Sobre o fenômeno e a coisa em si, Kant afirma que:
O conceito de um númeno, isto é, de uma coisa que não deve ser pensada como objeto dos sentidos, mas como coisa em si (exclusivamente por um entendimento puro) [...] é necessário para não alargar a intuição sensível até às coisas em si e para limitar, portanto, a validade objetiva do conhecimento sensível (pois as coisas restantes, que a intuição sensível não atinge, se chamam por isso mesmo númenos, para indicar que os conhecimentos sensíveis não podem estender o seu domínio sobre tudo o que o pensamento pensa). Mas, em definitivo, não é possível compreender a possibilidade de tais númenos e o que se estende para além da esfera dos fenômenos é (para nós) vazio.
Kant. I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2001.p.296.
Sobre o fenômeno e a coisa em si, assinale a alternativa correta.
- A coisa em si (númeno) constitui-se em um objeto do pensamento na medida em que pode ter suas características espaço-temporais abstraídas.
- A coisa em si (númeno) denomina o conjunto de coisas abstratas cuja existência podemos conhecer pelo entendimento puro.
- A coisa em si (númeno) constitui-se como objeto das ciências na medida em que não possui características acidentais.
- A coisa em si (númeno) não é objeto da nossa intuição sensível, porém pode ser pensada sem contradição por um entendimento puro
FÍSICA
17. (UFU 2025.2) Um satélite que executa uma trajetória em torno de um corpo terá, em algum lugar de sua órbita, energia potencial e cinética. Considere a situação ilustrada na figura abaixo, em que um satélite S orbita um corpo C seguindo uma trajetória elíptica, passando pelos pontos 1, 2, 3 e 4.
Sobre a energia potencial (Ep) e a energia cinética (Ec) nos distintos pontos da trajetória, é correto afirmar que
- Ep2 > Ep3 e Ec2 > Ec3
- Ep1 = Ep3 e Ec3 > Ec4
- Ep2 = Ep4 e Ec1 = Ec3
- Ep1 < Ep3 e Ec1 > Ec3
18. (UFU 2025.2) As ideias sobre espaço, tempo e velocidade propostas por Albert Einstein, no início do século XX, em sua Teoria Especial da Relatividade, mudaram a interpretação clássica sobre tais grandezas. De acordo com essa teoria,
- o valor da velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, independentemente do referencial usado para medi-la.
- as leis da natureza são relativas em função do sistema de referência inercial, e variam em função do observador.
- todo movimento é relativo, não em relação a qualquer lugar do universo, mas em relação a um sistema de referência absoluto.
- não há experimentos que possam detectar se um corpo está em movimento acelerado; somente se em repouso ou em movimento uniforme.
19. (UFU 2025.2) O gráfico abaixo expressa a intensidade da força de atrito (Fat) em função da força aplicada (F) sobre um corpo inicialmente em repouso e, posteriormente, em movimento.

Sobre tal situação, podem ser feitas as seguintes afirmações:
I. Se a força aplicada sobre o corpo não superar a força de atrito estático máxima, o corpo permanece em repouso.
II. Para duas superfícies em contato, o coeficiente de atrito dinâmico, via de regra, é menor do que o coeficiente de atrito estático, o que faz com que a força de atrito dinâmico entre duas superfícies seja menor do que a força de atrito estático máxima.
III. Se o corpo estiver em repouso e sobre ele for aplicada uma força, a intensidade da força de atrito estático diminui à medida que a força aumenta.
IV. Na iminência de movimento, a força de atrito estático é maior do que a força de atrito dinâmico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS
- I, II e IV
- II e III
- I, II, e III
- I e IV
20. (UFU 2025.2) É comum encontrar na internet um experimento que promete “dobrar” um raio de luz. Trata-se de uma montagem simples, em que uma garrafa pet jorra água através de um furo em sua lateral. Paralelamente à direção do jato, usando um dispositivo gerador de laser, incide-se um feixe desta luz, conforme esquematizado a seguir.

O laser segue o caminho do jato d´água e atinge o fundo do recipiente onde o líquido é despejado. De acordo com a montagem realizada, isso acontece porque
- o índice de refração da água é maior do que o índice de refração do ar, o que promove a polarização da luz na direção do fundo do recipiente.
- a rapidez com que o laser percorre a água é maior do que a rapidez com que ele percorre o ar, o que promove a polarização da luz na direção do fundo do recipiente.
- a rapidez com que o laser percorre a água é menor do que a rapidez com que ele percorre o ar, o que promove a reflexão interna da luz nas paredes do jato d’água.
- o índice de refração da água é menor do que o índice de refração do ar, o que promove a reflexão interna da luz nas paredes do jato d’água.
21. (UFU 2025.2) As lâmpadas incandescentes emitem luz visível em um espectro contínuo, enquanto que os LEDs (Diodos Emissores de Luz) podem emitir luz em faixas de comprimentos de ondas estreitas, quase monocromáticas, com pequenas variações em relação a um valor pré-determinado. Uma possível aplicação dos LEDs em substituição às lâmpadas incandescentes é no cultivo de plantas em ambientes fechados com baixa luminosidade. Considere a figura abaixo que representa o espectro aproximado de absorção da luz visível pela clorofila das plantas em função do comprimento de onda.

Um estudante que pretende substituir lâmpadas incandescentes por LEDs em uma estufa possui a sua disposição LEDs nas cores azul, verde, amarelo, vermelho. Nessa situação, as cores dos LEDs que melhor otimizam a substituição de lâmpadas incandescentes são
- verde e amarelo, pois os LEDs com emissão nos comprimentos de ondas dessas cores gastariam energia produzindo luz nas cores das folhas das plantas.
- azul e vermelho, pois LEDs com emissão nos comprimentos de ondas dessas cores não gastam energia produzindo luz que possuem menor ação de fotossíntese.
- verde e vermelho, pois os LEDs com emissão nos comprimentos de ondas dessas cores são os que possuem maior potência de emissão.
- azul e amarelo, pois os LEDs com emissão nos comprimentos de ondas dessas cores são os que mais se aproximam das cores emitidas pelas lâmpadas incandescentes.
22. (UFU 2025.2) A entropia é uma grandeza física que busca mensurar o grau de desordem em um sistema físico, e possui relação com a segunda Lei da Termodinâmica, podendo levar à conclusão que, de modo espontâneo, normalmente a entropia e a desordem de um sistema físico aumentam. Ao estudar este conteúdo, um estudante afirma que o corpo humano, assim como de outros seres vivos, é um sistema que reduz a entropia e contraria a segunda Lei da Termodinâmica, aumentando o nível de organização e complexidade, uma vez que, além de conseguir coordenar diversos órgãos de complicado e específico funcionamento, também transforma moléculas simples em compostos mais elaborados como as proteínas. Esse estudante está
- correto, pois o organismo humano é um sistema formado por vários compostos orgânicos e funciona de modo diferente das máquinas térmicas que aumentam a entropia conforme as Leis da Termodinâmica.
- correto, pois o organismo humano é um sistema que tem a água como regulador e catalisador de diversas reações químicas que resulta na constância ou redução da entropia.
- errado, pois o organismo humano é um sistema sustentado energeticamente por outras reações químicas, como a quebra da glicose em água e gás carbônico que resulta no aumento na entropia.
- errado, pois o organismo humano é um sistema dependente de proteínas e de outras moléculas complexas que são absorvidas no processo de alimentação, não necessitando gerar redução na entropia ao produzilas.
23. (UFU 2025.2) Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol, são opacos à radiação terrestre. De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18oC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14oC.
Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html (texto adaptado)
Considerando o texto acima, são feitas as seguintes asserções.
I. O aquecimento global, com temperaturas médias acima dos valores históricos, decorre do aumento excessivo dos gases de efeito estufa na atmosfera, agravado devido ao uso de fontes de energia não renováveis e desmatamento.
II. Os gases do efeito estufa bloqueiam a saída da radiação terrestre, principalmente em comprimentos de onda da radiação ultravioleta.
III. As grandes variações de temperatura entre o dia e a noite nos desertos, o que dificulta a vida nestes locais, são resultado da redução do efeito estufa nestes locais, principalmente devido à baixa presença de umidade no ar.
IV. Os dois principais gases do efeito estufa que mais tem relação com o aquecimento global são o dióxido de carbono e o metano.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS.
- I, II e IV
- I, III e IV
- II, III e IV
- I, II e III
24. (UFU 2025.2) Um fio retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica contínua ao mesmo tempo que uma partícula eletrizada com carga positiva se move indo em seu sentido e de modo perpendicular à direção que ocupa, conforme mostra a figura abaixo.

Qual das alternativas representa o vetor força que a carga positiva recebe devido à interação eletromagnética com o fio?

GEOGRAFIA
25. (UFU 2025.2) As fontes de energia alternativas causam menos impactos ambientais negativos quando comparadas aos combustíveis fósseis. A transição energética em curso no mundo interfere na organização do espaço geográfico, alterando a relação dinâmica entre a sociedade e a natureza, com reflexos de ordem econômica, social e ambiental.
Considerando o cenário global a respeito do tema descrito, assinale a alternativa correta.
- A Alemanha, líder mundial no consumo de energia eólica offshore, superou 50% de sua matriz energética por meio dessa fonte, o que aumentou a competitividade da indústria automotiva, consolidando o País enquanto maior economia europeia.
- A Índia, com mais de 50% de sua eletricidade proveniente de energia solar de usinas fotovoltaicas, produzida por tecnologia própria, ainda depende de usinas termelétricas, o que a coloca entre os países com piores índices de qualidade do ar do mundo.
- O Brasil, um dos maiores produtores mundiais de biocombustíveis, reorganizou sua matriz energética nos últimos dez anos, com a energia solar se tornando a principal fonte renovável, o que melhorou seus indicadores de sustentabilidade socioambiental.
- A China, maior produtor mundial de energia solar, ainda utiliza o carvão como a principal fonte energética, o que pode comprometer a meta do País em alcançar a neutralidade de carbono até 2060.
26. (UFU 2025.2) Considere o texto abaixo.
Historicamente, a ocupação do solo urbano levou grande parte da população mais pobre para a periferia, resultado da ação dos responsáveis pelo planejamento urbano que, via de regra, não priorizaram a questão da habitação para a população de baixo poder aquisitivo. As empresas imobiliárias também participaram ativamente desse processo, loteando a cidade de acordo com os interesses de valorização de seus imóveis no mercado.
LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 3° Ano. 3° ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
A respeito da questão da moradia urbana no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
- O modelo de ocupação urbana, que se consolidou nas cidades brasileiras, tornou-se favorável à ‘especulação imobiliária’ e ao processo de ‘gentrificação’, situações ainda não mitigadas pelos Planos Diretores municipais e seus zoneamentos de uso do solo.
- Os condomínios fechados de alto padrão induzem a segregação socioespacial nas cidades que consiste no processo de aglomeração das classes médias próximas a grandes empreendimentos imobiliários na expectativa de valorização de seus terrenos.
- Os interessados na valorização de imóveis costumam atuar como ‘lobistas’, influenciando as tomadas de decisões do poder público, além de, frequentemente, obterem informações privilegiadas sobre investimentos na cidade para aquisição antecipada de terrenos.
- Os terrenos vazios no espaço intermediário de grandes cidades estão associados à especulação imobiliária, o que inviabiliza a função social da propriedade, contribui para a segregação socioespacial e, por conseguinte, agravam as desigualdades urbanas.
27. (UFU 2025.2) A República Popular Democrática da Coreia, chamada de Coreia do Norte, é marcada por características políticas e econômicas bem particulares, que influenciam a sua dinâmica interna e suas relações internacionais.
Acerca de eventos ocorridos recentemente, que envolvem a economia e a geopolítica do referido país, assinale a alternativa CORRETA.
- Após o rompimento de relações diplomáticas por parte de Moscou à Pyongyang, no ano de 2024, a Coreia do Norte passou a adotar ações de retaliação contra a Rússia, como o envio de soldados norte-coreanos para o combate contra os russos na Ucrânia.
- A política de desenvolvimento de armas nucleares por parte da Coreia do Norte se encontra atualmente em declínio, fato marcado por um processo de desaceleração gradual do programa nuclear, justificado pelas autoridades do País por motivos econômicos.
- A Coreia do Norte anunciou, no ano de 2022, a descoberta de reservas de petróleo e de gás natural, o que irá permitir ao País, até o ano de 2027, ser autossuficiente em termos energéticos, além de exportar boa parte de sua produção para o Japão.
- A Coreia do Norte anunciou, em 2024, que a Coreia do Sul é o ‘estado hostil número um’, condição antes atribuída aos Estados Unidos, situação capaz de aumentar as tensões na península e refletir negativamente nos esforços de reunificação das Coreias.
28. (UFU 2025.2) Nos últimos anos, a Venezuela está imersa em uma intensa crise política e econômica, resultado de muitos problemas associados a fatores internos e externos, que interagem de forma complexa, resultando em um intenso fluxo migratório de seus cidadãos para outros países. A respeito da emigração venezuelana, analise as asserções abaixo.
I. O destino principal dos migrantes venezuelanos é o Brasil, sobretudo pela flexibilidade de deslocamento por terra até o município de Pacaraima, no estado de Roraima.
II. O Brasil, por meio da Operação Acolhida, tem sido uma porta de entrada importante para os venezuelanos, oferecendo abrigo e apoio para a interiorização dos migrantes.
III. Os migrantes venezuelanos são de diferentes níveis socioeconômicos, compostos tanto por trabalhadores qualificados quanto por indivíduos de baixa escolaridade.
IV. A migração venezuelana é espontânea e desorganizada, sem qualquer envolvimento de instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS.
- I e IV.
- I e II.
- III e IV.
- II e III.
29. (UFU 2025.2) Considere a representação do globo terrestre abaixo.
A partir da figura apresentada, assinale a afirmativa que indica a projeção cartográfica utilizada.
- Projeção de Gall-Peters, do tipo cilíndrica e equivalente.
- Projeção de Mercator, do tipo cilíndrica e conforme.
- Projeção de Robinson, do tipo afilática e pseudocilíndrica.
- Projeção de Albers, do tipo cônica e equivalente.
30. (UFU 2025.2) Considere o mapa de localização do ‘Sistema Aquífero Guarani’, enorme reserva de água doce subterrânea da América do Sul e uma das maiores do mundo.

A respeito do ‘Sistema Aquífero Guarani’, assinale a alternativa CORRETA.
- O Sistema Aquífero se situa na bacia sedimentar do Paraná, unidade morfoestrutural com presença de rochas granulares, como o arenito, que, devido à sua permeabilidade e porosidade, possui grande capacidade de retenção de águas pluviais infiltradas.
- O Sistema Aquífero compreende uma região de grande estabilidade tectônica, sendo associada a uma região cratônica, com presença de rochas ígneas e metamórficas que, quando associadas, possuem uma alta capacidade de infiltração de águas pluviais.
- As margens do Sistema Aquífero, onde se encontram seus afloramentos, ocorrem em cinturões orogênicos, áreas de rochas metamórficas muito fraturadas, o que facilita a infiltração e o armazenamento de águas pluviais pela grande extensão de condutos.
- A porção central do Sistema Aquífero Guarani está inserida em grandes áreas de depósitos sedimentares arenosos, bastante permeáveis, sem a presença de rochas ígneas, o que garante a absorção imediata de grandes volumes de águas pluviais em toda a região
31. (UFU 2025.2) A respeito de grandes queimadas ocorridas no Brasil e em outros países, em particular nos anos 2024 e 2025, considere as asserções abaixo.
I. No Brasil, as queimadas no ano de 2024 superaram, quantitativamente, as ocorrências dos anos 2010 e 2020 e, como parte das consequências, houve perdas importantes de vegetação nativa, piora nos índices de qualidade do ar e a presença de ‘chuva preta’ (fuligem misturada à umidade das nuvens) no estado do Rio Grande do Sul.
II. Nos Estados Unidos, especialmente em Los Angeles, estado da Califórnia, em janeiro de 2025, as queimadas ocorreram, predominantemente, devido às flutuações climáticas regulares e aos ventos de Santa Ana, secos e com velocidades acima da média, oriundos de regiões montanhosas.
III. Na Europa, em países como Portugal, Itália e Grécia, o ano de 2024 foi marcado por queimadas durante o outono e o inverno, quando se forma um sistema de baixa pressão atmosférica, sem registros de danos em áreas de concentração populacional.
IV. Na Austrália, no ano de 2024, as queimadas foram relacionadas à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no inverno, associado às flutuações climáticas ao fenômeno La Niña e a uma alta propensão natural à ignição em seu território.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS.
- II e III
- I e II
- III e IV
- I e IV
32. (UFU 2025.2) A indústria química comercializa agrotóxicos desde a década de 1940, porém, grandes transformações na agricultura, em nível mundial, ocorreram a partir da década de 1960, com a chamada ‘Revolução Verde’. Esse termo representou a ‘modernização do campo’, por meio de pacotes tecnológicos, destacando-se a utilização de maquinários e o uso intenso de insumos agrícolas, como fertilizantes e agrotóxicos. Em relação à distribuição global de intoxicação por agrotóxicos, analise a figura do “Atlas dos Agrotóxicos 2023” abaixo.

A respeito do contexto apresentado acima, assinale a alternativa INCORRETA.
- A maioria das vítimas de intoxicação por agrotóxicos reside no ‘Sul Global’, onde as regulamentações ambientais, de saúde e de segurança, geralmente são mais frágeis.
- Os dados de intoxicação por agrotóxicos revelam a divisão internacional do trabalho em que países desenvolvidos são os maiores afetados pelo uso dessas substâncias.
- Os agrotóxicos altamente perigosos, em geral, são fabricados por multinacionais em territórios de países subdesenvolvidos e neles aplicados de forma bastante intensa.
- O uso intensivo de agrotóxicos, sob a alegação de aumento da produtividade e da segurança alimentar, não foi capaz de acabar com a fome em países subdesenvolvidos
HISTÓRIA
33. (UFU 2025.2) Coronéis e oligarcas marcaram o sistema político predominante na República até 1930. Embora denominado pelos autores, ora como sistema político oligárquico, ora como sistema político coronelístico, configurações que revelam uma certa discrepância interpretativa, o mais importante é constatar que o sistema político prevalecente na República oligárquica inviabiliza avanços significativos no processo de construção da cidadania no período compreendido entre 1889 e 1930.
RESENDE, M. E. L. de. O Processo político na Primeira República e o liberalismo oligárquico. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. de A. N. O tempo do liberalismo oligárquico: da Proclamação da República à Revolução de 1930 – Primeira República (1889-1930). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. p. 109.
Sobre a Primeira República brasileira, é correto afirmar que
- os coronéis possuíam influência política, mas não eram essenciais na garantia dos resultados eleitorais.
- a articulação política entre coronéis, governadores e presidente mantinha-se dentro da legalidade.
- a política dos governadores fortaleceu as oligarquias estaduais e o poder dos coronéis nos municípios.
- a política dos governadores era uma estratégia política que não se relacionava com o governo federal.
34. (UFU 2025.2) Ao longo de seu extenso canal, o Nilo funciona como um corredor através do qual os diferentes povos que habitaram as suas margens se relacionaram. Das florestas e savanas situadas em sua nascente, ele se projeta para o norte, recortado por várias cataratas, e atravessa todo o território onde habitam os povos negros da Núbia, que em contato com o Egito dariam origem à mais antiga civilização negra da África, Meroé.
MACEDO, J.R. História da África. São Paulo: Ed. Contexto, 2018. p. 25.
A partir da leitura do fragmento de texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor representa a organização política na África antes da expansão europeia.
- A distância geográfica impedia que os núbios mantivessem contato com o Império Egípcio.
- O rio Nilo tinha importante papel na organização social, política e comercial das civilizações na África.
- A Núbia não mantinha contato comercial com os egípcios, pois sua produção mineral não interessava aos faraós.
- Os egípcios não se interessavam por dominar a região na qual os Núbios habitavam.
35. (UFU 2025.2) Em seu significado mais amplo, a história inclui todos os traços e vestígios de tudo o que o homem fez ou pensou desde seu aparecimento na face da terra. Ela pode aspirar ao destino das nações ou descrever os hábitos e emoções do mais obscuro indivíduo.
ROBINSON, J. H. A Nova História. In: NOVAIS, F.; SILVA, R.. F. da. Nova História em Perspectiva. São Paulo: Cosac Naif, 2011. p. 519.
Sobre as possibilidades de produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que
- a História se interessa por uma variedade de temas e utiliza fontes diversas.
- a preocupação histórica se concentra nas grandes análises sociais.
- elementos cotidianos e individuais não são do interesse da História.
- devoções, crenças e religiosidades não são objetos do saber histórico.
36. (UFU 2025.2) O novo instrumento autoritário armou o Estado de poderes extraordinários, tal como o primeiro AI, editado em 1964. No entanto, diferente do primeiro Ato, o AI-5 não tinha prazo de expiração e poderia abrir caminho para ditadura eterna dos militares.
MOTTA, R. P. S. Sobre as origens e motivações do Ato Institucional 5. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 38, nº 79, 2018.
Sobre o Ato Institucional número 5 (AI-5), assinale a alternativa que melhor o caracteriza:
- o AI-5 sintetizava os atos anteriores e, por isso, não proporcionou mudanças na maneira de agir do Estado.
- o AI-5 não significou o endurecimento da Ditadura, pois ele tinha prazo de validade de curto período.
- o AI-5 significou um aprofundamento da ditadura, possibilitando mais poderes ao poder executivo.
- o AI-5 fortalecia o presidente e os parlamentares, colocando o Executivo e Legislativo em condições iguais de autoritarismo
37. (UFU 2025.2) O historiador Marc Bloch escreveu que “o feudalismo originou uma sociedade em que o indivíduo não pertencia a si próprio e os laços de fidelidade eram maiores que o de sangue.
CALAINHO, D. B.. História Medieval do Ocidente. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. p. 57.)
Sobre a sociedade feudal, é correto afirmar que
- o vassalo recebia o feudo como uma graça e não tinha mais obrigações para com o suserano.
- a relação suserano e vassalo era política e não envolvia apoio em conflitos armados.
- o feudo poderia ser uma porção de terra, um pedágio ou uma pensão fixa em dinheiro concedida pelo suserano ao vassalo.
- na nobreza feudal ocidental, não existiam hierarquias entre suseranos; todos possuíam o mesmo prestígio e riquezas.
38. (UFU 2025.2) Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.
HOBSBAWM E. J. A. Era das Revoluções. (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. p.97.
Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar que
- foi um movimento político que evitou atritos com a Santa Sé.
- gerou mudanças sociais, mas não o suficiente para abalar o Antigo Regime.
- foi um movimento social de massa, com impactos que extrapolaram o continente europeu.
- possui um impacto ideológico significativo, mas que não alterou o regime político.
39. (UFU 2025.2) O decreto 119-A consagrou a plena liberdade de cultos e extinguiu definitivamente o regime do padroado. [...]. Os dias de santos de guarda foram extintos do calendário oficial por meio de um decreto presidencial datado de 14 de janeiro de 1890. No entanto, a medida foi revista quando da reunião dos membros da junta ocorrida em 29 de março de 1890.
RANQUETAT JR. C. A. Laicidade à brasileira. Estudos sobre a controvérsia em torno da presença de símbolos religiosos em espaços públicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. p. 62.
O processo de separação entre Estado e Igreja no
- se configurou como um laicismo.
- não garantiu ampla liberdade de culto para as religiões.
- conseguiu impedir símbolos religiosos em espaços públicos.
- impediu o estabelecimento de novas dioceses católicas.
40. (UFU 2025.2) A imagem associada à classe operária na Primeira República é de que foi “branca, fabril e masculina”. Cada um desses atributos falseia a realidade a seu modo.
BATALHA, C. H. M. Formação da classe operária e projetos de identidade coletiva. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. República (1889-1930). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021. p.154.
A partir da leitura do trecho acima e baseando-se em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
- O caráter fabril da classe operária na Primeira República é exagerado, pois desconsidera as pequenas oficinas e manufaturas.
- No trabalho manufatureiro e fabril, as mulheres estavam presentes em maior número que os homens.
- Não havia operários brancos estrangeiros nas fábricas brasileiras durante a Primeira República.
- Operários pardos, negros e caboclos não constituíam número relevante na Primeira República.
LÍNGUA PORTUGUESA
49. (UFU 2025.2) Quando criança, fui ensinada que a população negra havia sido escrava e ponto, como se não tivesse existido uma vida anterior nas regiões de onde essas pessoas foram tiradas à força. Disseram-me que a população negra era passiva e que “aceitou” a escravidão sem resistência. Também me contaram que a princesa Isabel havia sido sua grande redentora. No entanto, essa era a história contada do ponto de vista dos vencedores, como diz Walter Benjamin. O que não me contaram é que o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, perdurou por mais de um século e que se organizaram vários levantes como forma de resistência à escravidão, como a Revolta dos Malês e a Revolta da Chibata. Com o tempo, compreendi que a população negra havia sido escravizada, e não era escrava (...).
RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. (Fragmento).
A expressão destacada no final do trecho serve ao propósito de
- manifestar postura consoante à visão histórica dominante sobre à escravidão no Brasil.
- qualificar a história da população negra sobre sua condição de escravidão ao longo do tempo.
- repudiar a passividade com a qual a população negra reagiu historicamente à escravidão.
- abdicar do ponto de vista dos vencedores para inspirar levantes de resistência à escravidão.
50. (UFU 2025.2) O primeiro passo para checar algo é escolher o que será checado. “Essa parte é vital para o nosso trabalho porque desse monitoramento vamos ver o que faremos ao longo do nosso dia”, explica Nathália Afonso, jornalista da Agência Lupa. (...)
A Lupa deixa claro que dá prioridade à checagem a partir de três critérios: “quem fala”, “o que fala” e “que barulho faz”. Essa escolha vem a partir do monitoramento da agenda pública, acompanhando as autoridades e seus compromissos e discursos, e a partir do monitoramento de redes sociais. É preciso, além de uma boa leitura do material, entender qual conteúdo precisa ser checado primeiro para diminuir o impacto que a informação falsa pode causar.
Após a verificação das informações por meio de dados públicos, relatórios oficiais e até pesquisas acadêmicas, o jornalista-checador confronta os achados com as declarações para redigir o texto e inserir a etiqueta para o material checado.
Disponível em: https://desinformante.com.br/. Acesso em: 23 jan. 2025. (Fragmento adaptado).
No fragmento textual, a expressão “É preciso”
- distingue as etapas necessárias para a checagem de conteúdo, evidenciando um ponto de vista.
- hierarquiza a ordenação das etapas de checagem de conteúdo, de modo a destacar a mais importante de todo o processo.
- denuncia a preferência dos checadores de conteúdo sobre às etapas do processo, constituindo uma estratégia argumentativa.
- realça a importância da primeira etapa necessária para a checagem de conteúdo, configurando um recurso de modalização.
51. (UFU 2025.2) A Chloe estará de volta quando ELA estiver pronta para fazer escolhas por si mesma. Com amor. Katie Clem (mãe da Chloe)”. É altamente provável que, apenas pelo nome, pouquíssimas pessoas identifiquem quem é Chloe. No entanto, uma descrição bastante sucinta permite que sua identidade seja rapidamente revelada: “uma menina loira, de dentes salientes e aproximadamente 2 anos de idade, sentada numa cadeirinha para bebês em um carro, fazendo expressão de desdém enquanto olha para o lado”. A essa altura, a associação da descrição com o famoso meme é inevitável: Chloe Clem é mundialmente conhecida. (...)
O medo de Katie Clem em deixar suas filhas tão acessíveis revela apenas um dos muitos perigos da prática que se convencionou designar (over)sharenting. Concebida como a superexposição dos dados e da imagem de crianças e adolescentes por seus pais ou pessoas próximas, a prática, em pouquíssimo tempo, saiu do campo das reportagens jornalísticas e passou a integrar importantes documentos, tanto nacionais, como internacionais, nas mais diversas esferas. No ano de 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria apresentou em seu “Guia Prático de Atualização” uma definição do fenômeno. Por seu turno, a Unicef publicou em 2017 um relatório em que aponta os perigos associados a esta prática. Além disso, tem sido crescente e numerosa a produção científica a respeito do tema, em especial nas áreas do direito, medicina, psicologia e comunicação social.
Disponível em: https://rbdcivil.ibdcivil.org.br/. Acesso em: 17 jan. 2025. (Fragmento adaptado).
No texto, no segundo parágrafo, o trecho destacado em relação ao trecho precedente funciona como
- comparação, considerando os documentos das instituições nacionais e internacionais citadas.
- contraste, contrapondo os documentos nacionais e internacionais referidos pelas instituições.
- exemplificação, ilustrando quais eram os “importantes documentos” nacionais e internacionais mencionados.
- autoridade, referendado pela credibilidade das instituições nacionais e internacionais citadas.
52. (UFU 2025.2) Único Nobel de Literatura a escrever em iídiche, Isaac Bashevis Singer, aproveitou a entrega do prêmio, em 10 de dezembro de 1978, para explicar por que fazia livros numa língua pouco falada. "Antes de tudo", disse, "gosto de escrever histórias de fantasmas, e não há nada mais adequado a um fantasma do que uma língua moribunda. Quanto mais morta for uma língua, mais vivo fica o fantasma. (...). Fora isso, não só acredito em fantasmas como também em ressurreição. Estou certo de que milhões de defuntos que falavam iídiche irão, um dia, se levantar das tumbas, e sua primeira pergunta será: Saiu algum livro novo em iídiche? Para eles, essa nunca será uma língua morta. [...] Por fim, há uma razão menor para que eu continue escrevendo em iídiche: pode ser uma língua moribunda, mas é a única que domino. É a minha língua materna, e uma mãe nunca está realmente morta".
Disponível em: https://www.travessa.com.br/. Acesso em: 31 jan. 2024. (Adaptado).
De acordo com o texto, para explicar a razão pela qual fazia livros numa língua pouco falada, Isaac Singer recorreu em seu discurso, prioritariamente, à
- quebra de expectativa, estabelecendo o humor, enquanto estratégia predominante.
- utilização de elementos sobrenaturais, para estabelecer o discurso mítico.
- ordenação argumentativa, utilizando o argumento mais forte por último.
- língua morta iídiche, que pode ser utilizada e estudada em qualquer tempo.
53. (UFU 2025.2) O que acontece se administrarmos uma dose três vezes maior de Wegovy, medicamento à base de semaglutida para obesidade – ou mais de seis vezes maior de Ozempic, a versão utilizada para o tratamento do diabetes -, a pessoas acima do peso? Um estudo realizado pela farmacêutica Novo Nordisk testou essa formulação turbinada e divulgou os resultados.
A pesquisa, na última etapa da fase clínica, avaliou a segurança e a eficácia de injeções de 7,2 mg de semaglutida em comparação com o remédio já aprovado (o Wegovy, com 2,4 mg de semaglutida) e o placebo (injeções sem o princípio ativo em si), todos aplicados uma vez por semana. Ao todo, 1 407 pessoas com obesidade participaram da investigação conduzida pelo laboratório dinamarquês durante cerca de 16 meses – e elas foram orientadas a também fazer mudanças no estilo de vida.
O principal resultado do estudo, batizado de STEP UP, foi que a dose tripla do análogo de GLP-1 (a classe da semaglutida) apresentou resultados superiores aos da dose padrão, liberada e comercializada no Brasil. Os pacientes que usaram canetas de 7,2 mg perderam, em média, 20,7% do peso corporal. Quem tomou o Wegovy reduziu, em média, 17,5% do peso. E o emagrecimento com o placebo não passou de 2,4% do peso inicial. [...]
Tais pesquisas são capítulos de uma nova era no tratamento medicamentoso da obesidade, problema de saúde pública que afeta ao menos 1 bilhão de pessoas no planeta e para o qual foram propostas recentemente novas definições, bem como critérios de diagnóstico.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/. Acesso em: 01 fev. 2025. (Fragmento)
No trecho, a expressão destacada cumpre a função de
- atribuir valor simbólico ao progresso científico, representando as pesquisas como marcos de um processo contínuo e variável.
- enfatizar a neutralidade da informação científica, apresentando os resultados dos estudos de forma descritiva e objetiva.
- indicar que cada pesquisa representa um avanço específico, tratado de forma independente em relação a outros estudos.
- ressaltar o caráter inovador das descobertas, sugerindo uma ruptura em relação ao conhecimento científico anterior
54. (UFU 2025.2) Cresci no bairro paulistano da Água Branca, em uma vila operária na várzea do Rio Tietê, construída no começo do século 20 nos arredores da Vidraçaria Santa Marina. Atrás das chaminés e fornos, uma ferrovia cruza a Av. Santa Marina. Quatro cancelas compridas – com pintura zebrada, luzes amarelas piscantes e uma campainha estridente – interrompem os carros para os trens passarem.
Em geral, são comboios comuns, recheados de gente com destino a Jundiaí ou à Estação da Luz. Mas, volta e meia, vêm duas ou três locomotivas rangendo em ritmo de hipopótamo, puxando vagões de soja. Para o bebê Bruno, esses eram os dias felizes. Faziam o mundo parecer feito de Lego. Eu acenava para os maquinistas; queria ser um deles quando crescesse. [...]
Como um todo, a malha ferroviária brasileira beira o inexistente. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), todos os trilhos do Brasil, somados, dão 30.660 km, contra 1,7 milhão de km de malha rodoviária. São 3,1 metros de ferrovia para cada km² do território nacional – contra os 15 m/km² da Argentina e 150 m/km² dos EUA. [...]
Reestabelecer e expandir nossa rede ferroviária não é só uma questão de adicionar mais quilômetros de trilhos – mas de pôr esses trilhos a serviço e ao alcance da população e do desenvolvimento do Brasil, muito além da exportação de minério ou soja.
Disponível em: https://super.abril.com.br/. Acesso em: 20 jan. 2025. (Fragmento) Considerando a organização do trecho, os dois primeiros parágrafos contribuem para a construção da argumentação ao
- apresentar uma perspectiva histórica acerca do uso das ferrovias no Brasil, com o objetivo de contextualizar o papel dos trens desde o início do século XX até a atualidade.
- introduzir uma experiência de infância do autor, com o objetivo de exemplificar o impacto das ferrovias no cotidiano das pessoas ao longo do tempo.
- descrever a relação do autor com as ferrovias, com o objetivo de destacar a importância cultural dos trens no contexto do progresso e do desenvolvimento econômico.
- resgatar memórias pessoais do autor, com o objetivo de estabelecer um vínculo emocional com o leitor e introduzir a reflexão crítica sobre o tema central do texto.
55. (UFU 2025.2) Você quer ficar menos cansado, ter uma vida sexual mais ativa, prevenir e eliminar doenças, perder peso, definir o abdômen, melhorar o raciocínio… e, ufa, estender seus anos pela frente? É simples: tome hormônios. Ao menos é essa a solução prometida por médicos e outras figuras de jaleco em consultórios e redes sociais.
Esses profissionais vêm prescrevendo, dia após dia, esteroides anabolizantes e outras substâncias que nem sequer foram testados para os fins prometidos, especialmente a mulheres e homens depois dos 40 anos. O tratamento oferecido atende pelos nomes de “modulação hormonal”, “medicina antiaging” ou mesmo “reposição hormonal”, um termo sério que está sendo deturpado. [...]
Disponível em: https://saude.abril.com.br/. Acesso em: 25 jan. 2025.
No trecho, o uso da expressão em negrito contribui para a construção argumentativa do texto ao
- conferir um tom irônico, sugerindo que certos profissionais utilizam a aparência de autoridade científica para legitimar práticas de credibilidade duvidosa.
- destacar a presença de profissionais da área da saúde em diferentes contextos, como consultórios e redes sociais, enfatizando sua ampla influência sobre o público.
- fortalecer a percepção de que a prescrição de hormônios é amplamente aceita por diferentes categorias da área da saúde, consolidando sua legitimidade e respaldo científico.
- indicar um distanciamento crítico em relação a diferentes profissionais da saúde, legitimando a credibilidade de parte desses.
56. (UFU 2025.2) Ao receber um prêmio durante o Festival de Cinema de San Sebastián, a atriz australiana Cate Blanchett citou, em seu discurso, um trecho da crônica “Diálogo do Desconhecido”, publicada na coletânea “A Descoberta do Mundo” (1984), da escritora brasileira Clarice Lispector, conforme transcrição da CNN Brasil: “Vivemos em tempos incertos e busco coragem em Clarice Lispector, uma autora brasileira que é um gênio em absoluto. Tenho lido o trabalho dela recentemente. Ela diz: ‘Existem certas vantagens em não saber. Como um território virgem, a mente está livre de equívocos. Tudo o que não conheço constitui a maior parte de mim: esta é a minha dádiva. E com esse não saber, eu entendo tudo’. Vivo com esperança, a jornada continua. Só existem ilhas de certezas. Então, muito obrigada por esta pequena ilha de certeza esta noite”.
Disponível em: https://cnnbrasil.com.br/. Acesso em: 06 jan. 2025.
O discurso de Cate Blanchett estabelece uma relação intertextual com o texto literário de Clarice Lispector. Com base nessa intertextualidade, é INCORRETO afirmar que
- a metáfora “ilhas de certezas”, presente no discurso de Cate Blanchett, dialoga com o texto de Clarice Lispector ao sugerir que, em meio à vastidão do desconhecido, as certezas são limitadas e pontuais na experiência humana.
- a incerteza, conforme abordada no discurso de Cate Blanchett e no texto de Clarice Lispector, é valorizada como um elemento que estimula a curiosidade e a busca por novos significados, promovendo o crescimento pessoal.
- o desconhecido, tanto no discurso de Cate Blanchett quanto no texto de Clarice Lispector, é apresentado como uma condição inerente à existência humana, que deve ser enfrentada na busca por autoconhecimento e estabilidade emocional.
- o diálogo entre o discurso de Cate Blanchett e o texto de Clarice Lispector evidencia que o desconhecido é um aspecto da experiência humana que contribui para o processo de descoberta e autoconhecimento
LITERATURA
57. (UFU 2025.2) Onde queres revólver, sou coqueiro
E onde queres dinheiro, sou paixão
Onde queres descanso, sou desejo
E onde sou só desejo, queres não
E onde não queres nada, nada falta
E onde voas bem alta, eu sou o chão
E onde pisas o chão, minha alma salta
E ganha liberdade na amplidão
[....]
Onde queres o ato, eu sou o espírito
E onde queres ternura, eu sou tesão
Onde queres o livre, decassílabo
E onde buscas o anjo, sou mulher
Onde queres prazer, sou o que dói
E onde queres tortura, mansidão
Onde queres um lar, revolução
E onde queres bandido, sou herói
[...]
O quereres e o estares sempre a fim
Do que em mim é de mim tão desigual
Faz-me querer-te bem, querer-te mal
Bem a ti, mal ao quereres assim
Infinitivamente pessoal
E eu querendo querer-te sem ter fim
E, querendo-te, aprender o total
Do querer que há e do que não há em mim
VELOSO, C. O quereres. In: Velô. Philips, 1984. 1 CD. Faixa 7
Com base nos versos selecionados de “O quereres”, de Caetano Veloso, é CORRETO afirmar que a canção
- dialoga com “Sermão da Sexagésima”, de Padre António Vieira. A canção enfatiza a crítica social, utilizando metáforas para discutir as disparidades econômicas e políticas da sociedade brasileira. Os versos empregam linguagem codificada para expressar descontentamento com a estrutura de poder vigente e a busca por justiça social.
- dialoga com elementos simbolistas identificados em “Broquéis”, de Cruz e Sousa. A composição explora a jornada espiritual do indivíduo via metáforas que descrevem a busca pela iluminação e pela compreensão das desigualdades sociais. A canção conota viagem metafórica por intermédio de diferentes estados de consciência e experiências sociais.
- dialoga estruturalmente com “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões; todavia, há também retomada de poemas líricos do autor português, como “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Aborda-se a complexidade das relações humanas, evidenciando contradições e desencontros entre os desejos e expectativas de indivíduos distintos.
- dialoga com a poesia concretista de Décio Pignatari. A canção torna-se um manifesto da liberdade artística e da expressão criativa, desafiando as convenções e estruturas formais. Nega-se a métrica e se utiliza uma linguagem poética para expressar a necessidade de romper com as normas estabelecidas e explorar novas formas de expressão artística.
58. (UFU 2025.2) Sobre alguns poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, presentes na antologia “Coral e outros poemas”, organizada por Eucanaã Ferraz, é CORRETO afirmar que
- o contato com a literatura e cultura brasileiras se faz presente em poemas que retomam Fernando Pessoa, António Botto e o fado, no livro “Dia do Mar”.
- o contato com a literatura e cultura brasileiras se faz presente em poemas que retomam Manuel Bandeira, Brasília e a prosódia do português brasileiro, no livro “Geografia”.
- o contato com a literatura e cultura brasileiras se faz presente em poemas que retomam João Cabral de Melo Neto, Brasília e a poesia marginal, no livro “Antífona”.
- o contato com a literatura e cultura brasileiras se faz presente em poemas que retomam Guimarães Rosa, a visão metafísica e o barroco mineiro, no livro “Mar Novo”.
59. (UFU 2025.2) Perspectivando relação temática e estilística entre os poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, que compõem “Coral e outros poemas”, e os contos de Lygia Fagundes Telles, que compõem “Invenção e memória”, observamos que a conexão apropriada entre ambas reside na
- exploração da efemeridade do tempo e uso de linguagem cultista, logo, via perspectiva alegórica, para questionar os sentidos da modernidade.
- visão histórica e uso de linguagem hermética, focada na reconstrução de eventos nacionais para a construção de uma identidade coletiva.
- atenção à dimensão existencial e uso de linguagem fluida, destacando a busca por sentido diante de temas que envolvem dilemas filosóficos e psíquicos.
- rejeição do diálogo com as heranças culturais de seus contextos e uso de linguagem obscura, optando pela desconstrução radical da memória.
60. (UFU 2025.2) JUIZ JOVEM (para o juiz velho): Eu não aguento mais esta roupa.
JUIZ VELHO: É sempre muito difícil de aguentar. (Saem)
CIDADÃO 1 (passando pelos homens-coiotes, para o Cidadão 2): Esses quem são?
CIDADÃO 2: Parece que é a gente que mora no vale.
CIDADÃO 1: Eles têm uma cara diferente da nossa ... (param um instante, mas não chegam perto) ... um olho ...
HILST, H. O verdugo. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2018. p. 105-106
Na peça “O verdugo”, de Hilda Hilst, os ’homens-coiotes‘ assumem a função simbólica de
- representar a selvageria do verdugo, destacando a incapacidade dele de agir de forma racional ou ética ao longo do enredo. A demarcação espacial no Brasil corrobora tal aspecto.
- demarcar o anonimato e a desumanização impostos pelo sistema judiciário e social, transformando o executor em um instrumento sem identidade própria. A ausência de demarcação espacial corrobora tal aspecto.
- artifício narrativo utilizado para evidenciar a moral ilibada dos agentes que sustentam o sistema de justiça, enfatizando o apagamento da individualidade. A ausência de demarcação espacial corrobora tal aspecto.
- elemento cenográfico sem implicações relevantes para a compreensão da peça, em especial, do desfecho. A demarcação espacial em uma floresta corrobora tal aspecto.
61. (UFU 2025.2) O espaço é um dos componentes fundamentais de uma narrativa, englobando as referências geográficas e/ou arquitetônicas que definem os locais onde os eventos da história ocorrem, e sendo também determinante para a caracterização social e cultural.
Com base no entendimento acima, analise as asserções abaixo:
I. Na obra “A Sibila”, a família Teixeira reside em uma casa situada próxima a Amarante, uma cidade portuguesa no norte do país. Trata-se de uma região rural marcada pela pobreza e por forte religiosidade.
II. Na obra “Bom dia, camaradas”, a família do protagonista reside em uma pequena cidade no interior de Angola, espaço marcado pela presença de guerrilhas. Trata-se de uma região caracterizada pela devastação direta da Guerra civil angolana.
III. Na obra “O Karaíba: uma história do pré-Brasil”, o espaço habitado pelas personagens é o interior da Floresta Amazônica. Trata-se de uma região afastada do litoral e longe dos colonizadores invasores.
IV. Na obra “O verdugo”, a família do protagonista da peça habita uma espécie de vilarejo interiorano inominado. Trata-se de um espaço indefinido, pois as indicações cênicas não localizam a ação em um país específico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
- I e IV
- I e III
- II e III
- II e IV
62. (UFU 2025.2) O livro “O Karaíba: uma história do pré-Brasil” dialoga com a representação histórica idealizada no quadro acima, de Oscar Pereira da Silva, de forma

- consentânea, pois destaca o contato e encontro de duas culturas, os colonizadores portugueses e os povos indígenas.
- crítica, pois narra momentos que antecedem a chegada dos portugueses pela visão indígena, evidenciando o seu protagonismo.
- apolítica, pois omite a presença dos europeus na narrativa, bem como os desdobramentos do processo de colonização.
- questionadora, pois, como na pintura, os indígenas são retratados como espectadores passivos da chegada dos colonizadores.
63. (UFU 2025.2) O trecho a seguir foi retirado do conto “Que se chama solidão”, de Lygia Fagundes Telles:
Chão da infância. Algumas lembranças me parecem fixadas nesse chão movediço, as minhas pajens. Minha mãe fazendo seus cálculos na ponta do lápis ou mexendo o tacho de goiabada ou ao piano; tocando suas valsas. E tia Laura, a viúva eterna que foi morar na nossa casa e que repetia que meu pai era um homem instável. Eu não sabia o que queria dizer instável mas sabia que ele gostava de fumar charutos e gostava de jogar. A tia um dia explicou, esse tipo de homem não consegue parar muito tempo no mesmo lugar e por isso estava sempre sendo removido de uma cidade para outra como promotor. Ou delegado.
TELLES, L. F. Invenção e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. P. 6.
Sobre o trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA
- O título do conto faz referência a um verso de uma cantiga infantil citada na história e cantada por uma das personagens.
- O termo “Chão de infância” é um caracterizador espaço temporal do conto, pois a narradora recupera memórias de um tempo passado.
- A personagem Tia Laura é fundamental para a compreensão do conto, pois a morte da personagem foi um evento marcante para a narradora.
- As lembranças evocadas pela narradora sobre suas pajens abordam possíveis encontros com elementos sobrenaturais.
64. (UFU 2025.2) A partir da leitura da obra “Casa de Alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus, considere as asserções a seguir.
I. A obra aborda a construção da identidade de Carolina Maria de Jesus em relação à sua nova condição social, retratando o tranquilo processo de adaptação da escritora à sua nova realidade.
II. A expressão genuína de suas vivências é uma característica da escrita de Carolina Maria de Jesus na obra, amplificada pela escrita em formato de diário e pelo uso da primeira pessoa.
III. O espaço da favela é uma lembrança presente e recorrente na tessitura narrativa, pois Carolina lembra com carinho, ternura e afeto os tempos difíceis vividos na Favela do Canindé.
IV. A obra apresenta uma Carolina contestadora e crítica, mas ao mesmo tempo contraditória, oscilando entre o orgulho de sua ascensão social e a frustração com as novas formas de exclusão que enfrenta.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas.
- I e II
- III e IV
- II e III
- II e IV
MATEMÁTICA
65. (UFU 2025.2) O presente ano de 2025 é um número com destacadas propriedades matemáticas; por exemplo, é um quadrado perfeito, isto é, 2025 = 45². Além disso, o número 2025 pode ser escrito como a soma dos termos de uma Progressão Aritmética de dez termos, com termo inicial igual a zero e razão 𝑟.
Segundo as informações apresentadas, a razão 𝑟 é igual a
- 45
- 81
- 403/9
- 405/11
66. (UFU 2025.2) Uma função polinomial de segundo grau possui duas raízes complexas 𝑧₁ e 𝑧₂ cuja diferença entre ela é igual a 4𝑖 e cujo produto é igual a 13. Nessas condições, o módulo da soma dessas duas raízes |𝑧₁ + 𝑧₂| é igual a
- 10
- 6
- 2
- 3
67. (UFU 2025.2) Um relógio analógico marca precisamente 2 horas e 30 minutos. A figura a seguir ilustra esse relógio no plano cartesiano, com formato de um círculo de raio 1 cm e centro na origem, de modo que o ponteiro das horas aponta para o ponto P de coordenadas cartesianas (𝑎, 𝑏).

O produto 𝑎.𝑏 das coordenadas cartesianas do ponto P, em cm, é igual a
- 1/4
- 1/2
- √2/4
- √2/2
68. (UFU 2025.2) Desde 2023, a maioria das empresas de transporte individual de passageiros começa a permitir viagens com até quatro passageiros. Além disso, os clientes podem fazer até três paradas para incluir amigos que estão indo para o mesmo destino. Utilizando uma dessas empresas, quatro amigos, Antônio, Bruna, Caio e Daniela, vão para a faculdade juntos; porém, Antônio faz a viagem toda desde o início, enquanto Bruna embarca na primeira parada que ocorre após percorrido um terço do trajeto, Caio embarca na segunda parada que ocorre na metade do trajeto e, 1 km após a segunda parada, Daniela embarca na terceira parada. Os quatro amigos dividem o valor total da viagem proporcionalmente à quilometragem percorrida por cada um.
Sabendo-se que o valor total da viagem foi de R$ 28,00 e que Bruna pagou R$ 8,00, então a distância, em quilômetros, percorrida por Daniela é igual a:
- 2,4
- 3,0
- 3,5
- 4,0
69. (UFU 2025.2) Em uma atividade educacional, integrada à análise gramatical de palavras, foi proposto aos estudantes que fossem sorteadas, ao acaso, uma das letras da palavra IMPERATRIZ e, posteriormente, uma das letras da palavra UMUARAMA.
Nessas condições, a probabilidade de que as letras sorteadas sejam ambas vogais é igual a
- 1/2
- 5/18
- 1/4
- 5/12
70. (UFU 2025.2) Um nutricionista recomenda a um de seus pacientes a ingestão diária de uma porção média de uma salada de frutas, com ingredientes a serem selecionados entre duas tabelas distintas fornecidas. Na primeira tabela, existe a listagem de cinco diferentes tipos de frutas preestabelecidas e, na outra, uma listagem com n diferentes tipos de oleaginosas (castanha etc.).
Sabendo que existem 96 maneiras diferentes do paciente preparar essa salada, escolhendo no mínimo três diferentes tipos de frutas e exatamente dois diferentes tipos de oleaginosas das respectivas tabelas disponíveis, então o valor de n é um número
- divisível por 3.
- múltiplo de 5.
- primo.
- quadrado perfeito.
71. (UFU 2025.2) No setor circular OXY de 45°, interno ao círculo de raio igual a 10 cm, está inscrito um quadrado ABCD, conforme indica a figura que segue.

Nas condições apresentadas, a área da região sombreada na figura, em cm², é igual a
(Utilize a aproximação π = 3,1.)
- 57,50
- 18,75
- 33,75
- 27,50
72. (UFU 2025.2) Estudos realizados em um laboratório de química nuclear indicam que um determinado elemento radioativo decai com o tempo, de forma que a quantidade remanescente Q(t), transcorridos t segundos, é dada por Q(t) = M. 2k.t unidades de medida, em que M e k são constantes reais.
Sabendo-se que Q(150) = 26,25 e que a meia vida desse elemento é de 50 segundos, então o valor do produto M.k é igual a
(Sugestão: Lembre-se de que a meia vida de uma substância radioativa é o tempo gasto para 50% de amostra da substância se deteriorar.)
- – 4,2
- – 1,4
- – 4,7
- – 12,6
QUÍMICA
73. (UFU 2025.2) No Quilombo Kalunga, localizado em Goiás, a comunidade mantém viva a tradição do uso de plantas medicinais no tratamento de doenças. Entre as práticas mais comuns, destaca-se a preparação de infusões, um processo de extração de compostos bioativos no qual folhas, raízes e cascas de plantas nativas do Cerrado, como a cajazeira e o barbatimão, são imersos em líquido quente para a liberação de princípios ativos, como flavonoides, polifenóis, alcaloides e taninos, conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. O preparo dessas infusões envolve processos químicos que favorecem a extração dos compostos ativos das plantas.
Sobre os aspectos químicos dessa prática tradicional, assinale a alternativa CORRETA
- A extração dos compostos bioativos acontece por destilação, processo utilizado para separar compostos voláteis que contribuem para os efeitos medicinais das plantas.
- A extração dos compostos bioativos das plantas em água quente ocorre principalmente por dissolução e difusão, sendo influenciada pela polaridade das substâncias e pela interação com o solvente.
- A solubilidade dos compostos bioativos das plantas, como polifenóis e flavonoides, pode ser limitada em água, o que influencia a eficiência da infusão na extração dessas substâncias.
- A temperatura da água utilizada no preparo das infusões exerce pouca influência na extração dos compostos bioativos, pois a solubilidade das substâncias varia conforme outros fatores.
74. (UFU 2025.2) O cabelo crespo, símbolo da identidade e da beleza negra, tem uma estrutura única devido à grande quantidade de ligações dissulfeto (-S-S-) entre moléculas de cisteína, formando a cistina. Essas ligações conferem resistência, elasticidade e o formato espiralado dos fios.
No alisamento químico, produtos como hidróxidos de sódio, potássio, guanidina, tioglicolato de amônio e formol promovem uma reação de redução, rompendo as ligações dissulfeto e convertendo a cistina em cisteína, com grupos sulfidrila (-SH) livres. Isso permite modificar temporária ou permanentemente a estrutura do cabelo. Para fixar a nova forma, aplica-se peróxido de hidrogênio (H₂O₂), que restabelece parte das ligações dissulfeto. Todo esse processo químico pode deixar os fios mais frágeis e ressecados, além de causar danos ao couro cabeludo, dermatites tópicas e outros problemas de saúde.
A equação abaixo representa a quebra das ligações dissulfeto da cistina em meio básico, reação essencial para a mudança estrutural do cabelo.

Com base no texto e na equação, analise as asserções abaixo.
I. O alisamento químico ocorre por meio da redução das ligações dissulfeto (-S-S-), convertendo a cistina em cisteína, que contém grupos sulfidrila (-SH). Essa conversão altera as propriedades químicas da molécula, tornando o cabelo mais maleável e sujeito à deformação, refletindo em padrões estéticos que historicamente desvalorizam os cabelos crespos.
II. A reoxidação com peróxido de hidrogênio (H₂O₂) reverte totalmente o alisamento, restaurando todas as ligações dissulfeto rompidas. Isso ocorre porque o H₂O₂ atua como agente oxidante, garantindo que todas as cisteínas voltem a se ligar, restabelecendo completamente a estrutura original do cabelo.
III. Os produtos alisantes atuam em meio alcalino, favorecendo a quebra das ligações dissulfeto e permitindo a reestruturação dos fios. A equação química demonstra que a reação ocorre com a participação de íons hidroxila (OH⁻), que auxiliam na quebra das ligações de enxofre da cistina.
IV. A estrutura da cistina contém um grupo funcional característico das aminas, enquanto a cisteína apresenta um grupo funcional pertencente aos compostos das amidas.
Essa modificação química altera a interação intermolecular da molécula com a água, influenciando a hidratação e a textura do cabelo.
Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções CORRETAS.
- I e III.
- II e IV.
- I e IV.
- II e III.
75. (UFU 2025.2) O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) garante o direito à saúde e ao acesso a medicamentos, fundamentais para o controle de doenças crônicas comuns nessa faixa etária. Muitos idosos fazem uso de medicamentos para osteoporose, que contêm carbonato de cálcio (CaCO₃) que, depois de dissolvido, tem os íons cálcio absorvidos pelo intestino. Já no estômago, o carbonato de cálcio reage com o ácido clorídrico (HCl), presente no suco gástrico, conforme a equação abaixo:
CaCO3(s) + 2HCl(aq) ⇌ CaCl2(aq) + CO2(g) + H2O(l)
Sabendo que essa reação ocorre em equilíbrio no meio ácido do estômago, assinale a alternativa correta sobre os fatores que podem influenciar essa reação no organismo.
- A absorção do cálcio pelo intestino será acelerada caso a pessoa idosa ingira o comprimido com água gelada, pois irá aumentar a taxa de desenvolvimento da reação química.
- Se o gás carbônico produzido for eliminado rapidamente do estômago por arrotos sucessivos, a reação será interrompida, e o carbonato de cálcio deixará de se dissolver, reduzindo a absorção de cálcio pelo organismo.
- O aumento da acidez estomacal pode intensificar a produção de gás carbônico, o que pode levar a episódios de arroto, devido ao deslocamento do equilíbrio para a formação de CO₂.
- A ingestão de antiácidos pelo idoso reduz a acidez do estômago e aumenta seu pH, além de diminuir a taxa de dissolução do carbonato de cálcio e impedir sua absorção pelo organismo.
76. (UFU 2025.2) A publicação da “Química Nova na Escola” apresenta a produção de terminologias químicas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), essencial para a equidade educacional, e destaca que a representação gestovisual do átomo é feita com um movimento circular da mão direita, configurada no sinal de "elétron", ao redor da mão esquerda em forma de esfera, representando o núcleo.

Assinale a alternativa que melhor descreve o modelo que se aproxima do sinal de átomo em Libras na publicação.
- O átomo possui um núcleo central pequeno e com carga positiva, ao redor do qual os elétrons se movem em órbitas, conforme apresentou Rutherford, com revisão e aperfeiçoamentos de Bohr.
- O átomo é uma partícula indivisível, maciça e sem estrutura interna, sendo a menor unidade da matéria, conforme descrito no modelo de Dalton.
- O átomo contém partículas negativas (elétrons) distribuídas em uma região de carga positiva, sem a presença de um núcleo distinto, segundo o modelo de Thomson.
- O átomo possui um núcleo pequeno, formado por nêutrons e prótons, que são partículas subatômicas que se transformam em outros átomos por processos nucleares, segundo o modelo de Bohr.
77. (UFU 2025.2) Durante o armazenamento de alimentos, o uso de papel alumínio é uma prática comum para protegê-los de contaminações externas. No entanto, é comum o fenômeno da formação de pequenos furos na superfície do papel alumínio após algum tempo de contato, especialmente em contato com molhos a base de tomate. A reação que ocorre é representada pela equação química abaixo:
2Al(s) + 6H+(aq) → 2Al3+(aq) +3H2(g)
Pela equação química, podemos dizer que o fenômeno ocorre porque
- o ácido presente no molho de tomate perde elétrons durante a reação.
- é um exemplo de uma reação de oxirredução, onde o alumínio é o agente redutor.
- a formação de gás hidrogênio (H₂) durante a reação é um produto da redução do alumínio.
- a presença de ácido no molho aumenta a quantidade de elétrons disponíveis para a redução do alumínio.
78. (UFU 2025.2) O cimento Portland, essencial na construção civil, é obtido pela calcinação do calcário (CaCO₃), que se decompõe em óxido de cálcio (CaO) e dióxido de carbono (CO₂) em alta temperatura.
Para responder, use os dados abaixo:
(Dados: Ca = 40g/mol; C = 12g/mol; O = 16g/mol.)
A massa de óxido de cálcio produzida a partir da decomposição térmica de 800 kg de calcário, supondose 90% de rendimento, é de
- 352 kg
- 403 kg
- 316 kg
- 448 kg
79. (UFU 2025.2) Uma nova tempestade de neve provocou nesta quarta-feira o cancelamento de milhares de voos e caos no trânsito terrestre no leste dos Estados Unidos (...) Em Nova Jersey, o estado havia utilizado até a última semana mais sal do que durante todo o inverno 2012-2013: 277 mil toneladas contra 259 mil, de acordo com dados oficiais, a um custo de 60,5 milhões de dólares em limpeza de rotas e outras infraestruturas.
Disponível em: https://exame.com/mundo/nova-nevasca-provoca-caos-urbano-e-falta-de-sal-nos-eua/. Acessado em: 07 mar. 2025.
Sobre a necessidade de usar sal, sobretudo o cloreto de sódio, em tempestades de neve, conforme narrado no texto, é CORRETO dizer que
- o cloreto de sódio tem a capacidade de abaixar o ponto de congelamento da água, que ao nível do mar é de 0ºC.
- o uso dessa substância nas estradas aumenta o ponto de congelamento da água, ajudando a evitar que a neve se forme e mantendo as estradas seguras durante o inverno.
- o sal dissolvido na água aumenta a pressão de vapor da água, o que impede que ela congele a temperaturas baixas, mantendo as estradas descongeladas durante a tempestade de neve.
- o cloreto de sódio reduz a densidade da água, o que permite que a água congele a temperaturas mais altas, facilitando a remoção da neve das estradas.
80. (UFU 2025.2) O acetato de etila é um composto que apresenta diversas aplicações industriais, sobretudo como solvente, e pode ser obtido, conforme a representação abaixo, a partir da reação do ácido acético com etanol e na presença de ácido sulfúrico.

Baseado-se na representação da reação química, é correto afirmar que
- a reação de esterificação entre ácido acético e etanol é um processo de oxidação, onde o ácido acético é oxidado para formar acetato de etila.
- a reação deve ocorrer em pH básico, pois em meio reacional ácido não favorece a formação do éster.
- a molécula de acetado de etila apresenta hibridação sp2 no grupo funcional carboxila.
- para deslocar o equilíbrio químico para a formação de produtos, basta adicionar água ao meio reacional.
SOCIOLOGIA
81. (UFU 2025.2) Resumindo: o Brasil se caracteriza por uma grande massa de pessoas de baixa renda que difere de um grupo pequeno de pessoas bem mais ricas que as demais. [...] Metade da população brasileira levaria ao menos dois anos para receber o que o mais pobre do 1% mais rico recebe em um mês.
MEDEIROS, M. Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade. SP: Cia das Letras, 2023.
Sobre a desigualdade socioeconômica, é correto afirmar que
- decorre das muitas diferenças existentes entre os indivíduos, notadamente no aspecto trabalhista, no qual algumas pessoas têm mais destaque que outras, por conta de fatores não econômicos.
- é uma característica da sociedade brasileira, diferenciando os mais ricos dos mais pobres em uma proporção tão grande que dificulta a ascensão material e social da maioria da população.
- faz parte das sociedades humanas, está presente em todos os países e deve ser entendida como condição inerente à nossa existência, na medida em somos diferentes.
- tende a cair na medida em que mais pessoas compreendam a importância da educação financeira, tenham melhor formação profissional e construam bons objetivos materiais.
82. (UFU 2025.2) O conceito de imigração pode ser definido por um fenômeno
- cultural, no qual uma pessoa se desloca temporariamente de um país para outro, buscando se integrar a uma nova sociedade que atenda melhor seus anseios materiais.
- econômico, no qual uma pessoa se desloca temporária ou definitivamente de um país para outro em busca de novas experiências sensoriais e emocionais.
- social, no qual uma ou mais pessoas se deslocam de um país para outro para nele se estabelecer temporária ou definitivamente, em busca de melhores condições de vida e de segurança política.
- político, no qual uma ou mais pessoas se deslocam de um país para outro para nele se estabelecer temporária ou definitivamente, em busca de conhecer novas culturas e modos de vida diversos.
83. (UFU 2025.2) Em “Do Espírito das Leis”, de 1748, Montesquieu lançou as bases da Teoria da Separação dos Poderes, ou ‘Freios e Contrapesos’, afirmando que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário são autônomos e devem atuar de modo independente e harmônico entre si, de modo
- que o Legislativo se dedique a aplicar as leis que o Executivo criou, sendo ambos fiscalizados pelo Judiciário em seu papel político.
- a controlar a atuação um do outro, impondo limites, distinguindo funções e coibindo abusos, sem ferir sua autonomia.
- a possibilitar a livre atuação de cada poder, sem interferência externa em suas ações e decisões, dentro dos limites da Constituição.
- que o Executivo possa legislar, sendo fiscalizado pelo Judiciário que, por sua vez, deve prestar contas ao Legislativo sobre suas decisões.
84. (UFU 2025.2) Dentre as muitas formas de participação política, que consistem em ações que possam influenciar direta ou indiretamente a tomada de decisões políticas, estão os movimentos sociais, que podem ser definidos como uma ação coletiva que visa modificar a sociedade. Nesse sentido, podem ser considerados exemplos de movimentos sociais, dentre outros,
- partidos políticos, escolas de samba, associações não-governamentais que defendem o meio ambiente e torcidas organizadas sem bandeira de lutas específicas.
- grupos de leitura, empresas de economia criativa, associações de moradores; organizações não governamentais.
- grupos de oração, grupos de caridade, movimento de defesa dos direitos dos animais, grêmios estudantis.
- sindicatos, movimentos estudantis, associações de moradores e movimentos de defesa dos direitos de grupos específicos.
85. (UFU 2025.2) Se os velhos e persistentes enquadres estruturantes do racismo brasileiro colocavam as práticas da macumba para fora do espaço de legitimação do religioso, tomando a macumba como expressão paradigmática do que Luiz Simas descreve como a atribuição aos povos da diáspora negra de uma incapacidade de produzir cosmogonias que ultrapassem o limite de práticas curativas, no Brasil contemporâneo macumba é simultaneamente reclamada por intelectuais como uma epistemologia negra decolonial e fustigada com renovada veemência racista pelo fundamentalismo político de direita como expressão do culto ao diabo pelas religiosidades afro-brasileiras.
CARDOSO, V. Z. 2023. Desdizendo a Performance: Macumba E a proliferação Do Incerto. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 8 (1).
Ao relacionar o argumento de Luiz Simas à forma como as Ciências Sociais se propõem a desnaturalizar a realidade social, diferenciando-se do senso comum, é CORRETO afirmar que
- ao reproduzir o racismo, o uso de termos do senso comum, como “macumba”, reduz a dimensão crítica das Ciências Sociais.
- todo conhecimento é originado por um grupo social, assim como a macumba, cabendo às Ciências Sociais se afastarem criticarem esta origem.
- as Ciências Sociais devem propor uma forma de conhecimento racional capaz de desfazer as crenças religiosas.
- a macumba deve ser entendida pelas Ciências Sociais como uma forma de saber, rompendo com as concepções racistas.
86. (UFU 2025.2) Para outros fins e conhecimento (por exemplo, jurídicos) ou de finalidades práticas, por outro lado, pode ser conveniente e mesmo inevitável tratar de determinadas formações sociais ("Estado", "cooperativa", "sociedade por ações", "fundação") como se fossem indivíduos (por exemplo, como detentores de direitos e deveres ou como agentes em ações juridicamente relevantes). Para a interpretação compreensível das ações pela Sociologia, ao contrário, essas formações nada mais são do que desenvolvimentos e concatenações e ações específicas de pessoas individuais, pois só estas são portadoras compreensíveis para nós de ações orientadas por um sentido.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UnB, 1999.
Essa abordagem weberiana das instituições sociais permite analisar o Estado como
- um conjunto de processos pelos quais os indivíduos passam a reconhecer a autoridade estatal.
- uma instituição política monolítica dotada de uma lógica de funcionamento própria.
- uma forma de dominação legítima baseada na imposição de uma fidelidade tradicional.
- uma associação política que restringe seu alcance às atividades econômicas individuais
87. (UFU 2025.2) Foi da época da guerra entre a quadrilha de Manoel (da quadra) com a de Zé Pequeno (dos apartamentos) e a de Timbó (das casas de triagem da quadra 13) que me ficaram as representações que mais claramente associavam a "área" ou o "pedaço" a seus defensores "bandidos". Nesta representação positiva dos bandidos, os moradores os consideram como o vingador de seu povo, do seu "pedaço", e o defensor da inviolabilidade do território que ocupam. São eles que efetivamente impedem a entrada de outros bandidos, pivetes, ladrões ou estupradores que não só ameaçariam a segurança dos trabalhadores como manchariam a honra e a dignidade dos moradores daquele local. É essa associação que lhes permite distinguir entre o "bandido formado", isto é, o que conhece as regras do jogo e não ultrapassa os limites de sua atuação, garantindo o respeito e proteção entre moradores, e demais bandidos. Um bandido "formado" não mexe com o trabalhador de sua área, mas o respeita e o defende nesse vácuo deixado por uma ação policial e judiciária ineficiente e pervertida. E precisamente isso que cria a simbiose entre eles, esse infeliz, mas necessário casamento.
ZALUAR, A. A Máquina e a Revolta. Editora Brasiliense. São Paulo, 1985.
Esse trecho é parte da pesquisa realizada pela antropóloga Alba Zaluar sobre diferentes dimensões da vida dos moradores da favela Cidade de Deus, entre elas, a criminalidade. O argumento acima indica como a criminalidade urbana abarca a
- irracionalidade dos trabalhadores frente à violência dos bandidos e os limites do sistema judiciário.
- associação necessária entre a criminalidade e a pobreza, fruto das desigualdades sociais.
- criação de um Estado com regras impostas apenas pelos bandidos, dado a inabilidade da força policial.
- presença de categorias locais de classificação da violência, que não correspondem as formas estatais.
88. (UFU 2025.2) No geral, o capital humano é o conjunto de competências, conhecimentos e habilidades dos profissionais que fazem parte da organização, ou seja, é a combinação das qualidades dos profissionais, somados à capacidade de: desenvolver as atividades conforme as necessidades do projeto, gerar inovação e melhoria nos processos, produtos e serviços e realizar o trabalho alinhado aos objetivos e metas da empresa. Esses componentes ajudam o colaborador a desempenhar suas atividades e contribuir efetivamente para os objetivos e metas do negócio.
REVISTA EXAME, 2022. Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 28 jan. 2025.
Considerando que o texto acima insere-se no debate em torno do conceito de neoliberalismo, o capital humano é entendido como
- um conjunto de disposições subjetivas e práticas que reduzem o indivíduo a uma lógica economicista do mundo.
- parte do processo de mercadorização dos indivíduos por meio do fortalecimento da regulação estatal.
- uma busca pelo controle do trabalhador em meio a um contexto de consolidação do sindicalismo.
- elemento do trabalho flexível que permite ao trabalhador-empreendedor assumir o controle sobre o seu trabalho.